Conhece a história verídica de The Terror

Esta semana estreou a nova grande aposta do AMC. “The Terror” é baseado num livro homónimo de Dan Simmons, porém a narrativa criada pelo autor não é ficcional. A história é inspirada em factos reais.

A 3 de abril chegou a Portugal a nova série produzida por Ridley Scott (“Alien”). “The Terror” é a adaptação do best-seller histórico do aclamado escritor de ficção científica Dan Simmons. Contudo, o autor não utilizou (apenas) a sua criatividade para criar a narrativa. Simmons inspirou-se em factos verídicos para criar a sua obra.

Em “The Terror”, Simmons imagina o que terá acontecido na expedição liderada por Sir John Franklin, no século XIX, para atravessar a Passagem do Noroeste. Na história real, em 1845 dois navios, que transportavam 129 homens, saíram da Grã-Bretanha numa expedição ártica para atravessar a última seção inexplorada da passagem que, supostamente, ligava os oceanos Atlântico e Pacífico.

The Terror

Ao final de um ano em alto mar, a viagem sofre um revés quando os navios HMS Erebus e HMS Terror ficam presos no gelo. Incapaz de continuar, a tripulação passou anos presa no Ártico. Nenhum dos 129 homens sobreviveram.

Pouco se sabe sobre a morte dos tripulantes, mas desconfia-se que a fome, a hipotermia, o canibalismo e o envenenamento por chumbo dos alimentos enlatados tenham sido as principais causas.

Segundo as letras deixadas pelos oficiais, Sir John Franklin deixou-se levar pela sua ambição e não viu no seu erro ao tentar forçar a passagem dos navios pelo gelo. Só em 2014 e 2016 é que HMS Erebus e HMS Terror foram descobertos, respetivamente. Apesar de terem passado mais de 170 anos debaixo de água congelada, os navios estavam em bastante boa condição.

The Terror

Este mistério serviu de base para o escritor Dan Simmons, que imagina o desenlace da expedição. O autor criou, assim, um jogo desesperado de sobrevivência à medida que a tripulação presa no gelo é perseguida por um misterioso predador.

“The Terror” estreou a 3 de abril no AMC. Os 10 capítulos da produção serão exibidos às terças-feiras, às 22h10.

Catarina Fernandes

Mestre em Ciências da Comunicação e fotógrafa amadora. Seriófila compulsiva e apaixonada por literatura, assim como pelo cinema e pela sua história. (Extremamente) Viciada em música e concertos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *