© Capcom

Halloween | 30 Jogos que te vão deixar arrepiado

Sabemos que os filmes têm um poder incrível para nos assustar, mas os jogos conseguem elevar a fasquia. Através de atmosferas intensas, acompanhadas com bandas sonoras incríveis, facilmente ficamos emaranhados nos mundos desses jogos. Empunhando o controlador, com headphones postos, numa divisão com a luz apagada, apenas a televisão acesa, vamos reagir a cada detalhe como se fôssemos o próprio protagonista. Por isso prepara-te, pois o Halloween chegou!

O género de terror teve sempre uma forte presença no mundo dos jogos. Em certos casos, sobretudo na época da PlayStation 2, alguns jogos chegaram a ser banidos em certos países, como foi o caso de “Rule of Rose”, que rapidamente deixou de ser feito, e assim se tornou num jogo de culto do género. Com o Halloween, a noite mais assustadora do ano pede um sessão de jogo dentro destes moldes, por isso escolhemos os 30 jogos mais terroríficos para este dia. E cuidado com as próximas imagens!

Lê Também:
Playstation Plus | 30 jogos que desejamos ver no novo serviço

Devour 

Halloween
© Joe Fender

O imaginário ligado à palavra culto transporta-nos a histórias macabras e sombrias. Em “Devour” vamos ter de lutar contra vários cultos. Mas cuidado que as consequências ao seremos apanhados não são muito agradáveis.




Pacify 

Halloween
© Shawn Hitchcook

Dentro da lista, é o jogo com os gráficos mais medíocres, mas é esse aspeto que torna “Pacify” ainda mais assustador. Aqui, somos um colaborador de uma empresa de atividade paranormal. Por isso, só pela função, tem tudo para a noite se tornar bastante assustadora. 




Until Dawn

Halloween
© Supermassive Games

Os jogos onde as nossas escolhas têm um peso importante no desfecho da narrativa são sempre escolhas interessantes. Se de um lado está “Life is Strange”, do lado oposto está “Until Dawn”. Aqui vamos embarcar numa viagem para uma cabana nas montanhas com um grupo de amigos. O problema é que debaixo da montanha está um monstro ancestral. Ideal para este Halloween.




Five Nights at Freddy’s

Halloween
© Scott Cawthon

De todos os jogos da lista, “Five Nights at Freddy’s” consegue assustar os jogadores de forma incrível, sobretudo quando não nos movemos do mesmo lugar. Num restaurante, à noite, as máquinas infantis ganham vida, e cabe-nos estar alerta para não sofreremos nenhuma surpresa. Além disso, pode ser um disfarce interessante para a noite de Halloween.




The Forest

Halloween
© Endnight Games Ltd

Jogar sozinho consegue ser bastante assustador, mas mesmo com amigos também continua assustador. Nesse sentido, os jogadores vão estar numa ilha aparentemente deserta, que rapidamente descobrem que a vizinhança não é muito amigável, sobretudo à noite. O trabalho de equipa é essencial para a sobrevivência, por isso é melhor por mãos à obra.




Dead by Daylight

Halloween
© Behaviour Interactive

De todos os jogos da lista, “Dead by Daylight” pode ser o jogo menos assustador, dado que é jogado somente em multiplayer. Um jogador controla um violento assassino, enquanto os restantes têm de fazer de tudo para sobreviver e esperar que chegue a luz do dia.




Outlast 

Halloween
© Red Barrels

O género de horror é um excelente exemplo onde os jogos, com o passar dos anos, conseguem ser tanto ou mais assustadores de quando foram lançadas. Nesse sentido, “Outlast” chegou em 2014, e conta a história de um jornalista de investigação Miles Upshur, que decide investigar um remoto hospital psiquiátrico nas profundezas das montanhas de Lake County, no Colorado. O cenário e a atmosfera, acompanhadas com um ritmo frenético, não vão deixar ninguém sossegado.




Visage 

Halloween
© SadSquare Studio

A SadSquare Studio trouxe-nos um jogo que sabe levar o nosso psicológico ao seu lado mais assustador. Nesse sentido, em “Visage” exploramos uma casa misteriosa que une cenários familiares e reconfortantes com cenas horrivelmente realistas.




Siren 

Halloween
© Project Siren

Lançado em 2003 para a PlayStation 2, “Siren” acompanha um grupo de pessoas com a habilidade ver e ouvir o que as personagens mais perto conseguem ver. Parece simples, mas quem experimentar vai mudar rapidamente de opinião.




The Dark Pictures Anthology

Halloween
© Supermassive Games

Composto por várias pequenas histórias, “The Dark Pictures Anthology” tem a capacidade de nos assustar de várias formas.




The Evil Within

Halloween
© Tango Gameworks

Sebastian Castellanos é um homem cujo a sua mente visualiza o mundo cheio de horror e criaturas monstruosas. Através de armas e de outros objetos que recolhe, os jogadores têm uma valente batalha pelo caminho.




Dead Space

Halloween
© EA Redwood Shores

Numa nave espacial, controlamos Isaac Clark, um engenheiro que vai ter de mudar de chip para sobreviver à inversão de alienígenas. Entretanto, o remake está quase a chegar.




Alien: Isolation

Halloween
© The Creative Assembly

Baseado nos eventos após o filme “Alien” (1979), acompanhamos Amanda Ripley, que investiga o desaparecimento da sua mãe, filha da protagonista do filme de Ridley Scott. Ainda o jogo mal começou, e já sabemos que vamos passar por momentos de horror. Nada melhor que começar com o filme e acabar no jogo neste Halloween.




Resident Evil Village 

Halloween
© Capcom

O jogo mais recente da franquia de “Resident Evil” tinha de marcar presença nesta lista. Os jogos da franquia nunca desiludiram, e este não será exceção.




Silent Hill 2

Halloween
© Team Silent

Esta lista não seria a mesma sem este jogo, e sem a menção a franquia de “Silent Hill”. No segundo título da saga acompanhamos James Sunderland na ida à cidade de Silent Hill, depois de ter recebido uma carta da sua falecida esposa a dizer que estava à sua espera. 




Phasmophobia

Halloween
© Kinetic Games

É um dos jogos mais recentes da lista, lançado ainda em época de pandemia. Em “Phasmophobia” vamos caçar fantasmas em locais abandonados como casas, escolas, prisões e hospitais. Infelizmente não será uma viagem tão feliz como vemos no filme.




Darkwood

Halloween
© Acid Wizard Studio

Neste jogo vamos ter uma nova perspetiva sobre o género de sobrevivência. Apesar de estar longe da estética dos outros jogos, o ambiente escuro e sinistro consegue manter o mesmo nível de suspense e horror. Uma escolha segura para este Halloween.




The Quarry

Halloween
© Supermassive Games

Dos mesmo criadores de “Until Dawn, “The Quarry” é considerado o sucessor espiritual do primeiro jogo. A premissa é idêntica, e uma vez mais, as nossas escolhas vão ter um peso importante.




Amnesia: The Dark Descent

Halloween
© Frictional Games

Apesar do nome, ninguém consegue esquecer rapidamente este jogo. Com uma atmosfera sombria, a expectativa e o suspense conseguem ser mais assustadores que os próprios monstros. Se a tua escolha recair sobre este jogo, o teu Halloween vai ser duplamente mais assustador.




Little Nightmares

Halloween
© Tarsier Studios

É o jogo com menor duração da lista, em que apenas 3 horas é possível terminar o jogo. No entanto, “Little Nightmares” não entra na lista pelo horror visual e gráfico, mas pela sua atmosfera pesada, com uma excelente combinação de luzes e banda sonora. Vai ser um Halloween de pesadelos.




Slender: The Arrival

Halloween
© Parsec Productions

Há cerca de dez anos atrás, um jogo de terror entrou de rompante no meio. A história era simples, numa localidade à noite, tínhamos de recolher 8 páginas espalhadas. Contudo, estávamos a ser perseguidos por um ser bastante semelhante a um homem, com tentáculos a saírem das costas. Em “Slender: The Arrival” temos uma versão melhorada do famoso Slenderman.




F.E.A.R.

Halloween
© Monolith Productions

Num projeto cujo o objetivo é desenvolver soldados geneticamente modificados, a restante história nunca poderá chegar a bom porto. 




Manhunt 

Halloween
© Rockstar Games

De todos os jogos desta lista, este não está aqui pelo horror no seu sentido literal. Em “Manhunt, vamos ver momentos bastante gráficos e de violência extrema. Os gráficos “rudimentares” conseguem tornar o jogo ainda mais assustador.




Rule of Rose

Halloween
© Punchline

É um dos jogos mais raros da PlayStation 2, e consequentemente mais valiosos. A história passa-se numa Inglaterra de 1930, onde acompanhamos Jennifer, uma jovem presa num mundo controlado jovens raparigas, com um sistema hierárquico bastante complexo. O jogo aborda temas que podem ser considerados tabu, por isso, na época em que foi lançado, foi proibida a sua venda em diversos países.




Mundaun

Halloween
© Hidden Fields

Com uma estética que relembra um desenho, “Mundaun” acompanha Curdin na volta à casa depois do funeral do seu avô. A razão da morte deve-se ao incêndio que ocorreu no seu estaleiro. Contudo, ao chegar a casa do avô, descobre um corpo queimado, enquanto que a campa do seu falecido avô está vazia. Nesta encruzilhada, as decisões tomadas vão mudar o rumo da história.




Layers of Fear

Halloween
© Bloober Team

A corrida à obra perfeita deixa qualquer artista louco, e “Layers of Fear” foca-se numa história semelhante. A premissa é idêntica ao filme “Velvet Buzzsaw”.




Detention 

Halloween
© Red Candle Games

Este jogo em 2D é a prova que qualquer perspectiva e visual pode ser incrivelmente assustador. Ao invés dos habituais jumpscares, “Detention” vai por o nosso psicológico a trabalhar.




Resident Evil 7

Halloween
© Capcom

Os jogadores vão acompanhar Ethan Winters, na busca pela sua mulher. A sua investigação leva-o a uma quinta quase abandonada. Assim que puseremos o pé dentro da casa, não à volta a dar.




The Suffering 

Halloween
© Surreal Software

Acusado de matar a ex-mulher e os dois filhos, Torque não tem memória de o fazer. Enviado para o corredor da morte na prisão de Abbot State, a sua vida está perto de terminar. Contudo, pouco depois da sua chegada, prisão é atacada por seres sobrenaturais. No meio do tumulto, Torque consegue libertar-se mas ainda tem de lutar contra os seres e o seu possível passado.




Koun 

Halloween
© From Software

Baseado num estilo de literatura japonesa chamada Kaidan, “Koun” passa-se dentro de uma mansão em Quioto, repleta de mutantes. No entanto, a sua narrativa destaca-se pela complexidade em relação às demais da época do seu lançamento. Apesar disso, entrar na mansão vai garantir um noite de horror neste Halloween.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.