Foto original de Monstera, via © Pexels

A nova funcionalidade da Google que te alerta sobre apps não seguras

A Google anunciou uma nova medida que vai proporcionar uma segurança ainda maior a todos os utilizadores da app Play Store.

A Google Play Store é uma gigantesca plataforma de distribuição de aplicações para dispositivos Android, funcionando como uma montra virtual que abriga uma vasta variedade de programas.

Contudo, a segurança dos utilizadores pode estar em risco, já que nem todas as aplicações oferecem o mesmo nível de proteção.

Tendo noção dessa realidade, a Google anunciou uma nova iniciativa que visa identificar e destacar as aplicações que passaram por uma análise de segurança rigorosa.

Lê Também:   Operadora com Internet a baixo custo dá mais um passo para se afirmar em Portugal

Ou seja, as aplicações receberão um distintivo exclusivo que atesta a sua integridade e a segurança no tratamento de dados dos utilizadores. Este distintivo será exibido em categorias específicas de aplicações na Google Play Store.

A medida foi oficializada recentemente e irá ser implementada de forma progressiva. Numa primeira fase, os distintivos de segurança serão visíveis apenas para as aplicações de VPN disponíveis para dispositivos Android.

Esta escolha é fundamentada no facto de estas aplicações lidarem com um volume considerável de dados sensíveis dos utilizadores. Já que as VPNs são frequentemente utilizadas para reforçar a segurança e proteger a privacidade online, é importante que não sejam também elas uma fonte de risco.

Lê Também:   A novidade do WhatsApp que tens mesmo de conhecer

O distintivo em questão será claramente identificável na interface da aplicação e ao avistá-lo numa aplicação de interesse, os utilizadores poderão ter a confiança de que ela cumpre com os padrões mínimos globais de segurança.


SE VIRES ESTE SÍMBOLO, SIGNIFICA QUE APLICAÇÃO É SEGURA!

Para que as verificações de segurança sejam válidas, a Google irá recorrer a uma entidade independente que realizará uma avaliação exaustiva para garantir que a aplicação cumpre, no mínimo, os padrões de segurança e privacidade exigidos pela indústria.

Para quem quiser perceber mais sobre o processo de aprovação, é só clicar na ligação “Saber Mais” que irá disponibilizar todo o procedimento de análise de segurança que foi efetuado.

Trata-se de um passo na direção certa por parte da Google em assegurar aos utilizadores da Play Store, esta plataforma tão importante para os clientes Android, uma experiência mais segura e confiável.

Lê Também:   Fã da Disney Pixar? Já podes criar as tuas personagens com inteligência artificial

Esta iniciativa complementa os mecanismos de análise em tempo real do Play Protect, reforçando ainda mais a segurança das aplicações instaladas nos dispositivos Android.

Começando pelas aplicações VPN, é expetável que esta nova funcionalidade da Google Play Store vai ganhar cada vez mais espaço e passar a ser aplicada em outros tipos de aplicações, para proporcionar uma experiência totalmente segura a todos os utilizadores que recorrem a esta plataforma.

E tu, o que te parece esta medida da Google? Queres que a análise seja alargada a outra categoria de aplicações?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *