European Film Challenge | 50 grandes filmes europeus

Como ajuda para o European Film Challenge, a partir do qual se pode ganhar uma viagem a Cannes, oferecemos uma lista de excelentes filmes europeus que podes encontrar online

1 de 50

Como introdução, relembremos aquilo que já tínhamos publicado em artigos anteriores:

Entre 15 de fevereiro e 15 de abril, o EFC desafia-te a veres o maior número de filmes europeus e a partilhares uma foto no seu site. Os participantes têm dez semanas para verem dez filmes e no final será escolhido um vencedor de cada um dos oito territórios para ir ao Festival de Cannes (14 a 25 de maio) deste ano com viagens, estadia, e passe pagos! Para além de Portugal, o evento está presente na Lituânia, na Estónia, na Croácia, na Sérvia, na Húngria, na Finlândia, e em Espanha.
Para participar é simples! O European Film Challenge é um desafio baseado em pontos e cada utilizador adiciona pontos ao ver filmes europeus: 4 pontos por ver um filme, 3 pontos por adicionar uma nova plataforma (VOD, cinema, DvD, etc), 5 pontos por ver um filme na plataforma FILMIN, mais pontos extra dados semanalmente através de desafios especiais, e pelo convite de amigos.

Esta é uma oportunidade imperdível, especialmente se fores um cinéfilo que já regularmente vê filmes europeus. Considerando isso mesmo, decidimos oferecer aqui uma lista de recomendações baseada em obras que se encontram, de momento, disponíveis na plataforma online da FILMIN. Para elaborar esta lista tentámos corresponder aos critérios do desafio, mas optamos por excluir obras portuguesa pois essas merecem uma lista individual. Além disso, para impedir que alguns cineastas dominassem a lista de recomendações, cada realizador só teve direito a um título nesta pequena coleção.

Se mais demoras, usa as setas para explorar os diferentes slides da lista, sendo que os filmes estão ordenados por ordem alfabética. O primeiro filme é…

Lê Também:
A Volta ao Mundo em 80 Filmes

45 ANOS

45 anos andrew haigh european film challenge
A lacerante dissecação de um matrimónio com extraordinários desempenhos dos seus atores principais.

Título Original: 45 Years

Realização: Andrew Haigh

País: Reino Unido

Idioma: Inglês

Ano: 2015

Género: Drama

Duração: 91 min

Sinopse: Casados há 45 anos e sem filhos, Kate e Geoff Mercer preparam-se para celebrar o seu aniversário de casamento com uma festa, quando Geoff recebe uma carta que abala o casal. A carta, vinda da Suíça, informa-o de que foi descoberto um cadáver: o de Katya, a mulher com quem ele namorou antes de Kate, que faleceu ao cair numa fissura de um glaciar, quando o casal andava a caminhar numas férias em 1962. Embora Kate continue a preparar a festa e o casal partilhe alguma emoção romântica quanto a isso, ela fica cada vez mais perturbada pela preocupação de Geoff com Katya. À medida que se aproxima a data do aniversário de casamento, o casal mergulha cada vez mais no seu passado, pondo o seu futuro em causa.

Prémios: Nomeado para o Óscar de Melhor Atriz, vencedor dos prémios de Melhor Atriz e Melhor Ator da Berlinale.

1 de 50

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *