Foto original de Minh Pham na Unsplash

Vem aí o Fim dos canais analógicos de TV – Serei Afetado?

O processo de descontinuação dos canais analógicos já é antigo, mas o fim está à vista. Com isso em mente, e com confusão pelo meio, descobre se vais ser um dos afetados.

O assunto já não é novo, visto que o processo chegou à terceira fase do fim de emissões analógicas em 2012, com a chegada do TDT (Televisão Digital Terrestre). Com isto, quase todas as antenas analógicas terrestres desapareceram, passando para o TDT, com os quatros principais canais nacionais a chegarem através do sinal digital. No entanto, da parte das operadoras de comunicação, ainda há muito para fazer. As mais avançadas são a NOS e Nowo, enquanto que a MEO ainda disponibiliza 31 canais em formato analógico, e a Vodafone com 45 canais do mesmo formato. Ao poucos, as operadoras vão acabar por completo a transmissão analógica terrestre de vez, e alguns consumidores poderão ser afetados. Mas quem vai ser realmente afetado por esta mudança?




No final de contas, os consumidores que deverão ser afetados são aqueles que possuem televisores mais antigos, que não estejam ligados a uma caixa descodificadora (a típica box das operadoras), sem sintonizador digital integrado ou sem TDT. Contudo, não precisa de ser obrigatoriamente um televisor deste género, visto que os plasmas e LCD lançados antes de 2010 não têm sintonizador integrado. Se a sua televisão não corresponder com nenhum destes casos, não irá ser afetado. Além disso, maioria das televisões que têm sintonizador incorporado, são também compatíveis com os pacotes de televisão das operadoras. Se for um dos casos, terá de ver se a sua televisão é compatível para transmissão digital, e nós ajudamos a saber.

Lê Também:   Mapa das Séries | Estreias em junho de 2023

Assim sendo, a forma mais fácil para perceber se a sua televisão sintoniza canais digitais, é ir ao menu da televisão em causa, e sintonizar os canais – pode estar como “Pesquisar Canais” ou Sintonização de Canais”. A seguir, a opção a ser escolhida é “canais digitais” ou “canais DVB-C”. Se for compatível, a televisão sintonizará uma nova grelha de canais digitais. Caso contrário, não suporta o digital. Tendo em conta a mudança e o desaparecimento total do analógico, existem três opções para quem não tem um televisor compatível – um sintonizador TDT com DVB-C, uma nova box da sua operadora ou um televisor mais recente. Mas no final, o que dizem as operadoras, e que implicações terá na conta final a pagar?




Da parte da NOS, a operadora informa que o seu sinal de televisão passará a ser digital, por isso o consumidor terá de ter uma televisão capaz de sintonizar canais digitais. Caso não tenha, disponibiliza  um descodificador digital por 25.55 euros se comprar, senão terá o custo de 1.99 euros pelo aluguer mensal. Do lado da MEO, informa que alguns televisores deixarão de ter os canais analógicos sem a MEOBox, e só terão acesso aos 31 canais acima mencionados com televisores compatíveis com DVB-T ou TDT. A Vodafone está também na mesma situação. Caso seja um dos afetados, a DECO Proteste informa o consumidor que pode rescindir o contrato caso este sofra alterações unilaterais. Mas antes de tomar esta medida, verifique se o seu televisor é compatível pela norma usada pela sua operadora – MEO e Vodafone usa DVB-T, enquanto que a NOS e Nowo usam DVB-C.

Lê Também:   Estes são os 3 filmes da Netflix mais vistos em Portugal

Já testaste o teu televisor?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *