© Feira do Livro de Lisboa

Feira do Livro de Lisboa 2023 bate recorde inédito

Semanas depois do final da 93ª edição da Feira do Livro de Lisboa, há um resultado impressionante, que bateu todos os recordes!

A última edição da FLL procurou melhorar em relação ao ano passado, com mais oferta e mais inclusão para os visitantes. Nesse sentido, a 93ª edição contou com 981 marcas editoriais representadas por 139 participantes, distribuídos por 340 pavilhões, e ainda, com um renovado Espaço dos Pequenos Editores. Além disso, a organização atualizou o famoso passadiço, distribuiu mais zonas de estar e de sombra, reposicionou alguns equipamentos de apoio, assim como também criou novos conceitos de restauração, com maior diversidade. Mas não ficou por aí, reviu os acessos aos pavilhões e instalou zonas sanitárias com mais equipamentos para pessoas de mobilidade reduzida. Estes fatores e outros, contribuíram para bater um recorde inédito.

Lê Também:   Feira do Livro Lisboa 2023 | Horários e Novidades

Assim sendo, após 20 dias de muita leitura e entretenimento, o evento recebeu um total de 894 mil visitantes, um aumento no número total de visitantes, reafirmando a sua posição como um dos principais eventos culturais do país. Segundo o estudo da IPSOS realizado durante o evento, 16% dos inquiridos (143 mil) foi à Feira do Livro de Lisboa pela primeira vez e a presença dos jovens continua a destacar-se, com mais de metade dos visitantes (59%) a situar-se abaixo dos 34 anos. A faixa etária mais comum encontra-se entre os 18 e 24 anos, correspondendo a 1/3 dos visitantes (33%). 3 de Junho foi o dia com mais visitantes, contabilizando 82 mil pessoas. Além de todos os livros que foram levados para casa, também milhares de títulos fizeram o percurso inverso e foram deixados na Feira, no âmbito da campanha “Doe os seus Livros” – uma parceria da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) com o Banco de Bens Doados (BBD). Nesta edição foram doados 49.300 livros, que foram devidamente encaminhados para várias instituições de solidariedade com crianças, dando continuidade à promoção da leitura entre os mais jovens.

Lê Também:   Feira do Livro Lisboa 2023 | Evento literário vai ter mais dias

Para Pedro Sobral, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), os resultados obtidos são um orgulho enorme, “foi mais uma edição que superou as expectativas. Não só porque foi necessário fazer alguns ajustes à duração, mas também porque aqui e acolá o clima não ajudou o que levou a alguma cautela nas primeiras projeções quantitativas e qualitativas que fomos fazendo. A afluência e o entusiasmo que fomos vendo ao longo da Feira, quer dos visitantes, quer dos editores e livreiros, superaram novamente o ano passado que considerámos irrepetível. No entanto, esta 93.ª edição acabou por ser a maior e melhor Feira do Livro de sempre, fixando este período de maio/junho como o ideal para continuar a vingar a principal missão dos associados da APEL que é a promoção dos índices de leitura e literacia em Portugal. Estamos em crer que a Feira do Livro de Lisboa é um dos principais instrumentos para a atração e formação de novos leitores de todas as gerações e que se tornou o principal evento cultural do País.”.

Lê Também:   Feira do Livro Lisboa 2023 | Programação completa

A Feira do Livro de Lisboa assume-se como um momento especial e marcante no calendário anual, sendo de destacar que é um evento recomendado por 91% das pessoas que o visita.

VIDEO | RECORDA A FEIRA DO LIVRO DE LISBOA 2023

Passaste por lá? Quantos livros compraste?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *