Google lança sistema de Inteligência artificial para prever o tempo com mais precisão
Está a caminho um novo sistema da Google de previsão do tempo, baseado em inteligência artificial, que é 90% mais preciso do que os modelos atuais. Descobre os detalhes.
Com certeza já te deparaste com a necessidade de saber que roupa vestir consoante a temperatura. Para isso, geralmente usam-se aplicações que fazem uma previsão do tempo ou recorre-se aos media tradicionais. Todos eles são baseados em modelos já existentes que umas vezes acertam e outras não.
Com o objetivo de melhorar a precisão da previsão do tempo vem aí um novo sistema, um modelo de inteligência artificial, que vai mudar tudo. Terá 90% precisão comparativamente com os sistemas atuais.
Este modelo chama-se GraphCast e pertence à Google DeepMind. Possui um sistema automático de aprendizagem e promete prever as condições meteorológicas até dez dias. A sua leitura será mais rápida, mais precisa e mais eficiente.
A equipa da Google responsável pelo projeto garante que “estamos num ponto de viragem na previsão meteorológica”.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VS. MODELOS TRADICIONAIS NA PREVISÃO DA TEMPERATURA
Os modelos atuais a serem usados para a previsão do tempo assentam em NWP (numerical weather prediction). Necessitam de de bastante poder de processamento para criar as simulações do tempo e têm como base diversas dinâmicas que se relacionam na hora de fazer as previsões.
O novo sistema apresentado no GraphCast terá uma aprendizagem mais rápida e automática que faz previsões com base nas condições do passado. Apesar de tecnicamente complexo e inovador, acaba por ser mais simples em termos de computação comparativamente com os modelos tradicionais.
Além de analisar o estado meteorológico atual, o novo sistema vai recolher dados das última seis horas para prever como vai estar o tempo nas seis horas seguintes. Com os dados obtidos, o sistema faz novos cálculos e gera resultados a longo prazo, explica o Gizmodo.
Testes e experiências feitas, a equipa da Google a trabalhar no sistema diz que em 90% das situações o novo modelo de inteligência artificial superou os modelos atualmente utilizados.
Este novo sistema vai mudar a tua vida para melhor?