Os Estúdios de Anime | Toei Animation, o primeiro grande estúdio de anime

A nossa viagem pelo universo dos estúdios de anime começa com a Toei Animation. Este é o estúdio responsável pelas séries Dragon Ball, Digimon e One Piece!


<< INÍCIO | SEGUINTE >>


Os primeiros passos da animação japonesa começaram a ser dados em 1917, aquando da realização do primeiro filme anime. No entanto, o conceito de anime que conhecemos hoje em dia só se começou a formar graças ao estúdio Toei Animation. Com a criação deste estúdio, também foi dado o pontapé de saída para a competitiva indústria de anime.

Lê mais: Calendário de Séries Midseason 2017 | As estreias e os regressos das tuas séries

O estúdio foi originalmente fundado em 1948, com o nome Japan Animated Films, mas não produziu nada de relevante na época. Alguns anos mais tarde, em 1956, a empresa Toei decidiu comprar o estúdio e deu-lhe o nome que conhecemos hoje. Este é um dos estúdios de animação mais importantes do Japão, e mais marcantes para a história dos anime. Foi responsável por produzir várias séries e filmes cuja fama e popularidade não ficaram apenas pelo país nipónico.

Vê também: As 10 personagens mais poderosas de Dragon Ball

toei animation

Mas a importância da Toei Animation não fica por aqui. De certa forma, este estúdio pode ser visto como o “pai” e “avô” de quase todos os estúdios de animação que entretanto foram criados no Japão. Foi neste estúdio que figuras relevantes da animação japonesa começaram a mostrar o seu trabalho. Tais como Osamu Tezuka, Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Yōichi Kotabe, por exemplo. Contudo, muitos destes jovens artistas sentiam, a certa altura, a necessidade de alcançar outros objetivos profissionais ou queriam ter um melhor salário. Portanto, eventualmente acabaram por sair do estúdio. Foi assim que a Toei se tornou, em parte, responsável pela origem dos estúdios Doga Kobo, Topcraft, Studio Ghibli e Mushi Production.

Lê Também:
Dragon Ball Super regressa com novo teaser

Não percas: Os Anime que não podes perder nesta temporada de Primavera 2017

O estúdio japonês impulsionou a popularidade de vários géneros de anime, como o género mecha (Mobile Suit Gundam), ou o mahou shoujo (Navegantes da Lua). A primeira grande produção cinematográfica da Toei foi a longa-metragem The Tale of the White Serpent (Hakuja den), lançado em 1958. Foi um projeto de grande escala, que envolveu cerca de 13.590 membros de staff, e ficou concluído em sensivelmente oito meses. Após este sucesso, a Toei Animation lançou anualmente uma nova longa-metragem.

Outro filme da Toei que teve imenso êxito foi The Great Adventure of Horus, Prince of the Sun (1968), realizado por Isao Takahata. Par além de ter sido a estreia de Takahata em realização, foi também o primeiro grande filme de Hayao Miyazaki. Este colaborou na obra como animador (key animation) e desenhador de cenários.

Consulta ainda: As 10 séries anime mais longas e ainda em exibição

toei animation

Ken, the Wild Boy marcou a grande estreia da Toei Animation na televisão japonesa e foi realizado por Sadao Tsukioka e Isao Takahata. Entre os anos de 1965 e 1967 surgiram as primeiras séries anime a cores! A aposta da Toei foi a série Sally, the Witch, que estreou depois da série Kimba the White Lion (Mushi Production) e um algum tempo antes de Speed Racer (Tatsunoko Productions). Sally, the Witch foi também responsável por ser a série pioneira do género mahou shoujo, que falámos anteriormente. Enquanto a série Mazinger Z teve o mesmo efeito, mas para o género mecha.

Lê Também:
Dragon Ball Super regressa com novo teaser

Entrando na década de 80, a Toei adaptou a famosa manga Akira Toriyama, Dragon Ball, que alcançou uma popularidade à escala mundial, e que deu a conhecer as séries anime a uma nova geração. Depois de Dragon Ball, a Toei foi responsável por algumas das séries anime mais famosas de todos os tempos e muito conhecidas pelo público português! Séries com Cavaleiros do Zodíaco, Navegantes da Lua ou Digimon. Atualmente o estúdio encontra-se a fazer a animação de Dragon Ball Super e de One Piece. O seu projeto mais recente, a série World Trigger, foi lançado em 2014.

Alguns dos trabalhos mais notáveis e populares da Toei Animation:

  • Série Dragon Ball (1986) – Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT, Dragon Ball Kai, Dragon Ball Super
  • Saint Seiya – Cavaleiros do Zodíaco (1986)
  • Sailor Moon – Navegantes da Lua (1992)
  • Slam Dunk (1993)
  • Yu-Gi-Oh! (1998)
  • One Piece (1999)
  • Série Digimon (1999)
  • Pretty Cure (2004)
  • Air Gear (2006)
  • Toriko (2011)
  • World Trigger (2014)

Acompanhaste ou ainda acompanhas algum destes anime? Tens algum favorito?


<< INÍCIOSEGUINTE >>


Filipa Machado

Uma fã da 7ª Arte, adora ler e passar as suas folgas a fazer maratonas de séries e não pode viver sem um pouco de anime no seu dia a dia.

2 thoughts on “Os Estúdios de Anime | Toei Animation, o primeiro grande estúdio de anime

  • cade a nova temporada de world trigger

  • Boa noite,

    A série “World Trigger” terminou em 2016.

    Cumprimentos,

    Filipa Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *