especial 25 de abril na Cinemateca Portuguesa / imagem de "As Armas e o Povo" © Cinemateca / RTP

Especial 25 de Abril | Cinemateca Portuguesa lança filmes online

O especial 25 de abril da Cinemateca Portuguesa, estará disponível online, de 24 de abril a 14 de maio para celebrar a Revolução dos Cravos.

Para celebrar os 46 anos da Revolução dos Cravos, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema passou a disponibilizar online o especial 25 de abril, um conjunto de filmes e documentos das suas coleções completamente dedicados ao tema. Na verdade, o especial 25 de abril de 1974, insere-se na iniciativa “Gestos & Fragmentos” e está disponível de 24 de abril até 14 de maio.

Os filmes sobre o 25 de abril disponibilizados pela Cinemateca, muitos deles de caráter notícia, são exemplos de como um cinema de forte pendor militante, protagonizado muitas vezes por cooperativas cinematográficas como a Cinequanon, Cinequipa ou o Grupo Zero, entre outras, retratou um país saído de uma longa ditadura salazarista.

25 de abril
© Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica

Assinalando os 46 anos do 25 de Abril, e no âmbito da iniciativa mais ampla intitulada “Gestos & Fragmentos” que se tem vindo a apresentar, esta série especial disponibiliza em linha um conjunto de filmes e outros documentos sobre o tema, que aqui estarão acessíveis de 24 de abril a 14 de maio de 2020.

Além desses filmes, incluem-se nesta iniciativa os  “Filmes para ver esta semana”: “Brandos Costumes”, de 24 a 30 de abril, “Gestos e Fragmentos”, de 1 a 7 de maio, e “Colonia e Vilões”, de 8 a 14 de maio. Este último é particularmente interessante não fosse um documentário histórico sobre o feudalismo, que persistiu no arquipélago da Madeira até ao final do Estado Novo e que, hoje, parece uma realidade esquecida face ao desenvolvimento da região.

Também a Cinemateca Júnior não para neste momento tão particular das nossas vidas e disponibilizou os filmes “Se a Memória Existe”, (João Botelho, 1999) e “Amanhã” (Solveig Nordlund, 2004). Todos os filmes serão acompanhados com as clássicas Folhas de Sala da Cinemateca Portuguesa, que são também uma iniciativa exclusiva da instituição cinematográfica nacional.

Este ano as comemorações do 25 de Abril pela Cinemateca passam também pela RTP, com a exibição da versão recentemente restaurada pela Cinemateca do filme “As Armas do Povo”, um dos títulos fundamentais do cinema da Revolução de Abril. O documentário será emitido esta noite, 25 de abril, às 22h na RTP1.

Clica aqui para conheceres o micro-site da Cinemateca Portuguesa dedicado à Revolução dos Cravos. A MHD recomenda-te uma série de filmes relacionados com o 25 de abril.

Lê Também:   Filmes sobre o 25 de abril para celebrar a Revolução dos Cravos

Especial Cinemateca Portuguesa 25 de Abril

Os filmes incluídos neste especial 25 de abril da Cinemateca Portuguesa são os seguintes:

  • “Brandos Costumes” (Alberto Seixas Santos, 1974): disponível entre 24 e 30 de abril
  • “As Armas e o Povo” (Colectivo dos Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, 1975)
  • “Scenes from the Classic Struggle in Portugal” (Philip Spinelli e Robert Kramer, 1976)
  • “A Fuga” (Luís Filipe Rocha, 1977)
  • “Colónia e Vilões” (Leonel Brito, 1977): disponível entre 8 e 14 de maio
  • “Gestos e Fragmentos” (Alberto Seixas Santos, 1982): disponível entre 1 e 7 de maio
  • “Liberdade para José Diogo” (Luís Galvão Teles, 1975) (prod. Cinequanon)
  • “O Outro Teatro ou as Coisas Pertencem a Quem as Torna Melhores” (António de Macedo e Manuela Moura, 1976) (prod. Cinequanon)
  • “Terra de Pão, Terra de Luta” (José Nascimento, 1977) (prod. Cinequipa)
  • “O Meu Nome é…” (Fernando Matos Silva, 1978) (prod. Cinequipa)
  • “A Lei da Terra” (Grupo Zero, 1977) (prod. Grupo Zero)
  • “Jornal Cinematográfico Nacional” nº 2, 3, 4, 5, 7, 11, 12, 15, 19, 20, 22, 25 (Unidade de Produção Cinematográfica nº 1, 1976-1977) (prod. Instituto Português de Cinema)

Já conheces a plataforma Gestos e Fragmentos da Cinemateca Portuguesa? Clica aqui e fica a conhecer tudo sobre a possibilidade de ver clássicos portugueses em casa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *