GFriend | ©Source Music

GFriend | Tudo o que precisas de saber

Aqui está mais um ‘Tudo que precisas de saber’! Desta vez é sobre o grupo feminino GFriend.

As GFriend são um grupo feminino K-Pop formado pela Source Music em 2015. O conjunto é constituído por 6 membros: Sowon, Yerin, Eunha, Yuju, SinB e Umji. O grupo recebeu vários prémios de Rookies do Ano em 2015, e são originárias de uma empresa muito pequena. Essa companhia que recentemente foi comprada pela Big Hit Entertainment.

1 de 7

História

Em Janeiro de 2015, o grupo lançou o seu primeiro EP, “Season of Glass”, com 5 músicas que incluem o single “Glass Bead”. O conjunto começou as suas promoções no programa “Music Bank” da KBS. A Billboard até nomeou a banda como um dos grupos do ano de 2015 a não perder.

Já no Verão desse ano, foi lançado o segundo EP, “Flower Bud”, com “Me Gustas Tu” como single. O grupo começou a receber algum reconhecimento internacional depois de um vídeo de uma atuação da música “Me Gustas Tu”, onde apesar do chão molhado e das quedas que os membros deram, o conjunto conseguiu terminar a atuação. O grupo foi louvado pelo seu profissionalismo, em especial Yuju que caiu 8 vezes.

A banda andou nas bocas do mundo outra vez por ter sido o único grupo feminino a ser nomeado para a categoria de Melhor Artista Coreano nos MTV Europe Music Awards de 2015. O outros nomeados eram os GOT7, VIXX, BTS e B1A4.

Já em 2016, o grupo lançou o seu terceiro EP, “Snowflake”, com o single “Rough”. Esta música completa a trilogia do conceito de secundária ao lado de “Me Gustas Tu” e “Glass Bead”. Durante um fan-meet depois do lançamento do EP, o conjunto anunciou o nome oficial do seu fandom, “Buddy”. Pouco tempo depois, o grupo recebeu a sua primeira vitória com “Rough” no programa “The Show”. Depois disso, elas ganharam 14 prémios em programas, isto incluiu um triple-crown nos programas “M Countdown”, “Music Bank”, “Show Champion” e “Inkigayo”.

No Verão desse ano, o grupo começou a fazer promoções do seu primeiro álbum, “LOL”, que teve como single “Navillera”. Ao chegar ao final do ano, no Youtube, tanto “Rough” como “Navillera” estavam no Top 10 de K-Pop dos vídeos mais amados por sul coreanos em 2016. “Rough” até foi a música com mais downloads de 2016.

gfriend
GFriend | ©Source Music

No inicio de 2017, o grupo lançou o quarto EP, “The Awakening”, com o single “Fingertip”. Este EP vendeu mais do que “LOL” e entrou no Top Billboard World Album em quinto lugar. No Verão, o conjunto lançou o seu quinto EP, “Parallel”, com o single “Love Whsiper”. Pouco tempo depois saiu a versão repackaged, “Rainbow”, com o single “Summer Rain”.

A banda começou o ano de 2018, com o seu primeiro concerto a solo, “Season of GFriend”, nos dias 6 e 7 de Janeiro. O grupo também assinou contrato com a King Records. O seu novo EP, “Time for the Moon Light”, deu um novo recorde ao grupo, ficando em primeiro lugar em 10 países no iTunes. O álbum foi um grande sucesso e o single, com o mesmo nome, foi a primeira música do ano a ganhar prémios em todos os programas de música.

Já em Maio, o grupo fez a sua transição para o mercado japonês, tendo algum sucesso. No Verão, elas regressaram com o EP “Sunny Summer”, e para o final do ano, lançaram o primeiro single japonês “Memoria”, que teve boas vendas no país.

Já este ano, o grupo lançou o seu segundo álbum completo, “Time For Us”, com o single “Sunrise”. Este álbum foi o que teve mais vendas do grupo. Pouco depois, elas lançaram o segundo single japonês, “Sunrise (versão japonesa)/ La Pam Pam”, e logo de seguida lançaram mais um single nipónico, “Flower/Beautiful”.

Neste Verão, o grupo lançou o EP “Sever Season”, com o single “Fever”.

1 de 7

Ana Inês Carvalho

Licenciada em História de Arte. Viciada em filmes e música, em especial k-pop, e também wrestling.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *