© Uma Pedra no Sapato

Filme premiado de Marco Martins é exibido na RTP1

O filme “Great Yarmouth: Provisional Figures” do premiador realizador Marco Martins é exibido esta terça-feira 20 pelas 23h59 na RTP1. Estreado no Festival de Cinema de San Sebastian de 2022, a obra venceu vários prémios entre os quais o Globo de Ouro de melhor atriz. Adicionalmente, nos Prémios Sophia – os Oscars do cinema português -, venceu os prémios de melhor atriz, melhor ator secundário, melhor fotografia e melhor som. Assim, igualou em 4 o número de prémios de “Mal Viver” (João Canijo, 2023), vencedor do prémio de melhor filme.

Lê Também:
Estes são os Melhores Filmes na TV esta semana (19 a 25 de Maio)

Great Yarmouth: Provisional Figures – retrato da imigração

Great Yarmouth: Provisional Figures
© Uma Pedra no Sapato

“Great Yarmouth: Provisional Figures” é um retrato da imigração portuguesa no Reino Unido. Sobre esta imigração temos outros dois filmes recentes: “Listen” (Ana Rocha de Sousa, 2020) e “On Falling” (Laura Carreira, 2024). É, portanto, justo dizer que a imigração portuguesa no Reino Unido está a ser uma temática que está a interessar aos realizadores portugueses. E também – é justo dizê-lo – a premiar filmes sobre esta temática.

A obra “Great Yarmouth: Provisional Figures” é protagonizada por Beatriz Batarda e Romeu Runa. A narrativa do filme acontece três meses antes do Brexit, em outubro de 2019. Tânia (Beatriz Batarda) é uma imigrante portuguesa que acolhe portugueses que chegam ao Reino Unido em busca de uma vida melhor. É uma antiga trabalhadora das fábricas que está agora casada com um inglês, Richard (Kris Hitchen). Numa região com uma alta taxa de desemprego, Tânia explora os imigrantes que chegam alojando-os em hotéis decadentes pertencentes ao pai do seu marido. Espera, assim, um dia vir a obter nacionalidade inglesa e deixar este negócio transformando os hotéis em residências seniores.

“Great Yarmouth: Provisional Figures” baseia-se numa história verídica e conta igualmente com a participação de Nuno Lopes, Rita Cabaço e Hugo Bentes. Para esta obra Marco Martins trabalhou de perto com vários imigrantes portugueses, gravando entrevistas em diferentes locais, durante alguns meses construindo ainda uma peça de teatro anterior ao filme. Todavia, sentiu que a peça, estreada em 2018, não era suficiente para retratar a realidade dos imigrantes e isso levou-o a fazer este filme.

Lê Também:
70º Festival de San Sebastián | ‘Great Yarmouth: Provisional Figures’

Cinema português na RTP Play

Ice Merchants
© COLA – Colectivo Audiovisual

Caso não queiras esperar pela exibição linear na RTP1, é possível veres já o filme na RTP Play. Além do filme de “Great Yarmouth: Provisional Figures”, também “Listen” está disponível na plataforma. A saber, a RTP Play é a plataforma gratuita da RTP, disponível em site ou App, que alberga uma boa parte dos conteúdos exibidos pelos diferentes canais da RTP. Assim, a oferta de cinema português é bastante vasta. Podes igualmente ver na RTP Play filmes como “Ice Merchants” (João Gonzalez, 2022), “Sofia e a Educação Sexual” (Eduardo Geada, 1974), “Revolução (sem) Sangue” (Rui Pedro Sousa, 2024), “Nayola” (José Miguel Ribeiro, 2022), “Restos do Vento” (Tiago Guedes, 2022), “Variações” (João Maia, 2019), entre muitos outros.

Lê Também:
Pedro Pinho e Pedro Cabeleira levam o cinema português a novas geografias e tensões sociais | Diário do Festival de Cannes 2025 (Dia 7)

Loading poll ...

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *