Este filme premiado em Cannes chega à televisão portuguesa já esta semana
Todas as semanas a RTP2 exibe vários filmes na sua programação, normalmente na faixa horária das 23h. De vez em quando, o canal público também traz algumas estreias. Agora, é a vez de “Broker – Intermediários” (2022, Hirokazu Kore-eda).
A saber, este filme fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes de 2022, onde venceu alguns prémios. Aborda uma situação de adoções ilegais.
Qual a narrativa de Broker – Intermediários?

A ação de “Broker – Intermediários” decorre em Busan, na Coreia do Sul. No centro da narrativa estão as Caixas de Bebés. Estas caixas são colocadas nas igrejas para que bebés sejam entregues para adoção. A jovem mãe So-young é uma das que deixa o seu bebé numa destas caixas. Paralelamente, Sang-hyun, dono de uma lavandaria sempre em dívidas, e Dong-soo, que cresceu num orfanato e trabalha numa associação que acolhe bebés abandonados, passam na igreja e levam o bebé em segredo, numa noite chuvosa.
Na verdade, Sang-hyun e Dong-soo vendem os bebés órfãos que recolhem a casais ricos que não conseguem ter filhos. Assim, conseguem contornar toda a burocracia da adoção legal. No dia seguinte, de forma inesperada, So-young regressa ao local com o objetivo de trazer o bebé de volta. Entretanto, ela cruza-se com os dois homens que lhe contam tudo. Juntos, acabam por embarcar numa viagem para entrevistar os potenciais pais adotivos.
Mas, a detetive da polícia Su-jin e a sua colega Lee estão atentas e a investigar. Querem apanhá-los em flagrante e fechar esta investigação.
“Broker – Intermediários” é, pois, uma história comovente, irónica e divertida sobre crime e compaixão que não deves mesmo perder.
Quando podes ver o filme?
“Broker – Intermediários” vai ser exibido na RTP2 já amanhã, sexta-feira 28 de novembro às 22h58, logo após a exibição do segundo episódio da série “Amor Verdadeiro” (2024, Charlie Covell e Iain Weatherby) e do programa “Folha de Sala”.
Fazem parte do elenco deste filme nomes como, por exemplo, Song Kang-ho (que interpreta Ha Sang-hyun) – também conhecido pelo seu papel de Ki Taek em “Parasitas” (2019, Bong Joon Ho) -, Gang Dong-won (Dong-soo), Bae Doona (Su-jin) – Sun Bak em “Sense8” (2015-18, Lana Wachowski, Lilly Wachowski e J. Michael Straczynski) -, Lee Ji-Eun (Moon So-young) – também conhecida como cantora com o nome artístico IU -, Lee Joo-young (Detetive Lee), Seung-soo Im (Hae-jin), Park Ji-yong (Woo-sung), entre outros.
Qual o alcance do filme?

Como referi, “Broker – Intermediários” foi premiado no Festival de Cannes de 2022. Nessa ocasião o filme venceu o prémio de melhor ator (Song Kang-ho) e o prémio do júri ecuménico. A saber, o realizador japonês Hirokazu Kore-Eda é presença frequente em Cannes. O autor venceu mesmo a Palma de Ouro em 2018 com o filme “Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões”.
Mais tarde, em Portugal, a longa-metragem fez ainda parte da seleção oficial do LEFFEST – Lisboa Film Festival.
Apesar de não ter sido um filme muito aclamado pelo público, tem uma excelente taxa aprovação de 94% dos críticos, segundo o site agregador Rotten Tomatoes.
Na Magazine.HD, por ocasião da passagem do filme no LEFFEST, Cláudio Alves referiu: “Há grande brio na execução formal da premissa, especialmente no que se refere à montagem feita pelo próprio Kore-eda. Louvamos a flexibilidade de registos, o modo como negoceia estranhos humores com base em material que, a uma primeira análise, nos parece digno de lamentosa tragédia. Também há que aplaudir os atores, todos eles esplendorosos na criação de personagens multidimensionais, prontas a esquivar-se a qualquer redução moralista ou molde arquetípico.”
Mais tarde, com a estreia comercial do filme, em janeiro de 2023, João Garção Borges elogiou o argumento e a montagem: “Na verdade, um dos mais importantes aspectos deste curioso filme reside no modo como se articula a estrutura do argumento com a capacidade do guião dar origem a uma planificação e a uma montagem clara e objectiva, capaz de nos revelar uma evolução de comportamentos (…).”


