Crédito editorial: LALAKA / Shutterstock.com / ID: 2311098307

Operadora de telemóveis com oferta inédita dá mais um passo para se afirmar

O ano que agora começou fica já marcado por uma tremenda novidade no que diz respeito às telecomunicações. Há uma nova operadora com um serviço nunca antes visto!

Fez-se história! A SpaceX acaba de lançar o primeiro foguetão que transporta o primeiro conjunto de satélites Starlink que têm a capacidade de transmitir sinais do espaço diretamente para os smartphones. Em agosto de 2022, a empresa espacial de Elon Musk fechou um acordo com operadoras de redes móveis para disponibilizar acesso à rede via satélites Starlink, visando oferecer cobertura em áreas sem sinal, conhecidas como “zonas mortas”.

Lê Também:   Google Maps perde uma das melhores funcionalidades

Em outubro, tinha sido anunciado o “Starlink Direct to Cell“, um serviço suportado por uma rede de satélites que podem comunicar diretamente com os dispositivos no solo, funcionando como torres de telecomunicações no espaço. O intuito passa por se tornar uma alternativa aos serviços tradicionais de telecomunicações. A grande vantagem é permitir comunicações em qualquer local, mesmo nos mais remotos, seja em terra, em lagos ou zonas costeiras.

Lê Também:   Ano começa com más notícias para quem usa OLX e Vinted



OPERADORA CHEGA À EUROPA EM 2024

operadora telemóveis
Crédito editorial: LookerStudio / Shutterstock.com

Isto poderá significar o fim das chamadas ‘zonas mortas’, locais onde ficas sem rede e, consequentemente, incontactável. Num primeiro momento, apenas a funcionalidade de envio de mensagens estará disponível. A partir de 2025, a empresa planeia expandir a oferta e incluir serviços de voz e dados, juntamente com ferramentas voltadas para a Internet das Coisas (IoT).

Lê Também:   Este filme baseado em factos reais ainda agora chegou e já o mais visto da Netflix

Em março de 2023, a suíça Salt foi a primeira operadora na Europa a anunciar um acordo com a Starlink. Está previsto que já no final deste ano o envio de mensagens de texto para telemóveis 4G normais fique disponível.

Já tinhas ouvido falar desta operadora?