Corrida ao Óscar 2023 | Quem será a melhor atriz secundária?
Filmes com múltiplas candidatas viáveis ao Óscar, submissões fraudulentas e centenas de prestações brilhantes fazem desta a categoria mais atribulada e difícil de prever.
O suspeito do costume, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”, têm a possibilidade de dupla nomeação. Este fenómeno não é estranho, pois filmes como “A Favorita”, “As Serviçais” e “Chicago” conquistaram esta proeza, nos últimos 20 anos. As duas implicadas são Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis. Hsu com um papel mais destacável enfrenta a veterana Curtis, realeza de Hollywood e filha de Vivian Leigh, que já assumiu publicamente que fará de tudo para conquistar a sua primeira nomeação.
“Women Talking também avança com duas candidatas. Por um lado a recém nomeada por “A Filha Perdida” Jessie Buckley e a estrela de “The Crown” Claire Foy, a quem muitos pensam que a Academia lhe deve uma nomeação por “O Primeiro Homem na Lua.” De entre as duas, Buckley já conquistou uma nomeação aos Gotham e é especulada como uma das favoritas ao galardão.
Invariavelmente todos os anos há uma candidata que é surpreendentemente empurrada à nomeação graças ao sucesso do seu filme ou trazida da mão do seu protagonista. Lesley Manville com Daniel Day-Lewis em “Phantom Thread” ou Marina de Tavira acompanhando Yalitza Aparicio em “Roma” são exemplos recentes. Esta ano, Nina Hoss e Hong Chau acompanham os favoritos nas categorias de atuação principal, Cate Blanchett (“Tár”) e Brendan Fraser (“The Whale”), respetivamente. Terá alguma delas o pedigree suficiente para ouvir o seu nome a ser chamado na manhã dos Óscares?
E se isto não fosse suficiente, ainda há imensas varáveis por considerar. Será Angela Basset a primeira atriz a ser nomeada por um filme Marvel? Terá sido estrategicamente inteligente colocar Carey Mulligan como secundária apesar do seu evidente desempenho principal? Haverá justiça para Janelle Monáe após ter sido rudemente ignorada por “Elementos Secretos”? Só a temporada de prémios o dirá…
As previsões da Magazine HD
- Jessie Buckley por “Women Talking”
- Kerry Condon por “The Banshees of Inisherin”
- Jamie Lee Curtis/Stephanie Hsu por “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
- Nina Hoss por “Tár”
- Carey Mulligan por “Ela Disse”
Outras possibilidades: Claire Foy por “Women Talking”, Hong Chau por “The Whale”, Angela Bassett por “Black Panther: Wakanda para Sempre” e Janelle Monáe por “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”
TRAILER | JESSIE BUCKLEY A DEBATER-SE PELO SEU ÓSCAR
De entre tantas dúvidas, tens alguma certeza de quem queres que vença o Óscar?