Seventeen | ©Pledis Entertainment

Seventeen | Tudo o que precisas de saber

Chegou mais um “Tudo o que precisas de saber” de grupos k-pop está aqui! Desta vez é com os Seventeen!

Os Seventeen, o nome representa 13 membros + 3 sub-unidades + 1 grupo = 17, são um grupo coreano formado pela Pledis Entertainment em 2015. O grupo é constituído por 13 membros e tem a reputação de ter um papel ativo na composição de música e outros aspetos, como as coreografias e até os conceitos dos seus álbuns. Os seus membros são: S. Coups, Jeonghan, Joshua, Jun, Hoshi, Mingyu, Wonwoo, Woozi, DK, The8, Seungkwan, Vernon e Dino.

1 de 14

A História

Antes da sua estreia, o grupo fez vários broadcasts num programa com o nome “Seventeen TV” na plataforma UStream. Durante esse programa os trainees foram introduzidos e praticavam as suas performances. Outro programa que o grupo fez foi “Seventeen Project: Big Plan Debut” concebido pela MBC que acabou com o showcase de estreia do grupo.

O grupo estreou-se no dia 26 de Maio de 2015 com um showcase na MBC, sendo o primeiro grupo a ter uma estreia que durou uma hora num dos principais canais da Coreia do Sul. Três dias depois, o seu primeiro EP, “17 Carat”,  foi lançado em formato digital, sendo o álbum k-pop que permaneceu no top de álbuns do ano nos E.U.A. durante mais tempo e foi o único álbum de um grupo rookie a entrar no top 10 de álbuns k-pop de 2015.

Já a 10 de Setembro, foi lançado o segundo EP, “Boys Be”, que se tornou no álbum com maiores vendas de grupo rookie de 2015. Esse sucesso de vendas levou a que o grupo ganhasse vários prémios de final de ano. Logo em Dezembro, o grupo fez uma série de concertos durante 4 dias, “Like Seventeen – Boys Wish”, que continuaram o sucesso do grupo. Estes acabaram por dar mais 2 concertos em Fevereiro do ano seguinte.

O primeiro álbum completo dos Seventeen foi lançado a 25 de Abril de 2016, “Love & Letter”, que teve como single “Pretty U” com qual conseguiram arrecadar uma vitória. O álbum recebeu uma versão repackaged que saiu a 4 de Julho com o single “Very Nice”. Isto foi logo seguido pela primeira tour do grupo pela Ásia, “1st Asia Tour Shinning Diamonds”, que inclui concertos na Coreia do Sul, Japão, Singapura, Australia e China. No final do ano, foi lançado mais um EP, “Going Seventeen”.

Seventeen
Seventeen | ©Pledis Entertainment

Já em 2017, o grupo focou-se no mercado japonês com 6 concertos no país entre 15 e 24 de Fevereiro. Os concertos atrairam muitos espectadores, embora o grupo não tenha feito a sua estreia oficial no país. O grupo acabou por fazer um reality show que foi uma colaboração entre a MBC (coreana) e Music On! TV (japonês).

O quarto EP do grupo, “Al1”, foi lançado a 22 de Maio, em conjunto foram lançados um número de vídeos. Nesse mesmo ano o grupo completou a sua primeira tour mundial, onde passaram por 13 cidades na Ásia e América do Norte.

Em Novembro, foi lançado o segundo álbum completo do grupo intitulado de “Teen, Age”.

Já em 2018, os Seventeen lançaram o álbum “Director’s Cut”, que contém as músicas do álbum anterior mais 4 músicas novas incluindo o single “Thanks”. Durante as promoções deste álbum a revista Time nomeou os músicos como um dos melhores grupos k-pop.

Os artistas fizeram a sua estreia no mercado japonês a 30 de Maio com o mini-álbum “We Make You”, com o single “Call, Call, Call!” que foi lançado a 16 de Maio.

Pouco tempo depois, foi lançado o quinto EP “You Make My Day” que quebrou o recorde do próprio grupo de número de vendas.

Este ano, os Seventeen lançaram o seu sexto EP “You Made My Dawn” com o single “Home” que conseguiu ganhar 10 prémios nos programas de música. Sendo a música mais popular e com mais vitórias. Já em Maio foi lançado o primeiro single japonês “Happy Ending” que ficou em primeiro lugar no top da Oricon.

1 de 14

Ana Inês Carvalho

Licenciada em História de Arte. Viciada em filmes e música, em especial k-pop, e também wrestling.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *