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Doclisboa ’22 | Cinephilia Now: Part III, em análise

Em 2022, a secção Riscos do Doclisboa apresentou a trilogia “Cinephilia Now” na sua primeira exibição internacional completa (fora do Japão, país de origem). A tríade fechou com “Cinephilia Now: Part III – Lux Crawler I++”, que contou com exibição única no Cinema São Jorge, no domingo, 9 de outubro. 

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“Cinephilia Now” é a jornada de um cinéfilo japonês, Sasaki Yusuke, investigador e professor universitário, que se muda da grande metrópole que é Tóquio para Tottori, a Prefeitura menos populosa do Japão. Em toda a região existem apenas três exibidoras de cinema. Na cidade onde irá leccionar na Universidade, Tottori, apenas uma única sala está aberta – a qual descobrimos na primeira parte desta trilogia.

A partir deste ponto de partida descomplicado, o realizador desta peça documental procura avidamente descobrir onde é possível assistir a cinema na cidade e na área de Tottori, mas a sua investigação assume um carácter bastante vasto e acaba por se tornar também um documento relevante sobre a história de uma zona geográfica e das pessoas que a compõe.

Ao longo de quase seis horas e três filmes, Sasaki Yusuke fala com todo o tipo de organizadores de exibições cinematográficas, membros de cineclubes diversos que foram sendo criados ao longo dos anos na Prefeitura, ou ainda com pessoas que criaram pequenos festivais e eventos que celebram diversos géneros cinematográficos.

Acima de tudo, extrai-se uma enorme riqueza temática destes três filmes, com muitos dos intervenientes a partilharem não só a sua paixão pelo cinema, como as suas motivações para exibir ou criar cinema. A sala 3 do Cinema São Jorge começou com uma plateia bem composta aquando da exibição da primeira parte. Todavia, acabámos este “Cinephilia Now: Part III – Lux Crawler I++” com apenas 3 a 4 pessoas na sala. Porquê?

Não só o filme é algo moroso do ponto de vista da duração, não sofrendo grande edição e apresentando conversas excessivamente longas e que nos convidam por vezes a perder o foco, como visualmente as imagens de “Cinephilia Now” não são as mais apelativas. Sasaki Yusuke filma acima de tudo ruas pouco características à medida que os seus narradores falam em off, sem que as belas imagens do cinema invadam de facto os nossos sentidos.

Esta terceira parte de “Cinephilia Now” é a menos rica de todas elas, não por o discurso dos intervenientes se tornar desinteressante, mas antes porque se vai instalando uma certa monotonia e sentimento de repetição. Para “Cinephilia Now: Part III – Lux Crawler I++”, Yusuke abandona o centro da cidade de Tottori e desloca-se para outra localização na Prefeitura.

Nestes 108 minutos finais, é-nos apresentada a parte ocidental – com particular ênfase para a cidade de Yonago, a segunda maior dentro da Prefeitura de Tottori. Com uma população que não chega sequer aos 150.000, muito modesta para o Japão, é impressionante a diversidade de festivais de cinema e oportunidades de exibição e reunião cinematográfica que Yusuke encontra nesta localização.

Como o realizador reforça na sua nota de sinopse: “há um forte sentido de comunidade entre as organizações ativas na zona”. Para lá da comunhão, ressalta a multiplicidade de perspetivas e de visões sobre programar cinema. Uma vez mais, é a paixão por esta arte e pelas suas diversas manifestações que se destaca.

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De cultura popular e nerd a cinema experimental, passando por exibição de clássicos a obras documentais, existe de tudo um pouco em Yonago – onde o lema é “juntos mas independentes”. Uma vez mais, o realizador apresenta-nos todos os vazios onde antes se apresentavam salas de cinema e onde estas agora não existem mais (os edifícios foram muitas vezes destruídos e deram até lugar a parques de estacionamento, supermercados e outras catedrais da banalidade). A viagem que se faz por Yonago é de facto muito semelhante à percorrida na própria cidade de Tottori, o que acaba por alimentar a tal estagnação e sentimento de repetição no ritmo do documentário.

Sasaki Yusuke fecha este seu filme numa vertente um pouco mais institucional, ao abordar os vários eventos cinematográficos e associações da cidade e a forma como estes se relacionam entre si. Todavia, há também espaço para entrevistar criadores independentes – como por exemplo uma produtora de animação que acredita no poder do trabalho coletivo do cinema. Ou, como um dos pontos altos desta terceira parte, uma realizadora que cegou mas continua a criar filmes com a ajuda de uma equipa dedicada de apaixonados pela 7ª arte.

“Cinephilia Now: Part III – Lux Crawler I++”, à semelhança da primeira e segunda parte desta série, não nos enche as medidas visualmente, falando sobre a arte cinéfila mas nunca a mostrando. Este 3º capítulo acaba por introduzir alguma diversidade visual extra, nem que seja porque abandonamos a cidade de Tottori e viajamos para outra localidade da Prefeitura. Tivesse Yusuke apostado no trabalho de arquivo e este filme poderia ter sido um festim para os sentidos. Não obstante, é o válido testemunho de uma comunidade artística e auto-consciente.

TRAILER | CINEPHILIA NOW: PART III – LUX CRAWLER I++

Cinephilia Now: Part III – Lux Crawler I++, em análise

Movie title: Cinephilia Now: Part III – Lux Crawler I++

Movie description: “A terceira parte da série centra-se na parte ocidental de Tottori. Há um forte sentido de comunidade entre as organizações activas na zona. Os membros reúnem-se nos dias em que há eventos, partilham regularmente a sua paixão e são solícitos a prestar ajuda. Os visionamentos vão além do filme ou do vídeo. Há aspectos que não se podem quantificar, pelo que me apressei a anotá-los antes de se apagarem da memória.” Sasaki Yusuke

Date published: 14 de October de 2022

Country: Japão

Duration: 108'

Author: Sasaki Yusuke

Director(s): Sasaki Yusuke

Genre: Documentário

[ More ]

  • Maggie Silva - 67
67

CONCLUSÃO

Nesta terceira parte do documentário de quase seis horas de Sasaki Yusuke, o realizador e investigador apresenta-nos a cena cinéfila de Yonago – a segunda maior cidade da Prefeitura de Tottori (a área com menos população e menos ecrãs de cinema do Japão).

Pros

  • A expansão do universo de “Cinephilia Now”;
  • O testemunho pessoal e íntimo da realizadora cega que sonha com gotas de chuva brilhantes;
  • A comunhão permanente e a diversidade de propostas de exibição num meio relativamente pequeno.

Cons

  • A monotonia das imagens que vemos no ecrã e a excessiva duração do filme;
  • O sentimento de repetição que se vê exacerbado nesta terceira parte.
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