Meryl Streep terá a sua carreira honrada com um prémio especial

Prémios não lhe faltam, mas é difícil dizer que Meryl Streep não merece o seu mais recente galardão, uma honra especial da Hollywood Foreign Press Association pela sua carreira e contribuição ao mundo do entretenimento.

 

Meryl Streep com o seu terceiro Óscar
Meryl Streep com o seu terceiro Óscar

 

Meryl Streep é um nome que, nas últimas quatro décadas, se tem vindo a tornar quase sinónimo de prémios de cinema. Com 19 nomeações ao Óscar e três vitórias, há quem já mostre alguma exaustão em ver a atriz de A Dama de Ferro a subir aos palcos e pódios de todo o mundo para receber galardões. Quando venceu o seu terceiro prémio da Academia, foi a própria Streep a apontar para esta desmesurada riqueza de reconhecimento, sempre com o seu característico sentido de humor.

Lê Também: Florence, Uma Diva Fora de Tom, em análise

Afinal, com 161 prémios creditados na sua página do IMDB, não há grande necessidade de voltar a honrar esta veterana do cinema, mas parece que ainda existem organizações que pensam o contrário. Tal é o caso da Hollywood Foreign Press Association, que é responsável pelos Globos de Ouro e que, este ano, vai atribuir a Streep a sua mais prestigiada honra, o prémio Cecil B. Demile que tem o objetivo de reconhecer a excelência da contribuição de um indivíduo ao mundo do entretenimento.

 

Meryl Streep com Robert De Niro em O Caçador, o filme que mereceu à atriz as suas primeiras indicações aos Óscares aos Globos de Ouro
Meryl Streep e Robert De Niro em O Caçador, que mereceu à atriz as suas primeiras indicações aos Óscares e aos Globos de Ouro em 1978

 

Alguns dos recentes recetores desta honra foram Denzel Washington, Woody Allen, Jodie Foster, Martin Scorsese e George Clooney, um grupo ilustre a quem se vai juntar Meryl Streep dia 8 de janeiro, data em que se vai realizar a cerimónia de entrega dos Globos de Ouro. Ao contrário desses outros indivíduos, contudo, Streep poderá ter a raríssima, ou inédita, honra de subir ao palco em reconhecimento da sua carreira e de uma prestação individual. É que, com a sua prestação em Florence Foster Jenkins, Streep é umas da inequívocas favoritas ao Globo de Ouro de Melhor Atriz numa Comédia ou Musical.

Lê Ainda: Depois de Leonardo DiCaprio, é hora de uma previsão aos Óscares 2017

Talvez Streep venha a fazer história, algo que não lhe é nenhuma novidade, sendo que ela é detentora de uma série de recordes no que diz respeito a prémios de cinema, incluindo nos Globos de Ouro. Desde 1978, a atriz já acumulou 29 indicações a estes galardões e já ganhou oito vezes. Será que 2017 vai marcar o seu nono troféu, ou vamos ouvir outro nome ser chamado nessa noite, como Emma Stone por La La Land?

 

Meryl Streep
Meryl Streep como Florence Foster Jenkins em Florence – Uma Diva Fora de Tom

 

Independentemente da sua vitória por Florence Foster Jenkins ou da sua monumental quantidade de outros prémios, é impossível declarar que Streep não merece esta honra. É certo que, como dissemos acima, o seu nome já é sinónimo de prémios de cinema, mas também se poderia afirmar que dizer “Meryl Streep” é o mesmo que dizer genial atriz. O facto de que, aos 67 anos, Streep ainda é uma estrela de cinema popular é um testamento à sua qualidade e calibre de estrela, a consistente qualidade do seu trabalho é a cereja no topo do bolo.

 


Enquanto esperamos pelo discurso, certamente genial, desta rainha de Hollywood, diz-nos, nos comentários qual é a tua prestação favorita de Meryl Streep. Será que, como os Óscares, valorizas o seu trabalho em Kramer vs Kramer, A Escolha de Sofia e A Dama de Ferro acima de todos os seus outros filmes, ou tens um gosto mais fora do vulgar?


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1576 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.