© 2022 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved

Elvis | Quem é Austin Butler, que dá vida a Elvis Presley?

Muito aclamado pela sua participação no novo biopic sobre Elvis Presley, onde dá vida ao ‘Rei do Rock’, quem é, afinal, Austin Butler?

Ainda mal chegou aos cinemas nacionais, “Elvis” é já um dos filmes mais aclamados do ano. Com estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes de 2022, a longa-metragem teve uma ovação que durou doze longos minutos, tendo sido a maior jamais recebida por um filme americano. Após a exibição em outros festivais da indústria, o filme biográfico sobre a vida daquele que é considerado o ‘Rei do Rock’, tem feito um grande furor, destacando-se a prestação de Austin Butler. Baseado em factos reais, o biopic acompanha o crescimento de Presley, até se tornar uma das maiores estrelas mundiais, centrando-se na sua relação com Tom Parker, o seu empresário, bem como com a sua mulher, Priscilla. Mas a grande questão que se levanta, é quem será Austin Butler, o ator que tanto se assemelha a Elvis, que toca como Elvis e que canta como Elvis, tendo, inclusive, aprovação por parte da própria família do cantor? Neste momento, já se fala em nomeações ao Óscar de Melhor Ator, prémio esse exigido por Lisa Presley, a filha do impulsionador do rockabilly.

Lê Também:
Guia de Estreias de Cinema em 2022

PARTICIPAÇÕES NO PEQUENO ECRÃ

Austin Butler nasceu na Califórnia e, com apenas 13 anos, foi abordado por um empresário que o introduziu na indústria do entretenimento, incentivando-o a fazer pequenos papéis de figuração em séries televisivas. Em 2005, o aspirante a ator conseguiu um papel mais sério, interpretando uma personagem secundária em “Guia Descodificado Para Sobreviver à Escola”. Este trabalho foi decisivo para que Butler tomasse consciência de que queria seguir o mundo da representação. Após a participação menor em outras séries juvenis de sucesso, como “Hannah Montana”, Austin ficou com o papel principal em “Zoey 101” (2007-2008), dando vida ao ex-namorado da protagonista. O feito voltou-se a repetir em “Ruby e os Rockits” (2009), bem como em outras séries onde assumiu o o protagonismo. Destaque para “Os Diários de Carrie” (2013-2014), o prelúdio de “O Sexo e a Cidade”, onde deu vida a um colega de escola de Carrie Bradshaw , e “As Crónicas de Shannara” (2016-2017), a série de heróis.

Crónicas Shanara
Austin Butler em “As Crónicas de Shannara” | Photo by Kirsty Griffin – © 2017 – MTV

PARTICIPAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

Apesar de a carreira de Austin Butler ter tido uma maior relevância no pequeno-ecrã, uma vez que o ator participou em mais projetos televisivos do que cinematográficos, a partir de 2009, Butler começou a surgir em longas-metragens. “Aliens no Sótão”, o filme em que um conjunto de crianças luta para proteger a sua casa de uma invasão de extraterrestres, marca, assim, a estreia do jovem ator no grande ecrã. Logo a seguir, Austin participou no primeiro filme produzido pela Disney Channel, “A Fabulosa Aventura de Sharpay” (2011), tendo, no mesmo ano, participado ainda em “Bling Ring: O Gangue de Hollywood”. Seguiram-se “My Uncle Rafael” (2012), “Os Intrusos” (2015), “Yoga Hosers” (2016) e “Dude” (2018), o filme da Netflix. Já em 2019, o ator fez parte do elenco de “Os Mortos Não Morrem” e “Era Uma Vez… Em Hollywood“, onde deu vida a Tex Watson, um dos assassinos de Sharon Tate.

A Fabulosa Aventura de Sharpay
Austin Butler em “A Fabulosa Aventura de Sharpay” | Photo by Ben Mark Holzberg – © 2010 Disney Enterprises, Inc. All rights reserved.

PARTICIPAÇÃO EM “ELVIS” E TRABALHOS FUTUROS

Apesar das suas inúmeras participações em séries e filmes, nenhum projeto trouxe a Austin mais reconhecimento que a sua mais recente longa-metragem, “Elvis”. Para dar vida ao ‘Rei do Rock’, o ator fez uso dos seus conhecimentos musicais, uma vez que Butler aprendeu a tocar guitarra e piano autonomamente, com apenas 13 anos. Segundo o ator norte-americano, o mesmo treinou, vendo vários vídeos de Presley, de modo a conseguir ser fidedigno ao registo vocal de Elvis. A verdade é que, o desempenho de Austin tem sido altamente elogiado, falando-se já num corrida ao Óscar de Melhor Ator. Além disso, o nome de Butler é ainda apontado para protagonizar a futura série “Masters of the Air”, um drama de guerra, fazendo ainda parte do elenco da próxima sequela de “Dune – Duna“.

Elvis
© 2022 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved

És fã do trabalho de Austin Butler? Já viste o novo filme sobre Elvis Presley? Acreditas que Butler vai ser nomeado ao Óscar de Melhor Ator? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.