Crédito editorial: Andrea Raffin / Shutterstock.com

Kristen Stewart é a Presidente do Júri da Berlinale 2023

A actriz, argumentista e agora também realizadora estreante, Kristen Stewart vai ser a presidente do Júri Internacional da Berlinale 2023—73º Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Considerada já uma das maiores actrizes da indústria de Hollywood, apesar da sua juventude, Kristen Stewart (n.1990) aos poucos está a tornar-se uma das mais eminentes figuras internacionais de referência, em várias vertentes da arte, ao social, até chegar agora atrás da câmaras: actualmente trabalha como realizadora, na sua primeira longa-metragem, ‘The Chronology of Water’, uma adaptação cinematográfica do best-seller, da escritora-nadadora norte-americana Lidia Yuknavitch, um relato autobiográfico, sobre a conturbada juventude da autora, uma história de sobrevivência e de superação de vida. 

Lê Também:
3 (Novos) Filmes Que Falam do Cinema
Kristen Stewart
Kristen Stewart é Jean Seberg | © Amazon Studios

Estamos muito contentes por Kristen Stewart ter aceite esta tarefa distinta. Ela é uma das mais talentosas e multifacetadas atrizes da sua geração. Da Bella Swan (da Saga ‘Crepúsculo’) à Princesa de Gales (‘Spencer’), Stewart deu vida a personagens eternas. Jovem, brilhante e com um impressionante trabalho Kristen Stewart faz a ponte perfeita entre os EUA e a Europa’, comentara Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, a dupla de directores da Berlinale, após a aceitação da actriz, para ser a presidente do júri internacional 2023. Em 2008, Kristen Stewart ficou muito conhecida ao interpretar ‘Isabella (Bella) Swan na famosa saga adolescente, ‘Crepúsculo’. Porém, a atriz norte-americana teve altos e baixos na sua carreira até, por fim, chegar a uma nomeação ao Oscar de Melhor Atriz em Spencer’ (2021), interpretando a princesa Diana de Gales. Antes de ser Diana, Kristen Stewart foi roqueira e musa ativista no cinema.

JVM

José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colaborou no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’  (2014) e 'Mar Urbano Lisboa (2019). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’ (2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’ (2012), Mostras de Cinema da América Latina (2010 e 2011), 'Vamos fazer Rir a Europa', (2014), Mostra de Cinema Dominicano, (2014) e Cine Atlântico, Terceira, Açores desde 2016, até actualidade. Foi Director de Programação do Cine’Eco—Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela de 2012 a 2019. É membro da FIPRESCI.

José Vieira Mendes has 602 posts and counting. See all posts by José Vieira Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.