TVCine FEST © Canais TVCine

TVCine FEST | “Uma montra daquilo que estreia nos Canais TVCine”

Estivemos à conversa com João Magalhães, responsável de comunicação dos Canais TVCine, para falarmos sobre a 2.ª edição do TVCine FEST.

As salas dos Cinemas NOS de todos o país estão prontas para um fim de semana emocionante e repleto de estreias cinematográficas vindas diretamente do pequeno ecrã. Trata-se, na verdade, da 2.ª edição do TVCine FEST que se prepara para encantar o público de norte a sul de Portugal nos dias 7 e 8 de outubro e que celebrará a fusão entre o mundo do cinema e da televisão, através de séries, filmes e documentários que os portugueses ainda não tiveram oportunidade de ver. São 10 conteúdos inéditos para descobrir o que de melhor se tem feito por lá fora.

Lê Também:   As 5 dicas essenciais para rapidamente preservares a tua privacidade no Facebook

Foi neste contexto, que voltámos a conversar com João Magalhães, responsável de comunicação dos Canais TVCine. Havia esta necessidade de criar algo que fosse uma expressão maior dos Canais TVCine, permitindo ao TVCine FEST nascer como uma experiência única no país. O sucesso no primeiro ano foi positivo para justificar o regresso para esta segunda edição, com uma aposta muito diversa de conteúdos. Os preços dos bilhetes continuam a ser os mesmos: apenas 5€ para cada dia!

Nesta entrevista focamo-nos ainda na missão do TVCine FEST em ser um festival que apoia quem precisa. Na verdade, nesta segunda edição, será a associação Mansarda (instituição de solidariedade social sem fins lucrativos) a ser beneficiada com parte da receita angariada. Razões não faltam para agendar o TVCine FEST para este fim de semana, onde o calor audiovisual contemporâneo merece ser visto no grande ecrã.

Podes conhecer todos os conteúdos em exibição e comprar os bilhetes para o TVCine FEST aqui

tvcine fest 2023
© TvCine Fest



MHD: Que balanço fazes da primeira edição do TVCine FEST e quais as expectativas para a segunda edição?

JM: A primeira edição marcou um momento muito interessante para a marca TVCine, para os nossos parceiros e também para a nossa equipa. Foi a confirmação do que suspeitávamos: há espaço em Portugal para um festival como o TVCine FEST, em que damos a conhecer a nossa oferta de conteúdos inéditos, ao mesmo tempo que motivamos os amantes de filmes e séries a ajudarem uma boa causa. Este ano esperamos voltar a mobilizar o público de norte a sul do país (sem esquecer a Madeira) para vir celebrar connosco as grandes estreias da televisão no cinema.

Lê Também:   Está na hora de ir ao ginásio? Estas são 7 dicas essenciais para iniciantes

MHD: Quais são os destaques da programação do TVCineFEST para os próximos dias 7 e 8 de outubro?

JM: Começando por sábado, dia 7 de outubro, destacamos a estreia em Portugal de “Based On A True Story“, uma nova e muito divertida série com Kaley Cuoco sobre a obsessão da América por mistérios true crime. Iremos ter também a estreia de “Maggie Moore(s)“, uma comédia negra com Jon Hamm e Tina Fey, e um thriller de Nick Cassavetes chamado “A Bala de Deus“, com Jamie Foxx e Nikolaj Coster-Waldau.

Domingo, dia 8, as atenções voltam-se para a estreia de “This England“, uma aclamada série que segue a atuação do governo de Boris Johnson durante a pandemia, com um impressionante Kenneth Branagh no papel de Johnson. Não podemos deixar de mencionar ainda o comovente drama “A Improvável Viagem de Harold Fry” ou a comédia “Uma Mentira Inocente“, com Kate Hudson e Michael Shannon em grande forma. Por fim, recomendamos o filme “Sozinhos Juntos” – fãs de comédias românticas e de Katie Holmes irão adorar esta proposta!

TVCine FEST
Tina Fey em Maggie Moore(s) © NOS Audiovisuais



MHD: Este ano, ao adquirirem um bilhete, os espectadores estão a apoiar a Mansarda. Qual é a razão pela qual o TVCine FEST abraça uma vertente solidária com instituições ligadas à cultura?

JM: A cultura é a nossa base e as pessoas que a “materializam”, que a produzem, são os grandes responsáveis pela nossa oferta. É graças às equipas de Som, Fotografia, Arte, Produção, Elenco, Direção, Autores, Localizações e Casting, entre outras, que temos histórias para contar nos Canais TVCine. Por essa razão, faz-nos todo o sentido que a nossa contribuição solidária seja para associações que valorizem quem produz uma Obra. Tem sido essa a nossa linha orientadora.

Lê Também:   Waze disponibiliza funcionalidade que vai permitir aos condutores poupar no combustível

MHD: Num ano em que o cinema em Portugal tem tido um desempenho positivo, consideras que o TVCine FEST representa uma oportunidade para o cinema alcançar um público apaixonado por cinema que, de outra forma, teria menos acesso às salas?

JM: A nossa oferta é eclética e a nossa assinatura “Tudo Estreia Aqui” não surge por acaso. É por valorizarmos os diferentes formatos e géneros de conteúdo, e estarmos focados em dar aos nossos subscritores uma oferta variada e completa, que acreditamos que um evento como o TVCine FEST faz sentido. Isso e podermos levar esta experiência a quase todo o país, garantido que mais a norte, mais a sul, mais ao centro ou na Madeira ninguém fica de fora desta celebração dos conteúdos TVCine.

MHD: Como é que o TVCine FEST se diferencia de outros festivais de cinema em Portugal?

JM: Um dos fatores que diferencia o TVCine FEST é a sua presença abrangente no território nacional: conseguimos chegar em simultâneo a nove cidades portuguesas (Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viseu, Coimbra, Almada, Faro e Funchal) através da associação com os Cinemas NOS. Por outro lado, garantimos uma vertente solidária, em que quem participa está a ajudar – este ano a Mansarda, uma associação que apoia “artistas a quem a vida trocou as voltas”.

TVCine FEST
Kaley Cuoco e Chris Messina em Based on a True Story © NOS Audiovisuais



Por último, por não estarmos focados num género ou formato, conseguimos ter um festival com uma oferta variada, em que qualquer amante de filmes ou séries pode encontrar uma proposta de interesse para si. Somos fãs de todos os outros festivais – aliás, estamos presentes e apoiamos muitos deles. Alegra-nos poder fazer parte deste panorama e oferecer ainda mais conteúdos a todos aqueles que gostam de frequentar este tipo de eventos – e a todos aqueles que, mesmo não tendo esse hábito, têm a curiosidade de experimentar ver as estreias da televisão no grande ecrã.

Lê Também:   Queer Lisboa ’23 | Peafowl, a Crítica

MHD: Este ano, a sessão de abertura do TVCine FEST esteve a cargo do filme português A Bela América, realizado por António Ferreira. Poderá ter o TVCine FEST também um papel de promoção do cinema que é produzido no nosso país?

JM: Para nós foi um orgulho poder ter um filme nacional na sessão inaugural do TVCine FEST, ainda para mais quando nesta segunda edição se tratou novamente de uma obra que chama a atenção para temáticas sociais. A sensibilidade e a atenção ao detalhe do António Ferreira são sobejamente conhecidas, por isso poder celebrar e divulgar o seu mais recente filme foi para nós um motivo de enorme satisfação. O TVCine FEST é uma montra daquilo que estreia nos Canais TVCine e da nossa oferta faz parte muito Cinema nacional. Por essa razão, não poderíamos “começar” de outra forma.

MHD: Como é que os interessados podem adquirir bilhetes para o TVCine FEST?

JM: No imediato, todos os interessados em adquirir bilhetes para o TVCine FEST podem fazê-lo em qualquer smartphone, tablet ou computador, através do site tvcinefest.pt ou da app ou site dos Cinemas NOS. Nos horários de funcionamento habituais, os bilhetes podem também adquiridos no balcão de qualquer um dos 9 Cinemas NOS em que o TVCine FEST terá lugar: Almada Fórum, Braga Parque, Colombo (Lisboa), Fórum Algarve (Faro), Fórum Coimbra, Fórum Madeira (Funchal), Glicínias Plaza (Aveiro), Norte Shopping (Porto) e Palácio do Gelo (Viseu).

Lê Também:   Queer Lisboa ’23 | Regra 34, a Crítica

MHD: A que cidades falta o TVCine FEST chegar? Algum objetivo que gostariam de cumprir no futuro?

JM: Estamos na segunda edição do TVCine FEST, o que quer dizer que ainda agora estamos a sair do porto. Com alguns ajustes e correções ao azimute, queremos navegar para ainda mais longe. Queremos fazer bem, testar o formato nas 9 localidades e, assim que estivermos prontos, ir crescendo e alargando esta celebração a mais cidades.

MHD: De que forma o TVCine FEST complementa e enriquece a oferta dos Canais TVCine em termos de conteúdo cinematográfico e experiência para os espectadores?JM: Para quem já conhece e segue os Canais TVCine, o TVCine FEST é uma forma de os ver num outro espaço, num ecrã maior e em conjunto com outras pessoas que partilham algo em comum: a paixão pelas grandes histórias. É uma experiência diferente mas muito gratificante, já que participar também significa ajudar uma causa social. Estão todos convidados a juntar-se a nós no fim de semana!

Podes também conhecer a programação dos Canais TVCine diretamente no site oficial.


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *