As 10 melhores vencedoras do Óscar para Melhor Atriz
De Vivien Leigh a Olivia Colman, desde 1927 até 2020, vem descobrir quais são as melhores vencedoras do Óscar para Melhor Atriz num Papel Principal.
Depois de termos listado as piores vencedoras do Óscar para Melhor Atriz, chegou a altura de fazermos o oposto. Ou seja, ao invés de criticarmos as mais medíocres campeãs deste troféu, vamos festejar as melhores Melhores Atrizes. Ao todo, já 95 desempenhos ganharam o prémio, sendo que, em 1968, houve um empate e que, em 1928, Janet Gaynor ganhou por três performances distintas em três filmes que estrearam durante o período de elegibilidade.
Como sempre, os critérios de escolha focam-se na qualidade dos desempenhos e na justiça da decisão da Academia. Uma atriz pode dar uma grande performance e, mesmo assim, não ser a melhor escolha de entre o seu quinteto de nomeadas. Meryl Streep em “A Escolha de Sofia”, por exemplo, é uma performance magistral, mas o galardão desse ano pertence à genialidade de Jessica Lange em “Frances”. São critérios subjetivos e admitimos, pois claro, que possam discordar com esta abordagem.
Outra decisão meio polémica é a de limitar o número de aparições múltiplas. Por outras palavras, cada atriz só pode aparecer uma vez nesta lista. Isso acabou por ser um parâmetro importante, pois quatro destas vitoriosas divas são campeãs de mais do que um Óscar. Com tudo isso dito, vamos lá desvendar este muito antecipado top 10.
Começamos, pois claro, com a atriz que ficou em décimo lugar e terminamos com a melhor vencedora de sempre. As nossas galardoadas são...