© Festival de Cannes

European Film Awards 2022: Os Vencedores

‘Triângulo da Tristeza’, de Ruben Östlund, a comédia sobre a luta de classes de Ruben Ostlund — ainda em cartaz nas salas nacionais — é o grande vencedor dos European Film Awards 2022 ou Prémios do Cinema Europeu.

‘Triângulo da Tristeza’, de Ruben Östlund, a louca comédia sobre a luta de classes e Palma de Ouro em Cannes 2022, foi a grande vencedora da noite dos EFA 2022, ganhando praticamente tudo para que estava nomeado: Melhor Filme Europeu 2022, Melhor Realizador, Melhor Actor (Zlatko Burić) e Melhor Argumento. Além do filme de Östlund, estavam nomeados para esta categoria de Melhor Filme Europeu 2022: ‘Close, de Lukas Dhont (Bélgica), Holy Spider, de Ali Abbasi (Dinamarca), Alcarràs‘, de Carla Simón (Espanha), e Corsage – Espírito Inquieto‘, de Marie Kreutzer (Áustria). Os dois primeiros filmes, tinham também quatro nomeações nas categorias principais. Entre os prémios mais importantes entregues, destaca-se o de Melhor Actriz para a luxemburguesa Vicky Krieps, pela sua interpretação em ‘Corsage-Espírito Inquieto’, o filme sobre a rainha Sissi, da Austria. Os 4.400 membros da Academia Europeia de Cinema votaram assim nos EFA-Prémios do Cinema Europeu, que foram entregues esta noite em Reiquiavique, capital da Islândia, numa cerimónia demasiado longa penosa e com um humor desconcertante. Mesmo, com os prémios de fotografia, edição, design de produção, figurino, maquiagem e cabelo, banda sonora original, efeitos sonoros e visuais — foram determinados por um júri de oito membros — a serem revelados no passado dia 23 de novembro, onde ‘Belfast’ e ‘A Oeste Nada de Novo’, — disponível na Netflix — como os grandes vencedores, destas categorias técnicas. O Prémio de Melhor Documentário Europeu 2022 foi atribuído aMariupolis 2′, do realizador lituano Mantas Kvedaravicius, que terá sido morto pelas forças russas durante o cerco à cidade ucraniana, onde tinha voltado para filmar a ocupação russa, depois do seu anterior Mariupolis’ (2016). O prémio foi recebido na cerimónia pela filha do realizador. O ácido ‘O Bom Patrão’, de Fernando León de Aranoa, recebeu o Prémio de Melhor Comédia Europeia 2022. O Prémio Revelação Europeia 2022/Prémio Fipresci, da crítica internacional, foi atribuído a Piccolo Corpo’, a primeira longa-metragem da italiana Laura Samani. Neste contexto dos EFA também foram entregues o Prémio Europeu de Sustentabilidade – Prix Film4Climate à Comissão Europeia por seu European Green Deal: Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, recebeu e agradeceu este prémio através de  mensagem de vídeo.

VÊ TRAILER DE ‘O TRIÂNGULO DA TRISTEZA’

O Eurimages Co-Production Award foi um prémio simbólico concedido a um grupo de produtores da Ucrânia e recebido na cerimónia por Julia Sinkevych (‘Heat Singers’) e Darya Bassel (‘Butterfly Vision’). O Prémio Europeu de Reconhecimento no Cinema do Mundo, foi concedido ao cineasta palestiniano Elia Suleiman. O Prémio Europeu Innovative Storytelling foi para o veterano cineasta italiano Marco Bellochio pela sua série de televisão intitulada Esterno Notte’, sobre o sequestro e assassinato do ex-primeiro-ministro italiano Aldo Moro, pelo grupo terrorista Brigadas Vermelhas. A cineasta alemã Margarethe von Trotta recebeu o Prémio Europeu de Carreira 2022. Von Trota é a terceira  realizadora a receber este galardão, depois de Agnès Varda em 2014 e da escritora/realizadora húngara Marta Meszaros, no ano passado. A presença portuguesa nos EFA 2022, ficou marcada sobretudo pela co-produção da Ocidental Filmes, com quatro outros países europeus, no filme ‘Interdito a Cães e Italianos’, do francês Alain Ughetto, que ganhou na categoria de Melhor Longa-Metragem Europeia de Animação. Havia uma grandes expectativas, em relação também à animação ‘Ice Merchant’, do português João Gonzalez, que estava nomeada para Melhor Curta Metragem, mas o prémio foi curiosamente para, outra animação, intitulada, ‘Granny’s Sexual Life’, da eslovena Urška Djukic e da francesa Émilie Pigeard. Nesta cerimónia, foi ainda anunciado que o filme ‘Fogo-Fátuo’, de João Pedro Rodrigues está nomeado para Lux Award/Prémio de Audiência ou do Público Europeu. Aliás é um dos cinco finalistas juntamente com ‘Alcarràs’, ‘Triângulo da Tristeza’, ‘Close’ e Burning Days, do turco Emin Alpen. É a primeira vez que são nomeados 5 filmes (eram geralmente só 3) deste Prémio do Público, atribuído pelo Parlamento Europeu e pela Academia de Cinema Europeu, mas votado pelos espectadores europeus no respectivo site. O filme vencedor será anunciado a 14 de Junho no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Os Vencedores

Filme Europeu 2022

‘O Triângulo da Tristeza’ (Suiça-Alemanha-França-Reino Unido), de Ruben Östlund;

Melhor Actriz

Vicky Krieps, por ‘Corsage’

Melhor Actor

Zlatko Burić, por ‘O Triângulo da Tristeza’

Melhor Realizador

Ruben Östlund, por ‘O Triângulo da Tristeza’

Melhor Argumento

Ruben Östlund, por ‘O Triângulo da Tristeza’

Melhor Documentário

‘Mariupolis 2’ (Lituánia-França-Alemanha), de Mantas Kvedaravičius

Melhor Filme de Animação

‘Interdito a Cães e Italianos’, de Alain Ughetto

Melhor Comédia Europeia 

‘O Bom Patrão’, de Fernando León de Aranoa

Revelação Europeia – Prémio Fipresci

‘Small Body’ (Itália-Eslovénia-França), de Laura Samani

Melhor Curta-Metragem Europeia

‘Granny’s Sexual Life’, de Urška Djukič & Émilie Pigeard

2 thoughts on “European Film Awards 2022: Os Vencedores

  • Caro Sr. José Vieira Mendes, faltou falar no filme “Interdito a cães e italianos” que venceu o prémio de melhor filme de animação europeia de 2022. Tem coprodução portuguesa pela Ocidental Filmes. Merecia destaque não? Ou foi esquecimento ou falta de pesquisa. Obrigado

  • Já está editado e alterado! Não foi esquecimento nem falta de pesquisa Senhor João! Mas falta de informação do co-produtor português, a Ocidental Filmes, que não nos fez chegar essa informação. E não ia-mos adivinhar? Mas já é hábito os produtores portugueses em geral terem dificuldade em promover as suas próprias obras!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *