© Shochiku Co., Ltd. /Kurosawa Prod. – Design gráfico: © Hartland Villa Fotograma de Rhapsody in August de Akira Kurosawa (1991)

Rapsódia de Agosto é a imagem do 77º Festival de Cannes

O cartaz oficial do 77º Festival de Cannes, que se vai realizar de 14 a 25 de maio, é uma homenagem a “Rapsódia de Agosto” do mestre japonês Akira Kurosawa.

“Rapsódia de Agosto”, em Maio. Depois de anunciada a homenagem aos Estúdios Ghibli do mestre japonês da animação Hayao Miyazaki, que vão receber uma Palma de Ouro Honorária, o Festival de Cinema de Cannes presta agora mais uma honraria ao também lendário realizador Akira Kurosawa (1910-1998), colocando com base de fundo do cartaz desta edição 2024, uma imagem do filme “Rapsódia de Agosto” (1991). “Toda a beleza poética, a magia hipnótica e a aparente simplicidade do cinema ganham destaque nesta cena tirada de ‘Rapsódia de Agosto’ do grande mestre japonês Akira Kurosawa”, anunciou a organização do Festival.

Rapsódia de Agosto
O mestre Akira Kurosawa tinha 81 anos, quando realizou este “Rapsódia de Agosto”. ©IMDB




Recorde-se que o mestre Akira Kurosawa tinha 81 anos, quando realizou este “Rapsódia de Agosto”, protagonizado então pela grande estrela de Hollywood, Richard Gere, uma pequena obra-prima de reflexão pacifista, sobre a vida e o cinema, apresentado fora de competição no Festival de Cannes em 1991: uma avó vítima do bombardeamento de Nagasaki, a 9 de agosto de 1945 transmite aos seus netos e ao seu sobrinho americano (Richard Gere) a sua fé no amor e na integridade como defesa contra a guerra. Com tanta ternura quanto meditação, a mensagem de “Rapsódia de Agosto” não podia ser mais oportuna para a atualidade. 

Lê Também:   Cannes 2024 | As minhas sensações..., na Semana da Crítica
77º Festival de Cannes
© Shochiku Co., Ltd. /Kurosawa Prod. – Design gráfico: © Hartland Villa
Fotograma de Rhapsody in August de Akira Kurosawa (1991)

Porém todos os filmes do cineasta japonês desde “A Saga do Judo” ou “Sugata Sanshiro”, “Rashômon”, “Os Sete Samourais”, “Dersou Ouzala” ou “Dodes’kaden” incluindo “Rapsódia de Agosto”, relembram a importância e a necessidade de nos unirmos e buscarmos a harmonia em todas as coisas, contra a guerra e a violência. Segundo a organização do Festival, este cartaz com o fundo de “Rapsódia de Agosto” é um “espelho do cinema”, que pretende celebrar a admiração pela 7ª Arte e pelo cinema de Akira Kurosawa. Por proporcionar voz a todos, “o cinema permite a emancipação. Porque se lembra das feridas e da luta contra o esquecimento. Porque dá testemunho dos perigos e apela à unidade. Porque acalma traumas, ajuda a reparar os vivos”.

Lê Também:   74º Berlinale | Ponho as "Mãos no Fogo" neste Festival

Num mundo atualmente fragilizado pelas duas guerras, no Médio Oriente e na Ucrânia, com este cartaz de 2024, o Festival de Cannes com “Rapsódia de Agosto”, “reafirma uma convicção: o cinema é um santuário universal de expressão e partilha. Um lugar onde está escrita a nossa humanidade tanto quanto a nossa liberdade”. O cartaz oficial da 77ª edição do Festival de Cinema de Cannes foi produzido pela Hartland Villa (Lionel Avignon, Stefan de Vivies), a partir de um fotograma das crianças sentadas num branco do jardim com a avó olhando no firmamento para uma Palma de Ouro, que brilha nos céus.  

JVM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *