Livros a não perder em maio

Livros a não perder | Seleção de maio 2019 by MHD

Seja romance, policial, histórico, biográfico, de mistério ou de ficção-científica, a Magazine.HD apresenta-te os livros a não perder em maio.

Com uma fornada de livros imperdíveis a caminho, distinguimos a seleção literária da MHD em 10 temas, de forma a poderes encontrar imediatamente os livros que mais te cativam. Eis os temas:

1. Ficção

2. Não-Ficção

3. Familar & Bambino (7)

4. Reedições (3)

Ficção (Romance & Romance Histórico; Scifi & Fantasia; Ficção Geral; Young Adult; Policial & Suspense)

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos a não perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante, quer pretendas um dilema recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Não Ficção (Prático; Histórico; Ensaio & Atualidade)

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Familiar & Bambino

Há livros intemporais, tal como existem livros para todas as idades. Na secção Familiar & Bambino, a MHD propõe-te a melhor fornada dos livros do mês, prontos para divertir, cativar e incentivar o raciocínio dos leitores mais jovens, mas nem por isso menos importantes!

Reedições

Para quem procura ler finalmente aquele clássico que queria ter adquirido, colecionar diferentes variantes das suas obras favoritas ou substituir um livro a pedir uma reforma, a MHD apresenta as reedições mais marcantes deste mês.

Livros a não perder em maio

Pronto para descobrir os livros do mês? Basta virares a página!


FICÇÃO

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos que não podes perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante ou recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Ficção Maio


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO

O Senhor

O SENHOR‘, de E. L. James (Lua de Papel)

Sinopse Oficial: Perca-se numa apaixonante história de amor.
O Senhor é o eletrizante novo romance de E.L. James, autora do fenomenal bestseller internacional “As Cinquenta Sombras de Grey“.

Londres, 2019. A vida tem tratado bem Maxim Trevelyan. Com a sua beleza, dinheiro e relações privilegiadas, nunca teve de trabalhar e raras vezes dormiu sozinho. Mas tudo isso muda quando na sequência de uma tragédia ele herda a riqueza, as propriedades, e o título nobiliárquico da família, com toda a responsabilidade que essa herança acarreta. É um papel para o qual não está preparado e que só a custo consegue enfrentar.

Mas o seu maior desafio é conter o desejo por uma jovem enigmática que inesperadamente chegou a Inglaterra, trazendo consigo pouco mais do que um passado perturbante e perigoso. Tímida, linda de morrer e musicalmente sobredotada, ela revela-se misteriosamente tentadora. E o desejo que Maxim sente por ela transforma-se numa paixão que nunca experimentou e nem sequer se atreve a nomear. Quem é Alessia Demachi? E poderá Maxim protegê-la do mal que a ameaça? E o que fará ela quando souber que também ele esconde segredos?

Do coração de Londres às paisagens idílicas da Cornualha, passando pela rude beleza dos Balcãs, O Senhor é uma montanha russa de perigo e desejo, que deixará o leitor sem fôlego até à última página.


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO

Na Praia dos Corações Desencontrados

‘NA PRAIA DOS CORAÇÕES PARTIDOS’, de Jill Mansell (Topseller)

Sinopse Oficial: O amor está no ar na pequena cidade costeira de St. Carys, na Cornualha. Mas ninguém o diria…

Clemency não está à procura de romance quando conhece Sam durante um voo de regresso a casa. Mas a química entre os dois é palpável. Quando aterram, Sam revela-lhe que é impossível ficarem juntos. Clemency fica magoada e nunca mais esquece aquele encontro mágico. Até que, três anos depois, Sam volta a entrar na sua vida… como namorado de outra pessoa. Ronan é um homem sedutor capaz de encantar qualquer mulher. Mas, no que toca a conquistar a mulher de quem gosta, o seu charme é inútil.

Pela primeira vez, Ronan terá de se esforçar para conseguir o que deseja. Belle sempre quis uma vida perfeita. Namorados endinheirados, luxo e roupa dispendiosa foram sempre os seus objetivos. Mas agora que tem tudo na mão, há um segredo que esconde dos outros e até de si própria. Terá ela coragem para admiti-lo, destruindo a vida que idealizou?

Num puzzle de personagens únicas e cenários idílicos, esta é uma história sobre as vontades do coração, que, através de encontros e desencontros, descobre sempre o seu caminho.


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO

A Bicicleta que Fugiu do Alemães

‘A BICICLETA QUE FUGIU DOS ALEMÃES’, de Domingos Amaral (Casa das Letras)

Sinopse Oficial: Nos primeiros dias de junho de 1940, a população de Paris entra em pânico, pois os exércitos de Hitler aproximam-se. De carro, de camioneta, de carroça ou a pé, mais de cinco milhões de pessoas fogem da capital francesa.

Entre a multidão apavorada encontra-se Carol, uma portuguesa estudante na Sorbonne, que deixa Paris contrariada e ao volante da sua bicicleta Hirondelle.

Sempre em fuga e receosos da Gestapo, alguns deles conseguirão vistos de entrada em Portugal, passados por Aristides Sousa Mendes e chegarão a Vilar Formoso, onde a fronteira fechou por ordem de Salazar.

Uma história de amizade, sexo, solidariedade e amor, de uma rapariga portuguesa cujos sonhos eram apenas estudar literatura, namorar e pedalar feliz pelos boulevards de Paris.


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO

Adorada Até Quinta

‘ADORADA ATÉ QUINTA’, de Cahterine Bybee (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Gabriella Masini: Ela é uma mulher atormentada pelo seu passado, com cicatrizes a prová-lo. Acha que os contos de fadas são para os outros. Junta homens e mulheres romanticamente na agência Alliance, dedicando-se aos clientes mais importantes. Mas algo não bate certo com o seu cliente mais recente: um multimilionário terrível cheio de segredos. Quando Gabi se recusa a ser sua esposa temporária, Hunter obriga-a a aceitar com uma oferta irrecusável. Mas o casamento com um homem desses nunca poderia durar… ou poderia?

Hunter Blackwell: A sua conta bancária é a única coisa maior do que sua implacável capacidade de conseguir tudo aquilo que quer. Hoje em dia, ele tem um motivo secreto para se acalmar, pelo menos por um tempo e acha que a sensual e atrevida Gabi se vai encaixar perfeitamente. Mas, quando seu casamento de conveniência se torna perigoso, Hunter deve decidir até onde vai cumprir o seu voto de honrar e proteger Gabi para sempre.


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO

Aqui Agora Sempre

‘AQUI AGORA SEMPRE’, de Catherine Isaac (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Jess e William, o seu filho de dez anos, vão passar o verão no Château de Roussignol, nas férteis colinas soalheiras da Dordonha. Aí, Adam, o ex-namorado de Jess e pai de William gere um hotel de charme situado num castelo recuperado.

Os exuberantes jardins com piscina, a requintada cozinha francesa e uma lista de vinhos aparentemente interminável impressionam Jess, mas ela foi a França sobretudo com o intuito de aproximar Adam do seu próprio filho.

Adam tem outras ideias e outra namorada – e não parece nada disposto a mudar de vida só porque Jess e William entraram em cena. Jess não se surpreende, mas William, que rapidamente se vai aproximando do pai, não quer outra coisa que não seja estar com ele.

Jess, atormentada por um segredo que não pode partilhar, sobretudo com William, fará tudo para que Adam não desiluda o filho.


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO

Less

‘LESS’, de Andrew Sean Greer (Quetzal)

Sinopse Oficial: Arthur Less está a chegar aos cinquenta anos. É um homem de boa índole e que tem uma carreira de escritor discreta e demasiado mediana. Muitos anos antes, fora o jovem amante de um génio da literatura e aprendera a ocupar um lugar de irrelevância ou periferia. Agora, luta com as suas dúvidas e inseguranças, e tenta sobreviver num meio de egos devoradores. Um dia é convidado para um casamento que descobre ser o do seu ex-namorado com outra pessoa.

Assim começa o longo périplo que antecede o seu quinquagésimo aniversário: tentando fugir ao casamento, Less começa a aceitar todo o tipo de convites para participar em leituras, festivais literários, palestras um pouco por todo o mundo.

De França à Índia, da Alemanha ao Japão, do México a Itália, Arthur Less quase se apaixona, quase desiste, quase morre, mas acaba por encontrar o seu caminho de regresso a casa e à vida. Um romance satírico sobre o amor, o avanço da idade, o desencontro e as profundezas do coração humano.


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO

O Herói Acidental

‘O HERÓI ACIDENTAL’, de Cheryl Holt (Quinta Essência)

Sinopse Oficial: Matthew Harlow acaba de se se tornar um herói nacional. Perante o dramático naufrágio de um navio, ele manteve a calma necessária para salvar os passageiros, entre os quais se incluíam membros da realeza. A sua nova condição de celebridade não lhe agrada minimamente, pois Matthew não passa de um soldado, um capitão no exército do rei. Mas o seu talento para a liderança não passa despercebido a ninguém, bem como a sua aparência distinta. Duas características pouco comuns num homem como ele, órfão e desconhecedor das suas origens …

Clarissa Merrick é pobre e solteira. Vive à mercê da crueldade dos primos na sua propriedade de Greystone… propriedade essa que acabou de ser concedida a Matthew pelos seus feitos heróicos. Mas quando Clarissa conhece o jovem capitão, a sua vida nunca mais será a mesma. A começar pelo facto de ficar sem teto!

Mas os planos de Matthew são outros, e Clarissa faz parte deles…
Conseguirá ela ajudá-lo a encontrar as respostas que tanto procura?


FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA

Stranger Things - Mentes Inquietas

STRANGER THINGS: MENTES INQUIETAS’, de Gwenda Bond (Gailivro)

Sinopse Oficial: Se pensa que conhece a história da mãe de Onze, prepare-se para entrar no Mundo ao Contrário, nesta emocionante prequela da série de êxito estrondoso da Netflix, Stranger Things.

No meio das crescentes tensões da década de 70, Terry Ives e Martin Brenner travam uma guerra diferente, onde o campo de batalha é a mente humana.


FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA

Tempestade de Guerra - Parte 1

‘TEMPESTADE DE GUERRA: PARTE 1’, de Victoria Aveyard (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Mare Barrow aprendeu rapidamente que para vencer é preciso pagar um preço muito alto. Depois da traição de Cal, que praticamente a destruiu, Mare está determinada a proteger o seu coração e a continuar a lutar com os rebeldes para assegurar a liberdade de Vermelhos e sanguenovos. A jovem fará de tudo para derrubar o governo de Norta – começando pela coroa de Maven. Mas para a guerra que se avizinha é necessário ter aliados poderosos. Conseguirá Mare lutar ao lado dos que a magoaram para assegurar a vitória? Ou será a rapariga-relâmpago silenciada para sempre?

Na primeira parte da conclusão desta extraordinária série, Mare terá de abraçar o seu destino e convocar todo o seu poder. Quem sobreviverá aos testes que se aproximam?


FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA

Terra de Lobos

‘TERRA DE LOBOS’, de Tünde Farrand (Topseller)

Sinopse Oficial: Londres, 2050. A crise socioeconómica terminou e as políticas de incentivo ao consumismo não param de surgir.

Ser proprietário de terrenos fora da cidade é privilégio de uma elite, sendo que a restante população apenas obtém o seu Direito de Residência se o dinheiro que gastar for suficiente para alcançar um dos patamares do estatuto de Consumidor.

O envelhecimento foi abolido graças a uma nova e radical abordagem, que substitui a reforma por uma feliz eutanásia num Dignitorium, embora os mais desfavorecidos sejam deixados à sua sorte, longe da vista daqueles que efetivamente contribuem para a sociedade.

Alice é uma Consumidora Média. Depois do desaparecimento de Philip, arrisca-se a perder a casa e o seu estatuto social, começando a pôr em causa a sociedade em que foi criada e que o próprio marido ajudou a construir. Na demanda pelo paradeiro de Philip, ela acaba por descobrir algumas verdades horrendas acerca do que aconteceu à sua família no passado e da crueldade que se esconde por detrás da nova hierarquia social.

Terra de Lobos é uma poderosa visão distópica, no espírito de “Black Mirror“, que agradará a fãs de História de uma Serva e Nunca me Deixes.


FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA

Assassin's Ceed - Odyssey

‘ASSASSIN’S CREED: ODYSSEY’, de Gordon Doherty (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Grécia, século v a. C. Kassandra, uma mercenária de sangue espartano descendente do poderoso rei Leónidas, tentou durante vinte anos esquecer a sua desgraça: foi expulsa de Esparta pelo seu pai, Nikolaos, por desafiar a vontade dos deuses e tentar salvar o irmão mais novo. Agora, um misterioso estranho chega à pacata cidade costeira que a mercenária adotou como lar, prometendo-lhe riqueza infindável que transformará a vida da jovem para sempre.

Para a obter, Kassandra terá de atravessar o Mediterrâneo, juntar-se à guerra entre Atenas e Esparta e matar o líder a quem todos chamam “Lobo”: Nikolaos de Esparta, o homem que ela nunca perdoou… o seu pai.


FICÇÃO — YOUNG ADULT

A Distância Entre Nós

‘A DISTÂNCIA ENTRE NÓS’, de Rachel Lippincott, Mikki Daughtry & Tobias Iaconis (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Stella Grant gosta de sentir que está tudo sob controlo – embora os seus problemas pulmonares a obriguem a permanecer no hospital durante a maior parte da sua vida. Ela sofre de fibrose quística, uma doença que impede os pulmões de funcionarem normalmente. De momento, o que a jovem Stella tem de controlar, com a máxima atenção, é a distância que a separa de uma pessoa ou de uma coisa de forma a prevenir infeções que ponham em risco a possibilidade de um transplante pulmonar. Ela tem de se manter a um metro e oitenta – três passos – de distância dos outros. É o limite.

A única coisa que Will Newman quer ter sob controlo é a sua saída do hospital. Ele não quer saber de tratamentos nem de novos testes clínicos. Dentro de dias fará dezoito anos e poderá, ele próprio, desligar-se de todas estas máquinas, e partir para conhecer o mundo que há para lá dos hospitais. Will é exactamente alguém de quem Stella deve manter -se à distância. Mas, de súbito, um metro e oitenta não é uma distância segura. Parece castigo. E se eles pudessem recuperar um pouco do espaço que os pulmões de ambos lhes roubaram?

Será o espaço de um metro e oitenta entre eles tão perigoso assim já que a essa distância os seus corações pulam de alegria?


FICÇÃO — YOUNG ADULT

Serás Real

‘SERÁS REAL?’, de Francesca Zappia (Topseller)

Sinopse Oficial: Nem sempre é possível confiar no que se vê.

«Às vezes, acho que as pessoas tomam a realidade por garantida. Quer dizer, como é que se percebe a diferença entre sonho e vida real?»

A Alex enfrenta uma luta diária: distinguir entre realidade e alucinação. Munida de uma atitude destemida, uma bola mágica e uma máquina fotográfica que lhe permite captar o mundo exterior, ela trava uma batalha contra a esquizofrenia, enfrentando tudo e todos para não se deixar definir nem limitar pela sua doença. O seu plano parece correr-lhe de feição ao iniciar uma nova vida numa nova escola. Mas, um dia, a Alex conhece o Miles e, de um momento para o outro, começa a viver os ritos de passagem próprios da juventude: faz amizades, vai a festas, apaixona-se…

Porém, o mundo da Alex está repleto de cores, objetos, pessoas e sons que podem ou não ser reais. A memória e os sentidos mentem-lhe constantemente, semeando a dúvida: será que o Miles existe mesmo? E estará ela preparada para ter uma vida normal?

Um livro provocador e intrigante sobre a doença mental e o significado de ser adulto. Finalista Prémio Goodreads Melhor Romance Young Adult.


FICÇÃO — YOUNG ADULT

Mentes Poderosas - Inesquecível

‘MENTES PODEROSAS: INESQUECÍVEL’, de Alexandra Bracken (Marcador Editora)

Sinopse Oficial: Ruby nunca quis os superpoderes que quase lhe custaram a vida, embora agora tenha de recorrer a eles diariamente, em missões perigosas contra o governo corrupto que a trancou em Thurmond. Os outros chamam-lhe líder, mas ela não se sente como tal, sabe que é um monstro.

Quando lhe confiam um segredo explosivo, Ruby tem de afastar-se da Liga das Crianças e embarcar numa missão difícil. A informação crucial acerca da doença que matou a maioria das crianças nos Estados Unidos está guardada num único local: uma pen nas mãos de Liam Stewart, o rapaz que Ruby achava que conhecia, respeitava e amava… e a abandonou.

Ruby inicia uma viagem através do país numa tentativa desesperada de encontrá-lo, dividida entre os velhos amigos e as suas novas promessas. E se ganhar a guerra significa perder-se a si mesma?


FICÇÃO — YOUNG ADULT

Leão

‘LEÃO’, de Mons Kallentoft & Markus Lutterman (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: A Unidade Especial da Polícia Criminal de Estocolmo recebe um vídeo onde se pode ver um rapazinho aterrorizado fechado numa jaula. O raptor aparece em segundo plano, escondido numa pele de leão, por baixo de um relógio em contagem decrescente.

Ao ver que o vídeo foi colocado na Internet em tempo real, o jovem detetive Zack Herry compreende que não há um minuto a perder se quer evitar que a criança conheça o mesmo destino de uma primeira vítima, encontrada crucificada no cimo de uma chaminé de uma fábrica desmantelada.

Mas Zack corre o risco de perder tudo: a sua luta contra a toxicodependência, o seu amigo Abdula, a confiança da sua colega Deniz, e também de Ester, a jovem adolescente que vive no andar de cima.
A morte ronda impiedosa e os dilemas acumulam-se para Zack que joga, literalmente, à roleta russa, correndo o risco de morrer ou tomar-lhe o gosto.

Numa Estocolmo sombria e glacial, Zack entra numa corrida contra o tempo, e são muitos os desafios que tem de enfrentar, alguns assumindo por vezes o azul-metálico dos olhos de uma misteriosa mulher…


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE

Lazarus

‘LAZARUS’, de Lars Kepler (Porto Editora)

Sinopse Oficial: Um homem é encontrado morto no seu apartamento em Oslo. Ao que tudo indica, a vítima era um desconhecido, saqueador de túmulos e colecionador de troféus. Aliás, quando a Polícia abre o frigorífico da cozinha, a perplexidade é total. Uns dias mais tarde, Joona Linna é contactado por uma inspetora da Polícia alemã no sentido de o ajudar com um homicídio perto de Rostock, e Joona reconhece de imediato um padrão que não pode ignorar.
Alguns chamariam milagre se alguém regressasse dos mortos – outros chamar-lhe-iam um pesadelo.
Lars Kepler, os mestres do thriller, estão de regresso, com o sétimo livro da série Joona Linna.


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE

Ontem à Noite

‘ONTEM À NOITE’, de Catherine O’Connell (Editorial Planeta)

Sinopse Oficial: Seis amigas. Uma noiva. Um assassínio. Demasiados segredos.

Maggie Trueheart vai casar com o homem dos seus sonhos. Ansiosa por uma última noite selvagem antes do grande dia, reúne as amigas mais próximas para a grande despedida de solteira. Mas as coisas correm mal, horrivelmente mal.

Sob o escrutínio intenso da polícia, até onde Maggie e as amigas irão para manter os seus segredos chocantes sem serem revelados.

Até proteger um assassino?


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE

A Morte É um Ato Solitário

‘A MORTE É UM ATO SOLITÁRIO’, de Ray Bradbury (Cavalo de Ferro)

Sinopse Oficial: Numa decadente e fantasmagórica Venice, Califórnia, outrora exuberante estância balnear pujante de vida e movimento, ponto de encontro de estrelas de cinema, turistas e veraneantes, e agora envolta em sombras e nevoeiro, ocorrem misteriosas mortes e desaparecimentos.

No cais, local onde se situava a antiga feira popular, em vias de desmantelamento, o corpo de um homem é encontrado debaixo de água, encarcerado no interior de uma jaula de leão submersa. Um jovem escritor, testemunha involuntária deste e de outros acontecimentos insólitos, junta-se ao relutante detetive Elmo Crumley na tentativa de resolver o caso.

Enquanto as mortes se sucedem, e as pistas para identificar o assassino parecem apenas depender da inspiração e intuição do primeiro, desfila uma galeria extravagante de personagens, composta por ex-divas do cinema mudo, uma cantora de ópera retirada dos palcos ou um barbeiro com um passado duvidoso, todas elas pertencentes a um mundo e a um tempo cujo lugar já não existe.


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE

A Escuridão

‘A ESCURIDÃO’, de Ragnar Jónasson (Topseller)

Sinopse Oficial: Abrangendo as ruas geladas de Reiquiavique, os fiordes isolados e as Terras Altas da Islândia, A Escuridão é o novo romance de um dos nomes mais entusiasmantes do policial nórdico atual.

Aos 64 anos, a inspetora Hulda Hermannsdóttir, da Polícia de Reiquiavique, está prestes a ser forçada a reformar-se, mas antes quer levar a cabo uma última investigação: Elena, uma jovem refugiada proveniente da Rússia, foi encontrada sem vida numa enseada rochosa em Vatnsleysuströnd, na Islândia.

Assim que começa a fazer perguntas, Hulda não demora muito a perceber que não pode confiar em ninguém. Elena não foi a única mulher a desaparecer naquela altura, e ninguém parece estar a contar a história toda. Quando os próprios colegas tentam pôr um travão na investigação, Hulda tem muito pouco tempo para desvendar a verdade, mas está determinada a descobrir quem é o assassino. Ainda que isso signifique colocar a própria vida em risco.


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE

Acredita em Mim

‘ACREDITA EM MIM’, de JP Delaney (Suma de Letras)

Sinopse Oficial: Claire Wright gosta de se pôr na pele de outras pessoas.

Mas quem é o isco… e quem é a presa?

Claire é uma inglesa estudante de teatro em Nova Iorque. Sem o green card, não tem outra saída senão aceitar o único emprego que consegue: trabalhar para uma firma de advogados especializados em casos de divórcio. A sua missão é fingir que é uma rapariga fácil, em bares de hotel, para desmascarar maridos infiéis. Quando um dos seus alvos se transforma no objecto de uma investigação por assassinato, a Polícia pede a Claire que use todas as suas habilidades para ajudar a atrair o suspeito para uma confissão. Mas, desde o início, ela tem dúvidas. Patrick Fogler é realmente um assassino? Ou o único marido decente que conheceu? E… será que lhe estão a ocultar alguma informação relevante para o caso? Depressa Claire percebe que está a desempenhar o papel mais perigoso da sua vida…


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE

O Sacrifício de um Homem

‘O SACRIFÍCIO DE UM HOMEM’, de Sandra Brown (Quinta Essência)

Sinopse Oficial: Ella Baron é uma mulher só embora viva rodeada de pessoas. Cuida do seu filho Solly, de dez anos, com dedicação extrema. Com o país mergulhado numa recessão profunda, ela gere a sua pensão com a eficiência de um militar e a gentileza de uma aristocrata. Aconteça o que acontecer, não pode pôr em risco o seu sustento. Mas quando o reputado médico da vila lhe pede para aceitar um novo hóspede e apresenta David Rainwater, algo dentro dela se retrai.

David é atraente e gentil, mas não passa de um desconhecido. Perante a hesitação de Ella, o médico comete uma inconfidência: o seu novo hóspede não vai ficar por muito tempo pois está a morrer.
Os ventos da mudança sopram fortes e Ella sente que algo indizível está a avolumar-se no horizonte.

Ao ver-se envolvida numa sucessão de estranhos acontecimentos, esta extraordinária mulher rapidamente percebe que a vida tal como a conhece vai mudar para sempre. E é neste clima de medo e tensão que David se vai revelar um pilar de tranquilidade, altruísmo e retidão. E, aos poucos, Ella aprende a confiar no misterioso homem… até à noite mais quente e mais sangrenta desse verão, em que os limites de todos eles serão postos à prova.

Inspirado por uma história da família de Sandra Brown, O Sacrifício de um Homem decorre em 1934, em plena Grande Depressão, e é o livro mais pessoal da autora.


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE

A Fábrica de Bonecas

‘A FÁBRICA DE BONECAS’, de Elizabeth Macneal (Topseller)

Sinopse Oficial: Uma história inebriante sobre uma mulher que sonha ser artista e o homem cuja obsessão pode destruir o mundo dela para sempre.

Londres, 1850. O edifício que albergará a Grande Exposição está a ser construído em Hyde Park. No meio da multidão que ali se junta, duas pessoas encontram-se por mero acaso. Para Iris, uma aspirante a artista, aquele é apenas um encontro efémero, esquecido passados poucos segundos. Mas para Silas, um colecionador fascinado por coisas estranhas, aquele momento marca um novo começo?

Quando Iris é convidada a posar como modelo para Louis Frost, um pintor pré-rafaelita, ela aceita, com a condição de que Louis também a ensine a pintar. De súbito, o mundo de Iris transforma-se numa experiência dominada pelo amor e pela arte, indo além de tudo aquilo com que sempre sonhou.

Só que o mundo de Iris pode ruir a qualquer momento, pois Silas só consegue pensar numa coisa desde o primeiro encontro de ambos. E a sua obsessão torna-se cada vez mais sombria?


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE

A Rapariga Sem Pele

‘A RAPARIGA SEM PELE’, de Mads Peder Nordbo (Editorial Planeta)

Sinopse Oficial: Um policial intenso e perturbador na fascinante Gronelândia. Neve, gelo e neblina revelam terríveis segredos mortais escondidos há muito tempo. Quando um cadáver viquingue mumificado é descoberto numa fenda no gelo, o jornalista Matthew Cave é destacado para cobrir a história.

No dia seguinte, a múmia desapareceu. o corpo do polícia que a guardava jaz no gelo, nu e esfolado, tal como as vítimas de uma horrível série de assassínios que aterrorizaram a remota Nuuk na década de 1970.


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE

‘O LEÃO DE OURO’, de Giles Kristian (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Costa Oriental de África, 1670.
Num tempo de aventuras cruéis e muita bravura, um homem viaja por terra e por mar em perseguição do seu maior inimigo… O Golden Bough, capitaneado por Henry «Hal» Courtney, navega em direção ao sul, desde a Etiópia até Zanzibar, No convés inferior, dormem a tripulação e a destemida guerreira Judith Nazet, a amada de Hal. À luz da Lua, Hal avista um veleiro que passa muito perto, Apesar da trégua precária entre ingleses e holandeses, ele pressente o perigo… o Bough é invadido e a tripulação tem de lutar homem a homem para defender o navio e as suas vidas.

Em breve, porém, Hal irá confrontar-se com uma ameaça ainda maior, quando descobre que o seu inimigo mortal continua vivo e que está determinado a vingar-se, Ele terá de perseguir a sua némesis através do deserto e da savana, do submundo sórdido dos mercados de escravos de Zanzibar e das águas infestadas de tubarões, pondo em risco a sua própria vida a cada passo, Será, no entanto, preciso mais que umas grilhetas de escravo para conter Hal Courtney…

Um livro apaixonante, onde Wilbur Smith, o mestre da ação e do suspense, revela uma vez mais o seu peculiar talento para o drama de ação e a narrativa épica.


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE

Em Nome do Amor

‘EM NOME DO AMOR’, de Lesley Pearse (Edições ASA)

Sinopse Oficial: Katy Speed tem 23 anos e o sonho de viver em Londres, longe da pequena cidade de Bexhill-On-Sea e do temperamento difícil da mãe.

Enquanto não consegue escapar, acompanha avidamente a vida de Gloria Reynolds, a simpática e glamorosa vizinha da frente. Para Katy, entediada com a pacatez do seu dia a dia, as estranhas movimentações na casa de Gloria são um alimento para a imaginação…

Quem serão as mulheres que a visitam ao sábado num carro preto? E porque é que por vezes vêm acompanhadas de crianças? O certo é que essas atividades suspeitas provocam algum desconforto na comunidade. Uma noite, porém, um incêndio devastador vai por fim a tudo isso… e também à vida de Gloria e da filha. Depressa se torna evidente que se tratou de fogo posto, uma notícia chocante para todos mas principalmente para Katy, pois o principal suspeito é o seu pai.

Ela sabe que ele é inocente.
E vai fazer tudo para o provar… nem que para isso tenha de arriscar a própria vida.

Romance de amor e história de coragem, Em Nome do Amor é uma incursão perturbante ao lado negro das relações humanas. No magnífico retrato de uma época já distante, a autora bestseller trata com profundidade e coragem temas tremendamente relevantes ainda nos dias de hoje.


FICÇÃO GERAL

Canto Nómada

‘CANTO NÓMADA’, de Bruce Chatwin (Quetzal Editora)

Sinopse Oficial: O grande território da Austrália pré-colonial era um mapa povoado por aborígenes, nómadas e caçadores-recoletores. Os caminhos que eles percorriam, trilhos quase invisíveis e flutuantes, são hoje conhecidos como songlines, mas para os antigos habitantes significavam também um rasto da memória dos seus ancestrais que, como numa lenda sobre a criação do mundo, caminhavam sobre o desconhecido.

É nesse mundo solitário e quase desabitado da Austrália que Chatwin coloca as suas personagens numa espécie de viagem filosófica, esmagadas pela paisagem, cruzando-se com caçadores de fortunas ou feiticeiros aborígenes, campónios desterrados, polícias que gostariam de ser escritores ou camionistas perdidos.

Ao longo dessa viagem destemida, interrogamo-nos acerca do nosso destino, sugerindo que somos uma espécie de nómadas desenhando caminhos sobre a terra.


FICÇÃO GERAL

As Crianças Invisíveis

‘AS CRIANÇAS INVISÍVEIS’, de Patrícia Reis (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: M. é uma criança habituada a ser usada e devolvida por famílias sucessivas como um produto que não satisfaz o cliente. Cresce numa instituição de acolhimento, onde vai descobrindo o poder da amizade e as armadilhas do desejo e da paixão. Esta é a sua história até chegar à idade adulta, atravessando um processo de invisibilidade, no qual a dor se confunde com a esperança de encontrar uma vida a que possa chamar sua. Ao seu lado existem outras crianças e ainda Conceição, a assistente social que escolhe amar M. incondicionalmente.

As Crianças Invisíveis é um romance que alia um exercício literário ímpar com um profundo trabalho de investigação sobre abandono, maus-tratos e adopção. Construindo toda a narrativa de uma maneira muito original, sem identificar o sexo das crianças, e a partir do olhar delas, a escrita límpida, poderosa e cirúrgica de Patrícia Reis conduz-nos, neste romance avassalador, através dos sonhos, do medo e da intimidade de um conjunto de personagens que percorrem a infância e a adolescência sem pai, nem mãe, nem identidade.


FICÇÃO GERAL

Schlump

‘SCHLUMP’, de Hans Herbert Grimm (Pim! Edições)

Sinopse Oficial: Queimado pelos nazis. 80 anos escondido numa parede. Agora redescoberto. Um romance brutal sobre o absurdo da guerra. Sem autoria atribuída, Schlump foi publicado na Alemanha em 1928, e em Inglaterra e nos Estados Unidos no ano seguinte.

Começou por ficar na sombra de A Oeste Nada de Novo, de Erich Maria Remarque; depois, em 1933, foi um dos livros consumidos pelo fogo nos autos de fé nazis, acabando por desaparecer da memória coletiva.

Só em 2013 se desfez o segredo: o romance fora escrito por um pacato professor chamado Hans Herbert Grimm (1896-1950), que, com medo de ser preso ou perseguido, o escondeu no interior de uma parede da sua casa.

Em Schlump, o humor é a principal arma de arremesso contra o absurdo e a brutalidade da guerra, cujo realismo interrompe, a espaços, o tom leve da obra.


FICÇÃO GERAL

Anatomia dos Mártires

‘ANATOMIA DOS MÁRTIRES’, de João Tordo (Companhia das Letras)

Sinopse Oficial: No epicentro da crise financeira em Portugal, um jornalista demasiado ambicioso decide provar ao seu editor – Raul Cinzas, o inveterado comunista que os leitores de Tordo conhecerão de Biografia Involuntária dos Amantes – que é capaz de muito mais do que ser um mero repórter.

Aproveitando a entrevista a um biógrafo de um mártir religioso, o jornalista faz uma analogia com a história de Catarina Eufémia, a camponesa assassinada, em 1954, por um tenente da GNR a mando da PIDE.

Ícone da Esquerda revolucionária, Catarina Eufémia é uma figura envolta em mistério, tanto quanto a exaltação que a sua figura suscita, mais de cinquenta anos após a sua morte.


FICÇÃO GERAL

A Travessia de Benjamin

‘A TRAVESSIA DE BENJAMIN’, de Jay Parini (Elsinore Editora)

Sinopse Oficial: «Vim a este mundo sob o signo de Saturno — estrela da mais lenta revolução, planeta dos desvios e adiamentos.»

Em 1940, passada uma década de trabalho sobre um texto que lhe traria finalmente o desejado reconhecimento como um dos pensadores seminais do século XX, Walter Benjamin, alemão de origem judaica, encontra-se com a sua irmã numa Paris cercada pelos tanques nazis. Sob a sombra da captura, guarda o manuscrito de cem páginas e outros textos inéditos na sua pasta de pele preta e abandona França, numa fuga atribulada em direção aos Pirenéus e à passagem rumo à liberdade.

Jay Parini, autor de A Última Estação, narra com perspicácia de biógrafo estes últimos e trágicos meses de vida de Benjamin, que culminarão no seu misterioso suicídio. Nestas páginas, emerge o retrato humano e polémico de uma das mentes mais brilhantes de uma geração de intelectuais que inclui nomes como os de Hannah Arendt e Bertolt Brecht, servindo simultaneamente de elegia e testemunho de um tempo não assim tão longínquo.


FICÇÃO GERAL

História de Uma Baleia Branca

‘HISTÓRIA DE UMA BALEIA BRANCA’, de Luís Sepúlvuda (Porto Editora)

Sinopse Oficial: De uma concha apanhada por uma criança numa praia chilena, ao Sul do Mundo, uma voz se eleva, cheia de lembranças e sabedoria. É a voz da baleia branca, o mítico animal que durante décadas tem guardado as águas que separam a costa de uma ilha sagrada para os povos nativos daquele lugar, o Povo do Mar. O cachalote da cor da lua, a maior das criaturas do oceano, conheceu a imensa solidão e a imensa profundidade do abismo e dedicou a sua vida a cumprir fielmente a tarefa misteriosa que lhe foi confiada por um cachalote-ancião, resultado de um pacto há muito tempo estabelecido entre baleias e marinheiros. Para cumpri-lo, a grande baleia branca teve de proteger aquele mar de outros homens, estranhos, que com os seus navios ali chegavam para tirar tudo sem respeitar nada.

Foram sempre eles, os baleeiros, a contar a história da temida baleia branca, mas agora é chegado o momento de ouvirmos a sua voz na velha língua do mar.


FICÇÃO GERAL

O Escândalo do Século

‘O ESCÂNDALO DO SÉCULO’, de Gabriel García Marquez (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: O jornalismo é a profissão que mais se parece com o pugilismo, com a vantagem de que a máquina ganha sempre e a desvantagem de que não nos é permitido atirar a toalha ao chão.

O Escândalo do Século reúne cinquenta textos representativos do percurso jornalístico de Gabriel García Márquez, selecionados pelo seu editor Cristóbal Pera. Nestas histórias, onde não se diferencia o jornalista do romancista, o leitor descobrirá um fascínio por enredos que desafiam a nossa ideia da realidade, umas vezes porque nunca iremos compreendê-los por completo, tais como o misterioso caso de Wilma Montesi, que dá nome a este livro; outras porque nos obrigam a olhar o mundo com novos olhos, abertos para se surpreenderem com as contradições, desgraças e maravilhas que governam o seu imprevisível mecanismo.

Gabriel García Márquez, que se considerava mais jornalista do que escritor, deixou bem claro que o jornalismo foi sempre a sua paixão principal, a mais duradoura, e pelo que queria ser lembrado: «Não quero que me recordem por Cem Anos de Solidão, nem por aquilo do Prémio Nobel, mas sim pelo jornal.»


NÃO FICÇÃO

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Não Ficção Maio


NÃO FICÇÃO — PRÁTICO

Adolescer É Fácil, só que não

‘ADOLESCER É FÁCIL, SÓ QUE NÃO’, de Catarina Furtado (Porto Editora)

Sinopse Oficial: A vida é feita de mudanças, sobressaltos, desafios, todos os dias e em todas as idades. Mas, acredita, a adolescência é mesmo a fase mais incrível da tua vida! A criança que já foste ficou lá bem atrás e o mundo que se abre agora à tua frente é de liberdade, de escolhas e de futuro. Neste livro, falarei um pouco de mim, sim. Mas falarei sobretudo para ti. Quero ajudar-te a voltares o espelho na tua direção para que te vejas por dentro e por fora, no teu mundo e no mundo dos outros. Para que te conheças verdadeiramente, de coração, corpo e alma. E possas também vir a deixar uma marca incrivelmente inspiradora, empática, positiva na vida dos outros.

“Adolescer é fácil!”, parece à primeira vista. Só que não – eu sei. Vejo-o na Associação Corações Com Coroa, que presido, nas muitas escolas por onde passo, na minha própria casa. Vivo rodeada de jovens, “estagiári@s” do mundo, post@s à prova constantemente. Com as suas dúvidas, angústias, persistência e coragem. O amanhã são eles e também és tu.

Recebe este livro, escrito pelas minhas mãos diretamente para o teu coração. E voa. Voa, como só tu saberás fazer.


NÃO FICÇÃO — PRÁTICO

Fátima - O Meu Caminho, A Minha fé

‘FÁTIMA: O MEU CAMINHO, A MINHA FÉ’, de Fátima Lopes (Manuscrito Editora)

Sinopse Oficial: «Este é, antes de mais, um livro sobre a vida, e só depois um livro sobre a fé. A fé faz parte da minha vida e a minha vida é movida por valores, crenças e ideias que partilho ao longo destas páginas. Como por exemplo, a importância de termos momentos de reflexão, de sermos capazes de dizer não, de termos coragem de fazer face ao medo, de esvaziar a mochila da culpa e do passado que carregamos às costas, o valor da empatia e da palavra mais importante que temos na vida: o amor.

Nestes últimos anos, tenho sentido grandes transformações em mim e um crescimento maravilhoso como pessoa. Este livro é, por isso, um marco. Uma reflexão sobre a minha vida, aquilo em que acredito e o que me move. Uma forma de agradecer tudo o que a vida me tem dado e todas as experiências que tenho vivido. Um enorme obrigada a Nossa Senhora, esse colo gigante sempre pronto a acolher-me.»

Num livro intimista e corajoso Fátima Lopes partilha o que viveu e sentiu nas suas peregrinações a pé a Fátima. Os quilómetros percorridos, o esforço físico, a magia do contacto com a natureza, a importância do silêncio, a emoção das histórias que ouviu. A transformação pessoal e espiritual a cada passo que deu.


NÃO FICÇÃO — PRÁTICO

Está Tudo F*dido

‘ESTÁ TUDO F*DIDO’, de Mark Manson (Edições Desassossego)

Sinopse Oficial: Do autor do bestseller “A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da”.
Vivemos numa época estranha. Apesar de termos mais liberdade, saúde e riqueza do que em qualquer outra época da história, tudo à nossa volta parece terrivelmente f*dido: aquecimento global, queda de governos, economias em colapso e todos permanentemente ofendidos nas redes sociais. Temos acesso a tecnologia, a educação e a formas de comunicar que os nossos antepassados nem sequer imaginavam, mas ainda assim sentimos uma esmagadora desesperança. Afinal, o que é que se passa connosco?
Com a sua habitual mistura de erudição e humor, Mark Manson desafia-nos a olhar para o mundo com outros olhos. Com base em investigação psicológica e na sabedoria intemporal de filósofos como Platão e Nietzsche, o autor disseca a política e a religião e mostra como as duas se tornaram desconfortavelmente semelhantes. Analisa a nossa relação com o dinheiro, o entretenimento e a internet, desafiando as definições de fé, felicidade, liberdade e até da própria esperança.
Um livro de leitura obrigatória que nem todos merecemos, mas de que todos precisamos.


NÃO FICÇÃO — PRÁTICO

Detox Natural

‘DETOX NATURAL’, de Joana Alves (IN)

Sinopse Oficial: Depois de “Natural – o Grande Livro da Cozinha Vegetariana” chega o 2º livro de Joana Alves, autora do Blogue Le Passe Vite, com milhares de seguidores.

“Detox Natural” é um guia de transformação progressiva e segura no sentido de uma mente e um corpo mais felizes e equilibrados.

Repleto de receitas simples e deliciosas, baseadas em alimentos frescos e verdadeiros, e dicas de self care, atividade física, exercícios de respiração e meditação e cosmética natural, este livro propõe um estilo de vida mais consciente, seguindo uma abordagem holística, que se foca na importância de abrandar e encontrar tempo para nós próprios.


NÃO FICÇÃO — PRÁTICO

Fique em Forma em 28 Dias

FIQUE EM FORMA EM 28 DIAS: TREINE COM O PT DAS ESTRELAS’, de Nilton Bala (Contraponto Editores)

Sinopse Oficial: Há vários anos radicado em Portugal, o brasileiro Nilton Bala é o personal trainer que toda a gente que pratica desporto quer. Ex-profissional de futebol, Nilton Bala é o personal trainer de figuras públicas como Sara Sampaio, Marisa Cruz, Maria Cerqueira Gomes, Benedita Pereira, Ruben Rua, Lourenço Ortigão, José Fidalgo ou Deco.
Em Fique em Forma em 28 Dias, Nilton Bala convida-o a entrar num mundo no qual a vontade e a determinação são cruciais e os objetivos se alcançam verdadeiramente. Com este livro, e tal como faz com os respetivos alunos, o PT das estrelas ajuda o leitor e contribui para a promoção da atividade física e de um estilo de vida saudável, com base em três áreas: exercício físico, alimentação e descanso.
Se ficou interessado nestas premissas, então este livro é para si. Prático, rigoroso e pensado para que passe rapidamente do papel à ação. Porque, como Nilton Bala costuma dizer, o seu corpo é a sua vida.


NÃO FICÇÃO — PRÁTICO

O Grande Compêndio de Audiogésicos da Doutora Ana Correia

‘O GRANDE COMPÊNDIO DE AUDIOGÉSICOS DA DOUTORA ANA CORREIA’, de Ana Markl (IN e RTP)

Sinopse Oficial: Da conhecida locutora de rádio e irmã de Nuno Markl, Ana Markl prescreve músicas para vários sintomas e maleitas.

O grande boom desta medicina realmente alternativa dá-se quando, em 2015, a ilustre doutora Ana Correia começa a partilhar a sua sabedoria aos microfones das Manhãs da Antena 3.

Agora, finalmente, os seus ensinamentos são compilados nas páginas deste grande compêndio.

Nele, vamos encontrar a cura musical para os mais variados males e ainda testemunhos de pacientes que viram a sua vida mudada para sempre.


NÃO FICÇÃO — PRÁTICO

Há Vidas nas Estrelas

‘HÁ VIDA NAS ESTRELAS’, de Vitor Serpa (Cultura Editora)

Sinopse Oficial: Ao longo dos seus cinquenta anos dedicados ao jornalismo, Vítor Serpa teve o privilégio de conviver com alguns dos maiores nomes do futebol português e mundial, como Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira, Mourinho, Jorge Jesus, Eusébio, Cristiano Ronaldo, entre muitos outros.

Há Vida nas Estrelas conta-nos histórias reais e inéditas que o próprio autor viveu e testemunhou com estas estrelas do desporto-rei. Diferente dos livros sobre futebol que se vê por aí, sobre táticas e sistemas de jogo, treinos e nutrição dos futebolistas, Há Vida nas Estrelas trata das histórias humanas por trás de cada jogo.

Com o autor, fazemos check-in, vamos às partidas, aos balneários dos estádios, aos bastidores das conferências de imprensa e aos lobbies dos hotéis conhecer aquilo que verdadeiramente faz do futebol o maior desporto do mundo: os futebolistas.


NÃO FICÇÃO — PRÁTICO

O menu da Semana

‘O MENU DA SEMANA’, de Vânia Ribeiro (Lua de Papel)

Sinopse Oficial: Chegado o fim de semana é preciso acrescentar à lista de afazeres mais uma preocupação: que refeições preparar na semana seguinte?
A tarefa é ainda mais complicada para as famílias que seguem uma alimentação saudável – é preciso escolher os alimentos pelo seu valor nutricional, privilegiar frutas e legumes da época ou evitar produtos processados… e fazer pratos de que todos lá em casa gostem.

Felizmente, Vânia Ribeiro, a autora do popular blogue Made By Choices, tem um ou dois truques na manga, que lhe podem ser mesmo muito úteis.

Nos seus workshops, Vânia foi muitas vezes confrontada com as dificuldades que os participantes tinham em organizar as refeições do dia-a-dia. Faltavam ideias e dicas que permitissem manter um estilo saudável. Para lhes responder, a autora apresenta aqui 85 receitas divididas em e quatro planos semanais (que dão para variar e adaptar mês a mês!).

O que temos são sugestões de pratos principais para almoços e jantares. E nestes incluem-se as sopas (que nenhum português dispensa), acompanhamentos, comidas de conforto e marmitas para levar para o trabalho.


NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO

Sophia de Mello Breyner Andresen

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN‘, de Isabel Nery (A Esfera dos Livros)

Sinopse Oficial: A jornalista Isabel Nery traz-nos no seu novo livro, a primeira biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento.

A autora percorreu lugares e pessoas que fizeram parte da história de Sophia, como o Porto, a Grécia, Lagos, ou entrevistando mais de 60 pessoas, do pescador José Muchacho, ao amigo Manuel Alegre, até ao ensaísta Eduardo Lourenço, passando por companheiros das letras e da política.

Só assim foi possível completar a biografia que faltava sobre a primeira portuguesa a receber o Prémio Camões e a única mulher escritora com honras de Panteão Nacional, a quem muitos gostavam de ter visto atribuído o Prémio Nobel.


NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO

A Ascenção do Terceiro Reich

‘A ASCENÇÃO DO TERCEIRO REICH’, de Richard J. Evans (Edições 70)

Sinopse Oficial: Os nazis começaram por ser pouco mais do que um gangue de extremistas e rufiões, que em poucos anos transformaram a Alemanha num Estado de partido único e conduziram um dos países mais avançados da Europa para a ruína moral, física e cultural.

Nesta história excelente, cativante e aclamada, Richard Evans revela como tudo aconteceu, questiona a inevitabilidade da ascensão de Hitler e recria o turbilhão de desordem, desastre económico, violência e polarização que deu origem ao terror do Terceiro Reich.

A Ascensão do Terceiro Reich é o primeiro livro da famosa trilogia sobre o III Reich assinada por Richard J. Evans, que agora se publica na Edições 70, que será completada por: O Terceiro Reich no Poder (vol. II); e O Terceiro Reich em Guerra (vol. III).


NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO

Sinto Muito

‘SINTO MUITO’, de Nuno Lobo Antunes (Lua de Papel)

Sinopse Oficial: Jennifer morreu, ainda não tinha vinte anos. Foi levada num caixão branco onde o pai, durante a noite, tinha pintado golfinhos azuis. Nuno Lobo Antunes nunca a esqueceu e evoca-a num dos mais belos textos deste livro. E nós, quando o lemos, voltamos com o médico a Nova Iorque, aos tempos em que trabalhou como especialista em Neuro-Oncologia Pediátrica.

Acompanhamo-lo numa série de quadros poéticos, recordações de sete anos de intensa vida hospitalar, em que a violência das emoções atingia, todos os dias, dimensões de drama.
E, se por acaso, entre as sucessivas derrotas, luzia uma pequena vitória, era sempre celebrada a medo – porque a iminência de uma recaída pairava sempre sobre aquelas vidas, quase sempre demasiado curtas.

Sinto Muito devolve-nos um médico (ainda e sempre) em formação, à procura de si mesmo numa cidade desmedida, distante, multicultural, onde aos poucos se dilui. E é a partir dela que nos relata a estranheza de estar lá tão longe a viver, todos os dias, novas despedidas.


NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO

‘A REPÚBLICA DOS ESPÍRITOS LIVRES’, de Peter Neumann (Círculo de Leitores)

Sinopse Oficial: Na viragem do século XIX, houve um fluxo constante de jovens poetas e pensadores alemães para esta cidade da Turíngia, de cerca de quatro mil habitantes, que fez história no domínio da cultura.

Enquanto a ordem social e política da Europa era abalada pelos ideais da Revolução Francesa, um grupo de jovens intelectuais alemães escolhia Iena como ponto de partida para um novo rumo de rutura filosófica. As figuras mais destacadas deste grupo — os irmãos Schlegel e as suas mulheres, o filósofo Schelling e o poeta Novalis —, decididas a pensarem o mundo de maneira diferente, estabeleceram aí uma república de espíritos livres.

Não se limitaram a pôr em questão as tradições sociais adquiridas, mas, com as suas perspetivas provocadoras sobre o indivíduo e a natureza, revolucionaram o nosso conhecimento da liberdade e da realidade, numa revolução cujo impacto ainda hoje é sentido.


NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO

Nós Tivemos Sorte

‘NÓS TIVEMOS SORTE’, de Georgia Hunter (Editora Minotauro)

Sinopse Oficial: Uma história verídica sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial, narrada pelas diferentes vozes de uma só família, que desafiou o Holocausto numa luta de sobrevivência para preservar o verdadeiro sentido do amor e da vida.

Estamos na primavera de 1939 e, perante a aproximação da tenebrosa sombra da Guerra, três gerações da família Kurc fazem tudo o que podem para levar vidas normais. Conversas sobre amor e novos bebés enche de vida a mesa, evitando-se falar sobre as perseguições a judeus na sua cidade, Radom, na Polónia.

Todavia, o terror da Guerra que se apodera da Europa não tarda a bater-lhes à porta e os Kurcs são obrigados a fugir para os quatro cantos do mundo, procurando desesperadamente por um porto seguro.

Um irmão é forçado a sucumbir ao exílio, outro a fugir do continente, outros a encontrar formas de escapar à morte certa através do trabalho esgotante nas fábricas do gueto ou encontrando esconderijo à vista de todos.

Movidos por uma fome de sobrevivência, encontram na esperança a força necessária para continuarem a lutar.


NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO

A Segunda Guerra Mundial - Uma História Essencial

‘A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: UMA HISTÓRIA ESSENCIAL’, de Gerhard L. Weinberg (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Este livro proporciona uma visão magistral do mais arrasador conflito da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial, Assistimos, passo a passo, à evolução dos combates desde as suas causas, a ascenção de Hitler, a invasão da Polónia, a crise da Checoslováquia, a operação Barbarossa – nome de código da invasão da União Soviética pelas potências do Eixo -, os confrontos em África, a expansão da guerra do Japão contra a China, até finalmente à vitória dos Aliados.

A obra é complementada por uma excelente série de mapas, ao mesmo tempo que vai analisando o impacto que a guerra teve na vida quotidiana das populações, Esta é, sem dúvida, uma história essencial em que um dos mais consagrados especialistas do tema põe ao nosso alcance os conhecimentos fundamentais para compreendermos o significado da maior guerra da história – causou sessenta milhões de vítimas mortais, na sua maioria civis -, e o impacto duradouro que o conflito deixou na sociedade atual.


NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO

Templários

‘TEMPLÁRIOS’, de Canal História (Clube do Autor)

Sinopse Oficial: Do nascimento das cruzadas ao declínio dos monges guerreiros, um livro para conhecer melhor as origens de Portugal.

Indispensável para todos os apaixonados pela História, este livro aborda questões como a origem dos templários, a organização e o dia a dia dos cavaleiros mais temidos da Idade Média, qual foi o seu papel na Península Ibérica e influência na Reconquista, de que valiosas relíquias era composto o tesouro dos Templários e o que provocou o seu desaparecimento definitivo.

Baseado na série do Canal de História, produzida integralmente em Espanha e em Portugal com o objetivo de cobrir a ampla presença dos cavaleiros da Ordem na Península Ibérica, Templários explora também as grandes batalhas e conquistas da Ordem, bem como os seus principais protagonistas.


NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO

O Adversário

‘O ADVERSÁRIO’, de Emmanuel Carrère (Tinta da China)

Sinopse Oficial: Durante mais de dez anos, o protagonista desta história verdadeira manteve uma vida de fachada: família feliz, emprego respeitado, desafogo financeiro. Quando suspeitou de que a sua vida dupla estava prestes a ser desmascarada, Jean-Claude Romand decidiu matar toda a família. A 9 de Janeiro de 1993, os vizinhos dos Romand, atónitos diante da vivenda da família, testemunhariam a retirada de dois sacos plásticos contendo os corpos dos filhos.

Em seguida, a equipa de resgate retirou a mãe das crianças, também já sem vida. Um dia mais tarde, descobriu-se que Jean-Claude matara ainda os próprios pais. Este crime brutal desassossegou Emmanuel Carrère, que começou a corresponder-se com Jean-Claude Romand: antes, durante e depois do seu julgamento.

Acedendo de modo privilegiado à mente de um psicopata, e procurando transmitir ao leitor o ponto de vista do criminoso, Carrère criou um livro inquietante e inesquecível.


NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO

História do Mundo em 12 Mapas

‘HISTÓRIA DO MUNDO EM 12 MAPAS’, de Jerry Brotton (Edições 70)

Sinopse Oficial: Ao longo da história, os mapas têm sido fundamentais para moldar a nossa visão do mundo e o lugar que nele ocupamos. Longe de serem objetos puramente científicos, os mapas do mundo são inevitavelmente ideológicos e subjetivos, intimamente ligados aos sistemas de poder e à autoridade de determinados tempos e lugares.

Os cartógrafos não representam simplesmente o mundo, também o constroem a partir das ideias da sua época. Neste livro brilhante, Jerry Brotton examina o significado de 12 mapas – desde as representações quase místicas da Antiguidade até as imagens provenientes de satélites muito recentes.

O autor recria vividamente os ambientes e as circunstâncias em que cada um dos mapas foi feito, mostrando como cada um transmite uma visão altamente individual do mundo. Brotton mostra como cada um dos seus mapas influenciou e refletiu os eventos contemporâneos e como, considerando as suas subtilezas e omissões, podemos compreender melhor o mundo que os produziu.

Embora a forma como mapeamos o nosso ambiente seja mais precisa do que nunca, Brotton argumenta que os mapas de hoje não são mais definitivos ou objetivos do que noutros tempos.

Traduzido em mais de uma dezena de línguas e considerado um bestseller do New York Times, “História do Mundo em 12 Mapas” mudará, para sempre, a forma como o leitor olhará para um mapa.


NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE

‘PSICOPATAS PORTUGUESES: 13 HISTÓRIAS REAIS DE MORTE, PERVERSÃO E HORROR’, de Joana Amaral Dias (Oficina do Livro)

Sinopse Oficial: «O primeiro trabalho clínico que reúne os protagonistas da criminologia portuguesa, uma viagem ao recôndito das suas mentes perversas, uma descida às suas doentes e pérfidas motivações. Psicopatas Portugueses é também um trabalho de Psicologia Forense e procura revelar o quanto o assassínio é complexo, um fenómeno intricado que ocorre no contexto de uma imensa multiplicidade de factores pessoais e culturais.»

Os casos: Luísa de Jesus (última condenada à morte em Portugal), Francisco Esperança (Monstro de Beja), o estripador de Lisboa, Francisco Leitão (Rei Ghob), etc.


NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE

Como Perder Um País

‘COMO PERDER UM PAÍS: OS SETE PASSOS DA DEMOCRACIA À DITADURA’, de Ece Temelkuran (Círculo de Leitores)

Sinopse Oficial: Um apelo urgente à ação de uma das pensadoras políticas mais respeitadas da Europa, e um verdadeiro guia de campo para identificar os padrões e mecanismos astuciosos da vaga de populismo que varre o mundo atual – antes que seja demasiado tarde.

«Isso não pode acontecer aqui».
Ece Temelkuran ouviu esta frase a pessoas sensatas em Inglaterra na noite do referendo ao Brexit. Ouviu também gente razoável a proferi-la na América na noite da eleição de Trump, ainda que fosse abafada pelos gritos de «Construa o muro!». Ouviu-a a pessoas racionais na Turquia, quando Erdogan foi eleito fraudulentamente, reconstruiu a economia com base no compadrio e classificou os seus opositores como terroristas. Este livro explica-nos que o populismo e o nacionalismo não chegam ao poder de forma transparente: vão-se infiltrando.

A jornalista e autora premiada Ece Temelkuran identifica os sinais precoces deste fenómeno, que vão despontando em todo o mundo, num esforço para definir um padrão global e nos dotar de ferramentas para o erradicar.


FAMILIAR & BAMBINO

Há livros intemporais, tal como existem livros para todas as idades. Na secção Familiar & Bambino, a MHD propõe-te a melhor fornada dos livros do mês, prontos para divertir, cativar e incentivar o raciocínio dos leitores mais jovens, mas nem por isso menos importantes!

Aladdin

‘ALADDIN’, da Disney (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: Aladdin sempre acreditou que era apenas um miúdo da rua. Apesar de alimentar grandes sonhos e de ter um coração de ouro, às vezes parece-lhe que a cidade de Agrabah conspira contra ele. Jasmine está cansada de ser prisioneira no seu palácio. Quer conhecer as pessoas que habitam o mundo real, para que um dia possa liderar o seu país.

Infelizmente, um pai demasiado protetor – e, pior do que isso, um grão-vizir muito ambicioso – têm outros planos. Mas quando dois diamantes em bruto cruzam o mesmo caminho, ambos têm a oportunidade de tornar-se no que desejam ser. Leiam esta história maravilhosa, plena de magia e de aventura.


FAMILIAR & BAMBINO

O Segredo de Leonardo da Vinci

‘O SEGREDO DE LEONARDO DA VINCI’, de Geronimo Stilton (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: O Benjamim e a Esparry estão de partida para Vinci, a cidade natal do grande Leonardo! Juntamente com o tio Geronimo Stilton, vão viver uma aventura extrarrática à descoberta dos sítios por onde passou este génio renascentista e do fabuloso mistério que ele deixou por resolver.


FAMILIAR & BAMBINO

Os Aventureiros - O Segredo do Ouro Negro

‘OS AVENTUREIROS: O SEGREDO DO OURO NEGRO’, de Isabel Ricardo (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Convidados pela madrinha, OS AVENTUREIROS vão até ao Alentejo para conhecer o extraordinário Centro de Ciência do Café, em Campo Maior. Mas os dias pacatos que esperavam passar revelam-se exatamente o oposto. Como não podia deixar de ser, uma nova aventura acaba por surpreendê-los. Durante a visita ao Centro de Ciência do Café, escutam uma conversa estranha entre uns turistas, suspeitando que se preparam para fazer lá um assalto. Depois de os adultos não levarem a sério as suas suspeitas, e decididos a evitar que os homens executem o assalto, OS AVENTUREIROS elaboram um plano destemido.

Decidem ficar no Centro, durante a noite, para estorvar os movimentos dos criminosos e, quem sabe, aprisioná-los. Vai ser uma noite bastante turbulenta e inquietante, cheia de movimentações noturnas, esconderijos imprevistos e muito perigo, até descobrirem o segredo do ouro negro!


FAMILIAR & BAMBINO

O Barco das Crianças

‘O BARCO DAS CRIANÇAS’, de Mario Vargas Llosa (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: De manhã, ao preparar-se para ir para a escola, Fonchito vê um homem sentado num banco do parque, contemplando o mar, Intrigado, por vê-lo ali a cada manhã, decide ir ao seu encontro para lhe perguntar o que procura ele, sempre sentado no mesmo banco, O velhinho, com um sorriso nos lábios, decide partilhar com Fonchito uma história muito antiga e extraordinária. E todos os dias, antes de o autocarro da escola chegar, Fonchito passa a ouvir um novo capítulo das aventuras de um barco cheio de crianças que, desde a época das Cruzadas, navega nos mares do mundo.


FAMILIAR & BAMBINO

Star Wars - Rebeldes à Solta

STAR WARS: REBELDES À SOLTA’, de Jason Aaron (Editorial Planeta)

Sinopse Oficial: Uma colecção de histórias independentes, com alguns dos heróis favoritos: uma com Luke e Leia, outra de Lando e Sana e Han e Chewie.
Entre a nostalgia das personagens originais encontraremos as novas personagens que interagem todas entre si.

Quando a Aliança começa a busca de uma nova base secreta, Han conduz Leia para que procure um esconderijo que só ele conhece… apenas para encontrar um grupo de assassinos que o quer morto!

O Império manteve cativo C-3PO demasiado tempo e agora o seu fiel amigo está a tomar medidas. E temos R2-D2 em missão de resgate!


FAMILIAR & BAMBINO

O Rapto da Inglesa

‘INSPETOR MAX: O RAPTO DA INGLESA’, de Ana Maria Magalhães & Isabel Alçada (Editorial Caminho)

Sinopse Oficial: Numa exposição de joias é roubado um colar de pérolas, que se julgava muito valioso, mas que não passava de uma réplica. O inspetor Jorge Mendes é chamado a investigar o caso.

A princesa Jane, filha de milionários ingleses, que tinha sido convidada para a exposição, só chega no dia seguinte e instala-se em casa dos amigos da família, David Scott e Selma. Jane, aristocrata e arrogante, aproveita um fim de semana em que David e Selma estão fora para realizar uma grande festa de máscaras.

Os ladrões de joias, descoberta a falsidade da joia que roubaram na exposição, veem na festa uma nova oportunidade para alcançarem os seus intentos, e decidem raptar Jane e pedir um resgate milionário a seus pais.

O que vale é que os inspetores Jorge Mendes e Tiago, sem esquecer o nosso inspetor Max, vão uma vez mais solucionar o problema e dar uma lição a Jane.


FAMILIAR & BAMBINO

Uma História por Noite

‘UMA HISTÓRIA POR NOITE’, de Clara Cunha & Natalina Cóias (Porto Editora)

Sinopse Oficial: (…) Visto um alguidar, e nas pernas enfio uma janela, calço com jeito uma cadeira em cada pé e estico-as até aos joelhos. Depois calço os foguetões, coloco uma bicicleta na cabeça, e estou pronta para um dia cheio de ação.”
Uma história por noite é um livro de aventuras, de sorrisos marotos, de sustos, de viagens fascinantes, que desenvolve a imaginação e a criatividade, desperta o interesse pelas palavras e promove o gosto pela leitura.
Um livro para todos os que acreditam que as palavras são brincadeiras.


REEDIÇÕES

Para quem procura ler finalmente aquele clássico que já queria ter adquirido, colecionar diferentes variantes das suas obras favoritas ou substituir um livro a precisar de uma reforma, a MHD apresenta as reedições mais marcantes deste mês.

Clara: A Menina Que Sobreviveu ao Holocausto

‘CLARA: A MENINA QUE SOBREVIVEU AO HOLOCAUSTO’, de Clara Kramer (Edições ASA)

Sinopse Oficial: Tínhamos os corações partidos. Era o fim. O fim do mundo.
Estas palavras foram escritas por Clara Kramer quando tinha 15 anos, e nelas está contida a agonia de um povo.

No dia 21 de julho de 1942, os Nazis conquistam a cidade polaca de Zolkiew e dão início à deportação e massacre de milhares de judeus. Clara e a sua família conseguem esconder-se num bunker apressadamente escavado à mão. A viver por cima deles e a protegê-los está a família Beck. Embora se diga antissemita, o Sr. Beck arrisca diariamente a vida pelas pessoas que acolheu. É um dos rostos secretos da resistência à barbárie.

No bunker, as condições de vida são inumanas, os relatos da morte de familiares e amigos são diários, o terror é constante. Mas os laços de amor e solidariedade que se estabelecem entre todos dão conta da grandeza que faz pulsar o coração humano. Clara escreve para sobreviver, para testemunhar, para se impedir de esquecer que a vida é, acima de tudo, um milagre.

Dos cinco mil judeus que habitavam Zolkiew antes da guerra, sobreviveram menos de sessenta.

Uma história tão tocante quanto O Diário de Anne Frank e A Lista de Schindler. É assim que a imprensa internacional define este livro baseado na vida extraordinária de Clara Kramer. O seu diário está exposto no Museu Memorial do Holocausto, em Washington. O bunker ainda existe.


REEDIÇÕES

À Beira do Abismo

‘À BEIRA DO ABISMO’, de Raymond Chandler (Livros do Brasil)

Sinopse Oficial: O detetive particular Philip Marlowe é contratado para desvendar um caso de chantagem envolvendo a bela Carmen Sternwood, filha de um velho milionário, mas rapidamente a investigação ganha contornos sórdidos. Marlowe vê-se envolvido numa teia de corrupção e crime: um negócio de aluguer de livros pornográficos, o misterioso desaparecimento de um membro da família, rapto, sedução perversa e uma série de homicídios.

Este que foi o romance de estreia de Raymond Chandler, lançado em 1939, quando o autor tinha 51 anos, estabeleceu-o imediatamente como um mestre do policial hard-boiled, com uma escrita literária e articulada que conquistou tanto o leitor comum como o intelectual sofisticado.


REEDIÇÕES

Leonardo da Vinci

‘LEONARDO DA VINCI’, de Walter Isaacson (Porto Editora)

Sinopse Oficial: Arquétipo e símbolo do homem da Renascença, Leonardo da Vinci é universalmente reconhecido como o génio mais criativo e multifacetado da História. A sua criatividade, como aquela de grandes inovadores, nascia na interseção entre as humanidades e a tecnologia. Esfolou rostos de cadáveres, desenhou os músculos que fazem mover os lábios, e depois pintou o sorriso mais memorável da História em Mona Lisa. Explorou a matemática da ótica, mostrou como os raios de luz atingem a córnea e produziu ilusões de perspetivas variáveis em A Última Ceia. No seu eterno entusiasmo pela encenação de espetáculos imaginava máquinas que subiriam aos céus, permitindo ao homem voar como os pássaros.

Filho ilegítimo, à margem de uma educação formal, vegetariano, canhoto, distraído e, por vezes, herético, o Leonardo da Vinci retratado neste livro é uma pessoa real, extraordinária pela pluralidade de interesses e pelo prazer que tinha em combiná-los.
Recorrendo a milhares de páginas dos impressionantes cadernos deixados por Leonardo da Vinci, e atendendo às mais recentes descobertas sobre a sua obra e trajetória de vida, Walter Isaacson revela-nos facetas desconhecidas do artista, desfazendo a aura sobre-humana que lhe é atribuída e mostrando como a genialidade de Leonardo se fundamenta em características bastante «humanas», moldadas por uma enorme vontade e ambição e assentes em habilidades que cada um de nós pode cultivar, não isentas de imperfeições e fraquezas.
Um livro indispensável, não só pela forma única de representar um dos grandes génios da História da Humanidade, mas também enquanto demonstração da capacidade humana de inovar, da importância de aprender e questionar, de imaginar e, sobretudo, de pensar de maneira diferente.

És fã de literatura? Com qual destas obras vais avançar?

[tps_footer]

Lê Também:   Os 25 livros YA que tens de ler antes da adaptação ao cinema

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *