Os melhores e piores posters da semana (24/09-30/09)

Justiceiros superpoderosos de perfil, paisagens futuristas e uma lenda fumarenta da História britânica são as principais imagens dos melhores posters da semana.

 

Promover obras cujas figuras centrais ou universos são, por si só, icónicos, pode ser mais difícil do que parece. Por um lado, as audiências já têm uma relação de proximidade com a imagética em questão, tornando mais fácil captar a sua atenção, mas, por outro lado, existe o perigo de cair na displicência e acabar por envenenar a própria iconografia que se está a promover. Esta semana, a nossa seleção dos melhores posters mostra-nos três exemplos que primam pela inteligente simplicidade, sem caírem no aborrecimento cansativo da mediocridade.

 

para saberes quais são os melhores e os piores posters desta semana!

 




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #1

 

melhores posters blade runner 2049

 

Até agora, a campanha promocional de “Blade Runner 2049” tem sido uma surpreendente desilusão, pelo menos no que se refere a cartazes. Isso parece estar a mudar e, depois de uma série de infelizes propostas genéricas e aborrecidas, finalmente temos alguns posters que parecem sugerir alguma da magnificência futurista que ajudou o original “Blade Runner” a ser um dos filmes de ficção-científica mais influentes da história do cinema. Longe de enfatizarem as personagens ou de tentarem apelar à nostalgia barata, estes cartazes põem as paisagens desta nova versão do futuro em destaque, quer sejam estruturas urbanas banhadas em azul ou um deserto tornado inferno pelo fogo.

 

Lê Também:
Top 2016 | Os 10 melhores guarda-roupas do ano



OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #2

 

melhores posters justice league

melhores posters justice league

 

Muito mais simples são os novos posters de “Liga da Justiça”, uma coleção de cartazes que apenas incluem uma foto de alguns dos seus protagonistas superpoderosos de perfil e quase em silhueta. Há uma enorme elegância subjacente à simplicidade destas imagens, que não precisam de grande alarido visual para nos “vender” as suas personagens. As cores saturadas são o toque de génio, contrapondo a solenidade sóbria da composição com um pouco de diversão cromática.

 

Lê Também:
A Volta ao Mundo em 80 Filmes



OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #3

 

 

Por fim, temos um ícone que não vem nem do cinema, nem da banda-desenhada, mas sim da História, Winston Churchill. Com isso dito, há que salientar que, não obstante a natureza crítica do filme em questão, estes posters de “Darkest Hour” não estão tanto a utilizar ou glorificar visualmente o verdadeiro Churchill, mas sim a leonina imagem mítica que perdura na cultura popular até aos dias de hoje. Para além dos seus muitos méritos estéticos, convém dizer que, considerando que este é já o grande favorito ao Óscar de Melhor Ator do ano que vem, destacar a figura de Oldman transformado em Churchill é a melhor maneira imaginável de promover o filme.

 

Lê Também:
Top MHD | Os melhores posters de 2016



OS PIORES POSTERS DA SEMANA #1

 

mark felt poster

mark felt poster

 

Como sempre, em contraste com a seleção dos melhores posters da semana, o nosso grupo dos piores cartazes caracteriza-se sobretudo pelo aborrecimento visual. Afinal, haverá algo mais entediante que estes dois cartazes para “Felt”?

 

Lê Também:
Top MHD | Os 10 melhores trailers de 2016



OS PIORES POSTERS DA SEMANA #2

 

bachelors poster

 

Talvez este cartaz para “Bachelors” consiga ser ainda mais aborrecido.

 

Lê Também:
Pioneiras da 7ª Arte | Alice Guy-Blaché e Lois Weber



OS PIORES POSTERS DA SEMANA #2

 

swing away poster

 

Pedimos desculpa ao leitor se caiu a dormir em cima do computador ou com o seu telemóvel nas mãos ao vislumbrar este outro soporífero visual.

 

Lê Também:
E se os Óscares não distinguissem entre atores e atrizes?

 

Será que, para a semana, continuaremos a ter uma seleção dos melhores posters dominada por super-heróis, ícones do cinema de ficção-científica e titãs da História da 2ª Guerra Mundial? Não percas!

[tps_footer][/tps_footer]

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1693 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.