©Facebook

As 5 dicas essenciais para rapidamente preservares a tua privacidade no Facebook

É a maior rede social do mundo, o Facebook é utilizado por um terço da população mundial. E seja qual for a forma que o utilizes, podes estar a deixar a tua informação pessoal demasiado exposta. 

Se quiserem conhecer um pouco melhor sobre a história por detrás da maior rede social do mundo, podem visitar (ou revisitar), um dos melhores filmes de David Fincher, “A Rede Social“, que acompanhou a criação desta rede social e do infame criador Mark Zuckerberg.

Claro, muito do que vemos foi dramatizado, mas a história geral permanece fiel aos acontecimentos verdadeiros. Hoje em dia o Facebook continua o seu sucesso, com um terço da população mundial, algo como 2,6 mil milhões de pessoas, que utiliza esta rede social. Uma autêntica teia na internet.

E como uma verdadeira teia, temos de ter cuidado para não seremos apanhados, neste caso, as nossas informações pessoais. Por isso, vamos dizer-te como podes descobrir o que o Facebook e a empresa detentora Meta sabe sobre ti, e o que podes depois fazer.




O QUE É QUE SABE SOBRE TI?

Como é sabido, o Facebook canaliza tudo o que sabe sobre ti para gerar mais e melhores anúncios, que vão de encontro com o que gostas. Alguns consideram isto intrusivo, outros aceitam, mas o que é certo, é que sabem bastante informação.

As primeiras informações que acabas por “dar”, são as informações de perfil, feito no ato de criar a conta – o nome, o endereço de mail, localização, educação, trabalho, passando depois para os amigos e familiares que segues.

Com isto, e com o padrão da forma como utilizas a rede social, o Facebook já tem um conjunto de informações relevantes sobre ti e os teus hábitos.

Lê Também:   Está na hora de ir ao ginásio? Estas são 7 dicas essenciais para iniciantes

Para saberes o que o Facebook sabe sobre ti, podes ir diretamente através deste link, ou então ir manualmente. No site, carrega na tua foto de perfil, no canto superior direito, e em seguida onde diz “Definições e Privacidade”. Depois em “Definições” novamente, e por fim em “As tuas informações”.

Messenger Rooms
©Foto de Amelia Holowaty Krales, via Pexels




O QUE PODES FAZER

Aí vais encontrar várias categorias sobre o que o Facebook sabe sobre ti, que irá variar dependentemente da forma e a frequência que usas a rede social. Entre as categorias vais encontrar a tua atividade no Facebook, informações pessoais, conexões, sites e aplicações fora do Facebook mas que usas a tua conta para entrar, interação com publicidade, entre outros dados.

Lê Também:   Anunciada revolução na Plataforma X antigo Twitter: Será o fim do Whatsapp, Facebook e WeChat?

Se queres limitar a quantidade de informação que o Facebook sabe sobre ti, vamos dar-te umas dicas, começando pela publicidade. Para limitares a informação dos anúncios e não te aparecerem anúncios, dentro da área acima descrita. Em seguida, tens de ir a “Informações do Perfil” e depois “Informações sobre Anúncios”, e aí restringes o que achares melhor.

Por isso, se quiseres perceber melhor como o Facebook utiliza a tua informação, podes descarregar a mesma na primeira área acima descrita, e ires à extensão do Google Chrome, Data Selfie para descobrires tudo o que o Facebook não diz.

Facebook Watch
©Facebook




Além disso, se utilizas o Facebook com mais frequência no telemóvel, também será boa ideia desativares a permissão da localização. Para isso, tens de ir às definições do próprio smartphone, e na área de localização, restringir o acesso a aplicação. Para limpar e desativar a monitorização do Facebook em sites exteriores, tens de ir à mesma área onde estão os anúncios.

Lê Também:   Depois da Netflix, há mais uma plataforma de streaming a proibir a partilha de contas

Assim sendo, como podes observar, no final de contas o Facebook sabe muito sobre ti. Com estas dicas podes limitar o acesso à tua informação, mas nunca será 100% eficaz. A melhor solução senão quiseres dar as tuas informações é mesmo apagar a conta.

Qual é a frequência com que utilizas esta rede social? Já viste o filme sobre a história da rede social? Qual é a rede social que mais utilizas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *