Crédito editorial: sdecoret / Shutterstock.com

Há uma nova operadora de telemóveis com oferta inovadora

Nos últimos dias ficámos a saber que há uma nova operadora de telemóveis que quer revolucionar o mercado das telecomunicações!

Depois de ter chegado a Portugal uma operadora só de Internet com preços bastante apelativos e de estarmos a poucos meses de receber uma outra operadora de telecomunicações com valores que prometem ser imbatíveis, há grandes novidades no que diz respeito às comunicações móveis.

Estamos a entrar numa era em que as comunicações irão prescindir das operadoras convencionais. Graças à crescente adoção de serviços de internet e chamadas via satélite, as pessoas vão passar a poder navegar na internet ou até fazer chamadas com recurso aos serviços de empresas como os que a SpaceX oferece. Assim, nos últimos dias, a empresa de Elon Musk anunciou o “Starlink Direct to Cell“.

A Starlink, que já conquistou o seu espaço no mercado de internet via satélite graças ao serviço de alta velocidade de uma extensa rede de satélites, quer agora alargar o seu campo de atuação. Posto isto, e utilizando as infraestruturas já existentes, prepara-se para agitar o mercado das telecomunicações móveis. Com lançamento previsto para 2024, o objetivo passa por tornar-se uma alternativa aos serviços tradicionais de telecomunicações.

Ainda assim, num primeiro momento só a funcionalidade de envio de mensagens estará disponível. A partir de 2025, a empresa planeia expandir a oferta e incluir serviços de voz e dados, juntamente com ferramentas voltadas para a Internet das Coisas (IoT).

Lê Também:   Já podes enviar mensagens no WhatsApp sem ter Internet



O PLANO DA STARLINK

operadora telemóveis
Crédito editorial: LookerStudio / Shutterstock.com

Nessa altura, poderá então concorrer verdadeiramente com as operadoras terrestres. A grande vantagem é que se trata de um serviço suportado por uma rede de satélites que podem comunicar diretamente com os dispositivos no solo, funcionando como torres de telecomunicações no espaço.

Lê Também:   Uma das funcionalidades mais desejadas do Gmail já está disponível

Tal significa que os telemóveis existentes no mercado suportam este novo serviço sem ser necessário qualquer hardware adicional. A grande vantagem é a promessa de permitir comunicações em qualquer local – seja em terra, em lagos ou zonas costeiras –, eliminando as zonas sem cobertura, uma limitação frequente nas redes de telecomunicações tradicionais. Isso poderá significar o fim dos exasperantes momentos de “sem rede” que tantas vezes nos deixam incomunicáveis.

À medida que o número de adesões a este serviço crescer, será interessante perceber como as operadoras ditas tradicionais irão reagir. Assim, o Starlink Direct to Cell poderá marcar o início de uma nova era nos serviços de telecomunicações.




PREÇO E PREOCUPAÇÕES

Digi Portugal operadora
Crédito editorial: Blue Planet Studio / Shutterstock.com

Ainda assim, há algumas preocupações e dúvidas. Uma delas é o potencial de detritos espaciais. Com muitos satélites em órbita da Terra, existe o risco de colisões e a subsequente criação de detritos espaciais que podem potencialmente danificar outros satélites e naves espaciais. Para resolver este problema, a SpaceX implementou medidas específicas, como equipar os satélites com sistemas de propulsão para os retirar de órbita após o seu tempo de vida operacional. No entanto, o problema dos detritos espaciais continua a ser uma preocupação legítima.

Não há informações oficiais sobre o preço do próximo pacote Starlink Direct to Cell. Porém, a Starlink disponibiliza três pacotes. O básico de Internet Starlink tem um custo mensal de 100 euros, com uma taxa única de equipamento de 560 euros. Já o pacote de Internet para veículos recreativos possui um custo mensal um pouco superior, fixado em 125 euros, juntamente com uma taxa de equipamento inicial de 560 euros. Para necessidades comerciais, a Starlink oferece um pacote com um valor mensal de 467 euros e uma taxa única de equipamento de 2.340 euros.

O que achas desta novidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *