Foto de Anton no © Pexels

Modificação do WhatsApp ataca a privacidade de mais de 340 mil utilizadores

Se tens WhatsApp e fizeste esta modificação tens de ter muito cuidado, pois podes ser alvo de um ataque de privacidade.

É do conhecimento geral que aplicações desconhecidas podem ser um grande perigo para a privacidade de todos os utilizadores, sobretudo de quem utiliza o sistema Android, onde é mais fácil realizar a permissão de instalação deste tipo de apps.

Lê Também:   NOS inova com Inteligência Artificial

Ainda assim, não deixa de ser comum encontrar utilizadores com modificações em aplicações originais, como é o caso do WhatsApp, rede social utilizada para chat via Wi-Fi ou dados móveis.

Geralmente estas modificações são instaladas para obter funcionalidades extra à aplicação originalmente instalada. Esta é uma prática muito arriscada.




MODS PODEM FACILITAR ROUBO DE DADOS PRIVADOS

Recentemente, os especialistas de investigação da Kaspersky detectaram um mod que esconde um spyware – um espião que apenas em outubro realizou mais de 340.000 ataques.

A ameaça é relativamente recente, sendo que ficou ativa no verão, mais precisamente em agosto. Tem sido partilhada através da rede social Telegram em canais de língua árabe ou no idioma do Azerbaijão (Azeri), para muitos um substituto do WhatsApp que funciona de forma semelhante.

Lê Também:   Óscares 2024 | Estará Assassinos da Lua das Flores à altura de destronar Oppenheimer?

De acordo com o registo dos ataques há vítimas internacionais em países como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, ou Rússia.

O mod malicioso em questão faz aquilo que se propõe – adiciona funcionalidades à aplicação de mensagens instantâneas da Meta -, mas vem também com a capacidade de recolher informação pessoal de todos aqueles que o instalarem.

Dados como o código de identidade internacional do equipamento móvel (IMEI); número de telefone e país da vítima podem ser enviados para um servidor através deste Mod. Os contatos e dados de conta são enviados para o mesmo local, com uma atualização eficaz a cada cinco minutos.

Para quem quiser instalar funcionalidades extra Dmitry Kalinin, especialista em segurança da Kaspersky, deixa o conselho de evitar instalar aplicações não oficiais (de terceiros):

Se necessitar de algumas funcionalidades extra que não estão presentes no cliente original, deve considerar a utilização de uma solução de segurança fiável antes de instalar software de terceiros, uma vez que isso impedirá os seus dados de serem comprometidos.

Lê Também:   Os Melhores Filmes na TV | Semana 13 a 19 Novembro

A modificação do WhatsApp identificada como Trojan-Spy.AndroidOS.CanesSpy vai ainda mais longe com a possibilidade de registar o que está a ser dito através do microfone do dispositivo em utilização e adquirir ficheiros privados.

ATENÇÃO: A MHD só aconselha o uso da versão oficial do WhatsApp via lojas oficiais.

Costumas alterar o teu WhatsApp para ter funcionalidades extra? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *