Rich Brooks, via Wikimedia Commons

Os 30 melhores jogos de tabuleiro para as noites de verão

Chega a época balnear, chegam as férias de verão! Maioria das pessoas já têm planos feitos, reservas feitas e até viagens planeadas! É a altura do ano em que a praia passa a ser a segunda casa! Assim sendo, é uma altura para relaxar, passear e conviver com quem mais gostamos. Além disso, as noites de verão, sejam em casa, no campismo ou numa caravana, são propícias a serões de jogos de tabuleiro.

Todos nós temos um “Monopólio” lá por casa, seja qual for a edição. Ou seja, acaba por ser a escolha para as noites de jogos. Contudo, existem outros jogos de tabuleiro que merecem ser experimentados, alguns são autênticas “gemas” escondidas. Além disso, há para todos os gostos, para quem quer estar sentado no seu lugar, ou para quem quer mostrar os seus reflexos e malabarismos. Assim sendo, escolhemos os 30 melhores jogos de tabuleiros para animarem as tuas noites de verão!

Lê Também:   Xbox Game Pass | 30 jogos que todos devem experimentar

Código Secreto

jogos de tabuleiro
© Devir

Estás-te a sentir como um agente secreto? Ou pelo menos, gostavas de sentir-te como um? Então “Código Secreto” é o jogo certo para ti. Assim sendo, o objetivo do jogo é  ver quem consegue contactar primeiro todos os seus agentes. Cada equipa, tem um chefe de espiões, que no seu turno, dirá uma pista composta por uma palavra, que se refere a uma das muitas disponíveis no tabuleiro. Os colegas de equipa têm de adivinhar as palavras, evitando assinalar as palavras da equipa rival. Por isso, quem quer experimentar um pouco da vida de 007?




Ekipas

jogos de tabuleiro
© MEBO

Ekipas” é o jogo ideal para as pessoas mais criativas, e cheias de imaginação. Por isso, a palavra de ordem é a diversão. Além disso, ter conhecimento de diversos temas não é essencial. Dado que, o mais importante, é descobrir, de forma criativa, o que o nosso colega de equipa vai responder. Através de sinais de papel, dá azo à imaginação e desenha o que achas!




Azul

jogos de tabuleiro
© Divercentro

É o jogo mais português da lista, só falta ter a palavra “saudade” no nome! Assim sendo, os jogadores vão ter diversas cartas que representam azulejos, onde o objetivo é alinhar um determinado padrão numa só linha.



Mahjong

jogos de tabuleiro
Cangjie6, via Wikimedia Commons

Um jogo de estratégia único. Este complexo jogo de estratégia, de origem chinesa, vai trazer à baila o estratega que há em nós. Com 144 peças, “Mahjong” é o jogo ideal para quem queira ter uma noite de verão mais séria.



Twister

jogos de tabuleiro
© Hasbro

Ideal para as férias de verão, sobretudo nos dias em que houver festa. Assim sendo, o jogo consiste numa cobertura de plástico, com diversos círculos com várias cores. Existe uma roda, com várias partes do corpo. Ou seja, a parte do corpo que calhar, o jogador tem de colocar num dos círculos. Nesse sentido, chega a um determinada altura do jogo, que os phones que ficaram baralhados nos nossos bolsos são fáceis de resolver do que o conjunto de pessoas que estão a jogar “Twister”. Além disso, este jogo tem muito contacto físico, por isso os jogadores têm de sentir-se à vontade com as pessoas que vão jogar.



The Game of Life

jogos de tabuleiro
© Hasbro

E se houvesse “The Sims” em versão jogo de tabuleiro? Pois não procurem mais, porque “The Game of Life” segue a mesma forma do famoso jogo de simulação. Assim sendo, os jogadores escolhem a melhor forma para se representarem no jogo de tabuleiro, e claro, escolhem o melhor caminho para seguir com a nossa “nova” vida. Assim sendo, é ideal para os jogadores que gostam do género de simulação.



Xadrez

jogos de tabuleiro
© Olivo

É o jogo mais antigo desta lista, e a par do “Monopólio”, é igualmente o mais conhecido. Ideal para quem queira sentir-se como um jogador profissional em “Queen’s Gambit”. Além disso, as regras são simples, são 32 peças, 16 para cada lado, em que cada uma tem uma função especifica.



Dungeons & Dragons

jogos de tabuleiro
© Dark Horses

De todos os jogos desta lista, “Dungeons & Dragons” é (provavelmente) o jogo menos jogado. Apesar disso, é o jogo ideal para o grupo de amigos que tenha interesse em mundos fantasiosos. Além disso, este jogo de tabuleiro é indicado para os jogadores que tenham férias de verão alargadas, dado que as campanhas de “Dungeons & Dragons” podem durar dias! Para quem tenha curiosidade, pode ver como funciona nos novos episódios da quarta temporada de “Stranger Things”.



Game of Thrones Board Game

jogos de tabuleiro
© Fantasy Flight Games

A série da HBO, “The Game of Thrones”, inspirou a criação de vários jogos, sejam eletrónicos ou de tabuleiro. Neste caso, o jogo de tabuleiro de “Game of Thrones” recria o complicado mundo de Westeros, com várias famílias prontas para atacar o poder. Por isso, com uma mistura entre “Risk” e “Catan”, os jogadores têm de delinear a melhor estratégia. Mas sobretudo, têm de saber em quem confiar!



Jenga

jogos de tabuleiro
© Hasbro

Quem diria que um conjunto de pauzinhos de madeira consegue ser tão divertido! O jogo da “Jenga” é simples, é uma torre composta por diversos pauzinhos de madeiras, em que o objetivo é retirar os pauzinhos da parte inferior e colocar no topo. Contudo, não podemos deixar cair a torre! Além de perdermos, vamos passar algum tempo a reconstruir-la!



Tetris Dual

jogos de tabuleiro
© Creative Toys

Por norma, o “Tetris” é um jogo individual. Contudo, “Tetris Dual” vai mudar a noção que tínhamos sobre o jogo. Por isso, chama um amigo, e joga uma partida em “Tetris Dual”. Este jogo funciona na mesma maneira de que estamos habituados, completar o maior número possível de filas. Contudo, tens de bloquear o teu adversário para não conseguir completar as suas filas.



Klask

jogos de tabuleiro
© MEBO

Não tens espaço, nem orçamento para ter um “Air Hockey”? Não te preocupes, o jogo de tabuleiro “Klask” é a alternativa económica e reduzida para isso. Assim sendo, junta-te a outro amigo, e através de um sistema de imanes, tenta marcar ponto!



Scrabble

jogos de tabuleiro
© Mattel

As letras são a tua praia? Se sim, não procures mais, “Scrabble” é para ti. O objetivo é construir as palavras mais complexas em função aos pontos que aparecem no tabuleiro. Vale qualquer palavra, menos aquela que “ouviste na televisão”.



Scattergories

jogos de tabuleiro
© Hasbro

Durante os tempos de escola, (quase) todos nós já experimentamos, pelo menos uma vez, o jogo do stop. Ou seja, com diversas categorias, entre nomes próprios até marcas, escolhia-se uma letra, e tínhamos de completar a tabela com palavras iniciadas com a letra definida. Nesse sentido, “Scattergories” segue a mesma premissa. Com mais categorias, e com um cronómetro, este jogo de tabuleiro vai fazer-nos regressar aos intervalos da escola!



Gestos

jogos de tabuleiro
© Hasbro

Há certos jogadores que não conseguem estar parados durante muito tempo, sobretudo quando estão de férias. Por isso, se esse é o teu caso, o próximo jogo é para ti, porque não vais estar quieto. Assim sendo, “Gestos” é simples de perceber, junta-te a outra pessoa, escolhe uma carta, e imita o que está escrito na carta sem dizeres uma única palavra! A originalidade não vale pontos extras, mas vale umas valentes gargalhadas!




What do You Meme?

jogos de tabuleiro
© Creative Toys

What do You Meme?” junta o melhor da nova cultura pop, através dos memes que conhecemos por toda a internet. Assim sendo, semelhante ao que acontece com “Cards Against Humanity”, os jogadores têm de escolher uma carta-meme, para completar o significado de uma determinada carta com uma frase. Podem jogar com qualquer pessoa, mas entre os nossos amigos e os familiares mais idosos, os significados vão ser completamente diferentes.




Blokus

jogos de tabuleiro
© Mattel

Uma nova variante de “Tetris”. Ou seja, várias formas quadradas com diversas cores. Ao contrário de “Tetris”, este jogo de tabuleiro passa-se na horizontal, e os jogadores têm tempo para pensar nas suas jogadas. Cada sessão deste jogo não ultrapassa os vinte minutos. Por isso, é ideal para quem queira jogar algo rápido.



Escape Room – o Jogo

jogos de tabuleiro
© Concentra

Existem Escape Rooms um pouco por todo o país. Encantaram miúdos e graúdos, sobretudo quando há diversas temáticas. Ou seja, existe escape rooms para os fãs da Marvel, mas também há escape rooms inspirados na franquia de “Indiana Jones”. Contudo, para quem não quer sair de casa, existem escapes rooms em formato de jogo de tabuleiro. Por isso, através de um conjunto de enigmas, os jogadores têm de trabalhar equipa para saírem vencedores.



Pictionary

jogos de tabuleiro
© Mattel

Sabes desenhar? Então este jogo de tabuleiro é ideal para ti. Não sabes desenhar? Melhor ainda, porque vão ser momentos de pura diversão. Por isso, o objetivo é fácil, existem cartas com acções e objetos, onde os jogadores têm de as recriar com lápis e papel. Os restantes jogadores têm de adivinhar. Mas a verdadeira questão é, aquilo é um cão ou uma vaca?



Risk

jogos de tabuleiro
© Hasbro

Como acontece em “Catan”, aqui também é necessária uma estratégia bem planeada. Contudo, aqui o foco é outro. Por isso, junta-te até cinco amigos, e inicia a batalha para conquistar o mundo. Aqui, as trocas amigáveis ficaram para segundo plano. Assim sendo, descobre os pontos fracos do adversário e delineia o teu ataque.



Jumanji

jogos de tabuleiro
© Concentra

Não te preocupes, não vais ficar preso no jogo durante 20 anos! Nem vais ouvir o rufar dos tambores. Contudo, para quem cresceu com o filme do Robin Williams, este jogo de tabuleiro é uma viagem nostálgica. Na versão disponível no mercado português, o jogo de tabuleiro tem um mecanismo de som, que ao apertar o botão, começam a rufar os tambores. Assim sendo, este jogo promete uma sessão bastante imersiva.



Party & Co

jogos de tabuleiro
© Diset

Este é um dos jogos mais divertidos desta lista. Com cinco categorias diferentes, os jogadores têm de ter a resposta na ponta da língua. Além disso, podem também mostrar a sua faceta de actor. Assim sendo, podem escolher entre “Palavras Proibidas”, “Desenhar”, “Um, Dois, Três”, “Mímica e Sons” e “A Pergunta”. Um jogo que promete momentos de diversão e várias gargalhas!



Joker

jogos de tabuleiro
© Clementoni

Torna-te no Vasco Palmeirim e apresenta o “Joker” na tua casa. Assim sendo, o programa televisivo da RTP recebeu uma versão de jogo de tabuleiro. As regras são iguais às que vemos no concurso, por isso, tenta responder bem às 15 perguntas! O único problema, é que não ficamos com 50 mil euros no final, apenas com a sensação de vitória.



Cards Against Humanity

jogos de tabuleiro
© Self-Published

Outro jogo de cartas, mas não é aconselhável para todos. Ou seja, contêm conteúdo sensível para alguns jogadores. Para quem decidir arriscar, e experimentar uma sessão de “Cards Against Humanity”, a nossa imaginação é o limite. Assim sendo, vai estar uma carta no meio com uma frase para completar. Cada jogador, escolhe do seu baralho, uma carta para completar essa frase. No final, a frase mais original ganha. Contudo, conhecer o sentido de humor dos outros jogadores, é meio caminho para a vitória!



