Os melhores e piores posters da semana (27/08-02/09)

[tps_header]

Um pesadelo americano, uma misteriosa rapariga com poderes sobrenaturais e um ominoso par de lábios são as principais imagens dos melhores posters da semana.

[/tps_header]

A imagética de terror intrinsecamente associada a uma cultura americana domina a nossa seleção dos melhores posters da semana. Na verdade, poderíamos mesmo dizer que um dos exemplos dos piores posters da semana se encontra assim categorizado devido à sua notória covardia no que diz respeito a explorar esses mesmos horrores. Interessantemente, isso também acaba por delinear os grandes exemplos de qualidade gráfica no panorama dos posters como trabalhos televisivos, um deles com uma abordagem nostálgica e o outro com uma ousadia provocatória e muito ligada às angústias da atualidade.

 

[tps_start_button label=”Os melhores e piores posters da semana são…” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]

 




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #1

 

melhores posters easy living

 

Começamos pelo único cartaz de cinema a marcar presença na nossa seleção dos melhores posters da semana. Nesta peculiar proposta de “Easy Living“, um par de lábios a explodirem num turbilhão de cor serve de imagem central a uma montagem tão estranha quanto intrigante. Cor, simetria e o jogo de proporções resultam num cartaz chamativo que desperta facilmente o interesse do espetador num filme do qual pouco se ouviu falar até agora.

 




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #2

 

melhores posters american horror story cult

melhores posters american horror story cultamerican horror story cult melhores posters

melhores posters semana american horror story cult

 

Como sempre, o material promocional para as séries de Ryan Murphy parece anunciar uma obra-prima de imagética popular e icnografia americana subvertida como nunca antes audiências televisivas testemunharam. Como sempre, também podemos estar seguros que a nova temporada de “American Horror Story” não será tão extraordinária como os seus cartazes e trailers. Enfim, isso não invalida de maneira alguma a qualidade destes posters e suas assombrosas propostas visuais saídas diretamente de algum pesadelo tresloucado cheio de palhaços e abelhas mortíferas.

 




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #3

 

melhores posters stranger things

 

No caso de “Stranger Things“, ainda não existe uma tão notória disparidade entre a qualidade do material promocional e da série em si, mas não há maneira de negar a mestria dos seus posters que tão bem referenciam os registos ilustrados de posters dos anos 80 e capas de livros direcionados ao público juvenil sem, no entanto, perderem o tom de sofisticação televisiva atual. Esta utilização da simples imagem de Eleven, a figura humana mais icónica da série, é uma escolha brilhante e concisa, perfeita para lembrar os fãs de que toda a primeira temporada está disponível na Netflix, caso eles a desejem rever e voltar a experienciar os seus prazeres nostálgicos.

 




OS PIORES POSTERS DA SEMANA #1

 

orlando bloom poster

 

O cartaz anterior de “Stranger Things”, é um bom exemplo de como utilizar a imagem de um ator como elemento central de uma proposta gráfica, ao emular a tonalidade estética da obra em geral em simultâneo. Este poster de “S.M.A.R.T. Chase”, pelo contrário, podia ser um cartaz a promover uma conferência com Orlando Bloom a falar e isso não surpreenderia. É genérico e aborrecido, sem qualquer elemento que o redima.

 




OS PIORES POSTERS DA SEMANA #2

 

this is your death poster

 

Não há muito a dizer sobre este horrível poster de “This Is Your Death”. É feio, mal-executado e parece que foi feito por um amador.

 




OS PIORES POSTERS DA SEMANA #3

 

suburbicon melhores posters

 

Por fim, temos um novo poster para “Suburbicon“, o mais recente filme de George Clooney que acabou de estrear em Veneza. O poster em si, se formos sinceros, não parece muito mau a uma primeira análise, mas a maneira como está a escolher promover o projeto é algo preocupante e facilmente criticável. É que, ao contrário do que muitas pessoas esperavam depois de ver o trailer e o primeiro poster do filme, “Suburbicon” baseia-se parcialmente em factos verídicos e, ao longo do seu enredo, acaba por relatar uma história de opressão racial por uma comunidade suburbana branca contra uma família afro-americana. No clima politico atual, é estranho um filme com tais ambições de crítica social estar a ser tão covarde na sua promoção – houve quem presumisse que nem havia pessoas não caucasianas no filme, tão apagadora e enganosa tinha sido a publicidade até agora. Esperemos que esta seja uma crítica fiada e uma sátira com poder, mas se a atitude subjacente à sua promoção se refletir no filme, então se calhar estamos perante mais uma vácua obra de prestígio a anunciar-se como revolucionária., quando na verdade não podia ser mais conformista. Esperemos que isso não se confirme.

 

[tps_footer]

 

Será que, para a semana, as fantasias horripilantes de Ryan Murphy vão voltar a dominar a nossa seleção dos melhores posters? Não percas!

[tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *