Ted

Os Filmes em que a Apple foi a estrela

1 de 17

Como os lançamentos dos novos iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e do Apple Watch Series 4, nada melhor que conhecer alguns filmes e séries onde a Apple foi a estrela.  

“Apresentamos o novo…”, desta vez não apresentamos nenhum telemóvel, nenhum iPad, nenhum Mac, nem nenhum Apple Watch, mas sim um conjunto de filmes (e até algumas séries de televisão) em que qualquer um destes produtos da Apple surge, tanto à frente como atrás das câmaras, na maioria das vezes sem que nos passem despercebidos.

Na semana passada foram apresentadas novidades quanto aos novos iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e do Apple Watch Series 4, que serão lançados não tarda nada. Certamente depois de algum tempo estarão a ser utilizados pelas maiores estrelas de Hollywood num determinado projecto cinematográfico ou televisivo.

De facto, as técnicas de product placement, como qualquer ávido consumidor de filmes e programas de televisão se depara, é um ritual habitual na maioria dos programas de massas. Decorre justamente porque as marcas pagam aos estúdios e às empresas de produção uma taxa em troca do uso do produto num determinado projecto, demonstrando que o produto é muitas vezes rápido e funcional. E em boa verdade, a Apple tem uma história tão curiosa (e até divertida) de product placement no mundo do entretenimento, sobretudo no norte-americano, de onde a empresa é originária. Mesmo assim, é de referir que, como anunciado por várias vezes, a Apple não paga pela presença dos seus produtos no cinema. O que acontece é uma troca simbiótica, ou seja, os estúdios colocam produtos da Apple nos projectos e, como resposta, a Apple promove os filmes nos seus produtos.

Apple
Os novos iPhones

O fenómeno Apple no mundo do cinema e da televisão tem momentos tão peculiares quanto irónicos. Por exemplo, o surgimento de um iPhone em “Mamma Mia: Here We Go Again” foi considerado um desastre, não pelo produto em si, mas por alterar a ordem dos eventos, no sentido em que a história ocorria em 2003, quando o produto ainda não existia. Outros casos, como “Unsane”, o novo filme Steven Soderbergh além de filmado completamente num iPhone7 Plus, apresenta vários iPhones a serem utilizados pelas personagens. Até na pós-produção, o projecto protagonizado pela atriz Claire Foy recorreu à Apple, uma vez que Soderbergh editou o filme no seu MacBook Pro numa única noite.

Também eficazes foram os filmes biográficos sobre Steve Jobs, em que a presença dos gadgets da maçã não poderiam ser ignorados. Nomeadamente “Jobs” (2013), com Ashton Kutcher e de “Steve Jobs”, (2015), com Michael Fassbender.

Não precisamos de esperar pelo futuro, que ao fim ao cabo continuará a ser de êxitos para a Apple. É já presente o facto da Apple ser a maior estrela, tanto fora como dentro do ecrã. Prontos para os novos iPhones ou preferem apenas sonhar com eles através do cinema e da televisão? A seguir podes conhecer os filmes onde os produtos da Apple deram que falar. A grande maioria dos projectos que conhecerás a seguir são estreias deste ano para evidenciar como o product placement da Apple continua a dar frutos!

1 de 17

Lê Também:
10 filmes da autoria de Cineastas Femininas que não podes perder este ano