Uno

jogos de tabuleiro
© Mattel

Não é propriamente um jogo de tabuleiro, mas é sinónimo de diversão. Assim sendo, à semelhança do que acontece com “Monopólio”, (quase) todos os jogadores têm, ou já experimentaram “Uno”. Igualmente, cada sessão deste jogo é única, porque as regras nunca são as mesmas. Nesse sentido, “Uno” é essencial para qualquer roadtrip, ida à praia, ou só para passar o tempo.




Catan

jogos de tabuleiro
© Devir

Já o vimos em quase todas as lojas que vendem jogos de tabuleiro. Ainda assim, nem toda a gente sabe em que consiste “Catan”. Neste jogo de tabuleiro, os jogadores vão estar numa ilha, com uma geografia diversa e vários recursos. Cada jogador vai fundar a sua aldeia de raíz. Assim sendo, o primeiro jogador que chegue aos 10 pontos, sai vitorioso. Contudo, é necessária uma estratégia bem planeada para chegar a esse número. Até lá, escolham bem o local onde vão ficar, e com quem vão fazer trocas.



Cluedo

jogos de tabuleiro
© Hasbro

Chamem a polícia, ocorreu um crime! Mas não é preciso, porque neste jogo de tabuleiro os jogadores vão poder por à prova os seus dotes de detetive. Assim sendo, existem três cartas, com o culpado, a arma e o local. Desde o início do jogo, vão estar fechadas dentro de um envelope. Por isso, o objetivo é descobrir através das cartas que estão em jogo, qual é o verdadeiro culpado.  Uma vez mais, existem várias versões inspiradas em séries e filmes, como é o caso de “Game of Thrones”.



Trivial Pursuit

jogos de tabuleiro
© Hasbro

Para os jogadores que prefiram pôr em prova os seus conhecimentos, “Trivial Pursuit” é a escolha ideal. Em equipas ou sozinhos, o objetivo é responder às perguntas de forma correta. Além disso, existem versões para testar os conhecimentos em determinadas séries e filmes. Assim sendo, os jogadores podem optar por o “Trivial Pursuit de Friends”, ou ainda sobre o universo de “Harry Potter”.



Jungle Speed

jogos de tabuleiro
© MEBO

Excluindo os jogos que envolvam somente cartas, este é o jogo mais pequeno da lista. E talvez, uma gema escondida para alguns. Assim sendo, o seu tamanho não faz justiça à diversão que proporciona. O objetivo é simples, ser o primeiro jogador a ficar sem cartas. Contudo, são necessários reflexos (quase) felinos para alcançar a vitória. Ou seja, no meio da mesa, está um pequeno totem, que os jogadores vão ter de agarrar, consoante as cartas que joguem. O primeiro a agarrar o totem pode descartar as cartas que jogou nessa ronda. Mas há um pequeno problema. Os jogadores tiram as cartas viradas ao contrário, ou seja, todos sabem ao mesmo tempo qual é a carta jogada.



Monopólio

jogos de tabuleiro
© Hasbro

É (quase) obrigatório ter este jogo de tabuleiro na lista. Seja na nossa casa, ou na casa de um amigo, este jogo está por lá. Assim sendo, “Monopólio” é o jogo de tabuleiro mais conhecido do mundo. Além disso, o objetivo é simples, ser o mais rico de todos, e igualmente, o último jogador em jogo. Contudo, há outro aspeto a ter em conta, que é a batota. Por isso, cada sessão de “Monopólio” acaba por ser única, com parcerias entre jogadores que ultrapassam as regras do jogo.  Além disso, existem várias edições deste jogo de tabuleiro. Assim sendo, podem encontrar uma versão de “The Mandalorian”, ou uma versão para os batoteiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *