Livros a Não Perder em Outubro | © Bertrand Editora | Porto Editora | Editora Guerra & Paz

Livros a não perder | Seleção de outubro 2019 by MHD

[tps_header]

Seja romance, policial, histórico, biográfico, de mistério ou de ficção-científica, a Magazine.HD apresenta-te os livros a não perder em outubro.

Com uma fornada de livros imperdíveis a caminho, distinguimos a seleção literária da MHD em 10 temas, de forma a poderes encontrar imediatamente os livros que mais te cativam. Eis os temas:

1. Ficção

2. Não-Ficção

3. Familar & Bambino (6)

4. Poesia (1)

5. Reedições (4)

[/tps_header]

Ficção (Romance & Romance Histórico; Scifi & Fantasia; Ficção Geral; Young Adult; Policial & Suspense)

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos a não perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante, quer pretendas um dilema recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Não Ficção (Prático; Histórico; Ensaio & Atualidade)

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Familiar & Bambino

Há livros intemporais, tal como existem livros para todas as idades. Na secção Familiar & Bambino, a MHD propõe-te a melhor fornada dos livros do mês, prontos para divertir, cativar e incentivar o raciocínio dos leitores mais jovens, mas nem por isso menos importantes!

Reedições

Para quem procura ler finalmente aquele clássico que queria ter adquirido, colecionar diferentes variantes das suas obras favoritas ou substituir um livro a pedir uma reforma, a MHD apresenta as reedições mais marcantes deste mês.

Livros a Não Perder em Outubro
Livros a Não Perder em Outubro | © Bertrand Editora | Porto Editora | Editora Guerra & Paz

Preparado para descobrir os livros do mês? Basta virares a página!




FICÇÃO

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos que não podes perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante ou recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Livros a Não Perder em Outubro
Livros a Não Perder em Outubro – © Gradiva | Edições Asa | Edições Chá das Cinco




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (1)

As Cartas Roubadas
As Cartas Roubadas | © Casa das Letras

‘AS CARTAS ROUBADAS’, de Lorenzo De’ Medici (Casa das Letras)

Sinopse Oficial: O que une Maria de Médicis, o pintor Rubens e uma historiadora norte-americana do século XXI?

A professora de História, Ann Carrington, da Universidade de Brown, viaja para Itália para se encontrar com o professor Gianni Scopetta, da Universidade de Florença. Ambos haviam trocado informações por e-mail sobre a desconhecida correspondência da rainha Maria de Médicis, que o professor tinha na sua posse e que revela um dos seus segredos mais bem guardados da rainha-mãe.

Contudo, tudo se complica quando o professor Scopetta é assassinado, suscitando toda uma série de questões: Quem estará por detrás deste assassinato? Que interesses circulam em torno da investigação que o professor Scopetta desenvolvia? Conseguirá Ann Carrington dar-lhe continuidade e decifrar o código que Rubens utilizava para comunicar com a rainha Maria de Médicis?

Com a ajuda da polícia e da viúva do professor, Ann mergulha numa perigosa investigação em que não é a única participante.

Paris, 1623. A rainha Maria de Médicis sente-se só, apesar de viver na corte rodeada de centenas de pessoas, mas nas quais não pode confiar. Ultimamente, todos os projetos em que se envolve acabam por se virar contra si. A rainha inicia um plano secreto para regressar ao poder, porém enfrenta a chantagem de um misterioso personagem.

A rainha-mãe, que tinha encarregado Rubens de pintar quadros para a galeria do futuro Palácio do Luxemburgo, confia-lhe uma missão secreta, que requer a máxima descrição. Os movimentos da rainha despertarão o interesse do cardeal Richelieu e serão controlados pelos seus espiões.

Por seu lado, Rubens ver-se-á numa encruzilhada, sendo o homem de confiança da rainha, por sua vez, espia-a para a infanta Isabel Clara Eugenia que governava os Países Baixos em nome do seu sobrinho, o rei Felipe IV de Espanha.

Uma empolgante história de intrigas, traições e conspirações numa arrepiante aventura.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (2)

A Décima Ilha
A Décima Ilha | © Cultura Editora

‘A DÉCIMA ILHA’, de Diana Marcum (Cultura Editora)

Sinopse Oficial: A repórter Diana Marcum está a sofrer uma crise. Envolvida por uma tristeza pessoal há muito enterrada – e com a sua carreira parada – descobre um grupo incomum de imigrantes que moram na zona rural da Califórnia. Ela segue-os, na sua viagem anual de regresso às remotas ilhas dos Açores, onde os touros correm pelas ruas, existem vulcões ativos e as pessoas inventam festas para combater a saudade – um sentimento tão profundo que a palavra não tem tradução para outros idiomas.

Uma viagem pelas ilhas dos Açores, onde a repórter Diana Marcum, com a companhia do seu labrador Murphy, descobre que ainda existem coisas pelas quais anseia – e uma delas poderá ser um amor inesperado.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (3)

Coisas do Coração
Coisas do Coração | © Edições Asa

‘COISAS DO CORAÇÃO’, de Judith Mcnaught & Jude Deveraux (Edições Asa)

Sinopse Oficial: Judith McNaught e Jude Deveraux, duas das autoras mais queridas dos leitores portugueses, revelam todo o seu talento em quatro inesquecíveis histórias de amor.

JUDE DEVERAUX

Simplesmente Curioso
Nesta que é uma das mais aclamadas obras da autora, uma jovem viúva com um chefe detestável vai descobrir que os milagres acontecem quando menos se espera…

Um Coração Transformado
Dois adolescentes bem-intencionados decidem ajudar a mãe de um deles a encontrar o amor da sua vida. Um plano extravagante com consequências, no mínimo, inesperadas.

JUDITH McNAUGHT

Milagres
Nicki DuVille é um atraente aristocrata habituado a ter todas as mulheres que quer, sem que tencione casar com qualquer uma delas. O Destino vai pregar-lhe uma partida ao pôr Julianna no seu caminho. É que a jovem quer ser escritora e a sua imaginação não tem limites…

Revelação
Ao aceitar fotografar um grandioso casamento em Newport, Corey Foster reencontra o amor da sua vida. Em tempos, ele partiu-lhe o coração. Felizmente, ela já o esqueceu e seguiu em frente… certo?




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (4)

Britt-Marie esteve aqui
Britt-Marie esteve aqui | © Porto Editora

‘BRITT-MARIE ESTEVE AQUI’, de Fredrik Backman (Porto Editora)

Sinopse Oficial: Não é que Britt-Marie seja uma pessoa crítica, exigente ou difícil – ela apenas espera que as coisas sejam feitas de uma determinada forma. Uma gaveta de talheres desarrumada está no topo da sua lista de pecados imperdoáveis. Os seus dias começam, impreterivelmente, às seis da manhã, porque apenas os lunáticos acordam mais tarde do que essa hora. E não é passivo-agressiva. De modo nenhum. As pessoas é que, às vezes, interpretam as suas sugestões úteis como críticas, o que não é, de todo, a sua intenção. Afinal, Britt-Marie não é alguém que julgue os outros, não importa o quão mal-educados, desleixados ou moralmente suspeitos possam ser.

Quando Britt-Marie descobre que Kent, o marido, lhe é infiel, a sua vida perfeitamente organizada, de repente, desorganiza-se. Tendo de passar a sustentar-se sozinha, arranja um emprego temporário como zeladora do centro recreativo de Borg. Nessa posição, a exigente Britt-Marie tem de lidar com muita sujidade, eletrodomésticos temperamentais, indisciplina a rodos e até uma ratazana como companheira. Britt-Marie vê-se então arrancada da sua zona de conforto e arrastada para a vida dos seus concidadãos de Borg, uma estranha mistura de seres desesperados, canalhas, bêbedos e vagabundos, sendo incumbida da impossível tarefa de levar a equipa de futebol local, composta por várias crianças sem qualquer tipo de talento para acertar numa bola, à vitória. E, quando um dia Kent aparece a pedir-lhe desculpa, ela tem de decidir, de uma vez por todas, o que realmente deseja da vida. Nesta pequena localidade de gente inadaptada, pode Britt-Marie encontrar o lugar a que realmente pertence?

Engraçado e comovente, perspicaz e humano, Britt-Marie esteve aqui celebra as amizades inesperadas que nos mudam para sempre e o poder do mais gentil dos espíritos, para tornar o mundo um lugar melhor.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (5)

Estrelas da Fortuna
Estrelas da Fortuna | © Edições Chá das Cinco

‘ESTRELAS DA FORTUNA’, de Nora Roberts (Edições Chá das Cinco)

Sinopse Oficial: Sasha Riggs é uma artista assombrada por sonhos e pesadelos que transforma em pinturas extraordinárias. Para tentar compreender o seu dom, ela viaja para a ilha grega de Corfu onde encontra Bran Killian, um mágico irlandês com um carisma envolvente e segredos misteriosos. Apesar de nunca se terem visto, Sasha conhece bem Bran — ele é o homem dos seus sonhos, aquele que ela pintou inumeráveis vezes. Mas há mais estranhos que foram atraídos para a ilha por uma força inexplicável. Todos juntos terão de encontrar as míticas Estrelas da Fortuna, que caíram do céu, pondo em risco o destino de todos os mundos.

Mas, para isso, Sasha terá de aprender a lidar com o seu dom e a confiar em Bran para lhe revelar os seus segredos mais profundos. Perante uma ameaça sombria, o amor e a magia ganham vida, mas serão suficientes para vencer as trevas que se aproximam?




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (6)

Cavalheiro Pecador
Cavalheiro Pecador | © Editorial Presença

‘CAVALHEIRO PECADOR’, de Jodi Ellen Malpas (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Uma história de amor e luxúria. Um livro sobre relações, confiança e questões profundas de sofrimento.

Izzy White sabe da maldade que existe no mundo. Afinal, fugiu dela há muito tempo. Construiu uma vida estável, cuidando dos outros como enfermeira. mas um ato de bondade deita tudo por terra quando o atraente Theo Kane entra no seu mundo.

A reputação dele é terrível, mas com ela Theo é gentil – um perfeito cavalheiro – e ela apaixona-se. Mas quando os demónios de Theo vêm ao de cima, Izzy sabe que deve acabar a relação, mas não consegue. No entanto ficarem juntos, pode condenar os dois…

Um novo romance na linha da Jodi Ellen Malpas: heróis intensos e dominadores e heroínas decididas que os levam aos limites.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (7)

Até Sempre, Meu Amor
Até Sempre, Meu Amor | © Edições Asa

‘ATÉ SEMPRE, MEU AMOR’, de Lesley Pearse (Edições ASA)

Sinopse Oficial: Morena e de sorriso cativante, Ellie é uma jovem doce e generosa. As suas origens humildes são denunciadas apenas pelo sotaque pois a sua graciosidade e elegância são naturais. O teatro fascina-a desde sempre.

Bonnie é completamente diferente. Dona de uma beleza estonteante, com longos cabelos loiros e olhos de um azul intenso, é mimada e egoísta. Nada nem ninguém, decidiu cedo na vida, a irá impedir de realizar os seus sonhos.

Os caminhos de ambas cruzam-se quando, após terem sido seduzidas por dois aviadores americanos no final da II Guerra Mundial, resolvem unir os seus talentos e lutar por uma carreira em palco. São mulheres de mundos opostos, mas estão irremediavelmente unidas pelo mais terrível dos segredos…

Com a Londres do pós-guerra como pano de fundo, “Até Sempre, Meu Amor” pinta um retrato do mundo glamoroso e implacável do teatro. A história destas jovens fala-nos de sacrifício e ambição, mas sobretudo de uma amizade capaz de resistir a todos os obstáculos.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (8)

A Lista que Mudou a Minha Vida
A Lista que Mudou a Minha Vida | © Quinta Essência

‘A LISTA QUE MUDOU A MINHA VIDA’, de Olivia Beirne (Quinta Essência)

Sinopse Oficial: Para Georgia, uma noite bem passada envolve um copo de vinho, um sofá e uma televisão. A jovem sofre de vertigens e abomina encontros amorosos ou qualquer actividade que exija um sutiã de desporto. Correr riscos não é com ela…

A sua irmã mais velha, Amy, é o oposto. Adora aventuras, ir a festas extravagantes, conhecer pessoas… até ao dia em que um diagnóstico inesperado a confronta com uma terrível notícia: ela não vai poder fazer tudo aquilo com que sempre sonhou antes de completar trinta anos. Pede então a Georgia que faça todas essas coisas em seu lugar e, com esse pedido, muda a vida da irmã.

Faltam apenas alguns meses para os anos de Amy, e os ponteiros do relógio não param.
Mas… dar um mergulho nua?
Fazer skydiving?
Sair com um desconhecido do Tinder?!
Terá Georgia coragem de se lançar nesta aventura por amor à irmã?
E, se o fizer, a sua vida não será virada do avesso?

Olivia Beirne leva-nos numa viagem hilariante e enternecedora que nos incentiva a testar os nossos limites e aproveitar ao máximo as coisas que a vida proporciona. Mostra-nos qual o verdadeiro significado de estar vivo… e as loucuras que somos capazes de fazer por amor!




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (9)

Suite 405
Suite 405 | © Porto Editora

‘SUITE 405’, de Sveva Casati Modignani (Porto Editora)

Sinopse Oficial: Um automóvel de luxo avança velozmente a meio da noite pela autoestrada que liga Roma a Milão. A bordo segue o conde Lamberto Rissotto, proprietário de uma importante indústria metalúrgica que gere com sensatez, apesar das dificuldades inerentes à crise económica do país. Lamberto tem pressa de chegar a casa: acabou de descobrir a última e embaraçosa loucura da sua lindíssima mas impulsiva mulher e quer terminar definitivamente a relação com Armanda. Para mitigar a desilusão leva na memória a imagem do recente e fugaz encontro com uma desconhecida “muito jovem, muito bonita, com muita classe”.

No meio da noite, outro homem viaja na mesma autoestrada de sul para norte, num carro utilitário coberto de pó: é Giovanni Rancati, sindicalista, que regressa de um encontro com operários. Em Milão espera-o a companheira, Bruna, cabeleireira que, após anos de muitos sacrifícios, conseguiu abrir um salão só seu. Vivem juntos num bairro popular, um daqueles em que as casas que partilham a mesma varanda deixam a descoberto as alegrias e as dores de cada um, uma realidade em que é difícil aguentar até ao fim do mês e em que um sonho pode custar as economias de uma vida. Lamberto e Giovanni representam dois mundos opostos e distantes, mas os seus caminhos vão acabar por se encontrar, um pouco por necessidade e um pouco por acaso. Desse encontro nasce um fascinante cruzamento de destinos em que se reflete a Itália de hoje, ainda dividida por contradições e lutas sociais, mas unida por uma profunda e absoluta necessidade de justiça e de amor.




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (1)

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga
O Exorcismo da Minha Melhor Amiga | © Edições ASA

‘O EXORCISMO DA MINHA MELHOR AMIGA’, de Grady Hendrix (Edições Asa)

Sinopse Oficial: Estamos em 1988. Abby e Gretchen são as melhores amigas desde o quarto ano, partilhando o gosto pelo filme E.T., patinagem no gelo e músicas. Mas ao chegarem ao secundário, e depois de uma noite entre amigas correr pessimamente, as coisas mudam. Gretchen começa a comportar-se… de forma diferente. Tem oscilações de humor. Anda irritadiça. E sempre que ela está perto, acontecem incidentes bizarros.

Abby acha que só existe uma explicação para isso, Gretchen, a sua pessoa preferida, tem um demónio a viver dentro dela e decide que ninguém se vai intrometer entre as duas amigas. Com a ajuda de um aliado musculado e devoto, embarca na missão de salvar Gretchen, mas será a amizade forte o suficiente para vencer o diabo?




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (2)

Perdida
Perdida | © Saída de Emergência

‘PERDIDA: CASA DA NOITE — OUTRO MUNDO’, de P. C. Cast & Kristin Cast (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: As coisas estão estáveis na Casa da Noite desde que Zoey e os amigos fecharam o portal entre os dois mundos e enviaram o Outro Kevin de volta para o Outro Mundo. Um novo ano escolar teve início, e o programa de intercâmbio de Zoey está prestes a começar. Mas se tudo está bem, porque é que ela está cada vez mais apática e de mau humor?

Zoey não consegue parar de pensar na possibilidade de seguir o seu irmão para o Outro Mundo, onde o Outro Kevin está a usar uma magia antiga sem consciência do perigo. Sem a orientação dela, o Outro Kevin poderá perder mais do que a guerra contra Neferet — poderá perder a sua alma. E Z sabe que tem de o ajudar — afinal, ele é o seu irmão mais novo. Mas Stark tem as suas próprias razões para impedir que Zoey regresse ao Outro Mundo. Afinal, é lá que está Heath Luck, o amor de infância de Zoey, ainda vivo e de luto pela morte da sua amada.

Numa versão alternativa da Casa da Noite, em que o perigo surge sob a forma de amigos e os aliados se podem encontrar nos locais mais estranhos, conseguirá Zoey restaurar o equilíbrio perdido?




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (1)

Imortal
Imortal | © Gradiva

‘IMORTAL’, de José Rodrigues dos Santos (Gradiva)

Sinopse Oficial: Um cientista chinês anuncia de surpresa o nascimento de dois bebés geneticamente modificados. Logo a seguir é raptado. A imprensa internacional interroga-se, os serviços secretos mexem-se.

Tomás Noronha é interpelado em Lisboa por um desconhecido. Pertence à agência americana de tecnologia, DARPA, e revela-lhe um projeto secreto inspirado no Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci.

De repente, o apartamento onde ambos se encontram explode e o metro para onde fogem sofre uma colisão mortífera. O mundo parece enlouquecer e Tomás torna-se testemunha do maior acontecimento da história da humanidade.

Transcendência.

A nova aventura do grande herói das modernas letras portuguesas mostra-nos o momento em que a máquina supera o homem. A Singularidade.

Estará a humanidade à beira do fim?
Ou perante um novo início?

Baseado na pesquisa científica mais avançada, José Rodrigues dos Santos mostra-nos como a ciência está perto do seu maior feito: acabar com a morte.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (2)

Amigo Imaginário
Amigo Imaginário | © Edições ASA

‘AMIGO IMAGINÁRIO’, de Stephen Chbosky (Edições ASA)

Sinopse Oficial: Kate Reese e o filho, Christopher, estão em fuga. Kate é jovem mas tem já uma longa lista de desaires na bagagem. A única coisa em que nunca vacilou foi no seu amor incondicional por Christopher. É esse amor que a leva a partir a coberto da noite, deixando para trás uma vida em que as boas recordações são raras. Mãe e filho só param quando, por instinto, chegam à pacata vila de Mill Grove. Subitamente, o sonho de um verdadeiro lar afigura-se possível.

E a princípio, parecem ter feito a escolha certa. A vila é pequena e segura, e os novos vizinhos são acolhedores. Mas é então que Christopher desaparece. Durante seis penosos dias, não há notícias dele. E quando reaparece, vindo de um bosque, o rapaz aparenta estar bem. Mas o que ninguém sabe é que ele não voltou sozinho. Christopher traz consigo uma missão e um amigo imaginário – uma voz que apenas ele ouve; o prenúncio da uma tragédia…

Amigo Imaginário é uma obra-prima, fruto de uma imaginação sem limites e de uma profundidade emocional tremenda. Não é apenas um livro de suspense: Stephen Chbosky proporciona-nos uma experiência de leitura extraordinária e inesquecível.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (3)

De Olhos Postos em Ti
De Olhos Postos em Ti | © Bertrand Editora

‘DE OLHOS POSTOS EM TI’, de Mary Higgins Clark (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Numa pequena cidade, há sempre alguém que vê…

Com quase dezoito anos, o que queremos é mesmo divertir-nos: dançar, rir e namorar. Na ausência dos pais, Kerry Dowling, uma rapariga de dezoito anos, aproveita para organizar uma grande festa em sua casa. Ao início da manhã seguinte, é encontrada sem vida, completamente vestida, no fundo da piscina da família.

Quando a hipótese de acidente é afastada, a família de Kerry tem de se confrontar com a forte possibilidade de ela ter sido morta por alguém do seu círculo mais próximo: o namorado com quem discutiu durante a festa? Jamie, o vizinho da família, que tinha no canto do quarto uma pilha de roupa molhadas Um dos seus colegas?

Aline, a sua irmã mais velha, que acaba de ser nomeada orientadora na Kerry High School, pode estar em melhor posição para descobrir a verdade. Se o fizer, corre risco de vida.
Sob uma tensão constante, da qual Mary Higgins Clark se encarrega, somos conduzidos através de um círculo macabro onde verdade e mentira andam de mãos dadas.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (4)

Contos do Além
Contos do Além | © Edições Asa

‘CONTOS DO ALÉM — UM LIVRO DO OUTRO MUNDO’, de Agatha Christie (Edições ASA)

Sinopse Oficial: A coletânea das histórias mais arrepiantes da Rainha do Crime.

Visões mediúnicas, espectros que pairam nas sombras, encontros com seres divinos, misteriosas mensagens do Além, e até uma estranha troca entre um homem e um gato…

Com a presença ocasional de Hercule Poirot e Miss Marple, este volume apresenta-nos o lado mais obscuro da escritora policial mais famosa do mundo.

Essencial para os amantes do sobrenatural e os admiradores de Agatha Christie.

Prepare-se para ficar acordado!




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (5)

Agente em Campo
Agente em Campo | © Dom Quixote

‘AGENTE EM CAMPO’, de John Le Carré (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: Nat, 47 anos, veterano dos Serviços Secretos britânicos, pensa que o seu tempo como controlador de agentes chegou ao fim. Está de regresso a Londres com a mulher, a paciente e dedicada Prue. Mas, face à crescente ameaça do Centro de Moscovo, a repartição tem mais uma missão para ele. Nat é nomeado chefe do Porto de Abrigo, um inoperante subposto da Geral de Londres com um bando de espiões incompetentes. A única estrela da equipa é a jovem Florence, que tem aspirações ao departamento da Rússia e está de olho num oligarca ucraniano com fortes ligações ao regime russo.

Nat não é apenas um espião, é um apaixonado jogador de badmínton. O seu adversário habitual das segundas-feiras tem metade da sua idade: o introspetivo e solitário Ed. Ed odeia o Brexit, odeia Trump e odeia o emprego que tem numa impiedosa agência de comunicação. E é precisamente Ed, de todas as pessoas a mais improvável, quem vai levar Prue, Florence e o próprio Nat pelo caminho de raiva política que acabará por os enredar a todos.

Agente em Campo é um retrato arrepiante do nosso tempo, ora doloroso, ora com laivos de humor negro, traçado com uma tensão infatigável pelo maior cronista da atualidade.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (6)

Conta-me o teu segredo
Conta-me o teu segredo | © Porto Editora

‘CONTA-ME O TEU SEGREDO’, de Dorothy Koomson (Porto Editora)

Sinopse Oficial: Pieta tem um segredo.
Há 10 anos, Pieta foi raptada por um homem que se autointitulava “O Assassino da Venda”, e que prometeu não a matar se mantivesse os olhos fechados por 48 horas. Pieta nunca contou a ninguém o que lhe aconteceu, decidindo seguir com a sua vida como se nada se tivesse passado. Mas quando “O Assassino da Venda” começa a perseguir as vítimas sobreviventes, Pieta percebe que terá de revelar o seu segredo para salvar a própria vida…

Jody tem um segredo.
Há 15 anos, Jody, polícia, cometeu um erro terrível que permitiu que o criminoso em série conhecido como “O Assassino da Venda” escapasse em liberdade. Ao descobrir que a jornalista Pieta sobreviveu a um ataque desse mesmo homem, Jody percebe que talvez tenha encontrado uma forma de o apanhar. Mas essa decisão poderá colocar a vida de duas pessoas inocentes em risco…
Pieta e Jody mantiveram o silêncio para se protegerem. Se o revelarem agora, estarão a salvar ou a sacrificar alguém?
O novo e emocionante thriller da autora de “A filha da minha melhor amiga”.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (7)

A Forma do Corvo
A Forma do Corvo | © Porto Editora

‘A FORMA DO CORVO’, de DeSales Harrison (Porto Editora)

Sinopse Oficial: Daniel Abend é um psicanalista bem-sucedido. Pai de uma bonita adolescente, a sua vida decorre de forma tranquila e rotineira em Nova Iorque. Por isso, quando uma das suas pacientes se suicida, Daniel rapidamente conclui que a depressão de que sofria e o abuso de drogas foram os responsáveis por esse triste desfecho.

Contudo, pouco tempo depois, um bilhete sinistro vem perturbar a placidez dos seus dias, levando-o a tentar compreender o que verdadeiramente provocou a morte da sua jovem paciente. E é enquanto o faz que a filha desaparece sem deixar rasto, lançando-o num verdadeiro tormento à medida que estranhas cartas anónimas vão chegando às suas mãos.

Com a vida do avesso, Daniel procura a filha e essa busca obriga-o a olhar o seu passado e a revisitar os muitos segredos que o povoam, conduzindo-o a lugares por onde passou e a pessoas que conheceu décadas antes de se ver envolvido neste tormento.

Com um enredo empolgante e uma prosa marcada pelo lirismo, o fascinante romance de estreia de DeSales Harrison oferece ao leitor não apenas uma boa história, mas também a oportunidade de refletir sobre o amor, o pecado e a capacidade de perdoar.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (8)

A Última Viúva
A Última Viúva | © HarperCollins

‘A ÚLTIMA VIÚVA’, de Karin Slayghter (HarperCollins)

Sinopse Oficial: Um sequestro por resolver
Numa noite quente de verão, Michelle Spivey, cientista do Centro para o Controlo de Doenças (CDC) de Atlanta é levada por desconhecidos de um parque de estacionamenteo de um centro comercial. Não há pistas, ela parece ter-se desvanecido como se fosse fumo e as autoridades procuram-na desesperadamente.

Uma explosão devastadora
Passado um mês, a tranquilidade de uma tarde de domingo vê-se sacudida por uma explosão que faz tremer o chão a quilómetros em redor, seguida segundos depois por uma segunda, igualmente potente. O coração de Atlanta, onde se encontra a Universidade de Emory, a sede do FBI da Geórgia, os hospitais e o próprio CDC, foi atacado.

Um inimigo diabólico
A médica forense Sara Linton e o seu namorado, o polícia Will Trent, aparecem na cena do crime… E sem o saberem, mesmo no epicentro de uma conspiração letal que ameaça acabar com a vida de milhares de inocentes. Quando os terroristas sequestram Sara, Will vai-se infiltrar colocando a sua vida em perigo para salvar a mulher e o país que ama.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (9)

Perseguidos
Perseguidos | © Dom Quixote

‘PERSEGUIDOS’, de Arne Dahl (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: A verdadeira história da Brigada do Papel que salvou milhares de livros do regime nazi. Esta é a história quase inacreditável de um grupo de poetas e intelectuais residentes no gueto de Vilna – a Jerusalém da Lituânia – que arriscaram a vida para resgatarem milhares de livros e manuscritos apreendidos por nazis e soviéticos.

É um relato de heroísmo e resistência, amizade e amor, de verdadeira devoção à literatura e à arte, baseado em documentos judaicos, alemães e soviéticos, incluindo diários, cartas, memórias e entrevistas do autor a vários intervenientes nessa arriscada operação.

Uma narrativa épica à escala humana de um episódio pouco conhecido dos dias mais negros da Segunda Guerra Mundial, da autoria de um escritor de coragem, rigor, estilo e alcance excecionais.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (10)

O Mestre Espião
O Mestre Espião | © Bertrand Editora

‘O MESTRE ESPIÃO’, de Brad Thor (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Um romance de espionagem num mundo marcado por novos antagonismos.

Por toda a Europa, uma organização secreta começou a atacar diplomatas e a semear o terror, o caos e a desunião. Os atentados perpetrados contra a democracia lembram os dos grupos subversivos dos anos setenta, mas nem tudo o que acontece é exatamente o que parece, sobretudo no obscuro mundo da espionagem internacional. Entretanto, nos EUA, um aliado externo exige conhecer a identidade do mais lendário dos agentes secretos. Os principais ingredientes para começar a Terceira Guerra Mundial encontram-se reunidos.

Com o seu mentor fora de jogo, Scot Harvath é obrigado a assumir o papel de líder que durante toda a sua carreira tentou evitar. Mas, tal como acontece com tudo o que faz, quer reescrever as regras à sua maneira – todas as regras. Lutar contra o inimigo com suas próprias armas já não chega. E falhar não é uma opção.

Scot Harvath é agora mais astuto, mais perigoso e mais letal do que nunca.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (1)

O Bloco das Crianças
O Bloco das Crianças | © Bertrand Editora

‘O BLOCO DAS CRIANÇAS’, de Otto B. Kraus (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Um romance autobiográfico sobre o bloco das crianças no campo de Auschwitz-Birkenau, da autoria de um sobrevivente do holocausto. Dormíamos num beliche para quatro pessoas mas, em alturas de sobrelotação, éramos sete e por vezes oito de cada vez.

Havia tão pouco espaço que, quando um de nós precisava de aliviar a pressão no corpo, tínhamos todos de nos virar num emaranhado de pernas, peitos e barrigas ocas como se fôssemos uma criatura com vários membros, um deus hindu ou uma centopeia. Desenvolvemos uma relação de intimidade, não só física, mas também mental porque sabíamos que, embora não tivéssemos saído todos do mesmo útero, iríamos certamente morrer juntos.

Alex Ehren é um poeta, prisioneiro e professor no bloco 31 de Auschwitz-Birkenau, o bloco das crianças. Ele passa os dias a esforçar-se por sobreviver enquanto dá aulas ilegalmente às crianças do seu grupo, tentando protegê-las o melhor que pode dos horrores inconcebíveis do campo. Mas tentar ensinar as crianças não é a única atividade ilegal em que Alex está envolvido.

Ele escreve um diário… o romance autobiográfico de Otto Kraus, um sobrevivente do holocausto, foi originalmente publicado com o título “The Painted Wall”. Narra a história verídica de várias centenas de crianças judias que viveram no campo de Auschwitz-Birkenau entre 1943 e 1944.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (2)

Operação Shylock
Operação Shylock | © D.Quixote

‘OPERAÇÃO SHYLOCK’, de Philip Roth (D.Quixote)

Sinopse Oficial: E se um sósia desconhecido lhe roubasse o nome, lhe usurpasse a biografia e andasse pelo mundo a fazer-se passar por si.

Neste exercício virtuosístico de facto e ficção, Philip Roth conhece um homem que pode ser ou não ser Philip Roth. Porque alguém com esse nome anda a percorrer o Estado de Israel, promovendo um estranho êxodo dos judeus em sentido inverso, com vista a repovoar a Europa com judeus israelitas de origem europeia. Roth decide travá-lo – ainda que para isso tenha de imitar o seu imitador

Carregado de suspense, hilariante, imensamente arrebatado, vibrante de inteligência e energia criativa, Operação Shylock é ao mesmo tempo uma história de espionagem, um thriller político, uma reflexão sobre a identidade e uma confissão.




NÃO FICÇÃO

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Livros a Não Perder em Outubro
Livros a Não Perder em Outubro – © Clube do Autor | Objectiva Editora | Tinta da China




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (1)

Filosofia para Pessoas com Pressa
Filosofia para Pessoas com Pressa | © Editorial Presença

‘FILOSOFIA PARA PESSOAS COM PRESSA’, de Lesley Levene (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Os filósofos podem trazer à tona questões complexas, quer se perguntem se uma árvore faz som ao cair se ninguém estiver presente para a ouvir (Berkeley), quer afirmem que tudo o que existe no universo está num estado de fluxo constante (Heraclito).

Mas será a filosofia realmente tão complicada?
E será realmente tão abstrata quanto por vezes parece ser?

O livro “Filosofia para Pessoas com Pressa” é o manual ideal para eliminar o receio pela filosofia. Escrito num estilo acessível e extremamente interessante, este livro explica como é que a filosofia começou, porquê, e de que modo – desde a democracia grega ao comunismo.

Explica ainda de que forma a maneira como vivemos, aprendemos, argumentamos, votamos e até gastamos o nosso dinheiro têm a sua origem no pensamento filosófico.

No interior deste livro encontrará todos os nomes importantes, incluindo Sócrates, Séneca, Santo Agostinho, Descartes, Marx e Nietzsche.




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (2)

Lunáticos
Lunáticos | © Lua de Papel

‘LUNÁTICOS — LOONSHOTS’, de Safi Bahcall (Lua de Papel)

Sinopse Oficial: Provavelmente nunca ouviu falar de Vannevar Bush, mas sem ele dificilmente os EUA teriam vencido a Segunda Guerra Mundial. Bush era um engenheiro formado no MIT, que se alistou na Marinha durante a Primeira Guerra Mundial. Ficou em estado de choque com o atraso tecnológico dos militares. Alarmado com o crescente poder da Alemanha nazi, conseguiu uma audiência de dez minutos com o Presidente Roosevelt. E esse encontro mudou o curso da história.

Se os americanos usaram o radar para destruir os submarinos alemães, foi por causa de Bush. E também foi ele que impulsionou a construção da bomba atómica. Sendo militar e cientista, apercebeu-se de que não havia diálogo entre os dois mundos. E para resolver o problema, recorreu a uma das grandes ideias da física: a transição de fase.

Imaginemos uma organização numa fase inicial de vida. É como se fosse a água, é fácil adotar novas ideias e estratégias e transformá-las em produtos e serviços de sucesso. Com o tempo a organização cristaliza-se, fica presa a rotinas. Do estado líquido passa-se ao sólido, a água transforma se em gelo e acaba-se a inovação.

Safi Bahcall, doutorado em física teórica e empreendedor no ramo da biotecnologia, inspirou-se no trabalho de Vannevar Bush para escrever este livro, o primeiro a aplicar a transição de fases ao dia a dia das empresas e organizações.

Lunáticos leva-nos numa viagem ao passado, presente e futuro da inovação. Usa exemplos como a queda da Polaroid, Nokia e Xerox, a caça a terroristas online e James Bond, uma ideia rejeitada por muitos estúdios cristalizados antes de ser um sucesso.




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (3)

Baixo em Hidratos de Carbono
Baixo em Hidratos de Carbono | © Jacarandá Editora

‘BAIXO EM HIDRATOS DE CARBONO’, Amelia Wasilier (Jacarandá Editora)

Sinopse Oficial: Mais um livro da coleção a Bíblia, desta vez com alimentos baixos em hidratos de carbono, que ajuda a saber o que comer para emagrecer.

  • Refeições equilibradas e saudáveis à base de carnes variadas, marisco, ovos e vegetais frescos.
  • Benefícios de uma alimentação pobre em glícidos: diminuição da sensação de fome, controlo do nível de insulina e perda de peso.
  • Receitas variadas, saborosas e fáceis de preparar.
  • Sugestões de ementas para ajudar a iniciar um novo tipo de alimentação.




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (4)

Discursos
Discursos | © Tinta da China

‘DISCURSOS’, de Mark Twain (Tinta da China)

Sinopse Oficial: Todos os discursos de um dos mais cómicos e sagazes oradores do seu tempo (e, quiçá, de sempre, embora ele discordasse): Mark Twain

Pode ser mais conhecido por ter escrito as aventuras de Tom Sawyer e Huckleberry Finn, ou pelo muito citado desmentido «as notícias da minha morte são manifestamente exageradas», mas, no seu tempo, sempre que Mark Twain falava em público era um acontecimento. E um acontecimento muito divertido.

Feriados nacionais, aniversários, banquetes de homenagem, cerimónias de graduação, festas de pequenas associações ou grandes eventos de solidariedade – Mark Twain foi convidado para falar em todas estas ocasiões, e aqui, numa recolha de mais de quatro décadas de discursos, prova-se que conseguiu ser sempre memorável. Falou de cigarros, chapéus, bilhar, poesia, impostos e direitos das mulheres, fez brindes de celebração e ofendeu alguns celebrados, mas, acima de tudo, divertiu-se e fez rir. Felizmente, ainda faz.

«Por vezes, um determinado trecho do repertório torna-se incrivelmente relevante durante alguns anos, para depois arrefecer, no momento em que outros problemas sociais passam a ocupar o primeiro plano. É então, porém, que um outro monólogo, que até então ocupou um nicho modesto, útil mas não triunfante, entra em combustão espontânea e exibe com um sorriso irónico a sua compreensão intemporal do nosso mundo tresloucado.» – Hal Holbrook, Introdução

«O meu primeiro antepassado americano, meus senhores, foi um índio. Os vossos antepassados esfolaram-no vivo, e agora eis-me órfão. Eu nem criticaria esse gesto, caso precisassem da pele dele; mas vivo, meus senhores – vivo! Pensem só como o índio se deve ter sentido; é que ele era uma pessoa sensível, que se acanhava com muita facilidade. Deve ter-se sentido despido, depenado como um frango. E despido já ele andava normalmente: deve ter-se sentido duplamente despido.»
Mark Twain, discurso proferido no Primeiro Jantar Anual da Sociedade da Nova Inglaterra da Pensilvânia, 22 de Dezembro de 1881

«Quando Mark Twain entrou em palco com o seu cabelo revolto, dir-se-ia um halo a rodear-lhe a cabeça, e um semblante em que se lia um grande desalento, foi acolhido por uma prolongada salva de palmas. Aparentemente sem recuperar o ânimo, caminhou em passadas largas até ao palanque, apoiou-se nele com a mão direita e começou a falar.»
New York Sun, 19 de Novembro de 1884




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (5)

A Técnica Pomodoro
A Técnica Pomodoro | © Gestão Plus

‘A TÉCNICA POMODORO’, de Francesco Cirillo (Gestão Plus)

Sinopse Oficial: Procurando combater a ansiedade e terminar as leituras para um exame, quando era estudante, Francesco Cirillo desenvolveu aquele que veio a ser o seu famoso sistema para melhorar a produtividade. Usando um alarme de cozinha em forma de tomate (pomodoro em italiano), ele dividiu o tempo em intervalos de 25 minutos, com 5 minutos de descanso entre si. Assim, foi capaz de obrigar a mente a focar-se naquilo que requeria atenção num momento específico, concluir a tarefa e deixar a mente calma de novo. Seguindo este método fácil e altamente adaptável, pode alcançar a mesma tranquilidade. Com apenas papel, caneta e um pomodoro (ou outro alarme que prefira), vai aprender como fazer o tempo agir a seu favor, acabar com a exaustão, gerir as distrações e equilibrar melhor a vida pessoal e profissional.

Com a Técnica Pomodoro, será capaz de: aliviar a ansiedade; aumentar o foco e a concentração ao diminuir as interrupções; ampliar a consciência sobre as suas decisões; impulsionar a motivação e mantê-la constante; sustentar a determinação para atingir objetivos; otimizar processos de estudo ou trabalho; fortalecer a determinação para continuar a dedicar-se a situações complexas.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (1)

I’m Your Man - A Vida de Leonard Cohen
I’m Your Man – A Vida de Leonard Cohen | © Tinta da China

‘I’M YOUR MAN: A VIDA DE LEONARD COHEN‘, de Sylvie Simmons (Tinta da China)

Sinopse Oficial: O cantor, compositor e escritor Leonard Cohen foi um dos mais importantes e influentes músicos a nível mundial ao longo dos seus 50 anos de carreira – mas foi também um dos mais esquivos e difíceis de conhecer. Nesta biografia, Sylvie Simmons, conceituada jornalista internacional de música rock e pop (autora também das biografias de Neil Young ou Serge Gainsbourg), apresenta como nunca antes a extraordinária vida e o génio criativo de Leonard Cohen, ao mesmo tempo que guia o leitor numa viagem por toda a sua obra artística. Este livro oferece um olhar íntimo, único e privilegiado, com várias surpresas mesmo para os fãs mais dedicados, sobre o homem responsável por hinos de vida como «Suzanne», «Hallelujah» ou «I’m Your Man».

A partir do seu acesso sem paralelo ao próprio Cohen – e de várias entrevistas feitas também a pares literários, produtores, músicos da sua banda e a algumas das mulheres mais importantes da sua vida -, Simmons escreveu a muito aguardada biografia definitiva de um ícone com lugar cimeiro no panteão da música internacional.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (2)

Dois Papas
Dois Papas | © Objectiva Editora

‘DOIS PAPAS’, de Anthony McCarten (Objectiva Editora)

Sinopse Oficial: Este livro deu origem ao filme protagonizado pelos aclamados Anthony Hopkins (conhecido pelo papel como Hannibal Lecter) e Jonathan Pryce (o tenebroso High Sparrow, em Guerra dos Tronos).

A história fascinante de dois homens muito diferentes a viver sob o mesmo tecto e de uma transferência de poder sem precedentes.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (3)

História Curiosa da Medicina
História Curiosa da Medicina | © A Esfera dos Livros

‘HISTÓRIA CURIOSA DA MEDICINA: Das Sangrias à Guerra Biológica’, de Pedro Gargantilha (A Esfera dos Livros)

Sinopse Oficial: Um livro que nos permite perceber que a evolução da medicina passou, não só pela pesquisa científica, mas também muito pelo acaso e pela curiosidade.

Do homem pré-histórico que cauterizava com fogo as suas feridas até às guerras biológicas, passando pelas grandes epidemias, os remédios milagrosos, os primeiros hospitais ou os médicos mais famosos.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (4)

Guerra e Paz – Uma História Política do Mundo
Guerra e Paz – Uma História Política do Mundo | © Dom Quixote

‘GUERRA E PAZ — UMA HISTÓRIA POLÍTICA DO MUNDO’, de  Jonathan Holslag (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: Nos últimos três mil anos, a China passou pelo menos onze séculos em guerra. O Império Romano esteve em combate no mínimo durante metade da sua existência. Desde o ano da sua independência, em 1776, os Estados Unidos envolveram-se em diversos conflitos armados num total de mais de cem anos. Se o sonho de paz tem sido universal ao longo da história da humanidade, por que razão é tão difícil de alcançar?

Neste livro surpreendente, Jonathan Holslag propõe-nos uma nova história do mundo, desde a Idade do Ferro até ao presente, centrada nos conflitos entre impérios, nações e povos, e no impacto da diplomacia e do cosmopolitismo. Uma visão global de três mil anos de história, o livro descreve e explica os sucessivos períodos de guerra e de paz, desde o Antigo Egito até à Dinastia Han, da Pax Romana ao surgimento do Islão, das primeiras conferências de paz à criação das Nações Unidas.

Esta aventura histórica épica permite a Holslag estabelecer padrões entre diferentes eras e regiões, denunciar mitos generalizados sobre a guerra e discorrer sobre questões essenciais da natureza da política global.

É mesmo verdade que o comércio fomenta a paz?
Como é que as alterações climáticas afetam a estabilidade das sociedades?
Será que a participação democrática é um travão à agressão?
É a guerra um pecado universal do poder?

Num momento de tensões geopolíticas crescentes, “Guerra e Paz – Uma História Política do Mundo” mostra como é que chegámos aonde estamos atualmente – e porque é que não devemos dar por certa a paz.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (5)

As Minhas Escolhas
As Minhas Escolhas | © Clube do Autor

‘AS MINHAS ESCOLHAS’, de Helena Sacadura Cabral (Clube do Autor)

Sinopse Oficial: A vida tem muitos caminhos, e todos nós somos o resultado daquilo que semeamos e cuidamos, defende a escritora Helena Sacadura Cabral.

Fiel às suas crenças e à sua verdadeira essência, a autora reforça nestas páginas a importância das escolhas que fazemos e daquilo que escolhemos sentir.

Com otimismo e perseverança, a autora acredita que todos podemos alcançar a felicidade, mesmo quando são poucas as razões para sorrir.

Neste livro, encontramos as suas escolhas pessoais e os estados de alma que têm guiado a sua vida:

– Escolher ser feliz
– Perdoar e dar graças
– Partilhar com os outros a nossa alegria

«Os anos foram-me ajudando a perceber que as energias só devem ser gastas naquilo que nos torna melhores pessoas.»




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (6)

O Irlandês
O Irlandês | © Editorial Presença

‘O IRLANDÊS’, de Charles Brandt (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Os crimes de Frank Sheeran ao serviço da Máfia. O desaparecimento, em 1975, de Jimmy Hoffa, o poderoso líder do sindicato dos camionistas americanos, continua a ser um mistério que o FBI nunca conseguiu desvendar.

Charles Brandt dedicou cinco anos a entrevistar o Irlandês, como era conhecido Frank Sheeran, um assassino a soldo a quem se atribuía o assassínio de Hoffa. Das centenas de horas de gravações das suas conversas com Sheeran surgiu este livro fascinante no qual os acontecimentos são narrados pelas próprias palavras deste profissional do crime. Sheeran aprendeu a matar no Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois de regressar ao seu país, começou a trabalhar para o lendário Russell Bufalino, chefe do crime organizado. Sheeran viria a ter o estatuto de uma das figuras de topo da máfia. As suas confissões neste livro proporcionam ao leitor uma visão insólita do mundo do crime organizado e, o que não é menos importante, das suas ligações com a política, em especial com a família Kennedy.

Sheeran sugere que o motivo principal da execução de Hoffa foi a ameaça que este tinha feito de contar tudo o que sabia sobre a participação da máfia no assassínio de John F. Kennedy, na cidade de Dallas, em novembro de 1963.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (7)

A História de Portugal Contada Pelos Vilões
A História de Portugal Contada Pelos Vilões | © Desassossego

‘A HISTÓRIA DE PORTUGAL CONTADA PELOS VILÕES — O OUTRO LADO DA NOSSA HISTÓRIA’, de Filipe Luís (Desassossego)

Sinopse Oficial: E se a História de Portugal fosse contada pelos maus da fita?
Que motivos tinha D. Afonso IV para mandar assassinar Inês de Castro?
E por que razão se opôs D. Teresa de Leão à independência de Portugal?
Miguel de Vasconcelos foi mesmo um traidor ou comportou-se, apenas, como um patriota, filho do império que o viu nascer e o formou?
Que contexto social motivou a amoralidade assassina de Diogo Alves?
Terá mesmo D. Carlota Joaquina a meretriz conspiradora que o povo tanto odiou?
E D. Leonor Teles, a Aleivosa, foi realmente uma sedutora traiçoeira?
E porque terá sido escolhido Casimiro Monteiro para integrar o comando da PIDE que matou Humberto Delgado?

Neste livro, o autor entra na pele de 12 personagens reais, que o imaginário popular identifica como vilões, e procura reconstituir o que seria a sua versão dos acontecimentos de que foram protagonistas.

O resultado é um híbrido entre o romance histórico e o rigoroso relato historiográfico de mais de 900 anos, entre 1080, data de nascimento da primeira personagem do livro, e 1993, data da morte da última.

Este não é um livro de História, mas um livro sobre a História, através de um olhar absolutamente original.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (8)

O Homem que Salvava Mulheres
O Homem que Salvava Mulheres | © Edições Asa

O HOMEM QUE SALVAVA MULHERES’, de Dunya Mikhail (Edições Asa)

Sinopse Oficial: O leilão começa nos 9 mil dólares.
Vende-se: rapariga.
“Bonita, trabalhadora e virgem. Onze anos.”
Este anúncio – retirado de um site onde guerreiros do ISIS regateiam o valor de escravas sexuais – é um de muitos que Abdullah Shrem guarda no telefone.

Abdullah tinha uma vida tranquila no Norte do Iraque. Era um homem como tantos outros. Mas quando o Estado Islâmico invadiu a sua terra natal, chacinou os homens e raptou as mulheres para as usar como escravas sexuais, o pacato apicultor revelou a sua verdadeira alma.

Por viajar com frequência para vender o mel das suas abelhas, ele conhecia a região como ninguém. Esse conhecimento do terreno revelar-se-ia precioso. Juntamente com uma rede secreta de ajudantes – familiares e amigos, guias e até contrabandistas -, Abdullah assumiu a arriscada missão de salvar todas as mulheres que pudesse, atravessando regiões devastadas pela guerra e deixando-as em locais seguros.

Esta é a história de um herói improvável.
É também a história das mulheres que ele salvou.
É, acima de tudo, um extraordinário exemplo de coragem, fé e humanidade.

Quase toda a família de Abdullah – incluindo o irmão e a irmã – está ainda desaparecida.
Integram a lista das 6000 pessoas desaparecidas da região.




NÃO PRÁTICO — ENSAIO & ATUALIDADE (1)

Origens
Origens | © Desassossego

‘ORIGENS’, de Donald W. Goldsmith & Neil deGrasse Tyson (Desassossego)

Sinopse Oficial: As nossas origens não são apenas humanas, nem terrestres, mas também cósmicas. Com base nas mais recentes descobertas científicas, e no cruzamento de conhecimentos de geologia, biologia, astrofísica e cosmologia, Origens explica as etapas acidentadas da nossa compreensão do cosmos.

Da primeira imagem do nascimento da galáxia à exploração de Marte e à descoberta de água numa das luas de Júpiter, os autores conduzem-nos numa viagem galvanizante pelo cosmos, com clarividência e exuberância.

Uma verdadeira carta de amor à ciência e aos mistérios, cada vez menos misteriosos, do universo.




NÃO PRÁTICO — ENSAIO & ATUALIDADE (2)

Viral
Viral | © Desassossego

‘VIRAL — A EPIDEMIA DE FAKE NEWS E A GUERRA DA DESINFORMAÇÃO’, de Fernando Esteves & Gustavo Sampaio (Desassossego)

Sinopse Oficial: A difusão de informação falsa ou enganadora não é um fenómeno novo. Mas o desenvolvimento tecnológico e a consagração das plataformas digitais como principal fonte de informação resultaram num agravamento do fenómeno, atingindo um nível de virulência que o transforma numa das mais prementes ameaças às sociedades livres, plurais e democráticas.

Enfrentamos uma epidemia de fake news, parte integrante de uma mais ampla guerra da desinformação e cujos efeitos são evidentes: do Brexit e eleição de Donald Trump, ambos em 2016, à vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, passando pelo crescimento de movimentos antivacinação, negacionistas das alterações climáticas ou vendedores de curas milagrosas, por entre inúmeras fraudes, mentiras e teorias de conspiração. A produção de fake news está a funcionar como uma indústria poluente, tão lucrativa para os que a exploram quanto nociva para os que a consomem.

E a partir do momento em que é utilizada como instrumento de propaganda política, desinformação e manipulação da opinião pública, torna-se urgente a neutralização do vírus. Objectivo para o qual este livro, da autoria do director e do director-adjunto do Polígrafo (o primeiro jornal português de fact-checking), visa contribuir, explicando e reflectindo sobre o fenómeno e apresentando medidas de profilaxia eficazes que consistem na promoção da literacia mediática e da verificação de factos.




NÃO PRÁTICO — ENSAIO & ATUALIDADE (3)

Life 3.0
Life 3.0 | © Dom Quixote

‘LIFE 3.0 — SER-SE HUMANO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL’, Max Tegmark (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: Neste livro surpreendente e rigoroso, Max Tegmark explica e descreve os recentes avanços pioneiros na área da Inteligência Artificial, e como ela se encaminha para ultrapassar a inteligência humana.

Como é que a IA vai afectar o crime, a guerra, o emprego, a sociedade e o nosso sentido de sermos humanos?
A IA tem o potencial de transformar o nosso futuro mais do que qualquer outra tecnologia – e não há ninguém mais qualificado e a trabalhar no melhor sítio para conjecturar sobre o futuro que Max Tegmark, um professor do MIT que se preocupa com o desenvolvimento benéfico da IA.




NÃO PRÁTICO — ENSAIO & ATUALIDADE (4)

Alterações Climáticas
Alterações Climáticas | © Editora Guerra & Paz

‘ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS — O QUE SABEMOS, O QUE NÃO SABEMOS’, de Judith A. Curry (Editora Guerra & Paz)

Sinopse Oficial: A Terra vive um período de alterações climáticas e de aquecimento global. Sabemos que o comportamento humano e as emissões de CO2 associadas contribuem para esse aquecimento. Mas tanto as alterações climáticas como a sua solução foram ampla e excessivamente simplificadas. De uma forma precoce, uma hipótese passou a teoria dominante, proibindo outras hipóteses e enviesando a investigação científica. Com clareza e frontalidade, uma cientista opõe-se ao actual consenso, que considera desvirtuar o método científico e ser determinado por razões políticas. São muitas as incertezas relativas às interacções gravitacionais e magnéticas do sistema solar, aos vulcões subaquáticos, às oscilações oceânicas a longo prazo e, por isso, este é um livro que nos alerta para o perigo de agirmos sem conhecimento: não resolveremos as alterações climáticas e podemos provocar uma catástrofe humana, gerando atraso, pobreza e morte. Judith A. Curry é climatologista e está na linha da frente do movimento climático céptico. Há 40 anos que a sua investigação incide em furacões, detecção remota, modelação atmosférica, climas polares e interacção ar-mar.




FAMILIAR & BAMBINO (1)

O Livro dos Guerreiros
O Livro dos Guerreiros | © Texto Editores

‘O LIVRO DOS GUERREIROS: 31 TROPAS DE ELITE, 5 CONTINENTES’, Pedro Santos Alves (Texto Editores)

Sinopse Oficial: Poucos fenómenos tiveram tanta influência na modelação da História do Mundo como a guerra. A guerra tem sido utilizada pela raça humana como solução de último recurso para tentar resolver as disputas que têm surgido entre os homens ao longo da História.

Essas disputas têm aparecido como o resultado de desavenças entre povos, raças, civilizações, religiões e ideologias, pois nem sempre o diálogo e a diplomacia foram suficientes para as resolver. Por esta razão, ao longo da História das civilizações, batalhas e guerras têm varrido de forma quase contínua uma ou outra parte do planeta, por vezes afetando-o mesmo em grande parte, como sucedeu durante a Primeira e Segunda guerras mundiais.

Por força de tantos conflitos, ao longo dos tempos, surgiram inúmeros corpos militares e exércitos, das mais variadas origens e dimensões. Entre estas tropas destacam-se algumas que, pelas características, vitórias alcançadas, feitos heróicos ou papéis determinantes, que desempenharam em várias fases da nossa História, se tornaram conhecidas como forças militares de exceção.




FAMILIAR & BAMBINO (2)

Histórias para Adormecer - Volume II
Histórias para Adormecer – Volume II | © Dom Quixote

‘HISTÓRIAS PARA ADORMECER: VOLUME II’ (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: Chegaram as melhores aventuras das tuas personagens preferidas da Disney e da Disney Pixar!

Antes de ires dormir, junta-te ao bando do Woody, passa a noite na savana com o Simba e entra numa missão secreta com o Mate e o Faísca.

Com esta deliciosa coleção de histórias vais ter sonhos felizes e nem precisas de contar carneirinhos para adormecer.




FAMILIAR & BAMBINO (3)

Academia de Exploradores N.º 3
Academia de Exploradores N.º 3 | © Edições Asa

‘ACADEMIA DE EXPLORADORES N.º3 — A DUPLA HÉLICE’, de Trudi Trueit & Scott Plumbe

Sinopse Oficial: Durante milhares de anos, a antiga cidade de Petra, na Jordânia, manteve os seus segredos bem guardados no interior de muros de pedra. Mas agora Cruz Coronado está prestes a descobrir o que se esconde para lá dos grandes pilares e dos símbolos gravados do passado!

Cruz, Sailor, Emmett e Bryndis continuam a sua aventura em busca do terceiro pedaço da cifra da mãe de Cruz. Mas com a tia Marisol fora do navio, no Havai, Cruz está mais vulnerável do que nunca. Apesar da apertada segurança, alguém consegue entrar no seu quarto e revistá-lo de alto a baixo. Entretanto, recebe uma misteriosa mensagem, avisando-o de que alguém próximo dele está a trabalhar com a Nebula.

Com um prazo importante a pairar no horizonte, conseguirão os exploradores ser bem-sucedidos naquela que é a sua missão mais perigosa até ao momento?

É que, afinal de contas, nesta caça ao tesouro à escala mundial não há segundas oportunidades!




FAMILIAR & BAMBINO (4)

O Monstro que Veio do Gelo
O Monstro que Veio do Gelo | © Porto Editora

‘O MONSTRO QUE VEIO DO GELO’, de David Walliams (Porto Editora)

Sinopse Oficial: Em 1899, Elsie, uma orfã que vive nas ruas da Londres vitoriana, ouve falar do misterioso Monstro do Gelo – um mamute lanudo de 10 000 anos, encontrado e capturado no Polo Norte. A curiosidade ataca e a menina faz tudo para saber mais sobre ele. E não tarda a dar de caras com a criatura, sentindo de imediato um enorme afeto por ela.
Elsie embarca na aventura da sua vida, partindo de Londres e atravessando o alto mar, para ajudar o mamute a regressar a casa.

Na maior e mais épica aventura de sempre, David Walliams mostra que há heróis de todos os tamanhos e feitios.




FAMILIAR & BAMBINO (5)

Mortina e o Primo Odioso
Mortina e o Primo Odioso | © Bertrand Editora

‘MORTINA E O PRIMO ODIOSO’, de Barbara Cantini (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: A Mortina e o seu melhor amigo, um galgo albino chamado Tristonho, vivem com a tia Falecida, no Casarão Decadente.

Certo dia, algo de muito estranho acontece: os amigos da Mortina, que vivem na aldeia, aparecem no casarão depois de receberem um misterioso convite e, ao mesmo tempo, a tia Falecida desaparece sem deixar rasto. Isto terá alguma coisa que ver com a chegada do odioso primo Dário?




FAMILIAR & BAMBINO (6)

O País das Laranjas
O País das Laranjas | © Edições Asa

‘O PAÍS DAS LARANJAS’, de Rosário Alçada Araújo (Edições ASA)

Sinopse Oficial: Com apenas 10 anos, Martha parte para Portugal com o irmão Peter. Estamos em 1949 e a fome e o frio fazem parte do seu quotidiano, já que a Áustria, a sua terra-natal, é ainda um país destruído pela Segunda Guerra Mundial.

Chegados a Lisboa, os dois são inesperadamente separados e Martha vai viver para a Covilhã, no seio de uma família abastada que a recebe com todo o amor e um conforto que nunca antes experimentou.

Martha irá viver dias inesquecíveis, que ficarão para sempre guardados nas memórias da sua infância. Mas não poderá separar estes tempos de felicidade das recordações da guerra que traz consigo, das saudades do irmão e da mãe, da tristeza por não se lembrar das feições do pai e ainda de algumas peripécias que acontecem na casa onde agora vive.

Quando o regresso à Áustria se aproxima, Martha vê-se obrigada a pensar em quem é realmente e a que lugar quer pertencer.




POESIA (1)

Obra Completa de Álvaro de Campos
Obra Completa de Álvaro de Campos | © Tinta da China

‘OBRA COMPLETA DE ÁLVARO DE CAMPOS, de Fernando Pessoa (Tinta da China)

Sinopse Oficial: Os três heterónimos mais conhecidos de Fernando Pessoa.

Três obras completas reunidas pela primeira vez em três volumes que já se tornaram de referência para os estudos pessoanos agora, pela primeira vez, a trilogia ganha novas versões de bolso, nas edições de cantos redondos, com a ortografia actualizada (adequada também para o público escolar), mas com o rigor de sempre.

Três novos livros de bolso na Colecção Pessoa, dirigida por Jerónimo Pizarro




REEDIÇÕES (1)

O Prisioneiro de Zenda
O Prisioneiro de Zenda | © Sextante Editora

‘O PRISIONEIRO DE ZENDA’, de Anthony Hope (Sextante Editora)

Sinopse Oficial: Publicado originalmente em 1894, “O Prisioneiro de Zenda” tornou-se rapidamente um dos mais populares romances de aventuras de todos os tempos: ação, amor, coragem e abnegação nos confins misteriosos da Europa Central. Anthony Hope narra-nos a história inesperada de um nobre inglês, Rudolf Rassendyl, que visita a Ruritânia nas vésperas da coroação do futuro rei, um seu primo afastado, muitíssimo parecido com ele e com o mesmo nome. Na noite anterior à cerimónia, o herdeiro da coroa é drogado pelo seu irmão e raptado. Rudolf aceita fazer o papel do rei para que a coroação decorra e seja impedido um golpe de estado. Mas os conspiradores não desarmam…




REEDIÇÕES (2)

Contos da Sétima Esfera
Contos da Sétima Esfera | © Porto Editora

‘CONTOS DA SÉTIMA ESFERA’, de Mário de Carvalho (Porto Editora)

Sinopse Oficial: Deuses e homens, anjos e demónios, o princípio e o fim de tudo, eis a sétima esfera em torno da qual Mário de Carvalho orbita e desorbita, entre o fantástico e o maravilhoso. Publicados originalmente em 1981 e reeditados sucessivamente ao longo dos últimos quase quarenta anos, estes Contos da Sétima Esfera, primeiro livro do autor, vieram quebrar o cânone literário da época, revelando um universo ficcional único que a cada linha sugere que na literatura há espaço para o insólito.




REEDIÇÕES (3)

Harry Potter e o Cálice de Fogo
Harry Potter e o Cálice de Fogo | © Editorial Presença

‘HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO — EDIÇÃO ILUSTRADA’, de J.K. Rowling & Jim Kay (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: A partir do momento em que a Marca Negra arde nos céus sobre a Taça Mundial de Quidditch, o perigo persegue Harry Potter.

Escolhido pelo Cálice de Fogo para representar Hogwarts no lendário Torneio dos Três Feiticeiros.

Harry enfrenta provas de magia e bravura que seriam um desafio até para os feiticeiros mais extraordinários.




REEDIÇÕES (4)

O Sermão do Fogo
O Sermão do Fogo | © Relógio D’Água

‘O SERMÃO DO FOGO’, de Agustina Bessa-Luís (Relógio D’Água)

Sinopse Oficial: «Contra tudo aquilo que artificializa o homem, contra a técnica e contra a civilização, contra as ideologias e contra as mentiras e os slogans e as propagandas, a Autora ergue a sua voz. Uma voz antiquíssima, do princípio do mundo, apelando para a conaturalidade dos seres, para o seu enraizamento na terra, para a sua esperança infatigável, sempre renascente dos escombros, para o amor que sabe acreditar e que sabe confiar.»
Manuel Antunes, em Brotéria, Julho de 1963

Quais são os teus livros a não perder este outubro?

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *