Lisbon & Estoril Film Festival muda de nome e de cidade

O Lisbon & Estoril Film Festival, o mais conhecido festival de cinema realizado em Portugal mudará de nome e de espaço já em novembro.

O Lisbon & Estoril Film Festival mudará de nome e de espaços já para a sua próxima edição que se realizará em novembro. Na verdade, permanecerá em Lisboa, mas em vez do Estoril será agora Sintra a segunda cidade para o festival. A principal razão deve-se à troca de patrocínio da autarquia de Cascais para a de Sintra, devido a uma redução nos apoios da primeira. O popular festival do produtor de cinema Paulo Branco passará assim a designar-se de Lisbon & Sintra Film Festival.

Ainda sem quaisquer informações por parte de Paulo Branco, que se encontra fora do país, a proposta foi apenas apresentada por um protocolo estabelecido com a autarquia de Sintra.

O Lisbon & Sintra Film Festival constituirá uma continuação do anterior Lisbon & Estoril Film Festival, assumindo ainda valências que ultrapassam um mero festival de cinema, sendo um dos principais encontros dos mais conceituados artistas, escritores, filósofos, realizadores e actores a nível europeu.

Em entrevista à Agência Lusa, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal afirmou que o município ofereceu-se uma vez para cooperar na organização do festival, mas com novas ‘regras’. O próprio revelou que a decisão foi dura, mas que teria de ser tomada, afirmando que a saída do festival do concelho é definitiva.

Face à redução das verbas de jogo provenientes do Casino do Estoril e por ainda não termos receitas da nova taxa turística dissemos ao Paulo Branco que teríamos de rever os valores do apoio, mas como a Câmara de Sintra ofereceu mais dinheiro, ele optou por ir para Sintra.

O festival continuará, mas agora numa parceria com Sintra, decorrendo de 17 a 26 de novembro, em espaços como o Centro Cultural Olga Cadaval, entre outros. No protocolo subscrito pela Leopardo Filmes e por Basílio Horta, presidente da câmara de Sintra, expressa-se

O festival aposta na interligação de propostas culturais diversas, do cinema à literatura, passando pela música e artes plásticas e afirma-se como lugar propício à reflexão e discussão dos temas culturais que marcam a actualidade.

As verbas da Câmara Municipal de Sintra corresponderão a um apoio de 250 mil euros, com repartição em 175 mil euros após a assinatura do protocolo e outras duas prestações de 37.500 euros a serem disponibilizadas até 31 de Dezembro de 2017.

Lisbon & Estoril Film Festival
Paulo Branco e Jim Jarmusch na conferência de imprensa

 

Lê ainda: LEFFEST’16 | Palmarés e considerações finais

Na cerimónia de encerramento do Lisbon & Estoril Film Festival em novembro de 2016, Paulo Branco apontou a recepção extremamente positiva do público, pela variedade de filmes. Relembre que o festival passou, por exemplo, obras integrais de Jean-Luc Godard e de Emir Kusturica, este último que esteve presente no festival para apresentar a sua última obra, Na Via Láctea.

Pela última edição passaram também nomes como os de Jim Jarmusch e da actriz Monica Bellucci. Filmes como O Herói de Hacksaw Ridge, Ela, O Vendedor, Hell or High Water, Animais Noturnos ou Lion – A Longa Viagem para Casa estiveram em destaque no festival e foram bastante comentadas durante a última Awards Season, todos eles entretanto com nomeações aos Óscares da Academia.

O Lisbon & Estoril Film Festival (em breve Lisbon & Sintra Film Festival) decorreu em 11 espaços de Lisboa e de Cascais e tem conquistado vários espetadores, dos 8 aos 80, desde 2007.

Consulta também: Guia das Estreias de Cinema | Março 2017

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *