© Leopardo Filmes

30 filmes que marcaram a última década do cinema português

No dia em que se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, nada como rever 30 filmes que marcaram o nosso cinema.

Instaurado em 1880, por D. Dinis I, como o ‘Dia de Festa Nacional e de Grande Gala’, o dia 10 de junho celebrava a morte do nosso maior poeta, Luís Vaz de Camões. Muito mais tarde, já na época do Estado Novo, António de Oliveira Salazar decretou este dia como o ‘Dia de Camões, de Portugal e da Raça’. Após o 25 de abril, a data ganhou o nome pelo qual é conhecido até aos dias de hoje, ‘Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas’. Serve este dia para comemorar a nossa língua e os feitos do nosso povo, tal como havia feito Camões em Os Lusíadas.

Lê Também:
10 filmes portugueses que tens de conhecer

Em sequência das comemorações desta data, a MHD preparou um portefólio com 30 filmes portugueses que marcaram os últimos dez anos do cinema nacional. Trata-se de um conjunto de longas-metragens que exaltam acontecimentos importantes da história de Portugal, bem como biografias de personagens que contribuíram para a consolidação da cultura portuguesa, homenagens a obras literárias que fazem parte do nosso imaginário coletivo, ou simplesmente filmes que levaram o nosso país além-fronteiras.

1 de 30

AS LINHAS DE WELLINGTON (2012)

Linhas de Wellington
© Alfama Filmes

Considerado um dos filmes mais ambiciosos da história do cinema português, “As Linhas de Torres” contou com um elenco maioritariamente nacional, mas também com algumas participações internacionais, como John Malkovich. A longa-metragem épica acompanha um dos momentos mais importantes da história de Portugal: as Invasões Francesas. Este acontecimento trouxe graves consequências para o país e foi importante para o surgimento de grandes alterações na política portuguesa. O filme centra-se na terceira e última invasão, liderada pelo General Massena, que levou os portugueses, liderados pelo Duque de Wellington, a prepararem uma emboscada às tropas opositoras, aproveitando os campos de Torres Vedras. Posteriormente, o filme deu lugar a uma minissérie homónima produzida pela RTP.

1 de 30

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.