Chadwick Boseman, "Ma Rainey: A Mãe do Blues" | © Netflix

História dos Óscares | Nomeações e prémios póstumos

[tps_header]

Será que conheces bem a história dos Óscares? Com a nomeação de Chadwick Boseman, decidimos revisitar todas as nomeações e prémios póstumos da Academia.

Não é muito comum mas, se pensarmos que é simplesmente o curso da vida, é quase inevitável que possam acontecer situações de nomeações póstumas a prémios de reconhecimento de trabalho (e nalguns casos até vitórias). E os Óscares, ao longo de toda a sua história, não são estranhos a este fenómeno.

Dado que as cerimónias celebram o trabalho desenvolvido no ano anterior, já foram vários os casos de nomeados aos Óscares que nos haviam deixado um legado já. De actores e actrizes, até cinematógrafos, compositores e argumentistas, vem descobrir que artistas arrecadaram uma nomeação aos cobiçados prémios de Hollywood já após a sua morte.

[/tps_header]

MELHOR ACTOR

The Network
Peter Finch foi o único a ganhar o Óscar de Melhor Actor postumamente | © Metro-Goldwyn-Mayer
  • Chadwick Boseman, nomeação por um projecto de 2020, com “Ma Rainey: A Mãe do Blues
  • Massimo Troisi, nomeação por um projecto de 1995, com “Il Postino”
  • Peter Finch, nomeação por um projecto de 1976, com “Network” – VENCEDOR
  • Spencer Tracy, nomeação por um projecto de 1967, com “Guess Who’s Coming to Dinner”
  • James Dean, nomeação por um projecto de 1956, com “Giant”
  • James Dean, nomeação por um projecto de 1955, com “East of Eden””



MELHOR FILME

História Óscares
Ben-Hur (1959) | © 1959 Warner Bros.
  • Anthony Minghella, 2008, “The Reader”
    • Produtor
  • Sydney Pollack, 2008, “The Reader”
    • Produtor
  • Mario Cecchi Gori, 1995, “Il Postino”
    • Produtor
  • Robert Alan Aurthur, 1979, “All That Jazz”
    • Argumentista
  • Sam Zimbalist, 1959, “Ben-Hur” – VENCEDOR
    • Produtor



MELHOR ACTRIZ

História Óscares
Jeanne Eagels e Herbert Marshall, “The Letter” | © Paramount Pictures
  • Jeanne Eagels, nomeação por um projecto de 1928/1929, com “The Letter”



MELHOR MONTAGEM

História Óscares
Jane Fonda e Katharine Hepburn em “On Golden Pond” | © Universal Pictures
  • Robert L. Wolfe, 1981, “On Golden Pond”
  • Stuart Gilmore, 1971, “The Andromeda Strain”
  • Frederic Knudtson, 1963, “It’s a Mad, Mad, Mad, Mad World”



MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO

The Dark Knight
Heath Ledger destacou-se como Joker, a personagem da DC Comics | © Warner Bros.
  • Heath Ledger, nomeação por um projecto de 2008, com “The Dark Knight – O Cavaleiro das Trevas” – VENCEDOR
  • Ralph Richardson, nomeação por um projecto de 1984, com “Greystoke: The Legend of Tarzan, Lord of the Apes”



MELHOR DIRECÇÃO ARTÍSTICA

filmes na tv
“Spartacus” deu o Óscar em 1960 a Eric Orbom © Bryna Productions
  • Gretchen Rau, 2006, “The Good Shepherd”
  • Boris Leven, 1986, “The Color of Money”
  • Dale Hennesy, 1982, “Annie”
  • William Kiernan, 1973, “The Way We Were”
  • David Hall, 1965, “The Greatest Story Ever Told”
  • William Ferrari, 1963, “How the West Was Won”
  • Eric Orbom, 1960, “Spartacus” – VENCEDOR
  • William A. Horning, 1959, “Ben-Hur” – VENCEDOR
  • William A. Horning, 1959, “North by Northwest”
  • Richard H. Riedel, 1960, “Pillow Talk”
  • William A. Horning, 1958, “Gigi” – VENCEDOR



MELHOR FOTOGRAFIA

Tom Hanks
Tom Hanks, “Road to Perdition” | © 2002 – Dreamworks LLC – All Rights Reserved
  • Conrad Hall, 2002, “Road to Perdition” – VENCEDOR
  • Geoffrey Unsworth, 1980, “Tess” – VENCEDOR
  • Harry Stradling, 1969, “Hello, Dolly!”
  • William C. Mellor, 1965, “The Greatest Story Ever Told”
  • Joseph H. August, 1948, “Portrait of Jennie”
  • Allen Davey, 1945, “A Song to Remember”



MELHOR DOCUMENTÁRIO

História Óscares
Darlene Love, “20 Feet From Stardom” | © 2013 – RADiUS-TWC
  • Gil Friesen, 2013, “20 Feet from Stardom” – VENCEDOR
  • Albert Lamorisse, 1978, “The Lover’s Wind”
  • Arnold Perl, 1972, “Malcolm X”



MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL

Documentários Óscares
Educating Peter | © Direct Cinema Limited
  • Gail Dolgin, 2011, “The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement”
  • Thomas C. Goodwin, 1992, “Educating Peter” – VENCEDOR



MELHORES FIGURINOS

Espelho Meu, Espelho Meu
Julia Roberts, “Mirror Mirror” | © 2012 Relativity Media, LLC. All Rights Reserved.
  • Eiko Ishioka, 2012, “Mirror Mirror”
  • Marit Allen, 2007, “La Vie en Rose”
  • Gile Steele, 1952, “The Merry Widow”
  • Gile Steele, 1951, “Kind Lady”
  • Gile Steele, 1951, “The Great Caruso”



MELHOR BANDA SONORA

limelight
“Limelight” deu o Óscar a Rasch, Russell e Charles Chaplin © Warner Bros.
  • Bernard Herrmann, 1976, “Obsession”
  • Bernard Herrmann, 1976, “Taxi Driver”
  • Raymond Rasch, 1972, “Limelight” – VENCEDOR
  • Larry Russell, 1972, “Limelight” – VENCEDOR
  • Alfred Newman, 1970, “Airport”
  • Victor Young, 1956, “Around the World in 80 Days” – VENCEDOR
  • Jerome Kern, 1945, “Can’t Help Singing”
  • Frank Churchill, 1942, “Bambi”



MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

a bela e o monstro disney
“A Bela e o Monstro” ganhou 2 Óscares em 1991 – Melhor Canção Original e Melhor Banda Sonora | © Disney
  • Howard Ashman, 1992, “Aladdin”, por Friend Like Me
  • Howard Ashman, 1991, “A Bela e o Monstro”, por Beauty and the BeastVENCEDOR
  • Victor Young, 1956, “Written on the Wind”, por Written on the Wind
  • Bert Kalmar, 1951, “The Strip”, por A Kiss to Build a Dream On
  • Jerome Kern, 1946, “Centennial Summer”, por All Through the Day
  • James V. Monaco, 1946, “The Dolly Sisters”, por I Can’t Begin to Tell You
  • Jerome Kern, 1945, “Can’t Help Singing”, por More and More
  • Frank Churchill, 1942, “Bambi”, por Love is a Song
  • George Gershwin, 1937, “Shall We Dance”, por They Can’t Take That Away from Me



MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

winnie the pooh disney
“Winnie the Pooh and the Blustery Day” | © Disney
  • John Hubley, 1977, “A Doonesbury Special”
  • Walt Disney, 1968, “Winnie the Pooh and the Blustery Day” – VENCEDOR



MELHOR CURTA-METRAGEM DE IMAGEM REAL

História Óscares
© The Vitaphone Corporation/Warner Bros.Pictures
  • Gordon Hollingshead, 1952, “Desert Killer”
  • Gordon Hollingshead, 1952, “Thar She Blows!”
  • Joseph O’Brien, 1945, “Your National Gallery”



MELHOR SOM / MISTURA DE SOM

sniper americano fox
Walt Martin teve uma nomeação em 2014 por “Sniper Americano” | ©2014 Warner Bros. Ent
  • Melhor Som
    • Harry W. Tetrick, 1976, “King Kong”
    • Harry W. Tetrick, 1976, “Rocky”
  • Melhor Mistura de Som



MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL

E Tudo O Vento Levou
Vivien Leigh e Hattie McDaniel também levaram os seus Óscares para casa por “Gone with the Wind” | © 2011 Silver Screen Collection
  • Massimo Troisi, 1995, “Il Postino”
  • Carol Sobieski, 1991, “Fried Green Tomatoes”
  • Robert Alan Aurthur, 1979, “All That Jazz
  • Lamar Trotti, 1954, “There’s No Business Like Show Business”
  • Tess Slesinger, 1945, “A Tree Grows in Brooklyn”
  • Sidney Howard, 1939, “Gone with the Wind” – VENCEDOR
  • Gerald Duffy, 1927/1928, “The Private Life of Helen of Troy”



MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO

Viola Davis
“Fences” conseguiu arrecadar na mesma um Óscar, para Viola Davis | © MMXVI Paramount Pictures Corporation. All Rights Reserved.
  • August Wilson, 2016, “Fences
  • Bridget O’Connor, 2011, “Tinker Tailor Soldier Spy”

[tps_footer]

Também és fã de curiosidades e factos da história dos Óscares?

Lê Também:   História dos Óscares | Os actores mais premiados

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *