Loro

10 filmes a não perder na 12ª Festa do Cinema Italiano

[tps_header]

São mais de 60 filmes exibidos na 12ª Festa do Cinema Italiano e queremos dar-te a conhecer quais aqueles que não podes mesmo perder!

[/tps_header]

Ciao a tutti e benvenuti alla Festa do Cinema Italiano! Quem não é fã de cinema italiano e dos cineastas herdeiros da matriz felliniana? Quem é que não gosta dos atores italianos que nos fazem rir e chorar por mais? Ou quem é que não é fã da gestualidade da língua italiana tão bem representada pela sétima arte? Faltam poucos dias para a 12ª Festa do Cinema Italiano começar e nós não poderíamos estar mais radiantes!

O maior festival em Portugal dedicado à cinematografia italiana regressa para entreter o público e fazê-los pensar sobre as tão distintas realidades sociais, políticas e artísticas da Itália. Este ano são mais de 6o filmes exibidos na Festa do Cinema Italiano e, para que não fiques indeciso sobre quais os filmes que deverás assistir, damos-te a conhecer uma lista de dez obras cruciais que marcam a Festa.

Festa do Cinema Italiano
Cartaz da 12ª Edição da Festa do Cinema Italiano

Por muito que queiras ver todos os filmes não será certamente possível, mas existem alguns filmes que saltam à vista mais do que outros na edição deste ano da Festa.

Lê Também:   12ª Festa do Cinema Italiano | Apresentação do festival

De antestreias, a reposições de filmes importantes da história cinematográfica italiana, a 12ª Festa do Cinema Italiano tem obras para todos os gostos, e para todas as pessoas. “Il Postino”, de Michael Radford e Massimo Troisi, também ele ator protagonista do filme, está de regresso para reposição, depois de ter sido celebrado na edição anterior da Festa. Relembremos que na edição passada da Festa do Cinema Italiano estivemos à conversa com Lorenzo Baraldi e Gianna Gissi numa entrevista exclusiva e memorável.

Foco ainda nesta edição para a exibição dos filmes da carreira de Nanni Moretti, numa retrospetiva exaustiva, levada a cabo pela Festa do Cinema Italiano em colaboração com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.

Entre os projetos mais recentes o nosso grande destaque vai para o drama “Sulla Mia Pelle” (2018), sem dúvida alguma o filme italiano que oferece uma das melhores interpretações do cinema não só italiano como mundial de 2018, dada pelo ator protagonista Alessandro Borghi. Borghi estará presente para apresentar “Sulla Mia Pelle” na Festa do Cinema Italiano. O sucesso de “Sulla Mia Pelle” foi celebrado pela Academia Italiana de Cinema, ao receber 9 nomeações aos David di Donatello Awards 2019, e venceu dois incluindo Melhor Ator e Melhor Realizador Estreante para Alessio Cremonini.

Com estas exibições prova-se, como sempre, que na Festa do Cinema Italiano há espaço para o novo, e aquilo que de melhor foi feito no passado e que não pode ser esquecido.

Conhece a seguir os 10 filmes a não perder na 12ª Festa do Cinema Italiano! Benvenuti!




NOITES MÁGICAS

Festa do Cinema Italiano
Notti Magiche

Itália nos anos 90. Um conhecido produtor de cinema é encontrado morto no rio Tibre e os principais suspeitos são três jovens aspirantes a argumentistas. Ao longo de uma noite na esquadra da polícia, passam em revista a sua aventura tumultuosa, emotiva e irónica nas ruas de Roma, no crepúsculo da era gloriosa do grande cinema italiano.

“Noites Mágicas” mistura os géneros do film noir e da comédia satíricas, e tem realização de Paolo Virzì num argumento do próprio Virzì em colaboração com Francesca Archibugi e Francesco Piccolo. Mauro Lamantia, Giovanni Toscano e Irene Vetere partilham o protagonista no filme que foi escolhido para a sessão de abertura da 12ª edição da Festa do Cinema Italiano.

Clica aqui para conheceres o horário de exibição e o trailer de “Notti Magiche”.




TEMPORALE ROSY

Festa do Cinema Italiano
Temporale Rosy

Nesta longa-metragem de Mario Monicelli conhecemos Raoul, que tem hipóteses de se tornar o próximo campeão de boxe. Numa aposta, tenta partir uma porta com o punho. Apesar de ganhar a aposta, parte a mão; a sua carreira está arruinada. Começa a trabalhar numa feira onde conhece o furacão Rosy pela primeira vez. Quando volta a vê-la, já é estrela do espetáculo de wrestling feminino de Mike Fernando. Apaixonam-se mas o amor deles deverá sobreviver à crescente fama de Rosy e à inveja violenta de Raoul. Filme de 1980 com Gérard Depardieu, “Temporale Rosy” é uma das reposições a não perder na 12ª edição da Festa do Cinema Italiano. Mario Monicelli apesar de adorar o projeto nunca recebeu a visibilidade merecida. Agora o público português terá direito de (re)ver esta obra cinematográfica!

Clica aqui para conheceres o horário de exibição e o trailer de “Temporale Rosy”.




MADE IN ITALY

Festa do Cinema Italiano
Made in Italy

Riko é um homem com grandes virtudes, mas com pouca sorte, preso a um trabalho que não lhe permite manter a família e em luta contínua contra uma sociedade que não o representa. Mas Riko tem um recurso especial, os seus amigos, com os quais enfrenta qualquer dificuldade. Numa Itália onde a precariedade profissional e sentimental se tornou normalidade, Luciano Ligabue, famoso músico italiano, conta-nos uma história de grande humanidade, onde os sentimentos das pessoas ecoam mais forte que tudo.

A canção original “Made in Italy”, de Luciano Ligabue foi aclamada pela crítica italiana e nomeada aos prémios Golden Ciak, entregues pela revista de cinema italiano Ciak. Os protagonistas desta história são Stefano Accorsi e Kasia Smutniak.

Clica aqui para conheceres o horário de exibição e o trailer de “Made in Italy”.




MICHELANGELO – INFINITO

Festa do Cinema Italiano
Michelangelo – Infinito

“Michelangelo – Infinito” é o primeiro filme de arte sobre o génio do Renascimento e da história da arte universal: Michelangelo Buonarroti. Um documentário onde o cinema e o mundo da arte se encontram para traçar o retrato do homem secreto e perturbado, capaz de contrastes e paixões fortes, mas também de mostrar grande coragem quando se trata de apoiar as suas crenças e ideologias.
Uma personalidade imortal, um dos maiores artistas que o mundo já viu, cuja rica e variada produção artística se tornou um marco na história da arte universal. Este filme surpreendente, filmado com as mais avançadas tecnologias de filmagem, refaz a principal produção pictórica e escultórica de Michelangelo, mostrando as suas obras mais famosas.
Filme inserido no ciclo “A Grande Arte no Cinema temporada 2018/19”, a decorrer em exclusivo nos cinemas UCI El Corte Inglés de Lisboa e Arrábida 20 do Porto.

Clica aqui para conheceres o horário de exibição e o trailer de “Michelangelo – Infinito”




A AMIGA GENIAL

Festa do Cinema Italiano
L’Amica Geniale

Como já é habitual, o melhor da televisão italiana também tem lugar na Festa do Cinema Italiano. “L’amica geniale” é uma série televisiva baseada no livro homónimo de Elena Ferrante e que é apresentada pela primeira vez ao público português na 12ª edição da Festa do Cinema Italiano. O festival de cinema dedica uma sessão à projeção dos dois primeiros episódios desta série, que conta a história de Lenu e Lila, duas amigas que se conhecem durante os anos 50, em Nápoles. Elena começa a escrever a história da sua amizade de 60 anos quando Lila parece ter desaparecido sem deixar rasto. No elenco da série estão Valentina Acca, Antonio Buonanno, Luca Gallone, entre outros.

Clica aqui para conheceres o horário de exibição e o trailer de “L’Amica Geniale”.




FIGLIA MIA

Festa do Cinema Italiano
Figlia Mia

Sardenha. Vittoria, uma menina de 10 anos, está dividida entre duas mães. Tina, que a criou com amor e dedicação e Angelica, uma jovem marginal, que inesperadamente a reclama. Uma história de maternidade imperfeita e laços inextricáveis, sentimentos esmagadores e feridas antigas, que marcam o crescimento de Vittoria, num verão de medos, perguntas, descobertas e mudança.

Alba Rohrwacher e Valeria Golino são as protagonistas deste filme realizado por Laura Bispuri.

Clica aqui para conheceres o horário de exibição e o trailer de “Figlia Mia”.




IL PRIMO RE

Festa do Cinema Italiano
Il Primo Re

Uma história intemporal, de amor, sangue e conflito. Dois irmãos em luta, sós no mundo. Num reside a força do outro, uma ligação destinada a transformar-se na lenda de Rómulo e Remo. Num mundo antigo e hostil vão desafiar a vontade dos deuses. Do sangue deles vai nascer uma cidade: Roma, e o maior império que a história jamais conheceu. Uma das produções italianas mais ambiciosas dos últimos anos.

A sessão do dia 7 de abril conta com a presença do realizador, Matteo Roverre, e no dia 14 de abril, estará presente o ator, Alessandro Borghi.

Clica aqui para conheceres o horário de exibição e o trailer de “Il Primo Re”.




LIKEMEBACK

Festa do Cinema Italiano
Likemeback

Acabadas de sair do liceu, Lavinia, Carla e Danila partem para umas férias num iate. Acompanhadas apenas pelo skipper, as três raparigas navegam pela costa da Croácia, no que para elas é o começo de uma nova era. Cheias de sonhos, livres e descontraídas, são ao mesmo tempo vítimas do fascínio das redes sociais, em constante procura de uma efémera popularidade virtual e não percebem que o mundo à sua volta pode tornar-se perigoso se não voltarem rapidamente à realidade.

O realizador, Leonardo Guerra Seràgnoli, estará presente nas sessões do filme.

Clica aqui para conheceres o horário de exibição e o trailer de “Likemeback”.




LORO (“LORO 1” + “LORO 2”)

Festa do Cinema Italiano
Loro

Empreendedores, cortesãos, políticos corruptos, bobos, acrobatas: é o circo à volta de Silvio Berlusconi. O filme põe no centro “eles”, os que contam pouco, os tubarões que frequentam o circo, que o chamam pelo nome, Silvio. Loro descreve a decadência do reino de Silvio Berlusconi e sobretudo da sua corte, com Toni Servillo no papel de Berlusconi. A Festa do Cinema Italiano exibe a versão original e integral do filme em duas partes inédita em Portugal.

Clica aqui para conheceres o horário de exibição de “Loro 1”. Para conheceres o horário de exibição de “Loro 2” deverás clicar aqui! Não percas este grande filme de Paolo Sorrentino dividido em duas partes!




SULLA MIA PELLE

Festa do Cinema Italiano
Sulla Mia Pelle

A história verídica de Stefano Cucchi, preso por um crime menor relacionado com posse de drogas leves, vítima de violência policial na esquadra. Entre o medo de contar a verdade e a recusa de ser tratado, o filme conta a última semana da vida deste jovem italiano, cuja morte comoveu a Itália. Uma grande interpretação de Alessandro Borghi.

Em Lisboa, a sessão conta com a presença do ator, Alessandro Borghi.

Clica aqui para conheceres o horário de exibição de “Sulla Mia Pelle”.

 

Vais assistir a algumas destas aclamadas obras do cinema italiano?

[tps_footer]

Lê Também:   Subscreve a Newsletter MHD

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *