PHLD Luca via Shutterstock.com, ID 2328040287

A “melhor” canção escrita por John Lennon para Ringo Starr

John Lennon escreveu canções, depois de os Beatles terem terminado, que deu a Ringo Starr, para que este as pudesse lançar. Segundo Ringo, “I’m The Greatest” foi a melhor  que Lennon escreveu para ele.

Os Beatles escreveram um número infindável de canções, o que é bastante impressionante, tendo em conta que do primeiro ao último álbum lançado pela banda contam-se sete anos. A maioria destas canções foram escritas por John Lennon e Paul McCartney, um número mais pequeno (mas ainda considerável) por George Harrison, e muito poucas por Ringo Starr.

Lê Também:   John Lennon e as suas músicas preferidas dos Beatles

Não é desadequado dizer, então, que Ringo era o menos criativo ou dotado dos Beatles, pelo menos em termos de composição musical (o que não faz dele um mau músico). Sendo assim, era expectável, no momento em que a banda terminou, que ele acabasse por vir a ser o que tivesse menos sucesso, uma vez que cada membro do conjunto seguiu a sua carreira a solo.

Lennon, McCartney e Harrison tiveram bastante sucesso, e continuaram a escrever músicas que se tornaram intemporais. “Imagine”, de John, “My Sweet Lord” de George e “Maybe I’m Amazed” de Paul são perfeitos exemplos disso.




No entanto, Ringo não deixou de construir uma carreira a solo, tendo até tido sucesso nessa sua jornada. E nesta jornada do músico britânico há uma canção específica escrita por John Lennon e “dada” a Ringo que, segundo este, foi a “melhor” música que Lennon fez para ele. Estamos a falar de “I’m The Greatest”, do álbum “Ringo”, lançado em 1973 (três anos depois de os Beatles terem terminado).

Talvez John tenha composto a música a pensar logo em dá-la a Ringo, se calhar só se tenha lembrado de Ringo depois de a escrever, ou talvez até tenha pensado em outras pessoas antes. O que sabemos é que esta faixa aterrou nas mãos do ex-baterista dos Beatles.

Talvez a razão até tenha sido pela própria letra e mensagem da música, e por Lennon ter achado que poderia parecer demasiado arrogante lançar uma canção em que canta “eu sou o melhor”. John Lennon tinha uma reputação muito estabelecida e era de facto considerado um dos melhores compositores e personalidades artísticas da altura, e talvez tenha achado que fosse desadequado cantar isso abertamente (mesmo que a letra não tenha sido escrita com esse propósito).

Lê Também:   Como lá chegar e o que vais encontrar no novo recinto do Rock in Rio Lisboa (Parque Tejo)

Assim, Ringo, que continuou a estabelecer uma ligação musical com John Lennon com a sua participação na secção percussiva da Plastic Ono Band , ficou com a canção. Aliás, numa conversa  com a revista Rolling Stone, o músico disse, enquanto falava sobre John: “Eu acho que a melhor música que ele escreveu para mim foi ‘I’m The Greatest'”. Esta afirmação mostra a gratidão de Ringo por esta faixa lhe ter sido oferecida, e de certa maneira pela amizade que ambos partilharam.

“I’m The Greatest” | Ringo Starr

Esta é a canção que inicia o terceiro álbum de estúdio a solo de Ringo Starr. 



Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *