© Fred Duval via Shutterstock.com, ID 1968725890

David Gilmour considerou esta música uma “gravação perfeita”

Segundo David Gilmour, a canção “Heartbreak Hotel”, de Elvis Presley, tem tudo aquilo, em termos de produção, que uma música de rock deve ter. 

Os Pink Floyd foram uma banda absolutamente inovadora no que toca a composição e consequente gravação das músicas. The Dark Side of the Moon, por exemplo, é um dos álbuns mais aclamados da história do rock, seja pelas suas letras, solos impactantes ou a captação dos instrumentos e efeitos usados. E não é novidade nenhuma que uma das grandes cabeças da banda foi David Gilmour, o guitarrista que veio substituir Syd Barrett em 1967. Seja pela suas composições ou pela sua forma tão específica de “falar” com a guitarra elétrica, o guitarrista britânico é, sem dúvida alguma, dos músicos mais influentes do século XX.

Assim, é de se prestar atenção quando Gilmour aponta uma música específica como sendo uma das mais bem gravadas e produzidas da história.

Na altura em que os Pink Floyd surgiram, Elvis Presley era visto como “a estrela”. Não nos podemos esquecer que o rock ainda estava muito em crescimento nos anos 60. Era um estilo musical que procurava “terreno”, tendo-o encontrado mais para o fim da década, através de bandas e artistas como Eric Clapton, Beatles, Jimi Hendrix, Rolling Stones, entre outros. Antes disso, Elvis Presley era considerado (e ainda o é, por muitos apreciadores de música, até aos dias de hoje) o “Rei do Rock”. A sua influência nas bandas e artistas dos anos 60 não pode ser, então, ignorada.

Lê Também:   De Norte a Sul de Portugal, estes são os concertos em maio a não perder

Assim, não surpreende que David Gilmour tenha uma admiração própria por este artista, e em especial por esta música. Numa entrevista com a BBC, o guitarrista britânico disse que a canção era “(…) uma gravação perfeita. É tão simples, (…) todas as nuances, tudo nela é absolutamente afetuoso… É (…) simplesmente mágico”.

De facto, a gravação da faixa traz uma sensação de distância, como se Elvis e a banda estivessem a atuar numa sala com uma acústica muito propícia ao eco. Percebendo-se isto e ouvindo muitas das músicas dos Pink Floyd, compreende-se o deslumbre de Gilmour por “Heartbreak Hotel”. Muito do seu trabalho musical se encontra embalado por uma áurea mística que acusa um especial foco em eco de sons. Seja nas vozes ou nos solos de guitarra, David Gilmour apropriou-se bastante deste tipo de sonorização.

“HEARTBREAK HOTEL” | ELVIS PRESLEY

Esta opinião de Gilmour mostra a influência que Elvis Presley pode ter tido nos Pink Floyd apesar de, à primeira vista, não ser assim tão óbvio. 

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *