La Casa de Papel | © Tamara Arranz/Netflix

La Casa de Papel | Guia para a 5ª temporada

A última temporada de “La Casa de Papel” está finalmente na Netflix mas dado o tempo que passou, será que ainda estás a par da história?

A espera foi longa, e a verdade é que nem o sabermos que iriam passar pela nossa cidade de Lisboa, ou termos acesso a algumas imagens, ajudou a acalmar as ânsias… mas acabou! “La Casa de Papel” está finalmente de volta à Netflix e apresenta agora em setembro a primeira parte da sua 5ª (e última) temporada; por agora vão estrear 5 episódios, estando os restantes programados para chegar à plataforma de streaming apenas a 3 de dezembro.

Mas, como sabemos que a memória de todos não é sempre a melhor, vamos aqui relembrar alguns momentos chave da 4ª temporada e também dar alguns vislumbres do que poderemos ver na 5ª temporada! Preparados para voltar ao mundo de “La Casa de Papel”?

NOTA: Se não viste a 4ª temporada aqui há spoilers, assim como algumas indicações do que poderá acontecer na 5ª temporada conforme notícias lançadas anteriormente.

O ADEUS A NAIROBI

La Casa de Papel
Nairobi disse adeus na 4ª temporada | © Netflix

Este é o primeiro lembrete do que esperar para a 5ª temporada e talvez o mais triste: Nairobi já não está presente. Depois de um adeus doloroso na 4ª temporada, o que sabemos é que não teremos a pujante Nairobi (Alba Flores) e os seus mega discursos de ora em diante. Mas… talvez não seja um adeus definitivo! Afinal de contas, também Berlim havia morrido e tivemos a oportunidade de o rever em flashbacks, o que também poderá ser o caso de Nairobi. Há sempre espaço para recordr os momentos de preparação do assalto!




A REVOLTA DE GANDIA

La Casa de Papel
Gandia revoltou-se contra o grupo e mudou as regras do jogo | © Tamara Arranz/Netflix

Cesar Gandia (José Manuel Poga) foi a personagem detestável da 4ª temporada (a partir do mesquinho Arturíto), e aquela que nos tirou Nairobi. Impulsionou a grande acção da temporada anterior e desnorteou o grupo do Profssor quando fez Tóquio refém, tomou controlo da sala de segurança do banco e levou o caos até ao interior do Banco de Espanha. As suas acções levaram a que o grupo tomasse medidas desesperadas, fosse para salvar os membros do grupo, ou para prosseguir com o plano… e a prova? A prova é que o plano andou em ziguezague até ao grande momento final..




O RESGATE DE LISBOA

La Casa de Papel
Lisboa viu-se de novo do outro lado do banco, mas como capturada | © Netflix

Foi um dos momentos definidores da história da última temporada e um dos motivos que levou ao novo plano do Professor. Para além do resgate de Rio, capturado e torturado pela polícia mais concretamente por Alicia Sierra (Najwa Nimri), foi também nos episódios anteriores que vimos Raquel Murillo (Itziar Ituño) adoptar na sua plenitude o alter ego de Lisboa quando capturada pela polícia e sendo pressionada para entregar todo o grupo de assaltantes. No entanto, o que ninguém previra é que o plano seria voltar a colocá-la dentro do Banco para dar seguimento ao plano. Eles tiveram sucesso nessa parte… mas será suficiente para o que se avizinha?




SIERRA VS PROFESSOR

La Casa de Papel
Sierra e Professor | © Tamara Arranz/Netflix

Um momento tenso, mas digno de se apresentar como uma das cenas finais de uma temporada. Depos de ter perdido a derradeira confissão de Lisboa, e de ter ido a público falar sobre tudo o que a polícia espanhola estava a esconder, Sierra (Najwa Nimri) decide tomar as rédeas da sua própria investigação e encontrar o Professor (Álvaro Morte). Bem sucedida, encontra o esconderijo do líder do grupo e coloca-o num impasse junto dos assaltantes dentro do Banco. Mas o final ficou em aberto: será ela ainda uma polícia na sua essência ou estará a mudar de lados também como Lisboa?



O QUE AÍ VEM: DESTRUIÇÃO!

netflix
Cr. Tamara Arranz/NETFLIX © 2020

Para Jesús Colmenar, produtor executivo de “La Casa de Papel”, e Álex Pina, criador e showrunner, não há dúvidas; esta última temporada será de destruição total! O grupo está a ser atacado por todas as frentes e a morte do “coração” da equipa, Nairobi, irá colocar tudo em equação, incluindo a motivação das outras personagens e o que farão nos momentos seguintes. O ideal de assalto deles foi alterado e desde Gandía e as últimas acções da polícia espanhola só interessa uma coisa: sobrevivência! Mas não fiquem apenas à espera de destruição porque há um twist e será no lado das mulheres! Estará o Professor preparado?




NOVAS CARAS, NOVAS HISTÓRIAS

la casa de papel t5
Patrick Criado (“Antidisturbios”) e Miguel Ángel Silvestre (“Sense 8”) | © Netflix

O último capítulo a chegar à Netflix não será apenas de conclusão. Com apenas 10 episódios, é possível que hajam novas histórias para contar e prova disso é a confirmação de novos nomes para o elenco. Ainda que não se saibam quais os seus papéis em concreto, Miguel Ángel Silvestre (“Sense 8”) e Patrick Criado (“Antidisturbios”). Teorias?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 3096 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.