European Film Challenge | 50 grandes filmes europeus
[tps_header]
Como ajuda para o European Film Challenge, a partir do qual se pode ganhar uma viagem a Cannes, oferecemos uma lista de excelentes filmes europeus que podes encontrar online
[/tps_header]
Como introdução, relembremos aquilo que já tínhamos publicado em artigos anteriores:
Até 12 de agosto, o EFC desafia-te a veres o maior número de filmes europeus e a partilhares uma foto no seu site. Os participantes têm dez semanas para verem dez filmes e no final será escolhido um vencedor de cada um dos oito territórios para ir ao Festival de San Sebastián (18 e 26 de setembro) deste ano com viagens, estadia, e passe pagos! Para além de Portugal, o evento está presente na Lituânia, na Estónia, na Croácia, na Sérvia, na Húngria, na Finlândia, e em Espanha.
Para participar é simples! O European Film Challenge é um desafio baseado em pontos e cada utilizador adiciona pontos ao ver filmes europeus: 4 pontos por ver um filme, 3 pontos por adicionar uma nova plataforma (VOD, cinema, DvD, etc), 5 pontos por ver um filme na plataforma FILMIN, mais pontos extra dados semanalmente através de desafios especiais, e pelo convite de amigos.
Esta é uma oportunidade imperdível, especialmente se fores um cinéfilo que já regularmente vê filmes europeus. Considerando isso mesmo, decidimos oferecer aqui uma lista de recomendações baseada em obras que se encontram, de momento, disponíveis na plataforma online da FILMIN. Para elaborar esta lista tentámos corresponder aos critérios do desafio, mas optamos por excluir obras portuguesa pois essas merecem uma lista individual. Além disso, para impedir que alguns cineastas dominassem a lista de recomendações, cada realizador só teve direito a um título nesta pequena coleção.
Se mais demoras, usa as setas para explorar os diferentes slides da lista, sendo que os filmes estão ordenados por ordem alfabética. O primeiro filme é…
45 ANOS
Título Original: 45 Years
Realização: Andrew Haigh
País: Reino Unido
Idioma: Inglês
Ano: 2015
Género: Drama
Duração: 91 min
Sinopse: Casados há 45 anos e sem filhos, Kate e Geoff Mercer preparam-se para celebrar o seu aniversário de casamento com uma festa, quando Geoff recebe uma carta que abala o casal. A carta, vinda da Suíça, informa-o de que foi descoberto um cadáver: o de Katya, a mulher com quem ele namorou antes de Kate, que faleceu ao cair numa fissura de um glaciar, quando o casal andava a caminhar numas férias em 1962. Embora Kate continue a preparar a festa e o casal partilhe alguma emoção romântica quanto a isso, ela fica cada vez mais perturbada pela preocupação de Geoff com Katya. À medida que se aproxima a data do aniversário de casamento, o casal mergulha cada vez mais no seu passado, pondo o seu futuro em causa.
Prémios: Nomeado para o Óscar de Melhor Atriz, vencedor dos prémios de Melhor Atriz e Melhor Ator da Berlinale.
120 BATIMENTOS POR MINUTO
Título Original: 120 battements par minute
Realização: Robin Campillo
País: França
Idioma: Francês
Ano: 2017
Género: Drama
Duração: 143 min
Sinopse: Início dos anos 90. Com a SIDA a ceifar inúmeras vidas nos últimos dez anos, os activistas da Act-Up Paris multiplicam as suas acções para lutar com a indiferença generalizada. Nathan, um jovem que se junta ao movimento, vê a sua vida transformada por Sean, um dos militantes mais activos.
Prémios: Vencedor do Grande Prémio do Festival de Cannes e de 6 Prémios César, incluindo Melhor Filme.
A DOCE VIDA
Título Original: La Dolce Vita
Realização: Federico Fellini
País: Itália
Idioma: Italiano
Ano: 1960
Género: Drama
Duração: 168 min
Sinopse: Marcelo é um colunista social. Numa das suas reportagens reencontra Maddalena e passa a noite com ela num quarto de prostitutas. Quando regressa a casa descobre que a sua namorada, Emma, se envenenou por causa dele. Logo a seguir vai ao aeroporto esperar a famosa estrela Sylvia. Irá com ela para fora uns dias… “A Doce Vida” é a crónica de uma sociedade decadente sem valores para além do sexo e álcool e sem soluções exceto o suicídio. Uma das obras primas de Fellini.
Prémios: Vencedor da Palme d’Or do Festival de Cannes. Também ganhou o Óscar para Melhore Figurinos a Preto-e-Branco, sendo nomeado ainda para Melhor Realizador, Argumento Original e Cenografia.
A FESTA DE BABETTE
Título Original: Babettes gæstebud
Realização: Gabriel Axel
País: Dinamarca
Idioma: Dinamarquês
Ano: 1987
Género: Drama
Duração: 99 min
Sinopse: Um dos filmes preferidos do Papa Francisco, baseado na obra de Isak Dinesen, também autora de África Minha.
1871. Numa remota aldeia Dinamarquesa, dominada por uma tradição puritana, duas irmãs solteiras recordam com nostalgia a sua juventude. A chegada de Babette de Paris, fugindo ao terror, mudará as suas vidas.
A recém-chegada é acolhida como empregada e, anos depois, terá a oportunidade de corresponder à bondade e calor humano com que foi recebida, organizando uma opulenta festa com os melhores pratos e vinhos da gastronomia francesa.
Prémios: Vencedor do Óscar e do BAFTA para Melhor Filme Numa Língua Estrangeira. Também foi indicado para muitos outros prémios, incluindo o Globo de Ouro e o César, e conquistou o Prémio do Júri Ecuménico em Cannes.
A MINHA VIDA DE COURGETTE
Título Original: Ma vie de Courgette
Realização: Claude Barras
País: França, Suíça
Idioma: Francês
Ano: 2016
Género: Drama, Animação
Duração: 63 min
Sinopse: Courgette é a estranha alcunha de um rapaz de 9 anos. Apesar da sua história única é surpreendentemente universal. Depois da repentina morte da mãe, Courgette torna-se amigo de um simpático polícia, Raymond, que acompanha Courgette até à sua nova casa de acolhimento, repleta de outros órfãos da sua idade. Courgette tem desde logo dificuldades em integrar-se neste estranho, e por vezes hostil, ambiente. Contudo, com a ajuda de Raymond e dos seus novos amigos, Courgette acaba por aprender a confiar, encontrar o amor e mesmo uma família só sua.
Uma adaptação do Romance de Gilles Paris, “Autobiographie d’une courgette” que granjeou um grande sucesso junto da crítica e do público. Agraciado com o prémio do público para o melhor filme Europeu no festival de San Sebastián e nomeado para o Óscar de melhor Filme de Animação. É uma aposta diferente e corajosa para o público infantil.
Prémios: Nomeado para o Óscar, o Globo de Ouro e o BAFTA de Melhor Filme de Animação. Vencedor de dois César, Melhor Argumento Adaptado e Filme de Animação, e seleção Oficial do Festival de Cannes.
A MORTE DE LUÍS XIV
Título Original: La mort de Louis XIV
Realização: Albert Serra
País: França, Espanha
Idioma: Francês
Ano: 2015
Género: Drama, História
Duração: 115 min
Sinopse: Agosto de 1715. Ao voltar de uma caçada, Luís XIV, mais conhecido por Rei Sol, começa a sentir uma dor na perna… Nos dias seguintes, o rei continua a cumprir os seus deveres e obrigações, mas começa a ter febres cada vez mais altas e o seu sono começa a ser cada vez mais perturbado. Ele mal come e enfraquece rapidamente. É o início da longa agonia do maior rei de França, rodeado pelos seus médicos e pela corte.
Prémios: Nomeado para três Prémios Fénix do Cinema Iberoamericano e vencedor de dois Prémios Gaudí do cinema catalão.
A NOITE DE VARENNES
Título Original: La nuit de Varennes
Realização: Ettore Scola
País: França, Itália
Idioma: Francês, Italiano
Ano: 1981
Género: Drama, História
Duração: 145 min
Sinopse: Numa noite de Junho de 1791, o escrivão libertino Restif de la Bretonne decide seguir uma carroça misteriosa que sai discretamente do Palácio Real. Ao longo da viagem, os passageiros da diligência têm tempo de se conhecer e trocar pontos de vista sobre a vida, o amor, a política, a revolução… Em breve ficam a saber que a família real fugiu de Paris, e chegados a Varennes, assistem à sua detenção. A história de França alterou-se nessa noite.
Prémios: Venceu três Prémios Davi di Donatello e fez parte da competição oficial do Festival de Cannes.
A PAIXÃO DE CAMILLE CLAUDEL
Título Original: Camille Claudel
Realização: Bruno Nuytten
País: França
Idioma: Francês
Ano: 1988
Género: Drama, História, Romance
Duração: 166 min
Sinopse: Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Quando ela se transforma em amante do mestre, cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos por parte do compositor Claude Debussy.
Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa do seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicómio.
Prémios: Nomeado para dois Óscares, Melhor Atriz e Melhor Filme Numa Língua Estrangeira. Também ganhou o Prémio para Melhor Atriz na Berlinale e cinco Prémios César, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz.
A PAIXÃO DE JOANA D’ARC
Título Original: La passion de Jeanne D’Arc
Realização: Carl Theodor Dreyer
País: França
Idioma: Mudo
Ano: 1928
Género: Drama, História
Duração: 82 min
Sinopse: Um clássico do cinema mudo francês, o filme conta a história de Joana d’Arc, a guerreira e heroína do século XV. Julgada por afirmar que falou diretamente com Deus, Joana d’Arc é submetida a tratamentos desumanos nas mãos da igreja. A sentença à morte e a brutal execução elevou a heroína a estatuto de mártir. O filme de Carl Theodor Dreyer foi o primeiro produzido sobre Joana D’Arc, e foi baseado em documentos históricos do julgamentos, contanto com uma interpretação ímpar de Renée Jeanne Falconetti.
A PIANISTA
Título Original: La pianiste
Realização: Michael Haneke
País: Áustria, França
Idioma: Francês
Ano: 2001
Género: Drama
Duração: 125 min
Sinopse: Uma mulher, professora de piano num conservatório, frequenta cinemas pornográficos e peep shows para escapar da influência dominante da sua mãe. Um dos seus alunos tenta seduzi-la.
Prémios: Vencedor do Grande Prémio do Júri, Melhor Ator e Melhor Atriz no Festival de Cannes. Também ganhou o César para Melhor Atriz Secundária e foi nomeado para o BAFTA de Melhor Filme Numa Língua Estrangeira.
A QUEDA – HITLER E O FIM DO TERCEIRO REICH
Título Original: Der Untergang
Realização: Oliver Hirschbiegel
País: Alemanha
Idioma: Alemão
Ano: 2004
Género: Drama, História. Guerra
Duração: 149 min
Sinopse: Berlim, 20 de abril de 1945. Hitler refugia-se num bunker situado por baixo da Chancelaria. Na superfície, os constantes bombardeamentos da artilharia russa anunciam a chegada iminente do inimigo. A capital alemã encontra-se assediada e reduzida a escombros, e os combates de rua iniciam-se. Apesar do esforço dos poucos soldados ajudados pelas milícias populares (Volkssturm) e por crianças da Juventude Hitleriana, a derrota é inevitável. Baseado nas memórias da secretária de Hitler, Traudl Junge, e no best-seller do historiador Joachim Fest (Inside Hitler’s Bunker: The Last Days of the Third Reich), “A Queda – Hitler e o Fim do Terceiro Reich” reconstrói os últimos 12 dias do ditador.
Prémios: Nomeado para o Óscar de Melhor Filme Numa Língua Estrangeira, assim como muitos outros prémios, incluindo o European Film Award para Melhor Ator.
A REGRA DO JOGO
Título Original: La règle du jeu
Realização: Jean Renoir
País: França
Idioma: Francês
Ano: 1939
Género: Drama, Comédia
Duração: 101 min
Sinopse: O marquês De la Cheyniest organiza uma caçada, na sua propriedade de Sologne. Chega uma caterva de convidados ao castelo, entre os quais André Jurieux, volvido herói nacional após ter atravessado o Atlântico em 23 horas. Uma façanha levada a cabo para impressionar a marquesa Christine de la Cheyniest, em vão. Numa sociedade onde nobres e criados se submetem à regra das convenções, Jurieux, com este amor, baralha o jogo.
Considerado um dos melhores filmes alguma vez realizados, o obra-prima de Jean Renoir “A regra do jogo” é uma comédia que esconde una crítica ácida à alta sociedade francesa.
A TRIBO
Título Original: Plemya
Realização: Myroslav Slaboshpytskiy
País: Ucrânia
Idioma: Linguagem gestual ucraniana
Ano: 2014
Género: Drama
Duração: 132 min
Sinopse: O adolescente Sergey, um novo estudante no internato, percebe imediatamente que tem de provar que é digno de estar sob a protecção do líder do gangue da escola para sobreviver ileso. Após uma doutrinação de partidas inofensivas de iniciação e ritos, a nova turma de Sergey logo o introduz nas suas actividades comuns de roubo, suborno e prostituição. Se, inicialmente, assimila perfeitamente o seu novo papel na tribo, vai sentir-se comprometido quando se começa a apaixonar pela sua colega – e uma das acompanhantes do gangue – desencadeando uma sequência de eventos incrivelmente diabólicos.
Prémios: Nomeado para vários prémios da crítica e do circuito dos festivais. Ganhou três Prémios em Cannes e o galardão máximo do Festival de Cinema de Gante.
AMOR LOUCO
Título Original: Amour Fou
Realização: Jessica Hausner
País: Áustria, Alemanha, Luxemburgo
Idioma: Alemão
Ano: 2014
Género: Romance, Comédia
Duração: 92 min
Sinopse: Berlim durante o Romantismo. O jovem poeta Heinrich quer conquistar a inevitabilidade da morte através do amor, mas não consegue convencer Marie, a prima céptica, a juntar-se ao pacto de suicídio.
Uma “comédia romântica” inspirada livremente no suicídio do autor da “Marquesa de O”, Heinrich von Kleist, em 1811. No seio da gélida aristocracia alemã, preocupada por ver em perigo os seus privilégios, pela influência das ideias revolucionárias trazidas de França, o jovem poeta Heinrich decide colocar um ponto final na sua existência e propõe à sua prima Maria suicidarem-se juntos. Perante o cepticismo de Maria, o poeta reitera a sua proposta a Henriette, mãe de família que terá declarado a sua admiração pela sua última obra. Henriette vai ver-se tentada a aceitar que padece de uma doença incurável. Conseguirá este jovem trintão atormentado, convencer uma mulher a acompanha-lo na sua morte? Qual delas?
Prémios: Integrou a Secção Un Certain Regard do Festival de Cannes e ganhou o Prémio de Melhor Filme no Lisbon & Estoril Film Festival.
AO SOL DE SATANÁS
Título Original: Sous le soleil de Satan
Realização: Maurice Pialat
País: França
Idioma: Francês
Ano: 1987
Género: Drama
Duração: 94 min
Sinopse: Donissan é um padre medíocre, que vive assombrado pelo mal e pelo fracasso na sua missão divina. Um dia conhece a jovem Mouchette que assassinou a sua amante, a quem decide salvar a alma a todo o custo. Entre ambos vai desenvolver-se uma estranha relação.
Prémios: Vencedor da Palme d’Or do Festival de Cannes. Também foi nomeado para 7 Prémios César, incluindo Melhor Filme, Realizador e Ator.
AURORA
Título Original: Aurora
Realização: Cristi Puiu
País: Roménia
Idioma: Romeno
Ano: 2010
Género: Drama, Thriller
Duração: 176 min
Sinopse: Viorel tem 42 anos, é divorciado, tem duas filhas e, no momento em que se encontra, sente que não tem absolutamente nada a perder. Desistindo de tentar encontrar o sentido para a sua existência, é arrastado pelos acontecimentos, atravessando a cidade de Bucareste e, sem rumo e cheio de pensamentos negativos, compra a arma que o levará à perdição. Uma história trágica, realizada e protagonizada pelo romeno Cristi Puiu (“A Morte do Sr. Lazarescu”).
Prémios: Integrou a Secção Un Certain Regard no Festival de Cannes.
BELLE
Título Original: Belle
Realização: Amma Asante
País: Reino Unido
Idioma: Inglês
Ano: 2013
Género: Drama, História, Romance
Duração: 104 min
Sinopse: “Belle” é uma história de paixão e romance perante a esmagadora adversidade, inspirado numa pintura de 1779 de Dido Elizabeth Belle e na sua história de vida. Dido Elizabeth Belle é a filha do capitão britânico John Lindsay com uma escrava africana. Após a morte da mãe, Dido vai morar em Inglaterra com os seus tios, Lorde Mansfield e Lady Mansfield, para ser criada como uma dama da aristocracia na Inglaterra do século XVIII. Lutando contra os preconceitos sociais da sociedade inglesa e tendo como pano de fundo um caso de escravidão controverso, “Belle” é também a história de amor entre Dido e John Davinier.
Prémios: Nomeado para vários prémios da crítica. Venceu o British Independent Film Award para Melhor Atriz.
CINEMA PARAÍSO
Título Original: Cinema Paradiso
Realização: Giuseppe Tornatore
País: Itália
Idioma: Italiano
Ano: 1988
Género: Drama, Romance
Duração: 124 min
Sinopse: Roma, 1980. O cineasta Salvatore Di Vitta recebe um telefonema da mãe que lhe comunica a morte do seu velho amigo Alfredo. Salvatore – ou Totó – é invadido por recordações, revisitando a sua infância, na sua Sicília natal, quando vivia fascinado pela cabina mágica de Alfredo, o mal-humorado projecionista do cinema da vila: o Cinema Paraíso. Grande sucesso da época, o Cinema Paraíso reconcilia-se com uma tradição do cinema popular transbordante de generosidade e de referências cinematográficas, entre risos e lágrimas.
Prémios: Vencedor do Óscar de Melhor Filme. Ganhou e foi nomeado para muitos mais galardões, tendo ganho um Globo de Ouro, cinco BAFTAs, um César e o Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes, entre outros.
CUIDAR DOS VIVOS
Título Original: Réparer les vivants
Realização: Katell Quillévéré
País: França
Idioma: Francês
Ano: 2016
Género: Drama
Duração: 103 min
Sinopse: Será que a tragédia pode encontrar a esperança? No espaço de, aproximadamente, 24 horas, um adolescente é reduzido ao suporte vital depois de um acidente. Os seus pais aflitos têm que decidir se autorizam a remoção do seu coração jovem e forte. É-nos dada a conhecer uma mãe de meia-idade, cujo próprio bater do seu coração está a chegar ao limite.
Prémios: Nomeado para o César de Melhor Argumento Adaptado.
CYRANO DE BERGERAC
Título Original: Cyrano de Bergerac
Realização: Jean-Paul Rappeneau
País: França
Idioma: Francês
Ano: 1990
Género: Drama, Romance
Duração: 138 min
Sinopse: Cyrano ama desde a infância a sua prima Roxanne, mas nunca teve a coragem de lhe declarar essa paixão. Ele julga-se desfigurado, devido ao seu longo nariz, e admite nunca poder vir a ser amado por uma mulher. Pelo seu lado, Roxanne, que nutre por Cyrano uma enorme simpatia, tem como ideal de homem a beleza e o espírito. Ao conhecer Christian, Roxanne apaixona-se por ele, mas este é tímido e não consegue manter uma relação normal com uma mulher. É então que Cyrano ajuda Christian, escrevendo-lhe longas e belas cartas de amor que vão tornar ainda maior a paixão de Roxanne por Christian. Só que Christian não vai aguentar por muito tempo esta situação e Roxanne vai então descobrir o autor de tão belas cartas de amor…
Prémios: Vencedor do Óscar para Melhores Figurinos, tendo também sido nomeado para Melhor Ator, Cenografia, Maquilhagem e Filme Numa Língua Estrangeira. Foi galardoado e nomeado para muitos mais prémios, tendo ganho um Globo de Ouro, quatro BAFTAs, dez Prémios César e o Galardão para Melhor Ator do Festival de Cannes.
DHEEPAN
Título Original: Dheepan
Realização: Jacques Audiard
País: França
Idioma: Francês, Tamil, Inglês
Ano: 2015
Género: Drama, Thriller
Duração: 115 min
Sinopse: “Dheepan” é uma história potente filmada de com um pulso intenso e brutal. Um thriller devastador que une a denúncia social com o relato íntimo e familiar partindo da problemática da imigração. Para escapar à Guerra Civil do Sri Lanka, um antigo soldado, uma jovem mulher e uma menina fazem-se passar por uma família. Acabam por se instalar na periferia de Paris. Praticamente não se conhecem, mas vão tentar construir uma vida juntos.
Prémios: Vencedor da Palme d’Or no Festival de Cannes. Também foi nomeado para outros prémios, incluindo um BAFTA e nove Prémios César.
É DIFÍCIL SER UM DEUS
Título Original: Trudno byt bogom
Realização: Aleksei German
País: Rússia
Idioma: Russo
Ano: 2013
Género: Fantasia, Ficção-CIentífica
Duração: 177 min
Sinopse: 15 anos de trabalho obsessivo para criar um dos objetos cinematográficos mas complexos e sensualmente magnéticos da última década. A obra póstuma de Aleksei German, baseada numa obra literária de ficção científica dos irmãos Strugatsky (assim como Stalker de Tarkovsky) é uma experiência sensorial única, capaz de seduzir e prender o espectador num tableau vivant saído da febril imaginação de Hieronymus Bosch. Tal como os cientistas que protagonizam o filme. Príncipes em desgraça numa Idade Média que nunca conheceu o Renascimento, num mundo onde o futuro está já afogado no passado.
Um grupo de cientistas investigadores foi enviado para o planeta Arkanar, que vivia sob o jugo de um regime opressor, num período equivalente ao da Idade Média na Terra. A população local sofre uma proscrição que se abate sobre qualquer um que saiba ler e escrever. Os cientistas devem abster-se de influenciar política e historicamente os eventos de Arkanar. Devem trabalhar incógnitos e manterem-se neutros. Don Rumata, reconhecido pelos locais como uma espécie de Deus futurista, tenta salvar a inteligência local da sua punição. Ele não pode evitar a postura: “O que faria no lugar de Deus?”
Prémios: Nomeado para alguns prémios da crítica. Fez parte da Selecção Oficial do Festival de Roterdão.
ELA
Título Original: Elle
Realização: Paul Verhoeven
País: França, Alemanha, Bélgica
Idioma: Francês
Ano: 2016
Género: Drama, Comédia, Thriller
Duração: 130 min
Sinopse: Michèle parece indestrutível. Responsável por uma grande empresa de jogos de vídeo, ela gere os seus compromissos tal como a sua vida sentimental: com mão de ferro. A sua vida transforma-se no dia em que é agredida em sua casa por um misterioso desconhecido. Quando consegue descobrir o rasto desse homem, ambos entram num estranho e excitante jogo – um jogo que, a qualquer momento, pode ficar fora de controlo.
Prémios: Nomeado para o Óscar de Melhor Atriz e parte da Selecção Oficial do Festival de Cannes. Conquistou e foi nomeado para muitos outros prémios, tendo ganho dois Globos de Ouro, dois Prémios César e um Film Independent Spirit Awards, entre outros.
EU, DANIEL BLAKE
Título Original: I, Daniel Blake
Realização: Ken Loach
País: Reino Unido
Idioma: Inglês
Ano: 2016
Género: Drama
Duração: 96 min
Sinopse: Daniel Blake, com 59 anos, trabalhou como marceneiro durante a maior parte da sua vida, em Newcastle. Agora, e pela primeira vez, precisa de ajuda do Estado. O seu caminho cruza-se com o de Katie, mãe solteira, e as suas duas crianças, Daisy e Dylan. Para escapar à vida numa residência para sem-abrigo em Londres, a única hipótese de Katie foi a de aceitar um apartamento numa cidade que ela desconhece, a 300 milhas de distância. Daniel e Katie encontram-se na terra de ninguém, apanhados pela burocracia da Segurança Social…
Prémios: Vencedor da Palme d’Or do Festival de Cannes e outros prémios, incluindo um BAFTA, um César, dois Bristish Independent Film Awards e um European Film Award, entre muitos, muitos outros.
FELIZ COMO LÁZARO
Título Original: Lazzaro Felice
Realização: Alice Rohrwacher
País: Itália, Suíça, França, Alemanha
Idioma: Italiano
Ano: 2018
Género: Drama
Duração: 127 min
Sinopse: Esta é a história do encontro entre Lázaro, um jovem camponês tão bondoso que é muitas vezes confundido com um tolo, e Tancredi, um jovem nobre amaldiçoado pela sua imaginação. A vida na isolada aldeia pastoral Inviolata é dominada pela terrível Marquesa Alfonsina de Luna, a rainha dos cigarros. Um elo de lealdade é selado quando Tancredi pede a Lázaro para o ajudar a orquestrar o seu próprio rapto. Esta estranha e improvável aliança é uma revelação para Lázaro. Uma amizade tão preciosa que irá viajar no tempo e levar Lázaro até à cidade no encalço de Tancredi. Pela primeira vez na grande cidade, Lázaro é como um fragmento do passado perdido no mundo moderno.
Prémios: Ganhou o Prémio para Melhor Argumento no Festival de Cannes. Também ganhou e foi nomeado para outros prémios, incluindo nove nomeações para os galardões Davi di Donatello e uma vitória nos European Film Awards.
IDA
Título Original: Ida
Realização: Pawel Pawlikowski
País: Polónia, França, Dinamarca, Reino Unido
Idioma: Polaco, Latim, Francês
Ano: 2013
Género: Drama
Duração: 79 min
Sinopse: Polónia, 1962. Anna é uma bonita jovem de 18 anos que irá em breve celebrar os votos definitivos para se tornar freira no convento onde vive desde que ficou órfã em criança. A madre obriga-a a conhecer o único membro familiar vivo, a tia Wanda, antes da celebração dos votos. Juntas, as duas mulheres embarcam numa viagem à descoberta de si próprias e do passado que têm em comum. Anna descobre que é judia e que o seu verdadeiro nome é Ida. Esta revelação leva-a a dar início a uma jornada para desvendar as suas raízes e confrontar a verdade sobre a sua família. Ida terá de escolher entre a sua identidade biológica e a religião que a salvou dos massacres provocados pela ocupação Nazi na Polónia. E Wanda terá de confrontar as decisões que tomou durante a guerra quando optou por colocar a lealdade à frente da sua família.
Prémios: Ganhou o Óscar para Melhor Filme Numa Língua Estrangeira e também foi nomeado para Melhor Fotografia. Foi nomeado e ganhou muitas outras honras. Segundo o IMDB, recebeu 69 galardões e 84 nomeações adicionais.
IL DIVO – A VIDA ESPETACULAR DE GIULIO ANDREOTTI
Título Original: Il divo – La spettacolare vita di Giulio Andreotti
Realização: Paolo Sorrentino
País: Itália, França
Idioma: Italiano, Inglês
Ano: 2008
Género: Drama, História
Duração: 110 min
Sinopse: Batalhas eleitorais, atentados terroristas e acusações difamatórias fizeram parte da atribulada vida política de Giulio Andreotti, um dos mais poderosos políticos do pós-guerra italiano. No início da década de noventa, está preparado para assumir o seu sétimo mandato como Primeiro Ministro, sem arrogância e sem humildade. Calmo, astuto e inescrutável, até a máfia e o “contrapoder mais poderoso” lhe declaram guerra. Será que as coisas terão que mudar também para o enigmático e imortal Andreotti? Porém a questão é: mudarão verdadeiramente ou apenas na aparência?
Um retrato polémico, irónico e surrealista, uma interpretação magistral de Toni Servillo, de um homem insinuante e ambíguo que, durante quatro décadas, foi um símbolo poder.
Prémios: Nomeado para o Óscar de Melhor Maquilhagem. Também ganhou o Prémio do Júri e o Galardão Vulcan para Melhor Feito Técnico no Festival de Cannes, assim como sete Prémios Davi di Donatello.
LADY MACBETH
Título Original: Lady Macbeth
Realização: William Oldroy
País: Reino Unido
Idioma: Inglês
Ano: 2016
Género: Drama
Duração: 85 min
Sinopse: Inglaterra rural, 1865. Katherine vive oprimida pelo seu casamento de conveniência com um homem azedo com o dobro da sua idade e pelo pai deste, um homem frio e impiedoso. Quando se envolve com um jovem trabalhador da propriedade, sente libertar-se dentro de si uma força tão poderosa que nada a deterá para conseguir o que deseja. Baseado no romance ‘Lady Macbeth de Mtsensk’ de Nikolai Leskov.
Prémios: Nomeado para dois BAFTAs e vencedor de cinco British Independent Film Awards, incluindo Melhor Atriz e Melhor Argumento.
MATRIMÓNIO À ITALIANA
Título Original: Matrimonio all’italiana
Realização: Vittorio De Sica
País: Itália
Idioma: Italiano
Ano: 1964
Género: Comédia, Romance
Duração: 97 min
Sinopse: Em Nápoles, durante a Segunda Guerra Mundial, Domenico Soriano (Marcello Mastroianni), um mulherengo e bem sucedido homem de negócios, conhece Filumena (Sophia Loren), uma prostituta com apenas 17 anos. Quando Domenico manifesta o seu interesse em casar com uma outra jovem, Filumena tenta enganá-lo de modo a que ele se case antes com ela.
Prémios: Nomeado para dois Óscares, Melhor Atriz e Melhor Filme Numa Língua Estrangeira. Venceu um Globo de Ouro e quatro Prémios Davi di Donatello.
O CAVALO DE TURIM
Título Original: A torinó ló
Realização: Béla Tarr, Ágnes Hranitzky
País: Hungria
Idioma: Húngaro
Ano: 2011
Género: Drama
Duração: 91 min
Sinopse: Em Turim, em 1889, Nietzsche protege um cavalo que é brutalmente espancado. Depois desse episódio, perderá a razão. No campo, um camponês, a filha e o velho cavalo. Lá fora, uma tempestade.
Prémios: Vencedor do Urso de Prata da Berlinale. Foi também nomeado para vários prémios da crítica, assim como três European Film Awards, incluindo Melhor Realizador.
O ECLIPSE
Título Original: L’Eclisse
Realização: Michelangelo Antonioni
País: Itália
Idioma: Italiano, Ingês
Ano: 1962
Género: Drama, Romance
Duração: 121 min
Sinopse: Após terminar um relacionamento frustrado com o seu namorado, Vittoria vai visitar a sua mãe à Bolsa de Valores e conhece Piero, um jovem vivaz, mas fútil e materialista. Os dois começam um relacionamento fadado ao fracasso. Antonioni consegue usar a arquitetura da cidade para expressar o vazio existente entre as personagens.
Prémios: Vencedor de um Prémio Especial do Júri do Festival de Cannes.
O FILHO DE SAÚL
Título Original: Saul fia
Realização: László Nemes
País: Hungria
Idioma: Húngaro, Alemão, Russo, Polaco, Francês, Grego, Eslovaco, Hebraico, Iídiche
Ano: 2015
Género: Drama, Guerra
Duração: 107 min
Sinopse: Outubro de 1944, Auschwitz-Birkenau.Saul Ausländer é um membro húngaro do Sonderkommando, o grupo de prisioneiros judeus isolados do campo de concentração e forçados a dar apoio aos Nazis no processo de extermínio em larga escala. Durante os trabalhos num dos crematórios, Saul descobre o corpo de um rapaz que ele reconhece como sendo o seu filho.Enquanto os Sonderkommando planeiam uma revolta, Saul fica obcecado com uma missão impossível: salvar o corpo do rapaz de uma autopsia e encontrar um rabino para lhe recitar as orações Kaddish e realizar o funeral.
Prémios: Ganhou o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes e o Óscar para Melhor Filme Numa Língua Estrangeira. venceu e foi nomeado para muitos outros prémios. Segundo o IMDB, ao todo, ganhou 61 galardões e recebeu 58 nomeações adicionais.
O PRAZER
Título Original: Le plaisir
Realização: Max Ophüls
País: França
Idioma: Francês, Inglês
Ano: 1952
Género: Drama, Comédia, Romance
Duração: 93 min
Sinopse: Um dos clássicos do cinema francês, onde Max Ophüls procura desvendar os limites do prazer físico e espiritual. Armado com a sua câmara de filmar, o realizador percorre os mais diversos locais de França no final do século XIX, apoiado por um elenco de luxo, com as maiores estrelas do cinema francês da época. Um retrato poético e elegante apresentado de uma forma sofisticada capaz de vencer a prova do tempo.
Prémios: Nomeado para o Óscar de Melhor Cenografia a Preto-e-Branco.
O QUE ESTÁ POR VIR
Título Original: L’avenir
Realização: Mia Hansen-Løve
País: França, Alemanha
Idioma: Francês, Inglês, Alemão
Ano: 2016
Género: Drama
Duração: 98 min
Sinopse: Nathalie ensina filosofia num liceu em Paris. Entrega-se à sua profissão com paixão e gosta particularmente de ensinar os alunos a pensar. É casada, tem dois filhos e divide o seu tempo entre a família, os antigos alunos e a sua mãe possessiva. Um dia, o marido anuncia-lhe que vai deixá-la, por ter encontrado outra mulher. Vendo-se de repente em plena posse da sua liberdade, Nathalie tem de reinventar a sua vida.
Prémios: Ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim. Foi também nomeado e ganhou outros prémios, incluindo o Prémio de Melhor Atriz do Círculo de Críticos de Cinema de Nova Iorque.
O SOL DO MARMELEIRO
Título Original: El sol del membrillo
Realização: Victor Erice
País: Espanha
Idioma: Espanhol, Polaco, Mandarim
Ano: 1992
Género: Drama, Biografia, Documentário
Duração: 134 min
Sinopse: Um dos grandes filmes que o cinema dos anos 90 nos deu. Víctor Erice, acompanha o pintor Antonio Lopez ao longo do processo de concepção de um quadro, partindo daí para uma reflexão não só sobre a pintura e o cinema, mas essencialmente sobre a sua relação com as coisas, com a natureza e os homens. Uma obra prima, absolutamente indispensável, do maior cineasta espanhol contemporâneo.
Prémios: Vencedor do Prémio FIPRESCI e do Prémio do Júri do Festival de Cannes.
OLHARES LUGARES
Título Original: Visages villages
Realização: Agnès Varda, JR
País: França
Idioma: Francês
Ano: 2017
Género: Documentário
Duração: 93 min
Sinopse: Agnès Varda, cineasta cuja visão e trabalho únicos lhe granjearam incontáveis fãs no mundo inteiro desde os anos 50 e JR, o icónico fotógrafo e muralista, com mais de um milhão de seguidores no Instagram, têm mais em comum do que se possa imaginar. Ambos partilham uma vida apaixonada pelas imagens e como são criadas, exibidas e partilhadas. Agnès escolheu explorar a sua paixão através do cinema e do documentário, enquanto JR o faz nas suas emocionantes instalações fotográficas ao ar livre. Quando JR, um fã de longa data, encontra Agnès na sua casa na rua Daguerre, perceberam de imediato que tinham de trabalhar juntos. Olhares Lugares documenta essa viagem calorosa através da França rural e a amizade terna que se forja durante o caminho.
Prémios: Nomeado para o Óscar de Melhor Documentário e dois Prémios César.
OS AMANTES DA PONTE NOVA
Título Original: Les amants du Pont-Neuf
Realização: Leos Carax
País: França
Idioma: Francês
Ano: 1991
Género: Drama, Romance
Duração: 120 min
Sinopse: Pont-Neuf, a ponte mais antiga de Paris, serve de casa para muitos sem-abrigo. É lá que Alex (Denis Lavant) conhece Michele (Juliette Binoche). Ela é uma pintora de classe média que, fugindo de um relacionamento falhado, decidiu viver nas ruas para pintar o impossível antes que fique cega devido a uma doença. Alex ganha alguns trocos a fazer performances circenses, mas é viciado em álcool e sedativos. Eles tornam-se amigos e amantes e dividem as duras experiências quotidianas das ruas. O relacionamento entre os dois acaba por se tornar uma relação de dependência, e o medo de um perder o outro começa a tornar-se massacrante.
Prémios: Ganhou três European Film Awards, incluindo Melhor Atriz. Também foi nomeado para um BAFTA e dois Prémios César.
OSLO, 31 DE AGOSTO
Título Original: Oslo, 31. august
Realização: Joachim Trier
País: Noruega
Idioma: Norueguês, Inglês
Ano: 2011
Género: Drama
Duração: 90 min
Sinopse: Anders está prestes a terminar o programa de reabilitação no campo. Como parte do tratamento, foi autorizado a ir à cidade a uma entrevista de emprego. Mas ele aproveita-se desta licença e prolonga a estadia na cidade, passeando e encontrando-se com amigos que já não vê há algum tempo. Anders tem 34 anos, é inteligente, bem-parecido e de boas famílias, mas é atormentado pelas oportunidades que desperdiçou e por todas as pessoas que desiludiu. Apesar de ser relativamente jovem, sente que, em muitos aspectos, a sua vida já chegou ao fim. No resto do dia e ao longo da noite, os fantasmas dos erros do passado debater-se-ão com a hipótese do amor, a possibilidade de uma nova vida e a esperança de vislumbre de um futuro na manhã seguinte.
Prémios: Nomeado para um César e outros prémios da Crítica. Fez parte da Secção Un Certain Regard do Festival de Cannes e ganhou uma Menção Honrosa no Lisbon & Estoril Film Festival.
PEREGRINAÇÃO EXEMPLAR
Título Original: Au hasard Balthazar
Realização: Robert Bresson
País: França
Idioma: Francês
Ano: 1966
Género: Drama
Duração: 92 min
Sinopse: Baltasar é um burro que vive os seus primeiros anos rodeado da alegria dos jogos da crianças, até chegar à idade adulta, na qual passa a ser usado como besta de carga e maltratado pelos seus diferentes amos.
Balthazar, exprime uma figura capital no universo do cineasta: o acaso.
Prémios: Ganhou cinco prémios no Festival de Veneza.
QUANDO SE TEM 17 ANOS
Título Original: Quand on a 17 ans
Realização: André Téchiné
País: França
Idioma: Francês
Ano: 2016
Género: Drama, Romance
Duração: 114 min
Sinopse: Damien, de 17 anos, vive com a sua mãe Marianne, enquanto o seu pai se encontra ausente numa missão militar. Na escola, é vítima de bullying por parte de Thomas, o filho adoptivo de agricultores locais. No sentido de ajudar a mãe de Tom, que se encontra doente, Marianne oferece-se para acolhê-lo. Forçados a morar juntos, a tensão entre os dois jovens torna-se cada vez mais palpável…
Prémios: Fez parte da Competição Oficial da Berlinale e foi nomeado para dois Prémios César.
QUARTO COM VISTA SOBRE A CIDADE
Título Original: A Room with a View
Realização: James Ivory
País: Reino Unido
Idioma: Inglês, Italiano
Ano: 1985
Género: Drama, Comédia, Romance
Duração: 112 min
Sinopse: No princípio deste século, Lucy uma jovem inglesa, viaja por Itália acompanhada de Charlotte, a sua prima. Na pensão onde fica hospedada, em Florença, conhece outros hospedes, entre eles os Emersons, pai e filho. George Emerson recebeu do pai uma educação liberal e não faz cerimónia em roubar um beijo a Lucy, mal a apanha a sós. Charlotte, que aparece nesse instante, fica tão escandalizada e atribui ao incidente uma gravidade tal, que parte precipitadamente com Lucy para Inglaterra. Algum tempo depois e já em Inglaterra, George vêm viver com a família para uma pequena localidade nos arredores de Londres, onde encontra Lucy. Esta, entretanto, tinha ficado noiva de Cecil, um jovem abastado e presunçoso, completamente o oposto de George. E quando este surge novamente e tenta conquistar Lucy, esta embora comece por repudiá-lo, logo rompe o noivado com Cecil e casa com ele. A lua-de-mel vão passa-la a Florença, na mesma pensão onde se tinham conhecido.
Prémios: Ganhou três Óscares, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Cenografia e Melhores Figurinos, e foi nomeado em mais cinco categorias, incluindo Melhor Filme. Também ganhou cinco BAFTAs, um Globo de Ouro e fez parte da Competição Oficial do Festival de Veneza, entre muitas, muitas outras nomeações e vitórias ao longo da temporada dos prémios de cinema.
SENTIMENTO
Título Original: Senso
Realização: Luchino Visconti
País: Itália
Idioma: Italiano
Ano: 1954
Género: Drama, Romance
Duração: 118 min
Sinopse: Durante os últimos dias do conflito armado entre o Reino de Itália e o Império Austríaco, na primavera de 1866, uma Condessa italiana (Alida Valli) casada com um nobre veneziano envolve-se num romance tempestuoso com um jovem militar austríaco (Farley Granger) pondo em causa o seu casamento, os seus ideais políticos e o seu país.
Filmado de forma operática por Luchino Visconti, “Sentimento” é um melodrama extravagante e arrebatador sobre amor, traição e vingança, com desempenhos notáveis de Alida Valli e Farley Granger.
Prémios: Fez parte da Competição Oficial do Festival de Veneza.
SHOAH
Título Original: Shoah
Realização: Claude Lanzmann
País: França, Reino Unido
Idioma: Alemão, Francês, Inglês, Polaco, Iídiche, Grego, Italiano, Hebraico
Ano: 1985
Género: Documentário
Duração: 540 min
Sinopse: Opus de nove horas de duração sobre o Holocausto é um dos maiores documentários de todos os tempos. Um filme contra o esquecimento e sobre o impensável: a morte de mais de seis milhões de judeus pelos Nazis. Realizado ao longo de doze anos, apresenta entrevistas feitas em 14 países com sobreviventes, testemunhas e criminosos. Sem recorrer a imagens de arquivo histórico, usa entrevistas que visam “reencarnar” a tragédia judaica, e visita os locais onde os crimes ocorreram. O filme nasceu da preocupação de Lanzmann com o facto de o genocídio perpetrado apenas 40 anos antes começar a ficar escondido nas brumas do tempo, uma atrocidade que começava a ser higienizada pela História.
Prémios: Vencedor de um BAFTA, um César, três prémios da Berlinale e um galardão do Festival de Roterdão.
TOM OF FINLAND
Título Original: Tom of Finland
Realização: Dome Karukoski
País: Finlândia, Suécia, Islândia, Dinamarca, Alemanha
Idioma: Finlandês, Alemão, Inglês
Ano: 2017
Género: Drama, História
Duração: 115 min
Sinopse: Biopic sobre o lendário artista homoerótico Touko Valio Laaksonen, mais conhecido como Tom of Finland, um dos criadores de imagens gay-eróticas mais influentes do século XX.
Prémios: Nomeado e vencedor de alguns prémios como o Prémio Jussi para Melhores Figurinos e o galardão do Júri FIPRESCI do Festival de Göteborg.
TONI ERDMANN
Título Original: Toni Erdmann
Realização: Maren Ade
País: Alemanha, Áustria, França, Mónaco, Roménia
Idioma: Alemão, Romeno, Inglês
Ano: 2016
Género: Comédia, Drama
Duração: 158 min
Sinopse: Ines é uma mulher de negócios de uma grande empresa alemã sediada em Bucareste. Quando o pai aparece inesperadamente, Ines não consegue esconder a sua contrariedade. Embora leve uma vida perfeitamente organizada sem qualquer solavanco, quando o pai lhe pergunta: “És feliz?”, a sua incapacidade em responder desencadeia uma perturbação profunda. Este pai irritante – do qual ela se envergonha – faz tudo para a ajudar a encontrar um sentido para a vida, recorrendo à invenção dum personagem: o engraçado Toni Erdmann…
Prémios: Fez parte da Competição Oficial do Festival de Cannes e foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme Numa Língua Estrangeira. Dominou os European Film Awards, com cinco vitórias, tendo ainda sido nomeado e ganho muitos outras honras da crítica. Segundo o IMDB, ganhou um grande total de 53 prémios e recebeu 77 nomeações adicionais.
TU, QUE VIVES
Título Original: Du levande
Realização: Roy Andersson
País: Suécia, Alemanha, França, Noruega
Idioma: Sueco
Ano: 2007
Género: Comédia
Duração: 89 min
Sinopse: O cruzamento improvável entre o cinema dos Monty Phyton e de Ingmar Bergman. É assim este filme de um dos maiores realizadores suecos de todos os tempos Roy Andersson. Um filme cheio de humor negro que fala do facto de todos os seres humanos terem momentos de grandeza e miséria. Consoante o que vamos vivendo, vamos tomando posições diferentes, mas precisamos sempre dos outros para viver. Esta é uma comédia trágica sobre o ser humano em estado puro, os seus comportamentos em sociedade, pensamentos, preocupações e desejos de amar e ser amado. Uma série de personagens desfila por situações quotidianas, por vezes surrealistas, para percebermos as particularidades da sua filosofia perante a vida.
“‘Tu, que Vives’ é sobre o Homem – grandeza e miséria, alegria e tristeza, autoconfiança e ansiedade: rimos desse Homem mas também o choramos. É apenas uma comédia trágica ou uma tragédia cómica sobre nós próprios.” – Roy Anderson
Prémios: Fez parte da Secção Un Certain Regard do Festival de Cannes e ganhou alguns prémios, incluindo um galardão da Semana dos Críticos do Fantasporto.
UM CASO DE VIDA OU DE MORTE
Título Original: A Matter of Life and Death
Realização: Michael Powell, Emeric Pressburger
País: Reino Unido
Idioma: Inglês
Ano: 1946
Género: Drama
Duração: 104 min
Sinopse: “Um Caso de Vida ou de Morte” é uma obra-prima da dupla de realizadores do cinema britânico composta por Michael Powell e Emeric Pressburger. O filme decorre nos últimos dias da II Guerra Mundial e é uma mistura genial de realidade e fantasia. A história começa dentro do “cockpit” de um bombardeiro britânico em queda. David Niven é Peter, o piloto que estabelece contacto via rádio com June (Kim Hunter), uma controladora aérea norte-americana. Peter pede-lhe socorro, mas só tem tempo para lhe dizer que a ama, pois ela simboliza a vida, antes de saltar do avião. Segue-se um momento idílico, onde Peter — que, de alguma forma, sobreviveu —, encontra June, por quem se apaixona. Mas não era bem isto que o destino lhe tinha reservado; por isso, um enviado do Céu vai à Terra em busca de Peter, que se recusa a acompanhá-lo. “Um Caso de Vida ou de Morte” permanece como um dos melhores exemplos da arte de Powell e Pressburger, que influenciou nomes do cinema actual como Steven Spielberg ou Martin Scorsese. PÚBLICO
Um Caso de Vida ou de Morte é sobretudo o filme de uma lágrima. A lágrima menos furtiva da história do cinema, porque fica “em paralítico”, a escorrer na cara de Kim Hunter, durante todo o tempo que dura o juízo de David Niven. Só quando esse julgamento acaba, a lágrima volta a escorregar, para o triunfo do amor sobre a morte.
“João Bénard da Costa, Folhas da Cinemateca”
Prémios: Ganhou o Prémio Bodil para Melhor Filme Europeu e foi nomeado para dois galardões do Círculo de Críticos de Cinema de Nova Iorque.
VERÃO 1993
Título Original: Estiu 1993
Realização: Carla Simón
País: Espanha
Idioma: Catalão
Ano: 2017
Género: Drama
Duração: 95 min
Sinopse: Espanha, Verão de 1993. No comovente filme auto-biográfico de Carla Simón, após a morte dos seus pais, Frida, de seis anos, enfrenta o primeiro Verão com a sua nova família adoptiva, na Catalunha. Antes do fim da estação, a menina tem de aprender a lidar com as suas emoções e os pais adoptivos têm de aprender a amá-la como se fosse filha deles. Marcado por momentos de exuberância infantil e pensamentos amadurecidos, este drama de crescimento, passado entre tonalidades veranis, é um retrato extraordinariamente enternecedor de como ser criança num mundo de adultos, assente nos desempenhos impecáveis das duas jovens estrelas.
Prémios: Nomeado e vencedor de várias honras, incluindo dois prémios na Berlinale e cinco Prémios Gaudí.
VIAGEM A ITÁLIA
Título Original: Viaggio in Italia
Realização: Roberto Rossellini
País: Itália, França
Idioma: Inglês, Italiano
Ano: 1954
Género: Drama
Duração: 75 min
Sinopse: Os Joyce são um casal inglês interpretado por Ingrid Bergman e George Sanders que viaja para Itália com o objectivo de ver uma propriedade perto de Nápoles, recentemente herdada. Rossellini transforma a história de um casal aborrecido a viajar por Itália numa história sobre crueldade e cinismo, à medida que o casamento destas duas personagens se desintegra.
VICTORIA
Título Original: Victoria
Realização: Sebastian Schipper
País: Alemanha
Idioma: Alemão, Inglês, Espanhol, Turco
Ano: 2015
Género: Drama
Duração: 133 min
Sinopse: Victoria é uma jovem espanhola que se diverte numa discoteca da cidade de Berlim, Alemanha. Lá, ela conhece Sonne, por quem se sente atraída, e Boxer, Blinker e Fuß, os três amigos dele. Os quatro amigos acabam por arranjar problemas e roubar um carro, conduzido por Victoria. O que começou como uma aventura inocente e divertida, acabou por se transformar num pesadelo de proporções inimagináveis… Filme dramático e ultra-realista que acompanha os atores num único plano-sequência de duas horas e vinte minutos.
Prémios: Nomeado e vencedor de vários prémios, incluindo o Urso de Prata da Berlinale.
Podes encontrar todos estes filmes no site da FILMIN. Segue o link e boa sorte na tua aventura cinematográfica pelas maravilhas da Europa.
[tps_footer]
[/tps_footer]