Foto de 422737 no © Pixabay

Google anda de olho em ti com duas apps que usas diariamente

Numa era em que muito se fala de privacidade e proteção de dados, sabias que o Google é uma das plataformas que mais anda de olho em ti? Em especial devido a duas apps que certamente usas todos os dias.

A questão da privacidade dos nossos dados é um tema que devemos continuar a discutir. Certamente ainda te recordas do famoso caso do Facebook–Cambridge Analytica, decorrido em 2019, e centrado no facto da plataforma ter sido apanhado a recolher dados dos seus usuários.

Mais recentemente, foi a vez da ProPublica, publicação que já recebeu vários Prémios Pulitzer, revelar que o WhatsApp tinha nos EUA uma equipa especializada que lia as mensagens dos usuários, com o pretexto de identificar criminosos.

Contudo, existem duas apps que provavelmente usas numa base diária e que sabem mais sobre ti do que (provavelmente) imaginas – e com o teu consentimento!

Lê Também:   Auto Gmail, a Inteligência Artificial que responde aos e-mails por ti

A grande maioria das aplicações respeita o acordo do RGPD, uma política criada em 2016 e que obriga as empresas a pedirem permissão para usarem os teus dados, tendo ainda se explicar o que vai fazer com eles. É o caso da Google, uma das gigantes tecnológicas que mais mantém um olho no que fazes, embora se calhar nem o saibas.




Em primeiro lugar, o Google Maps. Conhece todos os países, cidades, atracções e até lojas que já visitaste. Naturalmente, caso costumes ter a localização ativa, estarás a facilitar este processo.

Se é verdade que a localização é uma ferramenta bastante útil, dado que pode ajudar, por exemplo, em viagens ou para encontrar algum local, podes querer que a Google (ou outras empresas) não tenham conhecimento dos teus movimentos.

Desativar o histórico do Google Maps

  1. Abre o Google Maps;
  2. Clica no perfil ou na inicial e seleciona “A sua linha cronológica”;
  3. No canto superior direitos (três pontinhos na vertical) clica em “Definições e privacidade”;
  4. Escolhe “Desativar o Histórico de localização”;
  5. No caso de iPhone ou iPad, abre a cronologia do Google Maps e clica em “Definições” e depois “Pausar histórico de localização”.

Em segundo lugar, o Google Fotos. Surpreendido? O que é certo é que a Google tem capacidade de recolher informações sobre o local a fotografia foi tirada.

Mesmo que tenhas a localização desativada, os metadados fazem uma estimativa no caso de existirem imagens suficientes para isso. Podes optar por remover a localização das fotos nas definições.




  1. Abre o Google Fotos;
  2. No canto superior direito, clica em “Definições”;
  3. Seleciona o separador “Partilhar”;
  4. Clica no controlo de deslize que diz “Ocultar dados de localização de fotografias”.

Finalmente, e seguramente menos surpreendente, a personalização de anúncios. Quantas e quantas vezes já visitaste uma loja ou um determinado produto ou artigo e, nos dias seguintes, foste inundado com múltiplos anúncios dessa loja ou de artigos que viste?

Este tipo de informações são cedidas por ti à Google de forma voluntária. Depois, os algoritmos – cada vez mais aperfeiçoados – fazem o seu trabalho de personalizar os ads consoante os interesses e gostos de cada internauta.

Lê Também:   Há uma nova forma de iniciar sessão no WhatsApp Web

Nas definições de privacidade e segurança, na seção de anúncios, podes desativar a “Personalização de anúncios”. Embora os anúncios não vão continuar a aparecer, serão menos personalizados.

Já conhecias esta recolha de informação? Vais mantê-la ativa?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *