© 2023 Warner Bros. Ent. All Rights Reserved.

Os méritos de Dune 2 com Timothée Chalamet para triunfar nos Óscares 2025

“Dune 2” de Denis Villeneuve está a dar muito que falar, mas será que vai conseguir triunfar nos Óscares 2025?

Lê Também:   Os 6 melhores filmes para ver na Netflix, Disney+, Prime Video, Apple TV+ e HBO Max (8 a 14 de Abril)

SUMÁRIO

  • Em 2021, “Dune” de Denis Villeneuve conseguiu 10 nomeações aos Óscares e 6 vitórias;
  • “Dune 2” é já um maior sucesso de crítica e público que o primeiro;
  • Irá a Academia voltar a abraçar “Dune” nos Óscares?

Publicado em 1965, “Dune” de Frank Herbert segue a história de um jovem nobre, Paul Atreides, na sua jornada por se tornar no líder que nasceu para ser, num planeta inóspito e repleto de inimigos, quer naturais, quer de concorrentes ao seu lugar. A primeira parte foi adaptada ao cinema em 2021 pelas mãos de Denis Villeneuve, tendo conquistado 10 nomeações aos Óscares, das quais seis resultaram em vitória.

Lê Também:   Este épico com 93% no Rotten Tomatoes é o filme mais visto em Portugal
© Warner Bros.

Dado ao sucesso, a saga de Denis Villeneuve regressou aos cinemas com “Dune: Parte Dois”, a continuação da jornada mítica de Paul Atreides (Timothée Chalamet ), que se une a Chani (Zendaya) e aos Fremen durante um golpe de vingança contra os conspiradores que destruíram a sua família. Ao enfrentar uma escolha entre o amor da sua vida e o destino do universo, ele lutará para evitar um futuro terrível que só ele pode prever. O elenco conta ainda com Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Javier Bardem, Dave Bautista, Stellan SkarsgårdChristopher Walken, Florence Pugh, Austin Butler, e Léa Seydoux.

Com 697.500 milhões já arrecadados, “Dune 2” é já um maior sucesso de público e de crítica do que o primeiro. De que forma tal se irá refletir no desempenho do filme nos Óscares 2025?

Lê Também:   Esta série tem 100% no Rotten Tomatoes e está de volta à HBO Max
© Warner Bros.

Quando olhámos para o que os candidatos mais cotados aos Óscares 2025, é possível perceber que há várias possibilidades e ainda muita incertezas. Sem cineastas queridos da Academia como Steven Spielberg ou Martin Scorsese no horizonte, é possível ir um pouco mais além nas análises.

Um filme que sai por cima nestas especulações inicais acaba por ser “Dune 2” já que é o único grande concorrente que já foi visto pela generalidade do público. Por norma, a Academia tende a não ser muito receptiva a sequelas quando o primeiro foi um sucesso com eles, como nos mostra o desempenho de “Avatar: O Caminho da Água”. O primeiro em 2010 conseguiu 10 nomeações e 3 vitórias, ao passo que a sua sequela conquistou apenas quatro nomeaões e uma vitória. Além disso, este vai ser um ano recheado de sequelas a filmes vencedores do Óscar como ” “Furiosa: Uma Saga Mad Max”, “Joker Loucura a Dois”“Gladiador 2”, o que complica ainda mais o cenário de triunfo para “Dune 2”.

Lê Também:   Os 6 melhores filmes e séries para ver na Netflix, Prime Video, Apple TV+ e HBO Max (15 a 20 de Abril)

Para além disso, há uma grande omissão cometida pelos Óscares que os fãs esperam agora que seja corrigida, Denis Villeneuve que falhou em Melhor Realizador. Há quem acredite que Villeneuve conseguirá não só a nomeação mas também transformar a sua injustiça num argumento para a vitória. Não é impossível mas o que é certo é que o futuro de “Dune 2” nos Óscares está diretamente interligado com a forma como as outras sequelas se irão comportar em termos de crítica e público.

TRAILER| DUNE: PARTE 2

Qual é a tua aposta para o desmepenho de “Dune: Parte Dois” nos Óscares 2025?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *