"O Natal de Bruno Aleixo" (2022) ©O Som e a Fúria

O Natal do Bruno Aleixo, em análise

Pela segunda vez, João Moreira e Pedro Santo voltam a conseguir produzir o filme de comédia do ano em Portugal, desta feita com “O Natal do Bruno Aleixo”.

Com uma costela de urso de peluche, uma parte cão, uma pitada de Ewok (personagem do universo Star Wars) e um sotaque típico das aldeias serranas do distrito de Coimbra nasceu a personagem de Bruno Aleixo.

Criada por João Moreira, Pedro Santo e João Pombeiro (juntos formam os GANA – Guionistas e Argumentistas Não-Alinhados, com a interpretação das vozes das personagens ao encargo de Moreira e Santo, ao passo que as animações são de Pombeiro) a personagem de Bruno Aleixo ficou conhecida após uma série de vídeos publicados na Internet, intitulados “Os Conselhos Que Vos Deixo”, ganhando fama o suficiente para ganhar em 2008 o seu programa na SIC Radical, “O Programa do Aleixo”.

Lê Também:   Glória, primeira temporada em análise

O Programa do Aleixo” foi definitivamente a plataforma de lançamento que colocou esta personagem na história da comédia em Portugal. Bastou uma temporada de apenas sete episódios para o público querer muito mais do engraçado e rabugento Aleixo, assim como de todos os seus amigos (Busto, Homem do Bussaco, Renato Alexandre, Dr. Ribeiro, Nelson, entre outros).

Não tardaram a surgir diferentes spin-offs online – “Aleixo no Hospital”, “Busto no Emprego”, “Aleixo no Brasil”, “Aleixo na Escola”, “Os Conselhos que te Deixo”, “Mister Cimba”, “7 Artes”, “A Pandilha”, chegando alguns deles a serem transmitidos também na SIC Radical. Entretanto O Homem do Bussaco (amigo de longa data de Bruno, desde a altura em que ambos faziam recruta no Centro de Instrução de Operações Especiais em Lamego) faz a sua estreia numa rubrica do programa “5 Para a Meia-Noite”, transmitido no canal RTP2, onde conta uma história sobre o tema da semana. Já Bruno Aleixo ganhou o seu espaço próprio a nível radiofónico na Antena 3. Começando com a rubrica “Aleixo FM” em 2009, atualmente, para além desta, Bruno Aleixo tem outras duas rubricas em andamento, “Aleixopédia” e “Aleixo Amigo”.

“O Natal de Bruno Aleixo” (2022) ©O Som e a Fúria

Para surpresa dos fãs em 2016 foi anunciada uma nova série televisiva, “Um dos maiores fenómenos de sempre do humor português” estava de regresso à SIC Radical. “Aleixo Psi” estreou em 2017 e contou com um novo formato, não de talk show, mas numa história progressiva.

Em 2020, chega a altura da conquista do grande ecrã. “O Filme do Bruno Aleixo” foi realizado por João Moreira e Pedro Santo e a narrativa focou-se no convite a Bruno Aleixo para escrever uma biopic sobre si próprio. A longa-metragem caracterizou-se pelo uso de atores humanos na maioria do filme e contou com um forte elenco composto por estrelas como Adriano Luz, Rogério Samora, José Neto, José Raposo, João Lagarto, Manuel Mozos, Fernando Alvim e Gonçalo Waddington. Foi considerado um dos melhores filmes de comédia do ano em Portugal e recebeu nomeações no Brasil para Melhor Filme no São Paulo International Film Festival 2019 e para Melhor Filme Ibero-Americano no Cinema Brazil Grand Prize 2021. Foi pena em Portugal não ter recebido tanto reconhecimento a nível de prémios ou nomeações, como aconteceu em 2016 com outro grande filme de comédia portuguesa, “Capitão Falcão“.

Dois anos depois, João Moreira e Pedro Santo repetem a proeza trazendo uma nova produção, um filme de Natal que está a encantar Portugal. “O Natal do Bruno Aleixo” estreou a 22 de Dezembro de 2022 nos cinemas. Contou com a produção de O Som e a Fúria e coprodução de Cola Animation, e a distribuição por Desforra Apache. Na terra natal de Bruno Aleixo e dos seus criadores, Coimbra, o novo filme foi o mais visto de 2022 na Casa de Cinema de Coimbra.

O filme desenrola-se nas recordações de Bruno Aleixo de Natais passados, após um acidente de carro o colocar em coma e os seus amigos tentarem acordá-lo. Como de costume João Moreira é Bruno Aleixo e Pedro Santo dá a voz a Busto, Henrique Guerra regressa ao papel de psicólogo protagonizado em “Aleixo Psi”, Carla Maciel é Cristina e Cleia Almeida interpreta a mãe de Bruno.

O Natal de Bruno Aleixo
“O Natal de Bruno Aleixo” (2022) ©O Som e a Fúria

O Natal do Bruno Aleixo” estreou sem grandes anúncios e sem uma previsão muito atempada. Não chegou a todos os grandes cinemas, apostando mais nos pequenos estabelecimentos. Apesar de tudo isso, encheu muitas das salas onde esteve em exibição.

Esta nova produção destaca-se essencialmente pela originalidade de recontar o conto de Natal mais usado de sempre – “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens. Existem dezenas ou centenas de versões deste conto e, verdade seja dita, chegando a altura de Natal já provoca alguma aversão o anúncio de mais uma adaptação. Porém, João Moreira e Pedro Santo decidem pegar no formato do “Natal passado, presente e futuro” apenas como base para o seu filme, seguindo depois por um caminho mais próprio e criativo.

Outro dos pontos fortes do filme são os diferentes estilos de animação usados, que tornam esta nova entrada um exemplo não só ao nível de comédia, mas também de inovação na animação. Podemos ainda elogiar a presença das personagens mais queridas do público: Busto, Homem do Bussaco, Renato Alexandre, Nelson, assim como o interessante desenvolvimento das histórias do Dr. Ribeiro e principalmente do Bruno Aleixo. Querem conhecer melhor as raízes brasileiras de Bruno? A sua namorada Cristina? Aprender sobre a condição de invisibilidade de Ribeiro? E que tal um vislumbre do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) no futuro?

“O Natal de Bruno Aleixo” (2022) ©O Som e a Fúria

Estamos com cerca de 15 anos de Bruno Aleixo e os seus criadores continuam a ser capazes de surpreender e produzir novo conteúdo cativante. “O Natal do Bruno Aleixo” fica um pouco na sombra do seu antecessor, “O Filme do Bruno Aleixo”, mas mesmo assim entra no top de melhores comédias portuguesas de 2022.

TRAILER | IRÁ BRUNO ALEIXO SOBREVIVER A ESTE NATAL?

Que outras comédias portuguesas sugerem?

O Natal do Bruno Aleixo, em análise
O Natal de Bruno Aleixo

Movie title: O Natal do Bruno Aleixo

Movie description: Ninguém odeia o Natal mais que Bruno Aleixo. Assombrado por amargas recordações de prendas manhosas e péssimas refeições, recusa-se a enfrentar mais uma época festiva. Conseguirão os fantasmas do Natal abrir o seu coração às alegrias do amor e da partilha?

Date published: 22 de December de 2022

Country: Portugal

Duration: 93 minutos

Director(s): João Moreira, Pedro Santo

Actor(s): João Moreira, Pedro Santo, Henrique Guerra , Carla Maciel, Cleia Almeida

  • Emanuel Candeias - 80
80

CONCLUSÃO

Se isto for o início de uma tradição de filmes de Bruno Aleixo no Natal será muito bem recebida. “O Natal do Bruno Aleixo” é mais uma prova do sucesso de João Moreira e Pedro Santo, que continuam a ser capazes de impressionar e fazer rir.

Pros

  • Diferentes estilos de animação;
  • Aprofundar das histórias de Bruno Aleixo e também do Dr. Ribeiro;
  • Original recontar de “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens.

Cons

  • Sofre um pouco com o grande sucesso do filme anterior.
Sending
User Review
0 (0 votes)

Leave a Reply