Google reforça cibersegurança e acaba de lançar alternativa ao sistema tradicional de passwords
Estás farto/a de escrever as tuas palavras-passes? Então este anúncio é para ti! A Google faz uma atualização incrível na segurança.
O maior motor de pesquisa da Internet é um autêntico organismo vivo, que está em constante atualização, com o melhor que a tecnologia atual tem para oferecer. É um meio utilizado por milhões de utilizadores por todo o mundo.
Nos últimos dias, anunciou uma nova funcionalidade, aliada à Inteligência Artificial. Nesse sentido, os utilizadores já podem gerar novas imagens com auxílio da IA, e de forma simples.
Para isso, basta ir à pesquisa e pedir para desenhar o que nos vier à cabeça, e o resultado surge num piscar de olhos. No entanto, não é a primeira aventura da Google no campo da Inteligência Artificial.
No início do verão lançou o Bard, para concorrer com o ChatGPT, em 50 países, incluindo Portugal. Agora, está prestes a chegar uma funcionalidade que vai solucionar um dos maiores problemas dos utilizadores.
MAIS SEGURANÇA
As palavras-passes – quantos de nós guardamos num ficheiro ou no gestor do browser para quando a memória falha? No entanto, a primeira solução não é muito prática, e a segunda pode sempre sofre um ataque informático. A solução ideal já está disponível, apesar de ter sido criada em 2013.
Nesse mesmo ano, as grandes empresas tecnológicas criaram a FIDO Alliance, que significa Fast IDentity Online, um sistema melhorado onde guardamos as nossas palavras-chaves. Nos últimos tempos o Google tem testado este sistema, e com grande sucesso, por isso vai passar a ser standard – a passkey.
E o que é a passkey? Um credencial FIDO personalizada, como uma impressão digital, que fica guardada no nosso aparelho em segurança. Nesse sentido, para entrares nas tuas contas, basta aceder à passkey, acabando por vez as várias anotações e frustrações com esquecimentos. Ao contrário das palavras-chaves convencionais, tem várias camadas de proteção, impossível de serem hackeadas.
Nos dispositivos que queremos ter esta funcionalidade, os utilizadores têm de ir à Passkeys, em seguida carregar em “receber chave de acesso”, e organizar quais são as contas que querem associar. Por sua vez, o acesso à Passkey pode ser feito pela leitura biométrica, que é a mais aconselhada.
VÍDEO | O GOOGLE ESTÁ CADA VEZ MAIS AVANÇADO
Vais adotar este novo método?