Vangelis na première de El Greco | ©Kapetan Nikolios/Wikimedia Commons

Vangelis, compositor de Momentos de Glória, morre aos 79 anos

Morreu Vangelis, o compositor de bandas sonoras de filmes de grande sucesso, que lhe valeram importantes distinções. Tinha 79 anos.

Considerado uma das figuras mais importantes da história da música eletrónica, Vangelis, contava com uma carreira de quase seis décadas. Foram 59 anos dedicadas à música e à composição de letras que se tornaram bem conhecidas no meio cinematográfico e não só. Em 2002, por exemplo, o compositor grego foi o responsável pelo hino do Mundial da FIFA, realizado na Coreia e no Japão.

A notícia da morte foi divulgada a 19 de maio, pelos advogados do músico, dois dias após Vangelis ter perdido a vida. O óbito foi decretado num hospital de Paris, onde o grego se encontrava internado a receber tratamentos para a COVID-19. O Primeiro-Ministro grego manifestou-se no Twitter com as seguintes palavras:

Para o mundo, a notícia indica que se perdeu o internacional Vangelis. O protagonista do som eletrónico, dos Óscares, o mito e o autor de grandes êxitos. Mas nós, gregos, que sabemos que o seu segundo nome era Odysséas, sabemos que ele começou a sua longa viagem nas ‘Chariots of Fire’, a partir das quais nos escreverá”.

Evángelos Odysséas Papathanassíou, nome verdadeiro do artista, nasceu na Grécia, e cedo foi apresentado ao mundo da música. Considerado um autodidata, Vangelis aprendeu a tocar piano por conta própria e na escola formou uma banda musical, os The Forminx, que fez alguns sucessos por toda a Europa.

Após a separação dos The Forminx, o grego começou a compor para longas-metragens gregas, até que se mudou para Paris e formou uma nova banda. Uma vez mais, o sucesso do grupo atingiu a Europa e projetou Vangelis para grandes projetos no grande e pequeno ecrãs e nos palcos dos teatros franceses. Mas foi na década de 80 que o músico viu escalar a sua glória. Quando aceitou compor a banda sonora de “Momentos de Glória“, Vangelis não sabia que o álbum estaria em primeiro lugar na Billboard durante um mês inteiro. O trabalho valeu-lhe, inclusive, o Óscar de Melhor Banda Sonora Original.

Seguiram-se outras bandas sonoras de sucesso, nomeadamente a de “Blade Runner”. Posteriormente, o compositor dedicou-se a criar temas para as missões espaciais da NASA, um feito que lhe valeu uma Medalha de Serviço Público, o prémio mais honorário que a agência espacial oferece a um indivíduo não pertencente ao governo americano.

MÚSICA| RELEMBRA O TEMA DE ABERTURA DE MOMENTOS DE GLÓRIA

Conhecias o trabalho de Vangelis? 


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *