© Cinemundo

O Pai Tirano | Mais um clássico adaptado ao cinema

“O Pai Tirano” é o mais recente clássico português a contar com uma nova adaptação cinematográfica, chegando ao grande ecrã ainda este mês.

Nos anos 40 chegava até nós aquele que viria a ser considerado o melhor filme português de sempre, “O Pai Tirano”. Trata-se de um clássico representativo das gentes e costumes do século XX, uma ode ao espírito dos portugueses.

Realizado por António Lopes Ribeiro, “O Pai Tirano” é uma sátira bem humorada da burguesia que habitava a capital portuguesa no século passado. Da longa-metragem resultaram frases que ainda hoje ecoam na nossa memória, como ‘Oh inclemência! Oh martírio! Estará porventura periclitante a saúde desse nobre e querido menino que eu ajudei a criar?’. 

Lê Também:   30 filmes que marcaram a última década do cinema português

Protagonizado por grandes nomes do Teatro de Revista, o elenco de “O Pai Tirano” contou com os nomes de Francisco Ribeiro (Ribeirinho), Vasco Santana, Graça Maria e Leonor Maia nos papéis principais. Este foi o descolar de uma carreira de sucesso para Ribeirinho, o irmão do realizador.

O filme de António Lopes Ribeiro é apenas uma das muitas longas-metragens que expõe a essência do povo lisboeta. “A Canção de Lisboa”, “O Pátio das Cantigas” e o “Leão da Estrela” são apenas três exemplos de clássicos que ilustram a vida na capital do século passado. Mas o que é que todos estes filmes têm em comum para além da sua temática? A resposta é fácil… até agora, tinha sido feito um remake de todas estas obras cinematográficas, com exceção de “O Pai Tirano”. Mas João Gomes, sem qualquer experiência na realização de longas-metragens, aceitou o desafio de produzir uma nova versão do eterno clássico que eternizou Francisco Ribeiro.

Pai Tirano
© Cinemundo

Esta nova versão do filme do período de ouro do cinema português promete trazer um novo olhar sobre a nossa gente, recorrendo ao humor e à sátira para expor os nossos costumes. Contrariamente ao que aconteceu com os remakes dos outros clássicos mencionados, “O Pai Tirano” manterá a linha temporal, desenrolando-se nos anos 40, o que permite a introdução de divertidas previsões futuristas. Eis a sinopse do conhecido filme:

Chico ama Tatão, que é cortejada por Artur. Gracinha ama Chico mas não sabe que ele ama Tatão. Santana escreve uma peça para os Grandelinhas que servirá de guião à paixão de Chico e convencerá Tatão de que ele é um rico conde. A peça é depois encenada e acabam todos na prisão.”

Lê Também:   O Parque Mayer faz 100 anos

Miguel Raposo dará vida a Chico, interpretado por Ribeirinho na versão original. Já o seu pai, José Raposo, interpretará Santana, a personagem de Vasco Santana. Jéssica Athayde é Tatão, originalmente desempenhada por Leonor Maia, e Carolina Loureiro será Gracinha, o papel atribuído anteriormente a Graça Maria. Além disso, fazem parte do elenco deste remake Rita Blanco, Jorge Mourato, Diogo Amaral, Diogo Valsassina, Cleia Almeida, Igor Regalla, João Craveiro, Mafalda Vilhena, Marcantónio Del Carlo, Rui Luís Brás, Rita Loureiro, Susana Blazer, Liliana Santos e Rita Poças.

O projeto é uma produção da Sky Dreams Entertainment, distribuído pela Cinemundo. A estreia deste novo filme está agendada para dia 21 de julho de 2022.

TRAILER | O PAI TIRANO ESTREIA A 21 DE JULHO DE 2022

És fã dos remakes de clássicos portugueses? Ansioso(a) pela estreia de “O Pai Tirano”? O que pensas da escolha deste elenco?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *