Julia Sudnitskaya via shutterstock.com, ID 1782656951

Google lança sistema de Inteligência artificial para prever o tempo com mais precisão

Está a caminho um novo sistema da Google de previsão do tempo, baseado em inteligência artificial, que é 90% mais preciso do que os modelos atuais. Descobre os detalhes.

Com certeza já te deparaste com a necessidade de saber que roupa vestir consoante a temperatura. Para isso, geralmente usam-se aplicações que fazem uma previsão do tempo ou recorre-se aos media tradicionais. Todos eles são baseados em modelos já existentes que umas vezes acertam e outras não.

Lê Também:   Google Chrome disponibiliza funcionalidade de Inteligência Artificial há muito desejada

Com o objetivo de melhorar a precisão da previsão do tempo vem aí um novo sistema, um modelo de inteligência artificial, que vai mudar tudo. Terá 90% precisão comparativamente com os sistemas atuais.

Este modelo chama-se GraphCast e pertence à Google DeepMind. Possui um sistema automático de aprendizagem e promete prever as condições meteorológicas até dez dias. A sua leitura será mais rápida, mais precisa e mais eficiente.

A equipa da Google responsável pelo projeto garante que “estamos num ponto de viragem na previsão meteorológica”.




INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VS. MODELOS TRADICIONAIS NA PREVISÃO DA TEMPERATURA

Este serviço da Google chega ao fim já em julho
Foto de Mitchell Luo no © Unsplash

Os modelos atuais a serem usados para a previsão do tempo assentam em NWP (numerical weather prediction). Necessitam de de bastante poder de processamento para criar as simulações do tempo e têm como base diversas dinâmicas que se relacionam na hora de fazer as previsões.

O novo sistema apresentado no GraphCast terá uma aprendizagem mais rápida e automática que faz previsões com base nas condições do passado. Apesar de tecnicamente complexo e inovador, acaba por ser mais simples em termos de computação comparativamente com os modelos tradicionais.

Lê Também:   Modificação do WhatsApp ataca a privacidade de mais de 340 mil utilizadores

Além de analisar o estado meteorológico atual, o novo sistema vai recolher dados das última seis horas para prever como vai estar o tempo nas seis horas seguintes. Com os dados obtidos, o sistema faz novos cálculos e gera resultados a longo prazo, explica o Gizmodo.

Testes e experiências feitas, a equipa da Google a trabalhar no sistema diz que em 90% das situações o novo modelo de inteligência artificial superou os modelos atualmente utilizados.

Este novo sistema vai mudar a tua vida para melhor?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *