Foto de Tamas Tuzes-Katai no Unsplash

Estas são as melhores definições do Google Maps para não perderes o caminho

O teu dia-a-dia obriga-te a ir por novos caminhos? Ou vais de férias? Se utilizas o Google Maps para guiar-te na estrada, vamos dizer-te as melhores definições para nunca te perderes. 

Antigamente, ir para novos lugares podia ser um pouco assustador, visto que o GPS era um instrumento caro de obter e nem todos tinham a possibilidade. No entanto, com o avançar do tempo e da tecnologia, os telemóveis tornaram-se excelentes opções para nos ajudarem na estrada, através de aplicações gratuitas como o Google Maps. Esta aplicação de navegação é utilizada por mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo, devido a sua simplicidade e precisão do caminho a seguir, quando há, ou não, trânsito. Mas não só, o Google Maps tornou-se muito mais do que um GPS, dado que também mostra-te os melhores restaurantes, locais de interesse, entre outros aspetos. Mas sabias que a aplicação tem muitas mais funcionalidades além das que estão ligadas de raiz?

Lê Também:   Fusão do Waze e Google Maps já criou primeiras "vítimas"

A primeira definição de todas, e provavelmente vai te ajudar imenso a orientar e a interpretar o mapa, é ativar o botão “manter mapa com norte para cima“. Por pré-definição, o Google Maps muda o sentido do mapa conforme a nossa localização, o que poderá dificultar a nossa viagem. Se fores às definições da aplicação, e depois a “Navegação”, encontras este botão “salva-vidas”.

Google Maps
Isaac Mehegan, ©Unsplash



Estamos na altura do verão, e com ele, chegam as grandes férias. Provavelmente és um dos muitos que vai fazer uma roadtrip pelo norte ou sul de Portugal. Assim que começas a sair da grande Lisboa e arredores, irás reparar que a internet/dados móveis não irão funcionar tão bem, com uma demora maior na resposta. Para evitar isso na tua viagem, e se utilizares o Google Maps, podes descarregar o percurso antes de sair de casa. Basta ires ao teu ícone de perfil (provavelmente tem a letra do teu nome ou uma foto tua) e de seguida carregas em “Mapas offline“. Aí, selecionas a área total por onde vai passar o teu percurso e guardas. Agora, em momentos de aperto, não precisas de esperar por uma melhor área de rede. E ainda dentro das eventuais roadtrips, se quiseres parar por vários pontos ao longo do caminho, podes adicionar várias paragens sem criares sempre uma nova rota.

Lê Também:   Os códigos secretos do Waze que tens mesmo de conhecer

Igualmente, se quiseres chegar cedo a um determinado sítio para aproveitar as férias ao máximo, podes programar um aviso na aplicação para dizer-te quando tens de sair de casa para chegar ao destino a determinada hora. Para isso, basta quando escolheres o destino, e antes de iniciar viagem, carregas no ícone dos três pontos, e de seguida irá aparecer a opção “definir um lembrete para sair”, e é só escolher a hora.

Além das definições acima mencionadas, e se tiveres um carro elétrico, não podes perder esta opção. O teu carro elétrico tem uma determinada ficha e não sabes onde o carregar durante a viagem? Não há problema! Basta ires às definições da aplicação, ir a definições do veículo elétrico e selecionar a ficha que o teu carro usa.




Google
Google Maps | © Pixabay

Lê Também:   Há uma nova operadora em Portugal que promete agitar mercado

Por fim, e é sempre uma segurança para todos, podes revelar a tua localização em tempo real, durante o período que achares necessário. Para isso, vai ao teu ícone de perfil e partilha a localização.

Já preparaste a aplicação para a tua próxima viagem? Utilizas outras definições?



Também do teu Interesse:


About The Author


2 thoughts on “Estas são as melhores definições do Google Maps para não perderes o caminho

  • “Assim que começas a sair da grande Lisboa e arredores, irás reparar que a internet/dados móveis não irão funcionar tão bem, com uma demora maior na resposta.”
    Sim, porque o País é Lisboa e arredores, o resto…
    Fora da Grande Lisboa, o melhor é mesmo usar um velhinho Mapa, porque o atraso no desenvolvimento é tão grande que nem o Google Maps funciona….
    Enfim…

  • Muito bom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *