'Ex-Husbands'. ©via Festival de San Sebastián

No Festival de San Sebastián, ‘Ex-Husbands’ é para já um dos favoritos à Concha de Ouro

O realizador norte-americano Noah Pritzker estreou este domingo na competição pela Concha de Ouro, ‘Ex-Husbands’ uma notável comédia de personagens, que por trás da sua aparência leve e solta, contém um delicado retrato de crise de uma família nova-iorquina, sobretudo de um terno pai (e filho), que ao aproximar-se dos 70 anos, tem de reinventar a sua vida.

Em ‘Ex-Husbands’, do realizador norte-americano Noah Pritzker (Quitters) há personagens para todos os gostos, todas elas complexas, interessantes e divertidas, nas quais encontramos sempre qualquer coisa com que nos identificamos. Por isso é um filme fácil de gostarmos. Mas essa facilidade não lhe retira nenhum mérito, antes pelo contrário. ’Ex-Husbands’ é um filme sobre homens e gira em torno da relação entre um pai já maduro e os seus dois filhos num momento de intensas mudanças para os três e com uma despedida de solteiro como ponto de encontro. Mas é também um filme sobre a solidão e o envelhecimento.

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O título, ‘Ex-Husbands’ sugere-nos de imediato, esse tema do divórcio. Porém este vai ocorrer de várias maneiras, dentro de uma curiosa família nova-iorquina da classe média-alta: os Pearce. Um dos actores mais famosos do cinema da década de 80, que não perdeu o seu carisma, Griffin Dunne — trabalhou com Martin Scorcese em Nova Iorque Fora de Horas (1985) e com John Landis em ‘Um Lobisomem Americano em Londres’, (1981)— interpreta o papel de Peter Pearce. Ele é um dentista meia-idade, que logo no início do filme, assiste ao seu velho pai (Richard Benjamin) anunciar-lhe, o desejo de se querer divorciar da sua mãe, ambos já bastante idosos. É então que ele próprio descobre que também a sua esposa — interpretada por Rosanna Arquette, actriz que curiosamente, contracenou com Dunne em ‘Nova Iorque Fora de Horas’, há quase quatro décadas, o tempo passa a correr — também quer pôr fim a um casamento de 35 anos. As coisas no campo do amor, parecem também estar a correr bem para o seu filho mais velho Nick (James Norton), nem para o mais novo Mickey (Milles Heizer), que entretanto assumiu-se e ‘saiu do armário’. A trama passa-se principalmente em Tulum, no Caribe mexicano, para onde Nick e Mickey, os filhos de Peter, viajam para comemorar a despedida de solteiro do primeiro. O pai, no meio a uma crise, viaja sozinho com a ideia de entrar furtivamente na festa.

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Em ‘Ex-Husbands’, o realizador norte-americano Noah Pritzker, entrelaça uma série de histórias de homens e dos seus sentimentos em relação à perda após um divórcio ou de uma separação, um tema pouco visto no cinema, que assenta também no debate sobre as novas masculinidade. Mas é sobretudo, a personagem de Peter, que continua em sua jornada de amadurecimento ao aproximar-se dos 70 anos, que nos comove, nesta história muito mais terna do que se espera à primeira vista: uma pequena pérola de argumento com interpretações incrivelmente realistas e autênticas, inclusive dos actores secundários. ‘Ex-Husbands’ é um pequeno filme independente sem distribuição, que chegou aqui ao Festival de San Sebastián com a sua equipa, que obteve a correspondente autorização dos sindicatos porque continua a greve de argumentistas e actores em Hollywood. Mas a menos que apareça algo de excepcional, é para já o grande candidato à Concha de Ouro.

JVM em San Sebastián

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