La Casa de Papel

La Casa de Papel, descobre as inspirações da série do momento

Se acompanhas “La Casa de Papel” de certo que já deste por ti a ter a chamada sensação de déjà vu, descobre aqui o porquê.

La Casa de Papel” é um dos sucessos do momento com o carimbo da Netflix, ainda que não seja um conteúdo original desta. A série, originalmente divulgada em terra de nuestros hermanos pela Antena 3, terminou a novembro do ano passado no respectivo país. Por cá a segunda temporada estreou no passado dia 6 de abril na plataforma de streaming.

Lê Também:   La Casa de Papel, primeira e segunda temporadas em análise

A equipa encabeçada por El Profesor (Álvaro Morte) tem estado nas bocas do mundo, tendo liderado por várias semanas o ranking das séries mais vistas em maratonas da aplicação TV Time. Atualmente, a mesma ocupa o 39º lugar do top das séries mais populares do IMDb.

Percorre a galeria que preparámos para ti com as principais inspirações e referências de “La Casa de Papel”.

A PREMISSA E AS REGRAS

La Casa de Papel Ocean's Eleven
Ocean’s Eleven vs. La Casa de Papel

A premissa com que “La Casa de Papel” se apresenta: realizar o maior assalto da história, soa-te familiar? É possível que a tenhas ouvido em 2001 da boca de George Clooney em “Ocean’s Eleven”. À semelhança de o Profesor, também George Clooney, enquanto Danny Ocean, se comprometeu a realizar o maior roubo da história, no seu caso a três casinos em simultâneo. A equipa de Ocean era igualmente composta por indivíduos peritos num aspecto importante do assalto, e, tinha de igual forma, um elemento feminino (Raquel vs. Tess) que não esteve a bordo desde o início da história.

Danny Ocean também exigiu à sua equipa que respeitassem três regras: não magoem ninguém, não roubem de quem não mereça, e joguem/arrisquem como se não tivessem nada a perder. Vimos um pedido algo semelhante no episódio piloto de “La Casa de Papel”.




OS NOMES DO GANG

La Casa de Papel reservoir dogs
Cães Danados vs. La Casa de Papel

Quando o Profesor indica que cada um dos membros da equipa de assalto à Casa Nacional da Moeda de Espanha deverá, a partir daquele momento, utilizar nomes de cidades, não foi por mero acaso. Esta é uma das referências directas a “Cães Danados” de Quentin Taratino, no qual a série muito se inspirou. A estratégia imposta por o Profesor é a mesma que Joe Cabot (Lawrence Tierney) utilizou em 1992: “nada de nomes, nada de perguntas pessoais e, claro, nada de relações pessoais”.

Em “Cães Danados”, Tarantino utilizou nomes de cores (Sr. Branco, Sr. Laranja, Sr. Amarelo, Sr. Azul, Sr. Vermelho, Sr. Cor-de-Rosa, Sr. Castanho). Por sua vez, Álex Pina, criador de “La Casa de Papel”, optou por nomes de cidades (Tóquio, a narradora da história, Berlim, Rio, Nairobi, Denver e Moscovo, Helsínquia, Oslo). A estratégia foi, de igual forma, utilizada para que a polícia e os reféns não descobrissem a verdadeira identidade dos assaltantes.

Ainda assim, existe um episódio em que Nairóbi (Alba Flores), furiosa com Berlin (Pedro Alonso), o relembra “que isto não é um filme de Taratino ¿Eh?”.




A BANDA SONORA

La Casa de Papel Interstellar
Interstellar vs. La Casa de Papel

Coincidência ou não podemos ouvir como pano de fundo o tema “Ode to Joy”, a 9 sinfonia de Beethoven, enquanto o plano de assalto é descrito ainda em Toledo. A melodia foi originalmente utilizada no filme de 1988 “Assalto ao Arranha Céus”, sendo que neste a versão foi adaptada por Michael Kamen. Em ambas as cenas, “Ode to Joy” acaba por actuar como um fio condutor de triunfo nas respectivas passagens.

Também “Interstellar” de Christopher Nolan foi alvo de comparação pelas enormes similaridades na banda sonora. Apesar de na “La Casa de Papel” a mesma ter sido composta por Iván Martínez Lacámara e Manel Santisteban, é impossível não repararmos no timbre partilhado com a de Hans Zimmer para o filme de Nolan. Podes ouvir esta comparação através de um vídeo feito por um fã da série aqui.




TÓQUIO

La casa de papel león
Mathilda (Natalie Portman) vs. Tóquio (Úrsula Corberó)

A personagem de Tóquio, interpretada por Úrsula Corberó, é uma referência directa a Mathilda (Natalie Portman) de “Léon, o Profissional“. Penteado à ‘tigela’, ar de menina abandonada, colar junto ao pescoço, e gatilho fácil, fazem da personagem de Corberó a versão adulta de Matilda. Em ambas, a falta de paciência  e capacidade para manter a cabeça fria também é uma característica, com a diferença de que Tóquio não se pode desculpar com a idade…




OS ESTRATAGEMAS

La Casa de Papel o infiltrado
O Infiltrado vs. La Casa de Papel

Tiveste uma sensação de déjà vu quando viste os reféns com a mesma roupa que os assaltantes? Pois bem, a mesma é inspirada no filme de 2006 “O Infiltrado”, que contava com Denzel Washington, Jodie Foster e Clive Owen. Aliás a série ‘rouba’ muito mais de “O Infiltrado” do que a mera ideia das máscaras (ainda que não sejam de Salvador Dali). Desde o método de branqueamento de dinheiro, pistas, negociações, até aos estratagemas para ganhar tempo, são todos muito semelhantes aos que vimos na “La Casa de Papel”.




A CANÇÃO DE AMOR

 La Casa de Papel the sting
A Golpada (1973) vs. La Casa de Papel

A canção que o Profesor toca ao piano para Raquel constitui uma referência directa ao vencedor do Óscar da Academia “A Golpada” (“The Sting”) de 1973. Coincidência? Certamente que não, já que a premissa do filme também era realizar o maior assalto da época.




OS PALHAÇOS

La Casa de Papel palhaço
O Cavaleiro das Trevas vs. La Casa de Papel

A cena dos palhaços pode ser alusiva a dois filmes. O primeiro é o mais óbvio: o palhaço escolhido por o Profesor. Peruca cor de laranja e chapéu na cabeça, tal e qual como Johnny Depp apareceu em “Alice no País das Maravilhas” de Tim Burton. O segundo não é tão directo, mas de certo que te recordarás assim que leres a descrição. Na cena em questão, o Profesor colocou um anúncio de casting para palhaços para trabalharem no hospital. Este desencadeou uma invasão dos mais variados palhaços pelas alas hospitalares, de forma a que o Profesor passa-se despercebido. Ora Heath Ledger já havia recorrido a esta estratégia em “O Cavaleiro das Trevas“.

Conseguiste identificar todas as referências e inspirações da série?

Lê Também:   Este belo policial com George Clooney e Brad Pitt abandona a Netflix nos próximos dias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *