"Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga" | © Netflix

Festival Eurovisão da Canção | Que filmes ver se gostas do concurso?

Maio é o mês de Festival Eurovisão da Canção. A MHD partilha contigo uma lista de filmes para ver se gostas do concurso. 

O Festival Eurovisão da Canção está de regresso em 2021 nos próximos dias 18, 20 e 22 de maio e estamos ansiosos por mais uma edição. Portugal é um dos 39 países a concurso com a canção “Love is On My Side”, dos The Black Mamba e o festival decorrerá em Roterdão, nos Países Baixos. Apesar de não ser a favorita segundo a casa das apostas estamos a torcer pelo sucesso da nossa canção, a primeira vez que Portugal elege uma música em inglês para representar no certame.

Todos queremos vibrar para saber qual a posição que Portugal obterá este ano e queremos descobrir também a melhor canção do ano para o júri e votantes eurovisivos, assim como saber para onde o festival nos levará em 2022. O Festival Eurovisão da Canção é poucas vezes falado na MHD, mas não queremos deixar passar mais um ano em vão. Somos apaixonados pelos seus valores de união e espectáculo que envolvem o festival que temos a certeza que quem gosta de cerimónias televisivas a la Hollywood também não resiste a espreitar o programa.

Love is On My Side | Portugal na Eurovisão 2021

Depois de um ano atribulado em que a pandemia obrigou ao cancelamento do certame, o Festival Eurovisão da Canção volta com mais força e com todas as medidas de contenção de pandemia COVID-19 adoptadas. Mesmo assim, nem tudo foi mau para o certame e aquilo que o envolve em 2020, uma vez que a Netflix distribuiu pelo mundo fora “Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga” (lê a nossa crítica aqui), o filme musical que obteve uma nomeação aos Óscares 2021 na categoria de Melhor Canção Original (ouve todas as nomeadas) e aplausos de diferentes frentes eurovisivas. Foi um ano atípico para o festival que não será esquecido.

Desta forma, enquanto aguardamos pela edição de 2021, queremos celebrar o Festival Eurovisão da Canção com uma lista de filmes que todos os seus fãs deverão ver. Nem sempre a Eurovisão esteve ligada à sétima arte, mas há algo que têm em comum seja ao nível do mais descomunal ao mais sintético e artificial. Cada música da Eurovisão, como cada filme que vemos levamo-nos para uma espiral de emoções intensas, que ora nos conduzem à lágrima, à alegria e ao apogeu da nossa alma. Sentimos tudo dentro de nós de uma maneira bastante díficil de descrever.

Enfim, segue a leitura deste artigo e conhece os filmes a ver se gostas da Eurovisão. A nossa viagem começa nos anos 80 com um musical que refere imediatamente o melhor filme de todos os tempos (“Citizen Kane – O Mundo a Seus Pés”), até à adaptação da Netflix com Will Ferrell e Rachel McAdams. Até temos um filme português como sugestão! Parece inacreditável, mas a Eurovisão e o cinema têm tanto em comum que poucas vezes pensamos nisso.

Segue as setas abaixo e conhece todos os filmes que deves ver caso sejas fã do Festival Eurovisão da Canção. 




Xanadu (1980) de Robert Greenwald

Em Xanadu, os deuses da mitologia grega descem à terra para ajudar os humanos. Entre eles, Kira, deusa da dança, que vem ajudar Sonny Malone, um artista incompreendido que quer abrir uma casa noturna bem diferente.

Onde posso ver “Xanadu”? Se gostas do Festival Eurovisão podes assistir a este filme protagonizado por Olivia Newton-John e Gene Kelly em DVD, disponível através da Fnac.pt.




Cantar! (2016), de Garth Jennings, Christophe Lourdelet

Num mundo como o nosso, mas totalmente habitado por animais, este filme acompanha a vida de Buster Moon, um ativo Coala que preside um, outrora grande, teatro que caiu em decadência. Buster é um eterno otimista – ok, talvez um pouco malandro – que a adora o seu teatro acima de tudo e que fará tudo para o preservar. Agora enfrentando o desmoronamento da ambição da sua vida, tem uma última hipótese de restaurar a joia desvanecida às glórias do passado, ao produzir a maior competição de canto do mundo. Emergem assim cinco participantes: Um rato que canta tão bem como engana, uma tímida jovem elefante com umenorme receio do palco, uma sobrecarregada mãe de uma ninhada de 25 leitões, um jovem gangster gorila que sequer afastar dos crimes da família e uma porco-espinho punk-rock que luta por se ver livre do namorado arrogante e começar a cantar a solo. Cada animal apresenta-se a Buster acreditando que será esta a sua oportunidade de mudar o curso da vida.

Onde posso ver “Cantar!”? Se gostas do Festival Eurovisão podes comprar o DVD desta obra musical através da Fnac.pt.




A Glória dos Campeões (2007), de Josh Gordon e Will Speck

Michaels e MacElroy já se tinham cruzado antes em campeonatos mas o seu mais recente cara a cara nos Mundiais – onde ficaram empatados – tem um resultado explosivo: Chazz e Jimmy são convocados pelo comité desportivo, destituídos das suas medalhas e para sempre banidos da vida desportiva. Como única forma de retomar a patinagem, tudo o que Chazz e Jimmy terão de fazer é pôr de parte o seu ódio de longa data e aliarem-se como o primeiro par masculino na história da patinagem artística. Resta apenas saber se o desporto lhes sobreviverá…

“A Glória dos Campeões” é um dos filmes desportivos mais exuberantes do século XXI, onde o desporto é tratado com a elegância e o charme necessários. Para veres este filme muito semelhante a “Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga” e também protagonizado por Will Ferrell podes alugá-lo através do Google Play Store.




Um Ritmo Perfeito (2012), de Jason Moore

Caloira na Universidade de Barden, Beca é levada a juntar-se ao grupo de raparigas que formam um coro a cappella. E as Barden Bellas têm um desafio pela frente: arrasar os rapazes que formam o coro masculino. E, assim, a rebelde Beca vê nestas novas – e indesejadas – amizades uma oportunidade para se aproximar de Jesse.

Não há nada como cantar em acapella! Na Eurovisão já muitos artistas o fizeram por isso recomendamos-te a assistires à trilogia de “Um Ritmo Perfeito”, regularmente exibida no Canal Hollywood e também disponível em DVD na Fnac.




007 – Contra Goldfinger (1964), de Guy Hamilton

Protagonizado por Sean Connery, a terceira aventura de James Bond inaugurou um estilo que se iria repetir em todas as sequelas, misturando doses industriais de acção, humor, mulheres bonitas e impressionantes engenhos como os que equipam o elegante Aston Martin do agente. Goldfinger (Gert Fröbe) é um milionário obcecado pelo brilho do ouro e, acima de tudo, pelo seu valor. Quando o Banco de Inglaterra descobre que alguém está a armazenar grandes quantidades do precioso metal, James Bond é enviado para investigar. O agente cedo descobre que Goldfinger planeia cometer “o crime do século”, numa manobra que visa multiplicar a sua fortuna, mas que conduzirá a economia mundial ao caos. Para frustar os planos do seu inimigo, Bond terá de enfrentar um sem número de adversários, desde o temível Oddjob à “sexy” Pussy Galore (Honor Blackman).

Como não poderia deixar de ser recomendamos uma obra cinematográfiáca de James Bond, tendo em conta a influência das suas canções em algumas músicas eurovisivas. “Rise Like a Phoenix” interpretada por Conchita Wurst foi a única canção inspirada em “Goldfinger” de Shirley Bassey a vencer o certame pela Áustria. “007 – Contra Goldfinger” está disponível em Bluray na FNAC.pt.



Priscilla, Rainha do Deserto (1994), de Stephan Elliott

Três “drag queens” de Sydney (Hugo Weaving, Guy Pearce e Terence Stamp) a quem a vida corre mal aceitam fazer um espectáculo em Alice Springs, no centro da Austrália. Para lá chegar, atravessam o deserto num autocarro pintado de cor-de-rosa a que chamam Priscilla. A viagem faz-se com paragens frequentes e alguns incidentes bastante engraçados. Um delicioso “road-movie” australiano, que tem tanto de cómico como de comovente e traz a curiosidade de apresentar o veterano dos filmes de terror Terence Stamp num papel muito diferente do habitual.

As draq queens estão muitas vezes presentes com todo o glamour e talento na Eurovisão. Por isso escolhemos um filme vencedor do Óscar da Academia para celebrar as drag queens. Não é por acaso que escolhemos um road-movie proveniente da Austrália, tendo em conta que o país passou a ser convidado anualmente para o certame desde 2015. Para veres “Priscilla, Rainha do Deserto” basta comprares o seu dvd na FNAC.pt.




Mamma Mia 2: Here We Go Again (2018), de Ol Parker

Alguns anos após os eventos do primeiro filme, Sophie vive com Sky na ilha grega de Kalokairi e aguarda impacientemente o nascimento do primeiro filho de ambos. Um pouco insegura em relação às responsabilidades que a maternidade implica, a rapariga inspira-se na história de vida de Donna, a sua mãe que, mesmo sozinha, conseguiu vencer todos os obstáculos. E com a ajuda de Tanya e Rosie, as melhores amigas de Donna, faz uma viagem aos loucos anos 1970, quando a progenitora conheceu os três grandes amores da sua vida, fez parte do trio Donna & the Dynamos e se tornou proprietária de um pequeno hotel numa ilha paradisíaca. No percurso, Sophie vai conhecer alguém muito especial: Ruby Sheridan, a sua excêntrica avó materna.

As maiores estrelas do cinema e da música internacional juntam-se neste filme que dá continuidade à história de Donna, Sophia e dos seus 3 maravilhosos pais. A adaptação musical das canções dos ABBA, vencedores do Festival Eurovisão da Canção com “Waterloo” em 1974 tem Meryl Streep, Amanda Seyfried, Pierce Brosnan e a própria Cher no elenco. Tanto o primeiro filme como esta sequela estão disponíveis no catálogo da Netflix.




Celine: Through the Eyes of the World (2010), de Stéphane Laporte

“Celine: Through the Eyes of the World” é o nome do documentário sobre a cantora canadiana Céline Dion durante a sua tour ‘Taking Chances’. Durante 2008 e 2009, a artista deu espectáculos em cinco continentes, vinte e cinco países e noventa e três cidades. Foi a primeira tour de Celine Dion em nove anos e e vendeu mais de três milhões de bilhetes.

Quem ainda se lembra quando Céline Dion venceu o Festival Eurovisão da Canção em 1988 em nome da Suíça? O país tem uma longa história na Eurovisão, por isso recomendamos-te a conheceres mais sobre uma das suas estrelas através deste documentário. Podes encontrar “Celine: Through the Eyes of the World” em DVD na Worten.




Nel blu dipinto di blu (1959), de Piero Tellini

Turi, um jovem siciliano, ganha a sua vida em trabalhos temporários e ao cantar em tavernas em um bairro popular de Roma.

Uma das canções de maior sucesso da Eurovisão, que representou a Itália em 1958 é também o título do filme italiano protagonizado pelo próprio intérprete da canção Domenico Modugno. Filme praticamente desconhecido do público português está disponível por completo e com legendas no Canal de Youtube Films&Clips. Além de Modugno, o filme conta com Giovanna Ralli, Evelyn Stewart, Riccardo Garrone, Juan Calvo e o icónico Vittorio De Sica.




Trolls (2016), de Mike Mitchell, Walt Dohrn

Os trolls são pequenas e doces criaturas cujas cores chamativas e cabelos pontiagudos os tornam ainda mais adoráveis. A sua alegria é diariamente demonstrada em cantigas, danças e abraços incessantes. Mas têm outra característica que em nada os favorece: um sabor delicioso. São por isso muito apreciados pelos bergens, os seus antípodas em termos de beleza, tamanho e sentido de humor. É neste contexto que Poppy, a líder mais optimista e feliz que alguma vez existiu, se vê obrigada a salvar a sua tribo das garras dos seus inimigos. A seu lado – para o bem e para o mal – terá Branch, um pequeno troll que, ao contrário da maioria, é altamente paranóico, pessimista e de mau feitio. Apesar das claras diferenças das suas personalidades, e do modo diametralmente oposto como encaram a vida, os dois acabam por compreender que têm muito que aprender um com o outro…

Ainda te lembras quando Justin Timberlake atuou na Eurovisão em 2016 para apresentar a música de “Trolls“? Pode parecer agora uma realidade distante, mas na verdade foi muito abordado na época. O êxito de “Can’t Stop This Feeling” mantém-se até hoje e a música acabou nomeada ao Óscar de Melhor Canção Original. Para veres este maravilhoso filme infantil basta podes comprar o DVD na FNAC.pt.




Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga

Dois cantores perseguem o sonho de se tornarem estrelas da pop numa competição internacional, onde a pressão, os rivais e outras peripécias vão pôr à prova os seus laços.

Podes ver “A História dos Fire Saga” na Netflix.




Bem Bom (2021), de Patrícia Sequeira

Em 1979, quatro jovens são contratadas para formar uma girls band. Sabem cantar, brilham a dançar, escandalizam o país e tornam-se um fenómeno de popularidade.

Ansioso pela estreia de “Bem Bom” sobre As Doce, as representantes de Portugal na Eurovisão 2021? Fica atento ao guia das estreias da MHD.

Os apresentadores da Eurovisão 2021 são Chantal Janzen, Edsilia Rombley, Jan Smit e Nikkie de Jager. Estás ansioso para a edição deste ano? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *