"Game of Thrones"/"Russian Doll"/"The Marvelous Mrs. Maisel" | © HBO/Netflix/Amazon Studios

Emmys 2019 | Os episódios a ver antes da cerimónia

Com os Emmys a aproximarem-se, é boa ideia saber quais os episódios que estão a concurso. Afinal, mesmo que um ator esteja nomeado por toda uma temporada, supostamente é só um episódio que conta para a sua vitória ou derrota.

Todos os anos, quem quer seguir com atenção os prémios da Academia de Televisão de Hollywood vê-se confrontado com um problema. Como ver todas as séries nomeadas? Como é que é possível estar a par de todos os nomeados? Afinal, considerando que cada série tem, pelo menos, 10 episódios, um pouco menos de 10 horas no total, e que cada uma das mais de 100 categorias tem cerca de seis nomeados, a ideia de ver tudo é um pouco assustadora.

Este é o mesmo problema que o corpo votante dos Emmys confronta. Por isso mesmo, os nomeados não submetem a série completa para ser avaliada e votada. Aos membros da Academia dos Emmys são enviados DVDs e links de screeners com episódios selecionados para representarem as séries nas diferentes categorias. Para os candidatos a melhor série, é esperado que os nomeados selecionem seis episódios. Os votantes podem então ver um par desses episódios para ver e considerar. Em anos anteriores, havia mesmo DVDs entregues com pares de episódios selecionados para serem vistos em conjunto como representantes de toda a temporada.

Lê Também:
Emmys 2019 | Novas regras, novas confusões

No caso dos atores, são normalmente os próprios intérpretes a selecionar um só episódio para representar o trabalho em toda uma temporada. Assim, quem for votar em Melhor Atriz numa comédia, por exemplo, não tem de ver seis temporadas completas, mas sim seis episódios. É a diferença entre gastar sessenta horas numa categoria e dedicar-lhe somente uma tarde em frente à TV.

Além disso, uma boa seleção de episódios pode fazer a diferença. Agora que todo o corpo votante pode votar em todas as categorias, ao invés de cada categoria ter um comité, os episódios importam menos, mas ainda são fulcrais. Um ator selecionar um bom episódio, especialmente um ator secundário, pode conseguir derrotar competição mais famosa. O contrário pode acontecer com más decisões. Imaginem que Lena Headey, ao invés de submeter o seu último episódio em “Game of Thrones”, optasse por entregar o quarto capítulo da última temporada, onde ela faz pouco mais que olhar ameaçadoramente para Peter Dinklage e praticamente não tem diálogo.

Lê Também:
Game of Thrones, oitava temporada em análise

Aqui apresentamos os episódios selecionados nas categorias principais. Falamos das categorias que são apresentadas na cerimónia dos Emmys que passa em direto na TV, assim como algumas que são relegadas às cerimónias secundárias, mas que são também muito conhecidas. Referimo-nos principalmente aos atores convidados que aparecem na cerimónia principal, mas não é aí que recebem os prémios ou fazem os seus discursos de vitória.

Começamos com as séries dramáticas, depois temos comédias e finalmente acabamos com minisséries e filmes televisivos. Estranhamente, nessas últimas, só os atores secundários têm direito a selecionar episódios. Talvez no futuro a regra mude. Podes usar as setas para passar de slide para slide.

1 de 33

MELHOR DRAMA
BETTER CALL SAUL

emmys 2019 better call saul
“Better Call Saul” | © AMC

EPISÓDIOS SELECCIONADOS (para votar nos Emmys, só se veem dois):

  • “Smoke” (temporada 4, episódio 1)
  • “Breathe” (temporada 4, episódio 2)
  • “Something Stupid” (temporada 4, episódio 7)
  • “Coushatta” (temporada 4, episódio 8)
  • “Wiedersehen” (temporada 4, episódio 9)
  • “Winner” (temporada 4, episódio 10)
1 de 33

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *